O caminho aberto pela Globo com os remakes de Pantanal (2022), Elas por Elas (2023) e Renascer, atualmente em cartaz no horário nobre, vai continuar numa onda de novas versões de histórias já conhecidas do grande público, como Vale Tudo (1988).

Lidia Brondi em Vale Tudo
Lidia Brondi em Vale Tudo

Além dos remakes, há ainda as continuações de tramas de sucesso, a exemplo do que aconteceu com Verdades Secretas (2015), que ganhou uma sequência em 2021 depois de se tornar um fenômeno.

Não só a Globo, mas outras empresas também vão apostar na nostalgia para fisgar o espectador e conseguir conquistar uma disputada parcela da audiência.

Remakes confirmados

Dois títulos que foram grande sucesso na Globo nas décadas de 70 e 80 voltarão ao ar repaginados em breve. Pai Herói (1979) e Vale Tudo (1988) estão com remakes confirmados.

Trama escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, que se tornou um dos maiores sucessos da dramaturgia brasileira, Vale Tudo voltará ao ar em março de 2025, substituindo Mania de Você, de João Emanuel Carneiro, na faixa das 21h.

A adaptação do folhetim está a cargo de Manuela Dias, autora da minissérie Justiça (2016) e da novela Amor de Mãe (2019), e é a grande aposta da Globo no ano em que comemora seu aniversário de 60 anos.

Já o remake de Pai Herói, que foi sucesso na emissora carioca tendo Tony Ramos como protagonista, ganhará uma nova versão na concorrência. A novela de Janete Clair terá um remake feito pela HBO Max. A responsável pela atualização da história será Renata Dias Gomes, neta da novelista e detentora dos direitos do texto da trama.

Nova versão em produção

Grazi Massafera como Dona Beja
Grazi Massafera como Dona Beja (divulgação)

Outra obra das antigas que voltará repaginada é Dona Beja, um clássico produzido pela extinta TV Manchete em 1989 e que ganhará um remake na HBO Max, escrito por António Barreira e Daniel Berlinsky.

Grazi Massafera foi escalada para interpretar a personagem-título. No elenco, ainda estão nomes como Bianca Bin, David Junior, Isabela Garcia e Deborah Evelyn. As gravações do folhetim devem ser finalizadas em março e a estreia está prevista para 2025.

Continuações de sucessos

Tramas de sucesso, além dos remakes, também vão ganhar novas versões em outros formatos. Um dos casos é o clássico colombiano Betty, a Feia, exibido no Brasil pela RedeTV!.

A novela deverá voltará em formato de série no Prime Video. A história vai mostrar o que aconteceu com a protagonista 20 anos depois do fim da trama escrita por Fernando Gaitán.

Êxito da Globo, Cheias de Charme (2012), além de ter voltado no início das tardes da emissora, vai virar filme. A trama das Empreguetes, que fez enorme sucesso no horário das sete, vem tendo uma continuação especulada há anos e dessa vez o longa-metragem sobre as protagonistas enfim deve sair do papel.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.