Uma das personagens-chave para resolver o grande mistério de Cheias de Charme (2012), Dália é interpretada por Maria Helena Chira, que está sumida da televisão.

Maria Helena Chira em Cheias de Charme
Maria Helena Chira em Cheias de Charme

Natural de São Paulo, a atriz nasceu no dia 9 de abril de 1983. Ela cursou teatro desde quando estava no Ensino Médio e estreou nos palcos na mesma época. A estreia na televisão aconteceu na minissérie Som & Fúria (2009).

Em seguida, Maria Helena emendou trabalhos, como o remake de TiTiTi (2010) e Cheias de Charme, novela em que interpretou a fabianática desequilibrada Dália, que orquestrou a mudança de rosto de Inácio (Ricardo Tozzi) em uma cirurgia plástica para ele ficar idêntico ao seu ídolo, Fabian (Ricardo Tozzi).

Depois, a artista esteve em Sangue Bom (2013), sua última novela até o momento. Nos anos seguintes, ela voltou à TV em algumas séries, como Psi (2015) e Prata da Casa (2017), ambas da HBO Brasil, além de Confissões Médicas (2018), do Discovery.

O que aconteceu com Maria Helena Chira, a Dália de Cheias de Charme?

Com o retorno de TiTiTi no Vale a Pena Ver de Novo, em 2021, Maria Helena explicou o motivo de seu afastamento das novelas. Em entrevista ao jornal O Globo, ela contou que dedicou boa parte desse período à criação do filho, Antônio.

“Depois de Sangue Bom, fui fazer umas séries e aí engravidei. Acabei ficando mais focada na maternidade por um período, morando em São Paulo, e acabei me distanciando naturalmente da TV. Acabei retornando ao trabalho no teatro e tenho me dedicado a ele desde então. Antes da pandemia, fiquei quase um ano em cartaz com a peça A Desumanização, baseada no livro do Valter Hugo Mãe”, disse.

Por que Maria Helena Chira sumiu das novelas?

Maria Helena Chira
Maria Helena Chira

Na época, a atriz revelou o desejo de voltar para a televisão. Ela, que mora em São Paulo, contou que não apareceu nenhum trabalho que a fizesse mudar para o Rio de Janeiro.

“Sempre esteve nos planos. Mas com filho pequeno é muito difícil. Além de eu ficar focada, acabou não acontecendo nenhum convite que valesse fazer a mudança para o Rio, por exemplo. A gente acaba se fechando um pouco, mesmo sem querer. Agora, já estou tendo umas conversas para quando as coisas voltarem ao normal. Meu filho está maiorzinho e já fica bem enquanto eu trabalho. Ele entende que eu vou voltar. Engraçado que, antes, eu tinha a ilusão de que voltaria a trabalhar quando ele tivesse três meses, que ia levá-lo para cima e para baixo igual um pet. Depois entendi que era mais complicado que isso”, justificou.

Por onde anda Maria Helena Chira, a Dália de Cheias de Charme?

O retorno de Maria Helena à televisão aconteceu na série Todas as Garotas em Mim (2022), na Record. Esse é o último trabalho dela na TV até o momento.

“Eu já estava querendo fazer isso há um tempo [voltar à TV]. Depois que eu tive filho, fiz muito teatro. Aí, rolou a oportunidade de fazer a série. Eu estou amando porque é em Paulínia [interior de São Paulo], perto de casa, então eu consigo ir e voltar com mais facilidade. Tá sendo muito incrível”, declarou ela em entrevista ao site Notícias da TV na ocasião.

Após a série da Record, a atriz, que atualmente tem 40 anos, passou a se dedicar também a um outro lado. No ano passado, Maria Helena Chira assinou a direção da peça A Origem do Mundo.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.