Uma das características do Encontro, na Globo, é o fato de suas apresentadoras sempre contarem com colegas de cena, os famosos “braços-direitos”. Fátima Bernardes, que comandou a atração por 10 anos, atuou ao lado de nomes como Lair Rennó e Victor Sarro. Já Patrícia Poeta formava dupla com Manoel Soares até o final de junho.

Encontro com Patricia Poeta
Patricia Poeta no comando do Encontro (Reprodução / Globo)

Ao que tudo indica, há uma espécie de “maldição” no cargo de parceira da apresentadora do Encontro. Afinal, todos os profissionais citados já se viram envolvidos em polêmicas e tiveram que deixar o programa.

[anuncio_1]

Processo

Lair Rennó
Lair Rennó (Reprodução / Instagram)

O caso mais emblemático é o de Lair Rennó. O jornalista, que trabalhava na GloboNews, foi convidado pela própria Fátima Bernardes para se tornar seu “parceiro” no Encontro, ainda antes da estreia da atração. Ele atuou no matinal entre 2012 e 2019, ano em que foi dispensado.

Após deixar a atração, Lair Rennó entrou com um processo contra a emissora. De acordo com o portal NaTelinha, o jornalista pediu na Justiça o “salário substituição”, já que cobriu as férias e folgas de Fátima durante vários anos. Na ação, ele alega que a Globo sonegou seus direitos previdenciários quando mudou seu contrato de CLT para PJ (Pessoa Jurídica).

Ainda segundo o NaTelinha, Rennó obteve vitória na Justiça e a Globo será obrigada a lhe pagar a bagatela de R$ 9 milhões. A decisão, no entanto, ainda cabe recurso. Atualmente, Lair Rennó trabalha na afiliada da Record em Minas Gerais.

Sem graça

Victor Sarro
Victor Sarro (Reprodução / Instagram)

Além de Lair Rennó, Fátima Bernardes também contava com o auxílio de dois humoristas. Victor Sarro e Marcos Veras se revezavam na atração, fazendo comentários espirituosos durante os debates. No entanto, a passagem do primeiro pelo Encontro foi curta. Sarro ficou na atração entre junho e dezembro de 2012. Depois, transferiu-se para o Esquenta!, de Regina Casé.

De acordo com o próprio humorista, sua demissão do matinal se deu porque Fátima Bernardes não achava graça em suas piadas.

“Brinco com a situação, mas a demissão me marcou. Fui e ainda sou apontado como humorista sem graça, o dono das piadas que não fazia a Fátima Bernardes sorrir”, contou o humorista ao Notícias da TV, em julho de 2019.

Na mesma entrevista, ele revelou que nunca mais falou com Fátima.

[anuncio_3]

Sem química

Encontro - Manoel Soares e Patrícia Poeta
Patrícia Poeta e Manoel Soares na apresentação do Encontro (Reprodução / Globo)

A mais recente prova da “maldição” que ronda o cargo de coapresentador do Encontro é a parceria mal-sucedida entre Patrícia Poeta, que substituiu Fátima Bernardes, e Manoel Soares. A dupla não funcionou junta e os constantes atropelos de Patrícia sobre Manoel pegaram mal.

A falta de entrosamento dos apresentadores fez com que o Encontro passasse a sofrer críticas diárias no público pela internet. A situação acabou por desgastar o programa e seus apresentadores. Por fim, Manoel Soares acabou dispensado pelo canal.

Além deles, vale lembrar de Lília Teles, que também foi coapresentadora do Encontro em seus primeiros meses. Ela deixou a atração no início de 2013, quando o programa foi reformulado. Já Marcos Veras e André Curvello também ocuparam este espaço e saíram do programa sem maiores traumas.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor