Contrato vitalício: saiba quem já teve o mesmo privilégio de Léo Batista

Whatsapp

Veterano do jornalismo esportivo nacional, o jornalista Léo Batista completou recentemente 90 anos de idade e ganhou um presentão da Globo: um contrato vitalício com a emissora. Num tempo em que o canal vem dispensando medalhões sem dó, a novidade é uma honraria e tanto.

Leo Batista

Léo Batista não pensa em aposentadoria. O jornalista segue dando expediente na Globo, comandando o quadro Tapete Vermelho, exibido às segundas-feiras no Globo Esporte Rio. O quadro deve, ainda, ganhar uma edição especial durante a Copa do Mundo do Catar, garantindo a participação do veterano no mundial.

O jornalista começou no Grupo Globo em 1951, na Rádio Globo. Chegou à TV Globo em 1970, tendo passado por vários programas do jornalismo e do esporte da emissora. Passou pelo Jornal Hoje e Jornal Nacional, mas ficou marcado mesmo no jornalismo esportivo, apresentando o Globo Esporte, Esporte Espetacular e os Gols do Fantástico.

Leia mais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para poucos

Cid Moreira

Com um contrato vitalício com a Globo, Léo Batista conquistou a mesma honraria de Cid Moreira, a voz do Jornal Nacional. Mas o locutor, que também passou pelo Fantástico, não dá mais expediente na emissora, cumprindo seu contrato vitalício em casa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de estrelas do jornalismo, a Globo já ofereceu um acordo vitalício com artistas de sua dramaturgia, como a atriz Eva Todor. A veterana, atualmente no ar em O Cravo e a Rosa (2000), ficou no ar até 2012, quando atuou em Salve Jorge. Mas foi amparada pelo canal até o fim da vida, em 2017.

Eva Todor

A emissora não confirma, mas, de acordo com o colunista Fefito, do UOL, outros artistas também já tiveram um contrato vitalício com a Globo. Entre eles, estariam Orlando Drummond (que faleceu em 2021). Ainda de acordo com a reportagem, o autor de novelas Manoel Carlos também goza do mesmo prestígio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros canais

Dercy Gonçalves

Mas a Globo não é a única emissora a oferecer contratos vitalícios aos seus funcionários. O SBT e a Gazeta também já assinaram acordos parecidos com veteranos da televisão brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O caso mais lembrado é o de Dercy Gonçalves, que passou anos contratada da Globo sem trabalhar. Incomodada com a situação, a comediante acertou a oferta de Silvio Santos para trocar de canal. No SBT, apresentou o programa Fala Dercy e fez participações em A Praça É Nossa. Dercy foi contratada da emissora até o fim de sua vida, em 2008.

Ivo Holanda Atual

Quem atualmente goza do mesmo privilégio é Ivo Holanda. O famoso ator de pegadinhas, que está com 87 anos, comemorou recentemente seu acordo vitalício com Silvio Santos.

“Eu sou vitalício no SBT, dou graças a esse homem, Silvio Santos. Eu tiro o chapéu pra ele e adoro esse homem”, disse Ivo Holanda em entrevista ao podcast Inteligência LTDA.

Situação parecida tem Ione Borges na TV Gazeta. A apresentadora veterana está fora do ar desde 2010, quando deixou o comando do Manhã Gazeta. Ainda assim, ela costuma figurar nas vinhetas de fim de ano da emissora.

Segundo o site Notícias da TV, Ione chegou a pedir demissão da Gazeta para cuidar da saúde. No entanto, a superintendência do canal não aceitou a dispensa da apresentadora, mantendo-a em seus quadros com um acordo vitalício.

Whatsapp


Leia também