Conheça o Double Dare, game show que inspirou o Passa ou Repassa

12/10/2016 às 11h00

Por: Alexandre Pequeno
Imagem PreCarregada

A adaptação de formatos estrangeiros não é novidade na TV brasileira. A seguir, conheça o Double Dare, game show que inspirou o Passa ou Repassa!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

o programa foi uma novidade da programação de 1986 no canal pago infantil norte-americano Nickelodeon. Lançado em 6 de outubro daquele ano, a atração trazia crianças e adultos competindo em uma divertida corrida de obstáculos. Os 65 episódios da temporada inicial foram gravados durante 23 dias, nos meses de setembro e outubro e exibidos de segunda a sexta-feira, até 2 de janeiro de 1987.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esta primeira fase foi produzida nos estúdios de uma afiliada da PBS, emissora educativa dos EUA, localizada no interior da Pensilvânia. Como crianças participavam, a produção optou por mostrar as conquistas dos participantes em pontos (e não em dinheiro, como sempre foi comum na televisão norte-americana).

LEIA TAMBÉM:

A maior diferença do Double Dare em relação a outros programas do gênero era o caráter peculiar das provas. Ao invés de competições apenas com perguntas e obstáculos físicos, o game show trazia provas consideradas exóticas, com guerras de comida, substâncias gelatinosas e melecas, entre outras novidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o grande sucesso e repercussão, o programa foi renovado para novas temporadas, sendo exibido também com os nomes Super Sloppy Double Dare (formato no qual novos quadros foram introduzidos) e Family Double Dare (no qual famílias competiam unidas). Apresentado por Marc Summers, o show seguiu no ar até o dia 6 de fevereiro de 1993 na Nickelodeon.

Paralelamente, o programa também foi exibido em 1988 no canal FOX e, no mesmo ano, em diversas emissoras do país no sistema de Syndication (prática bastante comum na televisão norte-americana, na qual programas são produzidos por estúdios e não vinculados obrigatoriamente a nenhuma emissora, sendo exibidos em canais locais de diferentes bandeiras em todo o país).

Anos mais tarde, a Nickelodeon ressuscitou o formato, com o Double Dare 2000, exibido de 24 de janeiro a 10 de novembro de 2000, desta vez com apresentação de Jason Harris. Nesta ocasião, a competição foi exibida no bloco Nick GAS, que contava com outros programas do gênero, como Lendas do Templo Perdido e Global Guts.

O sucesso da atração foi bastante significativo, com o game show se tornando um dos principais pilares da grade histórica da Nickelodeon. Durante seu período de exibição, foram lançados diversos produtos licenciados, como brinquedos, roupas, livros com brincadeiras e jogos de video-game.

No Brasil, o Double Dare inspirou, de maneira não oficial, o Passa ou Repassa. Lançado em 1987, o programa trazia os mesmos quadros e mecânicas, sendo originalmente apresentado por Silvio Santos, sendo chamado de Passe ou Repasse.

Em 1988, Gugu assumiria a atração, que mudaria de nome para o que conhecemos desde então.Em 1994, após seis anos sendo comantado pelo apresentador, o game show foi assumido por Angélica. Dois anos mais tarde, Celso Portiolli fazia sua estreia no SBT, comandando a competição até 2000.

Após 13 anos fora do ar, o Passa ou Repassa voltou ao ar como quadro do Domingo Legal, novamente apresentado por Portiolli. Esta nova fase durou 3 anos, com o formato sendo exibido pela última vez em maio de 2016.

No mundo, o Double Dare teve outras versões, adaptadas de maneira oficial, como o Double Défi (Canadá, 1989 a 1991), o Drops! (Alemanha, 1991 a 1994), o Nick Dum Duma Dum (Índia, 2004) e o DD Show (Holanda, 1989 a 1990). Atualmente, o game show ainda ganha reprises na Nickelodeon norte-americana.


Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.