André Santana

A contratação de Danilo Gentili pelo SBT foi uma das últimas grandes tacadas da emissora de Silvio Santos. Ao tirar o comediante da Band e lhe entregar um talk show de fim de noite, o SBT mexeu com a audiência, com o mercado e com a concorrência. O programa estreou em alta, arrancou elogios de público e crítica e recebeu grandes nomes para boas entrevistas.

the noite danilo gentili

Porém, oito anos depois da estreia, a atração já não conta com o mesmo prestígio de antes. Se em sua primeira temporada, Danilo recebeu nomes como Fábio Porchat, Dulce María, Fafá de Belém, Elza Soares, Fernanda Takai, Sandy e tantos outros, nas últimas semanas o apresentador conversou com nomes não tão prestigiados, como Marcelo Tavares, Paul Cabannes, Murilo Ruff e a Gaga de Ilhéus.

A pauta fraca se reflete na audiência do talk show, que perdeu muito fôlego nos últimos anos. Nos áureos tempos, The Noite batia fácil nos 6 pontos de audiência, chegando a garantir a liderança de audiência em seu horário de exibição. Atualmente, os números da atração giram em torno dos 2 e 3 pontos.

Auge

A estreia de The Noite com Danilo Gentili mexeu com as madrugadas da TV brasileira. Ao beliscar a liderança de audiência, a atração fez a Globo se mexer e mudar sua programação. Foi o êxito de Danilo no SBT que encorajou a emissora carioca a buscar outras alternativas para sua grade de fim de noite.

Neste contexto, a primeira resposta da Globo foi a criação do Adnight, que colocava Marcelo Adnet numa posição semelhante à de Danilo. Com a novidade, a emissora trazia um jovem humorista à frente de um talk show de variedades, tal qual a aposta do SBT. Porém, a novidade não deu muito certo e durou apenas duas temporadas.

Concorrentes

Outra mudança foi a substituição do Programa do Jô pelo Conversa com Bial. A ideia era se tornar uma alternativa ao concorrente. Ou seja, enquanto Danilo apostava no humor, Pedro Bial passou a oferecer entrevistas com um tom mais jornalístico.

O triunfo de Danilo Gentili também mexeu com a Band e a Record. A primeira tentou substituí-lo, escalando Rafinha Bastos para dar sequência ao Agora É Tarde, primeiro talk show de Gentili. No entanto, a mudança durou apenas um ano. Já a Record buscou uma fatia neste bolo ao contratar Fábio Porchat e lançar o Programa do Porchat. O novo programa foi muito elogiado, mas não conseguiu fazer frente ao programa do SBT.

Mas tudo isso ficou no passado. O atual momento do The Noite não faz jus à sua gloriosa trajetória. A atração ainda apresenta bons resultados para os padrões do SBT, mas já não tem a mesma repercussão e o mesmo prestígio de antes. A fórmula se desgastou.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor