André Santana

O SBT prepara uma grande mudança em sua programação a partir de março. Para isso, o canal realizou novas contratações, como César Filho, que vai assumir o SBT Brasil, e vem formatando novos programas, que devem entrar no ar em março.

Daniela Beyruti e César Filho
Daniela Beyruti e César Filho (divulgação/SBT)

A chegada de César Filho parece uma boa, já que o SBT Brasil carece de um chacoalhão há tempos e o apresentador é bastante querido pelo público do SBT. No entanto, outras medidas que serão adotadas já não parecem tão boas ideias assim. Uma das “novidades” é trocar a atual faixa de Novelas da Tarde por um novo programa com Christina Rocha. Na nova grade, as novelas seriam exibidas mais cedo, entre 13h30 e 16h30.

Ao que tudo indica, este planejamento pode resultar num dos maiores erros de sua história. Afinal, atualmente, a novela Minha Fortuna é Te Amar às 18h45 responde por uma de suas maiores audiências. Já Teresa, que ocupa uma das novas faixas que o canal deve lançar, decepciona às 14h.

[anuncio_1]

Planejamento

Minha Fortuna es Amarte
Minha Fortuna é te Amar (Reprodução / Web)

Um dos programas que o SBT pretende lançar este ano é um jornalístico popular de variedades comandado por Christina Rocha e Marcão do Povo. Chamado de Tá na Hora!, a atração é inspirada no antigo Aqui Agora, atração que a própria Christina apresentou no início dos anos 1990. De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, a estreia está marcada para 18 de março.

Em suas redes sociais, a ex-comandante do Casos de Família confirmou que a nova atração deve ir ao ar a partir das 17h30. A ideia da direção do SBT, encabeçada por Daniela Beyruti, é fazer do novo programa uma espécie de “sala de espera” ao SBT Brasil, que será reformulado e passará a ser apresentado por César Filho a partir de 11 de março.

Ou seja, Tá na Hora! deve ser exibido diariamente ao vivo, entre 17h30 e 19h45. Atualmente, o horário é ocupado pelas novelas mexicanas Abismo de Paixão e Minha Fortuna é Te Amar. Essa última, não raro, encabeça a lista dos programas diários mais vistos do SBT, com mais de 4 pontos no Ibope, excelente marca para os atuais padrões da emissora.

 

[anuncio_2]

Novo horário

Sebastián Rulli e Angelique Boyer em Teresa
Sebastián Rulli e Angelique Boyer em Teresa

Com a estreia do novo vespertino do SBT, a expectativa é que as novelas mexicanas migrem para a faixa entre 13h30 e 15h30. Tanto que a reprise de Teresa, recentemente lançada no horário das 14h20, já deu início ao processo de mudança.

Em breve, a reprise de Chiquititas chegará ao fim, dando espaço a outra novela às 13h, e o Fofocalizando deve ser empurrado para mais tarde, por volta das 16h30. Ou seja, nesta configuração, uma nova novela seria encaixada na faixa das 15h30.

Caso as mudanças se concretizem, o SBT terá o imenso desafio de tentar emplacar suas novelas num horário muito menos nobre que o atual. Afinal, há menos televisores ligados no início da tarde e os folhetins dificilmente repetirão na hora do almoço os mesmos bons resultados do início da noite.

[anuncio_3]

Tiro no pé

Casos de Família - Christina Rocha
Christina Rocha no Casos de Família (Reprodução / SBT)

A reprise de Teresa mostra bem o que pode acontecer em breve no SBT. A trama estrelada por Angelique Boyer já foi exibida outras vezes, na tradicional faixa do fim de tarde, e apresentou bons resultados em todas as ocasiões. No entanto, o êxito não se repete agora no horário das 14h, e a novela patina nos 2 pontos no Kantar Ibope Media.

Na prática, o SBT vai pegar sua maior audiência diária – a faixa de novelas das 18h45 – e jogá-la num horário problemático. E mais: vai substituí-la por um jornalístico popular que terá pela frente os “pesos pesados” Cidade Alerta, da Record, e Brasil Urgente, da Band.

Quem gosta deste tipo de programa dificilmente vai mudar de canal e dar uma chance ao programa de Christina Rocha. Já uma novela mexicana serve como “contraprogramação”, daí seus bons índices neste horário. O que o SBT pretende fazer seria equivalente à Globo tirar do ar a novela das nove e encaixar o Encontro com Patrícia Poeta no horário. Teria chance de dar certo?

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor