Daniela Faria ficou conhecida do grande público após participar de várias novelas ao longo da década de 1990, a maioria de autoria de Aguinaldo Silva. Berbela, de A Indomada (1997), e Haydée Caolha, de Porto dos Milagres (2001), estão entre as suas personagens mais marcantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, depois disso, sua presença na telinha foi diminuindo. Com isso, Daniela se mudou para Portugal, onde emplacou outros trabalhos na TV. A artista, inclusive, chegou a se tornar vendedora de roupas pela internet no período da pandemia de Covid-19.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Biografia
Daniela Faria nasceu no Rio de janeiro em 25 de março de 1977. Começou no meio artístico como modelo, aos 12 anos. Em seguida, fez curso de teatro com a atriz Rosane Gofman e, posteriormente, conquistou uma vaga na Oficina de Atores da Rede Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Foi através de uma indicação de Aguinaldo Silva que ela conseguiu um teste para o elenco da novela Vamp (1991), mas infelizmente não deu em nada. Curiosamente, foi numa novela dele que ela fez sua estreia na televisão, em Pedra Sobre Pedra, no ano seguinte.
Em seguida, atuou em outra novela das oito do autor, Fera Ferida (1993). Em 1996, teve uma passagem pela Bandeirantes, onde integrou o elenco da novela O Campeão, baseada num argumento de Aguinaldo.
O fato de atuar em vários trabalhos seguidos do escritor fez com que Daniela fosse considerada musa dele. Mas, na verdade, ambos já eram amigos de longa data.
Depressão e retorno à Globo
Após o término de O Campeão, Daniela ficou sem convites para novos trabalhos durante um período, chegou a entrar em depressão e engordou mais de 10 quilos.
Porém, logo ela pode retornar à telinha, mais uma vez numa novela de Aguinaldo Silva, A Indomada (1997), na qual interpretou a interesseira Berbela.
Em 1999, numa nova parceria com o autor, viveu a secretária Adriana, de Suave Veneno, e encerrou sua passagem pela Globo em Porto dos Milagres (2001), último trabalho junto do autor pernambucano, em que viveu Haydée Caolha, uma das meninas de Rosa Palmeirão (Luiza Tomé).
Participação no Big Brother
Em 2002, Daniela Faria e o ator Matheus Rocha foram convidados para participar do Big Brother Famosos em Portugal.
Foi lá que ela acabou conhecendo seu futuro marido, o cantor Ricky, que foi o campeão daquela edição do reality. Durante o confinamento, os dois trocaram o primeiro beijo e iniciaram o namoro.
“Nosso primeiro beijo foi na brincadeira. Ele vivia pedindo uma música, aí falei que se tocassem, eu lhe daria um beijo técnico. Rapidamente, colocaram a canção. Era noite, estávamos na piscina e demos início a nossa história, ainda meio envergonhados, fomos namorando lá dentro”, contou Daniela em entrevista ao site Heloisa Tolipan, em outubro de 2010.
“Era uma pressão emocional absurda, uma loucura. Depois é que fomos nos conhecer verdadeiramente, pois na frente das câmeras nem tudo se fala”, acrescentou.
“Era dois meses e mudou a minha vida”, resumiu a atriz em outras entrevista, sobre ter ficado em Portugal.
Depois da experiência no reality, a atriz retornou ao Brasil, onde participou do humorístico Zorra Total, na Globo, e depois foi contratada pela Record, onde atou na novela Vidas Opostas (2006).
De volta a Portugal, ela seguiu na emissora como apresentadora de programas pela Record Internacional. Posteriormente, assinou com a rede portuguesa TVI e se dividiu na função de atriz em diversas produções do canal. Também como assistente de produção na novela Mistura Fina (2004).
Até o momento, seu último trabalho foi na novela portuguesa Ouro Verde (2017), vencedora do Emmy Internacional de melhor novela.
Vendedora de roupas na pandemia
Longe do Brasil há 19 anos, Daniela Faria ainda é casada com o cantor gospel Ricky. Juntos tiveram um filho, Guilherme.
Ela largou a profissão de atriz após se converter à religião evangélica, mas continuou no meio audiovisual, fazendo vídeos institucionais de empresas, publicidade, conferências, casamentos e batizados.
Durante a pandemia do novo coronavírus, Daniela passou a vender roupas pela internet. Sua loja online já possui mais dezenas de milhares de seguidores e ela ainda não descarta a possibilidade de ter uma parceria para criar uma marca exclusiva.
“Foi o que eu consegui passar para elas. Que no meio de uma pandemia, em casa, a gente não tinha que estar de pijama, desleixada. Não, tínhamos que ficar lindas de viver. (…) Foi uma forma de trabalho, mas ao mesmo tempo de elevar a autoestima das mulheres”, disse a atriz em entrevista ao programa Casa Feliz, da SIC, em janeiro de 2022.