Nova versão do clássico de Cassiano Gabus Mendes de 1982, o remake de Elas por Elas chegou ao fim na última semana com o ingrato título de pior audiência da faixa das seis da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com média de 15,4 pontos no Kantar Ibope Media, a novela bateu o recorde negativo de Nos Tempos do Imperador (2021), que fechou com média geral de 16,9 pontos. Curiosamente, as duas novelas foram assinadas por Thereza Falcão e Alessandro Marson.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos motivos apontados para o fiasco é o horário de exibição, já que muita gente achou que Elas por Elas tinha “cara de novela das sete”. Os autores, aliás, admitiram que o remake foi concebido para às 19h, mas foi encaixado às 18h por decisão da Globo.
Clássico das 19h
Cassiano Gabus Mendes é um dos criadores da típica comédia da faixa das 19h, que se tornou uma tradição seguida até hoje na Globo. O autor emplacou várias tramas bem-humoradas no horário, e a primeira versão de Elas por Elas foi uma delas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Justamente por ser uma novela que tem a cara do horário, muita gente estranhou quando a Globo anunciou o remake de Elas por Elas para a faixa das 18h. Parecia que o folhetim estava sendo anunciado para o horário errado.
Com as primeiras chamadas no ar, isso ficou ainda mais claro. As primeiras cenas de Elas por Elas indicavam uma trama urbana, contemporânea e muito focada no humor. Parecia realmente uma novela das sete.
Autores admitiram
Em entrevista ao site Contigo!, em 11 de abril de 2024, os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson admitiram que a novela foi pensada para a faixa das sete. O assunto veio à tona depois que eles esclareceram que a trama não foi uma encomenda da Globo, como chegou a ser divulgado por parte da imprensa.
“O remake de Elas por Elas não foi um pedido da Globo. Isso sai tanto na imprensa, acho engraçado. Falam que a Globo encomendou. A impressão que dá é que nós, autores, ficamos nas nossas piscinas e iates e, de repente, a Globo fala: ‘Façam aí!'”, explicou Marson.
“Acho que é uma confusão, porque o pedido da Globo foi para às 18h. Mas o Ale fez essa proposta de sinopse sei lá quando, e entregou para às 19h. Aí eles nos pediram para às 18h e ficou nisso. A ideia de trazer esse remake foi do Alessandro”, completou Thereza Falcão.
Erro da Globo
Ao apontar que o remake de Elas por Elas foi concebido para às 19h, mas alterado para a faixa das 18h a pedido da Globo, os autores deixam evidente que a emissora errou com a decisão da mudança. Afinal, o horário equivocado ajuda a entender a rejeição do público quanto à novela.
Em outra entrevista à Contigo!, em 16 de fevereiro de 2024, os autores contaram que tentaram manter o tom de crônica de Cassiano Gabus Mendes, mas foram obrigados a mudar ao perceber que o formato não estava funcionando.
“A gente tentou fazer crônica, mas sentiu que não estava muito bem, então voltou para a natureza do horário, que é de investir nos embates, conflitos, personagens misteriosos, pra já fazer uma balançada nessa primeira estrutura”, contou Thereza Falcão.
De fato, a audiência de Elas por Elas subiu quando o humor ficou em segundo plano e a trama passou a focar mais no dramalhão. Porém, a mudança veio tarde demais, fazendo a novela amargar o ingrato título de pior audiência da história da faixa das 18h.