André Santana

É fato que a Globo vive uma fase de renovação em todos os seus setores. Entre seus roteiristas, não é diferente. O canal dispensou medalhões, como Aguinaldo Silva, e vem dando espaço a novos autores, como Alessandra Poggi. Além disso, até mesmo novelistas devem começar a trabalhar com contrato por obra, como já vem acontecendo com atores.

Um Lugar ao Sol

Um exemplo disso é o que aconteceu com Lícia Manzo. Após encerrar Um Lugar ao Sol, estrelada por Cauã Reymond (foto acima), a novelista não tinha nenhum projeto à vista e seu contrato com a Globo venceria em julho deste ano.

A expectativa, então, era de que o acordo não seria renovado. No entanto, a escritora recebeu uma encomenda para uma novela das seis. Caso seu projeto seja aprovado, ela volta a ter um contrato para desenvolver a trama.

Gustavo Reiz

Gustavo Reiz

Fuzuê, novela que está na fila das próximas produções das sete da Globo, marcará a estreia do autor Gustavo Reiz (foto acima) na emissora. O novelista chega à emissora líder de audiência após emplacar vários trabalhos na Record, como Sansão e Dalila (2011), Dona Xepa (2013) e Escrava Mãe (2016).

O autor chega prestigiado na nova emissora, já que sua novela contará com nada menos que Glória Pires no elenco. Além disso, Reiz também pretende ter Thais Fersoza, sua parceira em várias produções da Record, como a principal vilã de seu novo folhetim.

Quem também pretende fazer o mesmo caminho de Gustavo Reiz é Vivian de Oliveira. A autora de grandes sucessos da Record, como Os Dez Mandamentos (2015), apresentou recentemente um projeto de novela para a Globo que foi muito bem avaliado pela emissora.

Vivian de Oliveira

Vivian de Oliveira

De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, o projeto apresentado à Globo por Vivian de Oliveira (foto acima) é de uma trama de época, que traz um clima de faroeste e muitos assassinatos. Segundo o colunista, a direção de teledramaturgia da estação avaliou positivamente a ideia da autora.

No entanto, Ricco salientou que não há qualquer sinal de que a trama será produzida, mesmo sendo bem avaliada. Isso porque se trata de uma novela de temática mais pesada, que não combina com o horário das seis, mas é uma produção de época, que a emissora costuma evitar às 21 horas. O projeto também não se enquadra com as temáticas mais comuns da faixa das 19 horas.

Além disso, o Globoplay também não deve ser uma opção, já que a plataforma tem dado preferência a autores contratados da Globo. O streaming também já tem João Emanuel Carneiro, George Moura e Sérgio Goldenberg escalados para suas novelas.

Enfim, nesta nova realidade da Globo, autores de fora podem ter uma chance de emplacar projetos na emissora líder de audiência. Gustavo Reiz já está dentro, e Vivian de Oliveira deve chegar a qualquer momento.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor