Novela das sete da Globo exibida em 1980, Plumas e Paetês deve ser uma das próximas tramas clássicas da emissora a ser resgatada pelo Globoplay ou canal Viva. Escrita por Cassiano Gabus Mendes, o folhetim foi estrelado por Elizabeth Savalla.

Elizabeth Savalla em Plumas e Paetês
Elizabeth Savalla em Plumas e Paetês

A novela conta a história de Marcela (Savalla), que se infiltra na família de Osmar (Stepan Nercessian) após um acidente que tira a vida do rapaz. Passando-se por uma ex-namorada dele, ela acaba se envolvendo com Edgar (Claudio Marzo), seu irmão.

Parece familiar? Sim, a história foi reaproveitada por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari no remake de Ti Ti Ti (2010), trama na qual Isis Valverde viveu Marcela e Caio Castro interpretou Edgar.

Clássico de Cassiano Gabus Mendes

“Rei” das novelas das sete da Globo entre os anos 1970 e 1980, Cassiano Gabus Mendes escreveu Plumas e Paetês, trama exibida entre 8 de setembro de 1980 a 25 de abril de 1981. A novela gira em torno de Marcela (Elizabeth Savalla), que viaja com o casal de amigos Osmar e Julia (Cristina Aché) de Belo Horizonte para São Paulo.

No entanto, o trio sofre um grave acidente e apenas Marcela sobrevive. Ela, então, é acolhida por Gustavo (José Lewgoy) e Bruna (Neuza Amaral), os pais de Osmar. Grávida de Renato (José Wilker), que a abandonou, ela resolve fingir que era a noiva de Osmar, e que a criança que espera era dele.

Mas Marcela acaba se envolvendo com Edgar, irmão de Osmar, num relacionamento que encontra a resistência de Bruna, uma mulher muito conservadora. Mais adiante, Renato reaparece, formando um triângulo amoroso.

“Forcinha” de Silvio de Abreu

Eva Wilma como Rebeca em Plumas e Paetês
Eva Wilma como Rebeca em Plumas e Paetês

Plumas e Paetês não empolgou muito a audiência em seu início. No entanto, a trama acabou decolando depois que Cassiano Gabus Mendes sofreu um infarto e precisou se afastar da trama. O veterano indicou o então novato Silvio de Abreu para substitui-lo.

Com a entrada de Silvio, a novela passou por uma grande reformulação. O novo autor transformou Marcela numa espécie de vilã, ardilosa e interesseira. No final, revela-se inclusive que ela era uma farsante e se chamava Roseli.

A trama de Plumas e Paetês foi reaproveitada por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari no remake de Ti Ti Ti, trama de 1985 também escrita por Cassiano Gabus Mendes. Além da história envolvendo Marcela (Isis Valverde), Edgar (Caio Castro) e Renato (Guilherme Winter), os autores também recriaram a história de Rebeca, personagem de Plumas e Paetês que marcou a estreia de Eva Wilma na Globo.

Na trama, Rebeca era uma ricaça, dona de uma fábrica de jeans herdada do marido que se apaixona pelo humilde Gino (Paulo Goulart), o chefe de segurança da sua empresa. No remake de Ti Ti Ti, Christiane Torloni e Marco Ricca viveram Rebeca e Gino.

Plumas e Paetês será resgatada pela Globo?

Muitas novelas clássicas da Globo dos anos 1970 e 1980 não foram preservadas na íntegra em seus arquivos. Corpo a Corpo (1984), que está no ar no Viva, por exemplo, possui apenas a versão internacional – e é esta que está sendo exibida no canal pago. O mesmo vale para Ti Ti Ti de 1985.

Acreditava-se que Plumas e Paetês estava neste “balaio”. No entanto, numa postagem em seu perfil no Instagram, o autor Vincent Villari contou que a Globo cedeu a Maria Adelaide Amaral e ele DVDS’s com a íntegra da novela na época do remake de Ti Ti Ti.

“Estava aqui pensando em fazer um vídeo pro YouTube sobre a novela Plumas e Paetês, fui vasculhar minhas gavetas e achei os DVDs cedidos pela Globo das novelas Plumas e Paetês e Ti Ti Ti, para que Maria Adelaide Amaral e eu assistíssemos e assim elaborássemos o remake de 2010. De Ti Ti Ti 85 estão aqui os 130 capítulos da versão internacional (disseram, na época, que a versão original tinha ido pro beleléu, mas vai saber…). De Plumas, no entanto, só encontrei ‘fragmentos’: capítulos 1 a 10, 95 a 110, 181 a 191 (provavelmente o restante está com Adelaide, porque tenho certeza de que nos deram a novela toda). Plumas está na versão original, mas com os créditos em espanhol. E você, qual dessas novelas quer ver logo no Globoplay??”, postou o novelista.

Ou seja, a versão integral de Plumas e Paetês existe, o que viabilizaria um retorno da Globo por meio do Projeto Resgate, no Globoplay, ou até mesmo uma reprise no Viva. No entanto, ainda não há previsão para o retorno da novela.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor