A Globo surpreendeu o público com No Rancho Fundo, atual novela das seis que resgata personagens de Mar do Sertão (2022). A surpresa se deu porque não é comum o canal apostar em continuações de novelas do passado.

Cristina Mullins em Voltei pra Você
Cristina Mullins em Voltei pra Você

Mas, apesar de pouco comum, isso já aconteceu antes. Voltei pra Você (1983), de Benedito Ruy Barbosa, resgatou personagens de Meu Pedacinho de Chão (1971), outra trama do mesmo autor. Ou seja, é uma espécie de “No Rancho Fundo dos anos 1980”.

A trama, que o autor já declarou ter sido a que menos gostou de escrever, ganhará uma nova chance na Globo por meio do Projeto Fragmentos, ação do Globoplay que resgata tramas clássicas que não foram preservadas na íntegra nos arquivos da emissora.

Meu Pedacinho de Chão 2

Assim como acontece em No Rancho Fundo, que trouxe de volta Deodora (Debora Bloch), Sabá Bodó (Welder Rodrigues) e outros personagens de Mar do Sertão, Voltei pra Você resgatava seis personagens de outra novela, Meu Pedacinho de Chão. A trama original foi escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1971 e coproduzida pela Globo e TV Cultura, que a exibiram simultaneamente.

A nova novela mostrava o retorno de Serelepe (Ayres Pinto) e Pituca (Patrícia Aires), protagonistas de Meu Pedacinho de Chão, já adultos. Na história, Pedro (Paulo Castelli) – o Serelepe – e Liliane (Cristina Mullins) – a Pituca – voltam a São João del-Rei, no interior de Minas Gerais.

O mocinho pretende se vingar do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga) – outro personagem da trama de 1971, vivido pelo mesmo ator –, que roubou as terras que eram de seu pai. Mas o amor por Liliane, que era filha dele, faz com que Pedro reveja seus planos.

Além dos três personagens citados, Voltei pra Você também promoveu a volta de Padre Santo, vivido por Percy Aires nas duas novelas. Zelão e Tuim também voltaram, com novos intérpretes: Nelson Xavier e Cosme dos Santos assumiram os tipos vividos anteriormente por Maurício do Vale e Pelezinho.

Autor encheu a cara

Benedito Ruy Barbosa
O autor Benedito Ruy Barbosa (reprodução/web)

Voltei pra Você não foi considerada um grande sucesso de audiência. Além disso, a trama desagradou o autor Benedito Ruy Barbosa, que confessou ser essa a novela que mais detestou fazer. Ele, inclusive, revelou que enchia a cara para escrevê-la.

“Escrevi uma novela para um elenco que não tinha escolhido, ambientada em um cenário que não era o meu. Se não me engano, tomei uns 75 litros de vodca para terminar essa novela. Pergunta para a minha mulher. Ela guardou todas as garrafas para me mostrar no final da novela. Quando vi, nem acreditei”, disparou ele ao livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, de André Bernardo e Cíntia Lopes.

Benedito Ruy Barbosa se refere ao fato de Voltei pra Você ter sido ambientada em São João del-Rei, uma escolha que não partiu dele. A ambientação se deveu ao fato de a Fundação Roberto Marinho desenvolver ali um trabalho de restauração de obras e monumentos artísticos.

Nova chance

Voltei pra Você também passou por várias trocas de diretores ao longo de sua produção. Atílio Riccó, Ary Coslov, Gonzaga Blota e Jayme Monjardim ocuparam o cargo. Tudo isso colaborou para que a trama tivesse uma recepção morna.

A novela teve 140 capítulos, que foram ao ar entre 10 de outubro de 1983 a 16 de março de 1984, e nunca foi reprisada. No entanto, Voltei pra Você ganha uma nova chance por meio do Projeto Fragmentos.

A Globo preservou apenas seis capítulos do folhetim. Segundo o site Duh Secco, eles serão disponibilizados a partir do dia 24 de junho no Globoplay.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor