O ex-jogador Roberto Dinamite faleceu neste domingo (8), aos 68 anos, vítima de um tumor no intestino.

Roberto Dinamite
Reprodução / Instagram

Ídolo do Vasco da Gama, Dinamite marcou presença em um clássico do horário das sete: Que Rei Sou Eu? (1989).

Trajetória

Roberto Dinamite
Divulgação / CBF

Nascido em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Roberto ganhou o apelido Dinamite quando o Jornal do Sports felicitou o atacante, então com 17 anos, pelo primeiro gol com a camisa do Vasco. Foi na partida contra o Internacional, que o time carioca venceu por 2 a 0.

O atleta somou 708 gols em 1.110 jogos pelo Vasco da Gama – 190 deles apenas em edições do Campeonato Brasileiro, marca que nenhum outro jogador bateu até hoje.

Um dos momentos mais celebrados pelos vascaínos foi a volta de Roberto Dinamite ao clube, em 1980, após uma breve passagem pelo Barcelona. Neste dia, o Vasco marcou 5 a 2 contra o Corinthians.

Telinha

Que Rei Sou Eu - Roberto Dinamite
Reprodução / Globo

Os feitos de Dinamite incluíram o Brasileirão de 1974, cinco campeonatos estaduais e participações em duas Copas do Mundo – artilheiro da Seleção Brasileira em 1978, com três gols em cinco partidas.

Fora dos gramados, Roberto ampliou sua popularidade com participações em programas e na novela de Cassiano Gabus Mendes.

“Participei de alguma coisa, de programas com Didi e Chico Anysio, mas convite para fazer novela foi só aquele [de Que Rei Sou Eu?]. Não era a minha praia, mas me senti honrado em receber o convite de pessoas de uma área tão importante da TV. Minha praia era jogar futebol, fazer gols e a TV acontecia uma vez ou outra”, rememorou ele, em entrevista ao portal Vasco Notícias.

Na trama ambientada no fictício reino de Avilan, o jogador Bob Dynamite era enviado pela rainha da Inglaterra, junto do empresário Charles Miller (Luís Gustavo), para apresentar o futebol à corte liderada por rainha Valentine (Tereza Rachel).

“Foi interessante, engraçado até. Não tinha fala, mas foi legal. Era uma sátira sobre o futebol”, detalhou.

Despedida

Roberto Dinamite e Zico
Reprodução / Instagram

Roberto Dinamite (na foto com Zico) se despediu dos gramados em fevereiro de 1993, num amistoso entre Vasco e La Coruña, após passar pela Portuguesa e pelo Campo Grande. Entre 2008 e 2013, ele foi presidente do time onde se consagrou.

Dinamite estava em tratamento contra um câncer de intestino desde 2021. Ele sofreu uma piora no quadro recentemente, tendo sido encaminhado ao hospital da Unimed, no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (5).

“É com enorme pesar que os filhos Luciana, Tathiana, Roberta e Rodrigo, e sua esposa Liliane, comunicam o falecimento de Carlos Roberto de Oliveira, o grande Roberto Dinamite. […] Muito obrigado por tanto carinho! Ele lutou!”, escreveu a família em um post de despedida no Instagram.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor