Antes de deixar a Globo em 2021, Faustão acabou dando permissão para que a sua ex-casa renovasse a marca “Domingão do Faustão” até 2031. Assim sendo, se um dia o apresentador quiser voltar para os domingos, vai precisar encontrar outro nome para uma suposta atração.

Faustão na Band

Desde 1989, a Globo tinha registrado a marca que leva o nome de seu ex-funcionário e, em 2018, tentou renová-la por mais algum tempo junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Pedido negado

Faustão e Lucimara Parisi

Na ocasião, o órgão rejeitou o pedido. Isso porque a emissora não enviou juntamente com a solicitação uma autorização do apresentador para que o canal utilizasse o seu nome.

Acontece que a Lei da Propriedade Industrial mantém algumas regras para marcas que envolvam nomes de pessoas. De acordo com o INPI, “não são registráveis como marca: pseudônimo ou apelido notoriamente conhecidos, nome artístico singular ou coletivo, salvo com consentimento do titular, herdeiros ou sucessores”.

É exatamente o caso do Domingão, que usa o nome artístico do animador como título da atração e da marca que o canal gostaria de ter renovado.

“A marca é constituída por nome artístico/apelido conhecido em território nacional, Faustão, e não foi apresentada autorização para seu registro como marca em favor do depositante [Globo], explicou o órgão na época.

Faustão autorizou renovação

A Favorita

Assim, o canal precisaria da autorização especial do artista anexada juntamente aos outros documentos. Só assim a marca seria autorizada a ser renovada para continuar sendo utilizada pela Globo.

Uma vez refeito o procedimento, desta vez com a autorização de Faustão, os documentos transitaram mais uma vez em março de 2019.

Renovação tardia

Domingão com Huck

Acontece que nesta época não havia previsão da saída do animador do canal, o que veio a acontecer em 2021.

A análise da marca e a liberação para uso saiu apenas no dia 25 de maio de 2021, data em que o apresentador já havia anunciado a sua saída da emissora carioca para acertar a sua ida para a Band.

A Globo, então, descontinuou o dominical e desmembrou os seus quadros até que Luciano Huck ficasse com a vaga e, desde então, a marca não foi mais utilizada.

Marca é da Globo até 2031

Faustão, caso queira retornar aos domingos em um período de pelo menos dez anos, não irá poder usar o nome registrado pela Globo. Isso porque a validade da marca irá até o ano de 2031, assim como os nomes dos quadros de sua antiga atração, que também passaram pela renovação.

O animador ocupa atualmente as noites dos dias de semana da Band. Com desempenho mediano, o programa marca em torno de três pontos no Ibope. Comenta-se que os altos cultos de sua atração em exibição diária provocaria a sua rápida volta aos domingos, mas nada foi confirmado até agora.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor