A Globo encomendou a Walcyr Carrasco uma continuação de Êta Mundo Bom! (2016). A sequência da saga de Candinho (Sergio Guizé) será escrita com Mauro Wilson e deve ir ao ar na faixa das 18h no ano que vem.
É a segunda vez que o autor aposta numa continuação de uma novela sua. Verdades Secretas (2015) fez um enorme sucesso na faixa das 23h e ganhou uma continuação seis anos depois, no Globoplay. No entanto, a segunda parte da história de Angel (Camila Queiroz) se revelou um grande equívoco.
Foram vários os erros que Carrasco cometeu na trama. A experiência deve servir para que o autor não repita os mesmos equívocos em Êta Mundo Bom! 2.
Desfecho bem-resolvido
No final da primeira parte de Verdades Secretas, Angel se transforma depois do suicídio de sua mãe, Carolina (Drica Moraes). Ela se torna uma pessoa fria e calculista, ao ponto de planejar o assassinato de Alex (Rodrigo Lombardi). Para fazer isso, Angel retoma seu relacionamento com ele, unicamente para matá-lo.
Após atirar em Alex durante um passeio de barco e jogar seu corpo em alto-mar, Angel se casa com Gui (Gabriel Leone). Durante a cerimônia, ela sorri, triunfante, mostrando ao público que se tornou uma mulher um tanto ardilosa. Um excelente final para uma trama bastante envolvente.
Desfecho destruído
Sendo assim, desde o início, não parecia uma boa ideia fazer uma nova temporada de Verdades Secretas. Essa impressão se confirmou depois que Walcyr Carrasco optou por reabrir o final da temporada anterior, fazendo um remendo mal costurado.
Angel já estava transformada no final de Verdades Secretas. E o autor não soube como levar essa “nova Angel” na continuação. Por isso, a modelo ficou perdida na história que deveria protagonizar. Angel perdeu o carisma e suas atitudes eram sempre baseadas nas circunstâncias. Ela não se mostrou tão ardilosa, embora não fosse mais a jovem inocente do início.
Para piorar, no final de Verdades Secretas 2, Alex aparece vivo. Toda a trama envolvendo o mistério em torno do desaparecimento do empresário ficou mal explicada. Assim, o ótimo final de Verdades Secretas foi jogado no lixo com uma sequência extremamente mal construída.
Lição aprendida?
A melhor saída seria reaproveitar os personagens principais (ou parte deles) numa nova história, sem uma ligação muito rígida com a primeira parte da trama. Ou seja, seria interessante inserir Candinho num novo contexto, com um novo conflito, sem “carregar” pendências da história de 2016.
Êta Mundo Bom! tem um universo interessante, que pode ser reaproveitado. Mas a trama precisa ser diferente. O autor, então, precisará driblar a tentação de trazer a vilã Sandra (Flavia Alessandra) novamente brigando com Candinho pela “fortuna de titia”. É preciso encontrar um novo caminho.