Mal estreou Renascer e a Globo já volta seus esforços para a substituta. Com o título de Mania de Você, o folhetim marca o retorno de João Emanuel Carneiro ao horário nobre após o sucesso de Todas as Flores (2022) no Globoplay.

Letícia Colin como Vanessa em Todas as Flores
Letícia Colin como Vanessa em Todas as Flores (divulgação/Globo)

A trama estrelada por Letícia Colin foi concebida inicialmente para substituir Pantanal (2022) no horário nobre da Globo, mas acabou desacreditada e “rebaixada” para o streaming. No entanto, acabou dando a volta por cima, já que bombou na plataforma e também fez sucesso ao ser exibida no canal aberto em 2023, na faixa das 22h.

O autor está tão prestigiado que a direção da emissora até quebrou uma regra recente para colocar de pé a nova história inventada pelo criador de Avenida Brasil (2012). Mania de Você recebeu sinal verde para a gravação de cenas fora do país, algo até então vetado.

Economia

A crise está braba e nem a Globo escapou das dificuldades econômicas. Tanto que a emissora fechou a torneira e tomou várias medidas para reduzir custos em suas produções. Uma das medidas foi reduzir as gravações de cenas externas em suas novelas.

Em julho de 2023, o portal Notícias da TV informava que a ordem no canal era enxugar os gastos, inclusive em relação às novelas, carros-chefes da programação. Segundo a publicação, a emissora só autorizava gravações externas em situações que fossem impossíveis de acontecerem em seus próprios estúdios.

Uma consequência dessa regra pode ser observada na atual novela das seis, Elas por Elas. O remake da obra de Cassiano Gabus Mendes tem a grande maioria de suas cenas gravadas em estúdio, e as poucas externas acontecem em cidade cenográfica. Isso chegou a causar estranheza no público, que apontou na web que o folhetim é “claustrofóbico”, comparando a produção com as novelas mexicanas.

Novelas canceladas

Ricardo Linhares
Ricardo Linhares (Renato Rocha Miranda / Globo)

Se cenas externas no Brasil só acontecem em caso de extrema necessidade, imagina fora do país! A regra da Globo era simplesmente vetar qualquer cena prevista para acontecer no exterior.

Tanto que O Grande Golpe, novela de Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento que estava sendo escrita para a faixa das 21 horas, precisou ter cenas que se passavam no exterior reescritas. Já O País de Alice, que Lícia Manzo preparava para a faixa das 18h, tinha cenas passadas na Itália, mas que seriam gravadas no Brasil mesmo.

Curiosamente, as duas novelas foram canceladas. O País de Alice perdeu a vez para No Rancho Fundo na faixa das seis. Já O Grande Golpe também não deve acontecer, tendo em vista que, recentemente, foi encomendado a Maria Helena Nascimento um projeto para uma nova novela das sete. Ela é autora de Rock Story (2016).

Qual será a próxima novela das nove da Globo?

Porém, ao que tudo indica, a regra de não se gravar mais no exterior não é tão rígida. Tanto que Mania de Você, que vai substituir Renascer a partir de setembro, deve ter cenas gravadas fora do país.

O diretor artístico Carlos Araújo já recebeu autorização para buscar locações em Portugal para algumas das sequências da nova história de João Emanuel Carneiro. Curiosamente, a última novela da Globo a ter cenas gravadas no exterior se deu também em Portugal, onde foram rodadas sequências de Travessia (2022).

Mania de Você vai contar a história de Luna e Viola, duas chefs de cozinha que se tornam rivais. No entanto, elas acabarão se unindo num plano contra um inimigo em comum: Mavi, ex-marido de Viola, responsável pela prisão injusta de Rudá, interesse amoroso das duas protagonistas.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor