De Escrava Isaura a Dois Irmãos: Mauro Alencar apresenta painel sobre literatura e TV em Festival Internacional de Cinema

O Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro / RioMarket contará com o consultor, pesquisador e escritor Mauro Alencar – doutor em teledramaturgia brasileira e latino-americana – USP; autor do livro A Hollywood Brasileira – Panorama da Telenovela no Brasil. No evento, que se estende até o próximo sábado (14), Mauro versará sobre a importância da Literatura e do Teatro na formação da moderna teleficção brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E também sobre a contribuição da telenovela e das minisséries na divulgação da literatura nacional, indo de encontro à recente campanha de conscientização sobre leitura promovida pela Globo (Assista a Esse Livro). A apresentação de Mauro abordará desde as origens da literatura na TV até os dias atuais, com minisséries de êxito como Amores Roubados (2014), baseada na obra de Carneiro Vilela, e Dois Irmãos (2017), versão do romance de Milton Hatoum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estão previstas as exibições de dois vídeos – afinal, se trata de um Festival de Cinema. O primeiro estabelece um contraponto entre A Sucessora (1978), trama de Manoel Carlos dirigida por Herval Rossano, e Rebeca, a Mulher Inesquecível, longa-metragem de Alfred Hitchcock. O livro A Sucessora, de Carolina Nabuco, que serviu de base para a novela, teria sido plagiado por Daphne du Maurier; o romance desta, ‘Rebecca’, foi a inspiração de Hitchcock para o filme.

Ainda, uma matéria sobre a mitológica Escrava Isaura, adaptação de Gilberto Braga para a obra de Bernardo Guimarães. Exportado para mais de cem países, o folhetim de 1976 chegou a parar a guerra da Croácia, promoveu cessar-fogo entre Bósnia e Sérvia, obrigou o governo de Cuba a suspender o racionamento de energia elétrica e transformou a protagonista, Lucélia Santos, em estrela internacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A apresentação de Mauro Alencar acontece nesta quarta-feira, dia 11, às 16h, no Gran Meliá Nacional, em São Conrado.


Autor(a):

Sair da versão mobile