Crise sem precedentes: velha estratégia é a maior “novidade” do SBT

Vivendo uma crise de audiência sem precedentes, o SBT continua a mexer na grade de programação para buscar estancar a fuga do público. Uma das estratégias é lançar uma trinca de novelas, na faixa do almoço, para servir como alavanca à programação vespertina. Carrossel, Esmeralda e Paixão de Gavilanes estreiam em 16 de maio, a partir do meio-dia.

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São duas reprises de novelas de sucesso produzidas pela emissora que abrirão a faixa, seguida de uma trama latina inédita. A emissora escolheu títulos variados, com a clara intenção de fisgar vários tipos de público.

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Com a novidade, o SBT recorre a uma arma que já lhe rendeu bons resultados no passado. Em crises anteriores, foram novelas que devolveram à emissora uma melhor posição no ranking de audiência.

Relembre alguns casos:

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Substitutas de Sonia Abrão

Entre 2002 e 2003, o SBT exibia o Falando Francamente, programa apresentado por Sonia Abrão, em suas tardes. No entanto, a audiência do programa não era muito satisfatória, e a emissora fez uma mudança no início de 2004: transformou a atração num semanal, aos sábados, e lançou novas novelas à tarde, de segunda a sexta-feira.

Na época, a faixa era aberta por uma reprise de Marimar, às 13h, seguida da mexicana inédita Amor Real. Na sequência, após o Cinema em Casa, entrava uma reprise de Fascinação, a partir das 16 horas.

A nova grade elevou os índices e deu início a uma fase de sucesso. Reprises posteriores na mesma faixa, como Maria do Bairro e Pérola Negra, incomodavam o Vale a Pena Ver de Novo, da Globo, que exibia na época folhetins como Terra Nostra e Deus nos Acuda.

Arquivos da Manchete

No início de 2005, o horário nobre do SBT estava em crise. O Programa do Ratinho não apresentava mais os resultados de antes, e a emissora tirou a atração da faixa das 21 horas. Em seguida, surpreendeu o público ao anunciar a reprise de Xica da Silva, novela da extinta Manchete produzida em 1996.

A volta da trama protagonizada por Taís Araújo funcionou e ampliou os índices de audiência do horário. Enquanto isso, Ratinho foi alocado na faixa das 19 horas e, mais adiante, passeou por vários horários da grade, até sair do ar em 2006 e retornar apenas em 2009.

Já em 2008, uma nova crise. A solução? Uma “arma secreta”! O SBT apenas lançou chamadas enigmáticas durante a programação, anunciando que exibiria sua arma secreta na faixa das 21 horas. Apenas no dia e horário marcados é que a tal arma foi revelada: a reprise de Pantanal.

O clássico da Manchete impulsionou a grade do SBT, estancando uma séria crise e dando início a uma fase mais tranquila na emissora de Silvio Santos. Tanto que, depois, a emissora reapresentou também A História de Ana Raio e Zé Trovão e Dona Beija, mas sem repetir o sucesso da saga de José Leôncio (Claudio Marzo).

Crianças

Após uma fase frutífera de produções de novelas, graças ao acordo com a Televisa que viabilizou adaptações de tramas mexicanas, o SBT experimentou uma queda de audiência de suas novelas. Tramas como Revelação, Vende-se um Véu de Noiva e Corações Feridos não apresentaram grandes resultados.

Por isso, em 2012, a emissora mudou o foco e anunciou a versão nacional de Carrossel, um clássico infantil cuja versão mexicana deu trabalho à Globo em 1991. Deu certo! A Carrossel brasileira foi um sucesso, que se refletiu na programação da emissora e rendeu outras novelas infantis bem-sucedidas.

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