Mania de Você já é uma novela acelerada por natureza. Afinal, é escrita por João Emanuel Carneiro, autor que não costuma guardar cartucho. No entanto, a tesoura da Globo tem deixado a novela das nove ainda mais movimentada.

Agatha Moreira em Mania de Você
Agatha Moreira em Mania de Você

A emissora reeditou os capítulos para antecipar a morte de Molina (Rodrigo Lombardi) e o início da segunda fase, na tentativa de elevar os índices de audiência ainda baixos da produção – no sábado passado (21), marcou recorde negativo, com apenas 18,4 pontos. Com isso, a trama está correndo ainda mais rápido do que deveria.

Deste modo, a Globo acabou criando um problema para si mesma. Afinal, além de exibir uma primeira fase atribulada, a emissora ainda corre o risco de decepcionar o público ao pisar no freio na fase seguinte.

Pra que essa pressa?

Há uma diferença entre novela ágil e novela apressada. Uma novela ágil se desenrola sem enrolação, evitando as indesejáveis barrigas. Já uma novela apressada é aquela que atropela informações importantes na tentativa de buscar uma agilidade desnecessária.

A Globo já se deu mal com novelas apressadas. Mar do Sertão (2022), por exemplo, é lembrada até hoje por ter passado por cima de passagens que seriam importantes para que o público se envolvesse com os personagens e a história.

O mesmo aconteceu com Amor Perfeito (2023), que mostrou a mocinha dando o troco na vilã na semana seguinte após ter sido presa injustamente.

Nos dois casos, a pressa de apresentar a história acabou gerando frustração no público. Afinal, os cartuchos foram queimados cedo demais, fazendo as duas histórias andarem em círculos. A pressa resultou num esgotamento precoce da trama principal.

Rápido demais

Mania de Você já é uma novela de proposta ousada. O autor João Emanuel Carneiro criou quatro protagonistas complexos, com motivações ainda um tanto obscuras. Com isso, fica mais difícil para o público se envolver com Viola (Gabz), Mavi (Chay Suede), Rudá (Nicolas Prattes) e Luma (Agatha Moreira).

A dificuldade ficou ainda mais evidente após os cortes promovidos pela Globo para adiantar o início da segunda fase. As viradas acontecem com maior intensidade, sem dar tempo de o público absorver o que se passa.

Sendo assim, com a mudança de fase, o estranhamento será inevitável. Afinal, será impossível manter o ritmo frenético inicial. São grandes as chances de a novela perder fôlego e frustrar o público que se empolgou com as viradas iniciais.

Incompreensível

Além disso, os cortes em Mania de Você acabam deixando muita gente perdida. Até hoje, há quem acredite que Alfredo (Fábio Assunção) não morreu, já que a cena em que ele aparecia se debatendo na gaveta do necrotério foi cortada ainda no primeiro episódio.

O romance entre Viola e Rudá também se desenvolveu rápido demais, em circunstâncias que não ficaram bem explicadas. Com isso, é impossível o público se envolver com o casal e torcer por eles.

A importante sequência em que Berta (Eliane Giardini) mata Guga (Allan Souza Lima) também foi rápida demais, o que reduziu a tensão da situação.

Tudo isso acaba fazendo o público se afastar de Mania de Você.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor