Datena acusa ligação entre Ibope e J&F e pede investigação contra instituto: “Podem me dar zero ponto, não ligo”
04/07/2017 às 18h00

Apresentador do Brasil Urgente, da Band, José Luiz Datena esbravejou contra o Ibope mais uma vez, na edição desta terça-feira (4), mas de uma forma um pouco diferente do que o habitual. ]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O âncora sugeriu uma investigação contra o Instituto, que mede a audiência da TV, mas que prove a ligação dele com a J&F, holding dona do frigorífico JBS, que está envolvida desde abril em um grande esquema de corrupção, com os seus donos Wesley e Joesley Batista fazendo delação premiada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Datena fez as críticas baseadas em fala de delatores do caso, entre eles o diretor de Relações Institucionais da J&F, Ricardo Saud. Em maio, Ricardo entregou ao Ministério Público Federal, contratos e notas fiscais que teriam sido utilizados para dissimular propinas à cúpula do PMDB.
Entre estes documentos estão algumas notas que, segundo o delator, são ‘frios’ e ‘fictícios’, emitidas pela JBS ao Ibope. “Fazia pesquisa pra eles [senadores] e pagava com essa propina. O Ibope recebia propina. Nunca fez um serviço para nós”, disse o delator à época. As notícias voltaram à tona nesta terça (4), com atualizações sobre as delações.
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
Revoltado, Datena esbravejou e pediu uma investigação em cima do instituto: “Ninguém nunca mais falou nada do Ibope, hein? Devia investigar esse Ibope. Todo mundo aqui lembra que ela foi citada na delação da J&F recebendo propina”.
Depois, ele esbravejou contra Carlos Augusto Montenegro, antigo dono do Instituto, que ainda tem influência nele: “Você pode me dar 0,5 ponto hoje, Montenegro. Eu vou falar mesmo. Por que nunca mais ninguém falou nada do Ibope, hein? Por que?”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época das acusações, o Ibope reagiu com veemência à denúncia do executivo da JBS sobre emissão de notas fiscais frias, disse que jamais recebeu qualquer tipo de propina e nunca emitiu notas fiscais dessa espécie.
“É com indignação que o IBOPE Inteligência tomou conhecimento da acusação de que emitiu notas fiscais falsas para a JBS como parte de pagamento de propina sem contrapartida de bens ou serviços. O IBOPE Inteligência nunca emitiu notas fiscais falsas, nem recebeu qualquer tipo de propina das empresas do grupo JBS ou de qualquer outra empresa”, disse em comunicado, à época.
Atualmente, Datena é uma das maiores audiências da Band, marcando médias de 5 pontos de Ibope na Grande São Paulo. Quase sempre, o apresentador ataca o instituto, no qual diz não acreditar nos números que tem, achando-os baixos demais.