Regina Duarte sempre foi um dos “rostos” da Globo. Por isso, antes de a atriz abrir mão de seu contrato com o canal para se aventurar na política, parecia impensável vê-la atuando em outra emissora. Porém, seu nome estaria no radar do SBT para sua próxima novela infantil.

Regina Duarte discursa como Secretária Especial de Cultura
Regina Duarte discursa como Secretária Especial de Cultura (reprodução)

Mas não seria a primeira vez que Regina Duarte daria as caras no canal de Silvio Santos. Nos anos 1980, a atriz estrelou a série Joana, um fiasco que fez parte da programação do SBT.

[anuncio_1]

Nova casa?

De acordo com a colunista Mariana Morais, do jornal Correio Brasiliense, Regina Duarte foi vista circulando pelo SBT no mês de novembro de 2023. Segundo a jornalista, nessa mesma época, a emissora vinha realizando testes com atores para sua próxima novela infantil, que substituirá A Infância de Romeu e Julieta no segundo semestre deste ano.

A profissional informou ainda que o nome de Regina Duarte até aparece nos roteiros do folhetim, cuja trama ainda é um mistério. Especula-se que o canal planeja adaptar o livro O Jardim Secreto, mas, oficialmente, o SBT ainda não confirma a informação.

Em novembro do ano passado, Regina Duarte falou ao programa Fofocalizando na ocasião da exposição de artes plásticas que realizou e comentou sobre a possibilidade de voltar à TV.

“Tenho muita vontade [de voltar a atuar], mas acho complicado encontrar alguma proposta que me dê alguma coisa nova. Já fiz de tudo”, avaliou a artista.

[anuncio_2]

Fora da Globo

Regina Duarte e Marco Nanini em Joana
Regina Duarte e Marco Nanini em Joana

Apesar de ter seu nome vinculado à Globo, Regina Duarte já se aventurou em outros canais. A atriz estreou em novelas na TV Excelsior, mas chegou à líder de audiência em 1969 para estrelar Véu de Noiva. A partir daí, ela se tornou uma das principais estrelas da emissora.

Mas, em 1984, a atriz decidiu deixar a Globo para estrelar a série Joana, produzida pela produtora Art Vídeo, de Guga de Oliveira – irmão de Boni -, para a TV Manchete. A produção, escrita por Manoel Carlos, era uma espécie de nova versão de Malu Mulher (1979), com Regina vivendo o papel-título, uma jornalista que buscava conciliar família e trabalho.

Apesar de ter sido produzida para a TV Manchete, o extinto canal dos Bloch exibiu apenas quatro episódios de Joana, que ia ao ar nas noites de segunda-feira. Em 10 de outubro de 1984, o Jornal do Brasil informava que a emissora havia tirado a série do ar em razão da baixa audiência e falta de anunciantes.

 

[anuncio_3]

Regina Duarte no SBT

Com a saída da Manchete do projeto, a Art Vídeo levou a série Joana para o SBT, que a exibiu até junho de 1985. Assim, Regina Duarte passou a figurar entre as grandes estrelas do canal de Silvio Santos.

No entanto, Joana também não alcançou grande audiência ou repercussão na TV dos Abravanel. Com isso, a produção chegou ao fim e Regina Duarte voltou à Globo para viver a viúva Porcina em Roque Santeiro (1985), personagem que marcou sua carreira.

“Fiquei um ano esperando ser chamada e já começando a ficar angustiada. A gente quer trabalhar, é o nosso oxigênio. Estava profundamente angustiada, quase entrando em depressão, quando o Daniel Filho me chamou para ter uma conversa com ele e o Boni. E me ofereceram o papel da Viúva Porcina”, relembrou, em participação no Altas Horas, em 2013.

Ou seja, caso Regina Duarte feche um novo acordo com o SBT, será a volta da estrela à emissora pela qual teve uma curta passagem nos anos 1980.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor