Confira o resumo de todos os capítulos de Triunfo do Amor - TV História

Confira o resumo de todos os capítulos de Triunfo do Amor

Whatsapp

Confira o resumo de todos os capítulos de Triunfo do Amor, novela mexicana exibida pelo SBT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Capítulo 1
Vitória, uma das estilistas mais prestigiadas do país, vive atormentada por uma paixão do passado. Há vinte anos atrás se apaixonou por um homem que ia ser padre e teve uma filha com ele. Uma filha que perdeu. Antonieta, sua melhor amiga, a aconselha que esqueça o passado e se dedique a sua família. Vitória é casada com Osvaldo, um ator de sucesso que é muito atraente e popular entre as mulheres. Bernarda, mãe de João Paulo, fica feliz com a notícia de seu filho vai ser transferido para uma paroquia perto de sua casa. João Paulo relembra que faz vinte anos ele estava prestes a se ordenar padre quando conheceu o amor nos braços de Vitória. Essa paixão o fez duvidar de sua vocação, mas ele falou sobre isso com a mãe e ela se encarregou de convencê-lo que estava destinado a servir a Deus. Osvaldo reclama com Vitória por se dedicar totalmente ao trabalho e deixar de lado sua família. Vitória promete que vai mudar. Guilherme Quintana, um homem cruel e vingativo, finge ser amigo de Osvaldo, mas na realidade o odeia porque inveja seu sucesso e tudo que tem inclusive sua esposa. João Paulo pergunta se sabem algo de Vitória. Bernarda diz ao filho que ela foi embora sem se despedir. Mais tarde ela relembra o dia em que expulsou Vitória ao saber que ela esperava um filho de João Paulo.

Capítulo 2
Tomásia está a ponto de contar a João Paulo o que aconteceu com Vitória, mas depois se arrepende porque saber a verdade o deixaria arrasado. Maximiliano chega atrasado a uma reunião muito importante e tenta explicar o motivo para sua mãe, mas Vitória é dura com o enteado e diz que precisa se interessar pelo negócio que um dia será seu e de sua irmã. Vitória chora ao lembrar de todos os esforços que fez para encontrar sua filha perdida. Antonieta tenta consolá-la. As freiras e as internas do orfanato onde vive Maria Desamparada são convidadas para um desfile de modas que Vitória está organizando. Ao se encontrar com Vitória, Maria Desamparada se emociona, pede permissão para lhe dar um beijo e diz que seu grande sonho é ser modelo. Vitória ao ser abraçada por Maria sente uma emoção que não consegue explicar. Bernarda dá uma bofetada em Tomásia por deixa-la numa situação complicada diante de seu filho ao falar de Vitória. Tomásia se revolta com a atitude de Bernarda e ameaça contar tudo a João Paulo de voltar a agredi-la. Vitória comenta com Antonieta a emoção inexplicável que sentiu ao abraçar Maria. Antonieta pergunta a Vitória se ainda ama João Paulo. Ela diz que o amou muito, mas agora o odeia. Maximiliano e Maria Desamparada se conhecem e algo especial nasce entre eles.

Capítulo 3
Osvaldo critica a forma como Vitória reagiu ao vê-lo conversando com Maria Desamparada. Vitória, Osvaldo e os filhos festejam o sucesso do desfile. Mesmo vinte anos depois, Vitória de culpa por não ter contado a verdade sobre seu passado para Osvaldo. Osvaldo acaba de conseguir o papel principal da próxima novela e comenta com Vitória que Guilherme é um bom amigo por que perdeu o papel de protagonista para ele e não se incomodou. O que Osvaldo nem imagina é que Guilherme não é seu amigo, o odeia e espera o momento certo para se vingar. Em sonho, Bernarda relembra quando incendiou a casa do verdadeiro pai de João Paulo com sua esposa e filho dentro. E que Otávio se casou com ela e deu seu sobrenome a João Paulo. Maria Desamparada completa dezoito anos e segunda as regras precisa deixar o orfanato. A Madre Superiora diz a ela que chegou o momento de colocar em prática o que aprendeu no orfanato. Vitória está na igreja chorando e pedindo a Deus que a ajude a encontrar sua filha quando João Paulo se aproxima comovido e se surpreende ao reconhecê-la.

Capítulo 4
Vitória se recusa a conversar com João Paulo depois que ele se portou como um covarde indo embora sem se despedir. Ele se justifica dizendo que se sentia envergonhado pelo que tinha acontecido entre eles. Bernarda, astuta, diz ao filho que se sente culpada pela morte de seu pai porque esqueceu de lhe dar a a medicação e ele sofreu um derrame. Ele consola a mãe e diz que não deve se sentir culpada por que foi uma fatalidade. Maximiliano procura Maria e mente dizendo que se chama Fabiano. Dona Berta cumprimenta Maria pelo seu aniversário, mas ela diz que é uma data fictícia porque ninguém sabe quando ela nasceu. Antonieta diz a Vitória que Fernanda adora o pai porque dedica mais tempo a ela. Osvaldo confessa ao padre João Paulo que tem um segredo que nunca teve coragem de contar para sua família para protegê-los. Antonieta pergunta a Vitória porque não simpatiza com Maria Desamparada. Vitória diz que não sabe explicar o sentimento que ela lhe inspira, porque as vezes quer voltar a vê-la e outras a detesta. Osvaldo e Vitória flagram Fernanda aos beijos com Frederico e chamam sua atenção. Furiosa, ela ataca a mãe, diz que é igual a ela e a acusa de ter engravidado antes de se casar com seu pai. Vitória lhe dá uma bofetada.

Capítulo 5
Vitória responsabiliza Osvaldo pelo comportamento da filha. Ele se defende e critica sua ausência na criação de Fernanda. Os dois acabam, mas uma vez, discutindo porque ela se recusa a acompanhá-lo em um evento. Linda está emocionada por que conheceu Osvaldo no teatro e tenta seduzi-lo. Guilherme aconselha Osvaldo a tomar cuidado com o assédio. Osvaldo diz que ama Vitória e nunca seria infiel. Naty e Maria dizem a Linda que Osvaldo não vai ligar para ela porque está casado com uma famosa estilista.

Capítulo 06

Na emissora de televisão, Osvaldo cumprimenta efusivamente Maria Desamparada. Antonieta diz a Vitória que se não a conhecesse, não acreditaria que por trás dessa mulher implacável existe um ser humano que sofreu muito na vida. Vitória relembra que quando sua filha era bebê foi violentada por Rodolfo Padilha. Vitória se irrita quando Guilherme telefona para contar que viu Osvaldo conversando animadamente com uma garota muito bonita que se chama Maria Desamparada. Osvaldo diz a Maria que se quiser vencer na vida terá que deixar para trás seus medos e ir atrás do sucesso. Maria diz a Linda e Naty que Osvaldo a aconselhou a não desistir de seus sonhos e é isso que fará. Vitória relembra o dia em que foi atropelada e nunca mais viu sua filha. Bernarda também relembra esse dia quando acreditando ser um instrumento de Deus atropelou Vitória para que não fosse um obstáculo na carreira de sacerdote de seu filho João Paulo, e por isso não sente arrependimento. Maria procura Vitória, que de maneira brusca e direta pergunta o que existe entre ela e seu marido, Osvaldo. Maria diz que seu marido apenas foi gentil com ela. Maria é humilhada por Vitória que acaba com seu sonho ao afirmar que ela não tem elegância nem corpo para ser modelo. Maria, chorando, diz a Vitória que em um minuto acabou com seu grande sonho e isso prova que nunca sofreu na vida. Vitória diz a Antonieta que pretende dar uma chance a Maria Desamparada por que apesar de ter afirmado que não existe nada entre ela e Osvaldo, prefere tê-la por perto. Numa conversa com Maria, Vitória deixa claro que em troca da oportunidade ela terá que aceitar que sua vida privada e profissional agora lhe pertencem.

Capítulo 07

Maria está desfilando quando descobre que Fabiano na realidade se chama Maximiliano e é filho de Vitória. Ela fica desolada ao saber a verdade. Antonieta diz a Maria que ela se comportou muito bem na passarela exceto no momento que ficou paralisada. Antonieta pede a Maria que confie nela e comenta que percebeu o que aconteceu com Max e aconselha que se afaste dele. Max, diz a Fabiano que está arrasado por ter mentido para Maria e que não sabe como lidar com a situação. Fernanda discute com a mãe por causa da roupa que quer usar na sua festa de aniversário. Maria entra para entregar uma pasta a Vitória e é humilhada por Fernanda que debocha de sua roupa e de seu nome. Vitória critica o comportamento da filha. Maria explica que lhe puseram esse nome por que é órfã. Max procura Maria para pedir perdão. Ela diz que odeia mentiras, por isso não quer voltar a vê-lo. Vitória prepara Maria para ser uma grande modelo e isso a obriga a longas jornadas de trabalho. Max segue o ônibus onde está Maria e, aos gritos, pede que o perdoe. Maria finalmente o perdoa e ele tenta seduzi-la.

Capítulo 08

Maria diz a Max que seu sonho é unir sua vida ao homem que ame com a benção de Deus e formar uma família para saber o que se sente ao estar ao lado das pessoas que ama. Max insiste em seduzi-la e Maria deixa claro que tem dignidade e não permitirá que ninguém brinque com seus sentimentos e a use como um objeto. Antonieta está apaixonada por Oscar, mas ele ama Vitória. Osvaldo diz a Vitória que gostaria que ela dedicasse mais tempo para a família e se interessasse mais por ele, por que ás vezes se sente muito só. Vitória pergunta se ele seria capaz de buscar em outra mulher o que não encontra nela. Osvaldo jura que nunca a traiu. Vitória diz que o ama e o admira como ator. Linda está determinada a conhecer Osvaldo e conquistá-lo. Vitória se irrita quando Linda telefona para Osvaldo. Bernarda diz a João Paulo que se sente muito sozinha e pede a ele que jure que sempre estará a seu lado. Maria Desamparada e o padre João Paulo se conhecem.

Capítulo 09

Maria Desamparada diz ao padre João Paulo que não há nada mais triste do que não saber porque seus pais a abandonaram. O religioso diz que ela não deve julgá-los sem conhecer as razões que tiveram para deixá-la em um orfanato. Vitória fica sabendo que uma de suas modelos vai se casar e outra está grávida. Furiosa, ela ordena que as duas sejam desligadas da empresa. Max tenta defender as modelos e diz que elas precisam do emprego. Mas Vitória é implacável e não muda sua decisão. Linda diz a Naty que quer montar seu próprio salão de beleza e Osvaldo está disposto a comprá-lo. Tomásia diz a João Paulo que deveria ouvir sua mãe em confissão para que ela pare de ter pesadelos. Bernarda faz Tomásia prometer que nunca dirá a João Paulo que Vitória teve uma filha sua. Max faz uma serenata para Maria Desamparada. Linda diz a Maria que se Max não tiver dinheiro não deve perder tempo com ele. Vitória e Osvaldo discutem. Ela diz que dedicou sua vida ao trabalho para ser uma mulher bem-sucedida, mas infelizmente para ele isso é um crime. Maria perdoa Max e diz que mais que em seus pensamentos, quer estar em seu coração. Os dois se beijam.

Capítulo 10

Maria Desamparada, feliz, conta para as amigas que Max é seu namorado. Vitória comenta com Antonieta que viu Rodolfo Padilha, o homem que a violentou quando era jovem. Max conta para Fabiano que Maria Desamparada é sua namorada. Ele pergunta a Max se já contou a ela que é filho de Vitória. Max diz ao amigo que acredita que ela já saiba e que está com ele por interesse. Fabiano não concorda e diz que Maria não parece ser interesseira. Linda tenta seduzir Osvaldo, mas ele não permite e diz que é um homem casado e apaixonado por sua esposa. Vitória se sente incomodada ao ver na revista uma matéria falando de sua vida privada com Osvaldo. O assunto gera mais uma briga entre o casal e Osvaldo sugere que se divorciem. Fernanda e Frederico são presos por vandalismo. Max tira a irmã da prisão e promete não contar nada aos pais senão cancelariam sua festa de aniversário. Vitória, furiosa, maltrata e humilha Maria ao vê-la com uma maquiagem exagerada e diz que não quer voltar a vê-la. Padre João Paulo consola Maria e promete ser o pai que tanta falta lhe faz.

Capítulo 11

Vitória comunica que demitiu Maria Desamparada por que ela desobedeceu suas ordens. Max pergunta o que ela fez de tão grave e Vitória diz que ela apareceu na empresa com uma maquiagem e um penteado vergonhoso. Osvaldo diz que talvez ela só quisesse agradá-la e se equivocou. Osvaldo comenta com Max que Maria é uma jovem que acabou de sair do orfanato onde foi criada e que ele lhe deu o cartão de Vitória para que a procurasse pois seus sonho é ser modelo. Max diz a Vitória que lhe entristece ver como ela é cruel com as pessoas que trabalham na empresa e diz que as modelos são de carne e osso. Fernanda diz a Vitória que seu pai pediu que lembrasse que à noite é a avant première de seu filme. Osvaldo convida Linda para sair. Vitória se queixa com Antonieta por Max e Osvaldo terem criticado sua decisão de demitir Maria Desamparada, mas afirma ter certeza que fez a coisa certa. Antonieta a aconselha a mudar sua maneira de ser antes que isso desgaste seu casamento. Osvaldo chega para o lançamento do filme acompanhado por Vitória e se surpreende ao ver Linda. Ela se aproxima e pede um autógrafo. Vitória estranha a intimidade com que conversam e depois diz ao marido que ficou com a impressão que eles já se conheciam. Max se comove quando Maria Desamparada conta que arrumou um emprego no mercadinho do bairro. Ao ver que Maria não volta para a empresa, Vitória decide procurá-la. Vitória diz a Maria que elas tem algo em comum. Conta que também foi pobre e que teve que enfrentar muitos obstáculos para vencer na vida. Maria diz que prefere abrir mão de seu sonho do que ser humilhada por ela. Vitória insiste e diz a Maria que se não aceitar seu convite vai se arrepender pelo resto da vida. Max diz a Fabiano que está convencido que Maria Desamparada é uma moça pura e sensível e quer tratá-la como ela merece. Fabiano lembra o amigo que ele ainda não contou que é filho de Vitória.

Capítulo 12

Fernanda volta a discutir com a mãe. Fernando defende Vitória e diz à irmão que precisa respeitar sua mãe. Osvaldo conta para Vitória e Guilherme que cancelaram seu contrato para fazer a série que ia protagonizar. Guilherme, do alto de seu cinismo, diz a Osvaldo que espera que a notícia que vai lhe dar não abale a amizade que existe entre eles e comunica que ele será o protagonista. Padre João Paulo aconselha Maria Desamparada e ela volta a trabalhar na empresa de Vitória. Maria se surpreende quando Vitória apresenta Maximiliano como seu filho. Maria sofre mais uma decepção com Max. Ele tenta convencê-la de que não mentiu por que Vitória não é sua mãe e sim sua madrasta, mas ela está furiosa, diz que Max é um mentiroso e que não quer voltar a vê-lo. Fabiano diz a Max que deveria ter sido sincero com Maria desde o início, e pergunta se ele está mesmo apaixonado por Maria ou se ela é apenas mais uma de suas aventuras. Maxi diz que a ama e não descansará enquanto não conseguir ser perdão. Maria conta para Naty e Linda que Max voltou a enganá-la. Linda, que é muito ambiciosa, diz á amiga que agora que sabe que ele é milionário deveria continuar com ele. Vitória conta para Antonieta que foi até a igreja e encontrou João Paulo, mas ele estava acompanhado da mãe e de Maria Desamparada. Antonieta pergunta que relação pode haver entre eles e Vitória diz que vai averiguar. Maria Desamparada procura dona Bernarda por que precisa do conselho de uma mãe. Quando Tomásia vê Maria tem a impressão que a jovem a faz lembrar de alguém, mas não lembra quem. Bernarda conta que Maria acaba de sair do orfanato. Padre João Paulo fica emocionado quando chega ao hospital o equipamento necessário para operar uma criança que está em estado grave. Maximiliano é o doador anônimo. João Paulo, Maria Desamparada e as crianças do orfanato ficam felizes quando o médico diz que a cirurgia foi um sucesso.

Capítulo 13

Durante a festa de aniversário de Fernanda, Vitória se surpreende quando Rodolfo Padilha chega na festa e se apresenta como pai de Frederico, o namorado de Fernanda. João Paulo diz à mãe que graças ao doador anônimo o menino se salvou e pergunta se foi ela. Bernarda se aproveita do momento e assume ser a doadora secreta. João diz à mãe que ela é uma Santa. Vitória trata Rodolfo com indiferença. Guilherme e Ofélia falam sobre o passado de Vitória, de sua obsessão pelo trabalho e da maneira superficial como leva seu casamento. Rodolfo diz a Vitória que tinha certeza que um dia voltariam a se encontrar e que nunca esqueceu os belos momentos que viveram juntos, fazendo alusão ao dia que a violentou. Vitória fica furiosa, lhe dá uma bofetada e o expulsa de sua casa. Desesperada, ela vai atrás da filha. Fernanda, que bebeu demais, está seminua e é seduzida por Frederico.

Capítulo 14

Vitória fica preocupada ao não encontrar a filha na festa. Rodolfo diz ao filho que terá que fazer oque for preciso para se casar com Fernanda. Frederico diz que está tentando consolidar a relação e comenta com o pai que acaba de passar a noite com ela. Vitória, furiosa, diz à filha que se passou a noite com Frederico certamente aconteceu algo entre eles e só espera que não tenha consequências. Vitória diz a Antonieta que esteve a ponto de revelar seu segredo a Maximiliano e o deixou muito confuso. Antonieta a aconselha a ser sincera com sua família. Vitória concorda e diz que chegou o momento da verdade. Osvaldo exige que Frederico diga se aconteceu algo entre ele e sua filha. Frederico nega e diz que só foram dar uma volta no carro novo. Rodolfo sai em defesa de Frederico e diz a Osvaldo que seu filho não é mentiroso. Rodolfo diz ao filho que tem outras armas para pressionar Vitória. João Paulo se surpreende quando Vitória diz que sua mãe transformou sua vida em um calvário e fez muito mal a ela e a filha que tiveram. Padre João Paulo pergunta a Vitória o que aconteceu sua filha e se não sabe nada dela por que a abandonou. Vitória pergunta que classe de mãe pensa que ela é para ter coragem de abandonar um filho. Depois conta a ele como tudo aconteceu e como perdeu sua filha. Vitória diz a João Paulo que enquanto ele viveu todos esses anos em um paraíso, sua vida tem sido um verdadeiro inferno. João Paulo exige que sua mãe explique por que não lhe contou que Vitória teve uma filha sua.

Capítulo 15

Bernarda, furiosa, afirma que a filha não era dele e diz que se Vitória voltara a procurá-lo deve afastá-la de sua vida para sempre. João Paulo, fora de si, enfrenta a mãe e diz ter certeza que essa criança tem o seu sangue. Bernarda não se controla e dá uma bofetada no filho. A Madre Superiora diz a Maria Desamparada que Maximiliano foi conversar com ela e jurou, em frente ao altar, que a ama. Osvaldo trai Vitória com Linda. Maria Desamparada perdoa Maximiliano. Vitória diz a Antonieta que contou toda a verdade para João Paulo e ele ficou angustiado por a mãe nunca lhe contou sobre sua gravidez. Vitória se culpa por tê-lo odiado tanto por todos esses anos quando a única culpada é Bernarda. Antonieta aconselha Vitória a pensar mais em seu casamento ou perderá Osvaldo. Bernarda, convencida de que sempre agiu certo, está decidida a prejudicar Vitória. João Paulo está decidido a procurar sua filha. Bernarda diz que não se oporá e pergunta ao filho se a perdoa. Maria Desamparada pergunta a Max quem é Helena. Ele diz que no momento certo lhe contará tudo, mas agora não deve duvidar que ela é a única mulher que ama. Maximiliano descobre que a irmã fugiu de casa. Vitória, furiosa, vai até a casa de Rodolfo e deixa claro que por sua filha é capaz de tudo. Nesse momento Fernanda chega com Frederico. Vitória leva a filha para casa. Max dá conselhos a Fernanda e diz que ela é muito jovem para destruir sua vida. Osvaldo diz a Linda que foi um erro o que aconteceu entre eles por que é um homem casado e apaixonado por isso não volverão a se encontrar. João Paulo procura Vitória para pedir perdão e diz que vai procurar a filha. Bernarda fica furiosa ao saber que João Paulo está determinado a encontrar sua filha.

Capítulo 16

Vitória se surpreende ao se deparar com Bernarda na empresa. Em tom ameaçador ela exige que Vitória se afaste para sempre de seu filho. Alterada, Vitória diz a Bernarda que não é a única culpada pelo que aconteceu e a expulsa de sua sala. Vitória procura João Paulo e pergunta qual era sua intenção ao enviar sua mãe para ameaçá-la.
Osvaldo telefona para Linda e quem atende é João. Milagre diz a Napoleão que vai comprar um anel de compromisso para que seu filho dê a Linda. Pedro diz a Osvaldo que não se conformou com sua demissão por isso batalhou para que lhe dessem um papel na mesma minissérie onde Guilherme fará o vilão. Maria Desamparada diz a Vitória que depois de saber que ela também é órfã, não só a entende como também a admira. Vitória, emocionada, a abraça e chama de filha. Osvaldo convida Linda para jantar, mas deixa claro que é apenas como bons amigos. Antonieta e Pepino vê os dois juntos. Ofélia e Guilherme também flagra o casal. Linda falta ao jantar preparado por dona Milagre. Furiosa, Maria liga para a amiga e ameaça contar tudo a Vitória se não voltar imediatamente para casa. João entrega a Linda o anel de compromisso e a pede em casamento. Osvaldo encontra Vitória e Oscar abraçados e exige uma explicação. Antonieta, fora de si, diz a Osvaldo que ele não tem nenhum direito de pedir explicações a Vitória. Linda aceita se casar com João. Maria Desamparada pergunta a Linda como vai se casar com João se está envolvida com Osvaldo. Vitória e Osvaldo conversam sobre os problemas que estão enfrentando no relacionamento e os dois decidem lutar para salvar o casamento. Bernarda tenta impedir João Paulo de procurar a filha.

Capítulo 17

Vitória decide procurar Bernarda para pedir que lhe diga o que sabe sobre o paradeiro de sua filha. Maria Desamparada diz a Max que viu no jornal uma notícia sobre seu compromisso. Vitória interrompe a conversa e afirma que Max não está envolvido com ninguém. Maximiliano dá a Maria um anel e diz que é o símbolo da reconciliação e de seu compromisso de amor. Maria Desamparada devolve o anel e diz a Max que uma joia não comprará sua dignidade. Bernarda tenta convencer o filho a esquecer Vitória e se dedicar a suas obras de caridade. João Paulo deixa claro que não está interessado em Vitória e sim em encontrar sua filha. Antonieta diz a Oscar que ele não consegue esconder o interesse que tem em Vitória como mulher. Pepino faz o mesmo comentário com Antonieta sobre o amor não correspondido que nutre por Oscar.
Linda diz a Naty que não descansará até que Osvaldo se divorcie de Vitória. Rodolfo diz a Frederico que precisa fazer de tudo para se reconciliar com Fernanda. Maria Desamparada é eleita a modelo principal da casa de modas. Guilherme comenta com Pedro que Osvaldo tem uma amante bem mais jovem que Vitória. Osvaldo tenta convencer Linda que ama sua esposa e não pode continuar saindo com ela. Furiosa e decidida a perseguir Osvaldo, ela se joga de propósito diante do carro de Vitória para que a atropele.

Capítulo 18

Vitória diz a Linda que não quer fugir de sua responsabilidade, mas ela se atravessou diante do carro e o motorista não pode fazer nada. Linda se faz de vítima e afirma que agiu com desespero pois precisa de um emprego e queria marcar uma entrevista com sua secretária. Vitória promete empregá-la. Osvaldo se queixa com Max por não se importar com sua vida profissional, pois assim como vitória está sempre muito ocupado. Max se desculpa com o pai e promete que vai lhe dar mais atenção. Osvaldo se confessa com padre João Paulo, diz que traiu Vitória com uma mulher muito mais jovem que ela e jura estar arrependido. Osvaldo, ao saber que Vitória se envolveu em um acidente, vai até o hospital e se surpreende ao encontrar Linda. ela apresenta João José como seu noivo e diz que em breve irão se casar. Maria Desamparada recrimina a atitude da amiga e diz a Linda que está agindo muito mal ao querer se vingar de Osvaldo. Bernarda ameaça matar Vitória se voltar a procurar seu filho João Paulo e exige que diga que ele não é o pai de sua filha. Vitória enfrenta Bernarda e diz que não vai carregar essa culpa sozinha. Max ouve os gritos das duas e pede uma explicação a Vitória sobre as ameaças de Bernarda.

Capítulo 19

Vitória percebe que Maria está usando um anel de compromisso e a aconselha a não se apaixonar para não destruir sua vida com uma aventura. Maria receber a visita de Max, que jura que a ama e que sua relação não é apenas uma aventura. Vitória diz a Antonieta que sua vida é um engano e tantas mentiras podem separá-la de Osvaldo. Linda telefona para Osvaldo e ameaça contar a verdade a Vitória se não voltar a procurá-la. Antonieta e Pepino flagram Max e Maria se beijando, e aconselham que tomem mais cuidado porque se Vitória descobrir poderão ter problemas. Antonieta conversa com Maria e a aconselha a se afastar de Maximiliano se pretende continuar com sua carreira de modelo. A estreia de Maria na passarela é um grande sucesso. Max e Maria saem para comemorar, fazem amor e juram amor eterno.

Capítulo 20

As amigas se preocupam por que Maria passou a noite fora. Maria conta a Naty o que aconteceu entre ela e Max e ela pergunta o que acontecerá quando Vitória souber e proibir o namoro entre eles. Vitória comenta com Antonieta que estranhou o fato de Max e Maria não terem ficado na comemoração e pergunta se ela sabe de alguma coisa. Vitória e Tomásia se reencontram e se abraçam emocionadas. Fernanda e Gabriela caçoam de Maria Desamparada. Maria dá uma bofetada em Gabriela e Fernanda esbofeteia Maria. Maria se decepciona com a atitude fria de Maximiliano.

Capítulo 21

Durante a gravação de uma cena, Osvaldo é ferido por Guilherme. Ofélia acusa Guilherme de ter trocado as balas de festim por balas de verdade e pergunta se tinha a intenção de matar Osvaldo. Guilherme, cinicamente, afirma que não foi ele. Bernarda demite Tomásia por ter saído sem a sua permissão. Tomásia diz que foi ver Vitória e ela lhe ofereceu trabalho. Tomásia diz também que antes de ir embora contará a João Paulo sobre suas suspeitas de que ela é a assassina de Otávio. Furiosa, Bernarda agride Tomásia até matá-la. Maximiliano explica seu comportamento dizendo a Maria que passou o dia fingindo para preparar uma surpresa romântica para provar o quanto a ama. Fausto se oferece para queimar o corpo de Tomásia e diz que sua atitude demonstra sua fidelidade. Pedro diz a Osvaldo que está convencido que alguém quis acabar com sua vida e fará de tudo para descobrir quem foi. Guilherme, hipócrita, afirma que deve ter sido um acidente, pois Osvaldo é querido por todos. Linda visita Osvaldo no hospital, mas ele a acusa de ter provocado o acidente para incriminar Vitória e diz que não há mais nada entre eles. Guilherme, com o celular, grava a discussão entre os dois. Bernarda diz a João Paulo que Tomásia foi embora sem se despedir e o apresenta a Fausto seu novo empregado. Bernarda diz ao filho que Vitória deum uma grande quantia em dinheiro a Tomásia e que a empregada foi embora depois que ela criticou por ter procurado Vitória. Naty e Maria Desamparada criticam a atitude de Linda que insiste em assediar Osvaldo. Ela não se importa com a opinião das amigas e afirma que não desistirá até se reconciliar com Osvaldo. João Paulo diz a Vitória que Tomásia usou o dinheiro que ela lhe deu para ir embora da casa de sua mãe. Vitória diz que apenas devolveu a ela algo que lhe pertencia, pois Tomásia lhe deu suas economias quando Bernarda a expulsou de sua casa. Antonieta e Pepino expulsam Linda da casa de modas. Astuta, ela afirma que pretende trabalhar como modelo e ameaça contar a Vitória que está saindo com seu marido se eles não a ajudarem.

Capítulo 22

Pepino e Antonieta tentam convencer vitória que Linda não serve para ser modelo e ela então a convida para trabalhar no departamento de maquiagem. Maria Desamparada fica chocada ao ver Helena beijando Max apaixonadamente. Vitória recebe Helena efusivamente e a apresenta a Maria. Desolada, ela diz a Max que ouviu sua mãe dizer que só aceitaria Helena como sua nora. Max afirma que Helena não significa nada para ele. João Paulo pede a Vitória todas as informações que tem sobre sua filha, e diz que fará de tudo para encontrá-la. Guilherme provoca Osvaldo e diz que vai levar sua carreira à decadência por que só se preocupa com sua amante. Bernarda diz a Vitória que seu maior sonho é matá-la e não descansará até conseguir. Max pede Maria em casamento. Max entrega uma aliança a Maria e diz que nesse instante irão até o cartório de registro civil para se casarem. Maria está emocionada com o pedido, mas diz a Max que não quer se casar às escondidas, como se estivessem fazendo algo de errado. Ela diz também que está disposta a esperar que ele fale com sua mãe. Antonieta aconselha Maria a não levar tão a sério o que Max lhe diz, por que Vitória tem outros planos para ele e para ela também. Maria diz que sua vida não teria sentido sem Max. Antonieta conversa com Max e o aconselha a não desafiar sua mãe, pois sabe que ela nunca aceitará Maria como sua nora. Max diz eu pela primeira vez está apaixonado e não pretende renunciar ao amor que sente por Maria. Vitória fica nervosa ao encontrar Rodolfo e seu filho em sua casa. Rodolfo diz a Vitória que terá que aceitar que sua filha se case com Frederico ou sua família conhecerá tudo sobre seu passado. Furiosa, Vitória lhe dá uma bofetada. Max se surpreende ao ouvir Linda falar de seu pai com tanta familiaridade. Vitória conta a Antonieta que está sendo chantageada por Rodolfo e diz que está disposta a contar toda a verdade a Osvaldo para salvar sua filha.

Capítulo 23

Vitória está a ponto de revelar seu segredo a Osvaldo, mas é interrompida pela chegada do padre João Paulo. João Paulo diz a Vitória que precisam estar unidos para poder encontrar sua filha. Vitória pergunta se ele está disposto a enfrentar sua mãe. Ele afirma que está disposto a enfrentar todos os obstáculos para poder lhe devolver sua filha. Maria Desamparada confessa ao padre João Paulo que se entregou a Max por que o ama, mas tem medo que Vitória nunca a aceite como sua nora. João Paulo promete que falará com Max. Fernanda não se lembra de nada e se assusta ao ver Frederico em sua cama. Frederico diz que ela o convidou para fugirem juntos. Vitória diz a Antonieta que ela e Osvaldo estão mais unidos do que nunca com o intuito de salvar Fernanda de Padilha e seu filho. Helena chega na casa de modas e é recebida com euforia pelas modelos, que contam a ela que há uma modelo que quer pegar seu lugar. Alterada, Helena diz que ela é a estrela da Casa de Modas e logo será a dona pois vai se casar com Maximiliano. Fernanda humilha Maria Desamparada. Padre João Paulo conversa com Max sobre Maria e ele garante que mesmo contra a vontade de sua mãe se casará com Maria. Helena, hipócrita, diz a Max que nunca o enganou e continua apaixonada por ele. Max deixa claro que não a ama mais e diz que sua presença o incomoda. Helena diz que não será nada fácil se livrar dela. Maria Desamparada comenta com o padre que fez um comentário a sua mãe e ela ficou muito alterada. Maria sofre uma queda provocada por Helena. Linda e Osvaldo se beijam no quarto de Osvaldo e Vitória e são flagrados por uma empregada. Helena é pressionada pela mãe para reconquistar Maximiliano, porque estão falidos. Ofélia exige que Helena termine seu caso com Guilherme e ameaça contar a Max e Vitória que os dois são amantes há muito tempo. Helena se irrita com a chantagem de Ofélia, mas diz que já tentou várias vezes terminar seu relacionamento com Guilherme, mas ele a persegue e diz que não pode viver sem ela. Osvaldo, desesperado, tenta fazer Linda entender que não quer mais nada com ela. Helena diz a Guilherme que Ofélia ameaçou contar a Max e Vitória que é sua amante. Guilherme não se preocupa com as ameaças de Ofélia e afirma que continuarão juntos não só pela paixão que os une, mas também pelo ódio que nutre por Osvaldo Sandoval. Ele afirma que o odeia não só por ter lhe tirado os melhores papéis, mas também por ter se casado com a única mulher que amou. E, como Vitória não aceitaria ser sua amante então ficou com a namorada do filho dele. A confissão deixa Helena indignada.

Capítulo 24

Linda conta a Maria Desamparada que foi até a casa de Osvaldo para maquiar sua filha e acabou no quarto dele. João Paulo diz à mãe que tem uma pista do paradeiro de sua filha e tem certeza que a Madre Clementina poderá ajudá-lo. Vitória diz a Max que eles têm uma conversa pendente. Max diz que no momento era importante, mas agora já tomou uma decisão. Vitória diz a Maria Desamparada que prometeu transformá-la em uma modelo internacional, mas para isso não poderá se apaixonar. Maria diz que está namorando e Vitória diz que não permitirá que destrua sua carreira. Bernarda conheça Maria Madalena e diz que desde esse momento a renega mesmo sendo sua neta. Fernanda gosta tanto do trabalho de Linda que a convida para almoçar. Linda para ganhar sua amizade, promete ajudá-la a ver seu namorado sem que ninguém fique sabendo. Vitória diz a Antonieta que sempre que tenta contar a verdade sobre seu passado para Osvaldo acontece algo que os interrompe. E agora como pode contar a ele que Padilha faz parte de seu passado. Antonieta pergunta o que acontecerá se João Paulo encontrar sua filha Osvaldo tenta, mas não consegue esquecer Linda. Apesar disso, ele convida vitória para sair, mas ela não aceita. Dona Bernarda está feliz pois acredita que quando João Paulo conhecer Maria Madalena acreditará que é a filha que está procurando. Linda descobre o local onde Osvaldo está gravando anovela e vai até lá para dizer que o ama. João Paulo se sente culpado ao saber que tipo de vida leva Maria Madalena. Fernanda diz á mãe que já sabe que ela conhece o pai de Frederico há muitos anos quando trabalhava em uma confecção. Vitória não admite conhecê-lo. Fernanda conta para a mãe que Maria Desamparada está saindo com Max. Vitória fica furiosa e Osvaldo a aconselha a não se meter na vida de Max.

Capítulo 25

Vitória, ao ver Maria Madalena chorosa, diz a ela que perdeu uma filha e que também se chamava Maria. Maria Madalena a expulsa e diz que seu homem não gosta que receba visitas. Osvaldo se sente abandonado por Vitória e decide sair com Linda. Helena aparece na casa de Maria Desamparada para humilhá-la e deixar claro que Max é seu namorado e em breve irão se casar. Fernanda sonha com Cruz fazendo uma serenata e lhe dando um beijo. Max se queixa com Fabiano com a falta de diálogo com seus pais, pois os dois estão sempre muito ocupados. Max também está preocupado com Maria Desamparada que só aceita se casar com ele no dia que sua mãe a aceite e acha que isso nunca irá acontecer. Padre João Paulo sonha que sua filha chama por ele. Vitória comenta com Antonieta o encontro que teve com Maria Madalena, diz que não sentiu a emoção que imaginou que sentiria e que tem dúvidas de que ela seja realmente sua filha. Osvaldo comenta com Pedro que está pensando na possibilidade de se dar uma oportunidade com Linda. Ofélia exige que Guilherme termine seu relacionamento com Helena e os dois discutem acaloradamente. João Paulo diz à mãe que já encontrou sua filha e sofre ao ver as condições em que vive. Vitória diz a João Paulo que se sente culpada ao ver a filha vivendo nessas condições.

Capítulo 26

Vitória discute com João Paulo e afirma que ele não tem ideia do tamanho de seu sofrimento por que sempre viveu sob a proteção de sua mãe e ela é a culpada por sua filha ter se perdido. Vitória diz a João Paulo que não sabe como contar para sua família o seu segredo. Osvaldo faz amor com Linda e se justifica dizendo que sua esposa não lhe dá atenção. Ele diz a Linda que pensa em alugar um apartamento para que possam se encontrar, mas deixa claro que não pensa em se divorciar de Vitória porque ainda a ama. Fernanda diz a Max que está apaixonada por Frederico e acha injusto que sua mãe o despreze porque é pobre. Max diz à irmã que ela merece alguém melhor. Fernanda dá o troco e diz que pensa o mesmo pois o viu com Maria Desamparada. Bernarda visita Vitória para vê-la sofrer por causa da filha e afirma que esse é seu castigo por ter se envolvido com João Paulo. Vitória enfrenta Bernarda e diz que se voltar a incomodá-la vai contar a todos que seu filho é o pai de sua filha. Maria Desamparada recebe um bilhete anônimo ameaçando contar a Vitória sobre seu relacionamento com Maximiliano. Preocupada, Maria diz a Max que precisa contar a verdade para sua mãe. Vitória também recebe um bilhete anônimo e comenta com Antonieta e Pepino que Max precisa se casar com Helena imediatamente, pois é uma jovem de moral ilibada. enquanto isso, Helena está fazendo amor com Guilherme. Bernarda fica furiosa ao saber que João Paulo foi procurar Maria Madalena. Linda conta para Maria que Osvaldo montou um apartamento para que possam se encontrar e diz que adoraria morar com ele. Maria Madalena sonha com a possibilidade de ser filha de Vitória e diz ao Escorpião que adoraria se vestir bem e morar com ela. Irritado, ele faz ameaças e diz que nem pense em abandoná-lo. Max diz ao pai que se preocupa pois o vê cada vez mais distante de Vitória

Capítulo 27

Padilha chantageia Vitória e pede dinheiro em troca de não contar a seu marido e filhos o que houve entre eles. Vitória concorda em lhe dar a quantia que quer se em troca ele e seu filho se afastarem de sua vida e a de sua filha. Antonieta diz a Vitória que foi um erro dar dinheiro a ele porque com certeza continuará fazendo chantagem. Vitória diz que contará a verdade para Osvaldo. Bernarda procura Osvaldo e como não o encontra diz a Max que Vitória os tem enganado todos esses anos. Max pede a Vitória quem é essa mulher que conhece tão bem a família. Vitória diz ao filho que vai investigar quem foi que ligou. Depois exige que Bernarda deixe sua família em paz. Bernarda marca um encontro com Vitória em sua casa e diz que se quiser recuperar a tranquilidade deve dizer a João Paulo que ele não é o pai de sua filha. Caso contrário transformará sua vida em um inferno. Helena e sua mãe conversam com Vitória e pedem que demita Maria Desamparada pois é muito interesseira e quer conquistar Max. Furiosa, Vitória diz que fará o que for necessário para separá-los. João Paulo pede perdão à mãe por ter pensado mal dela. Vitória encontra Fernanda chorando. Ela a consola e diz que precisa contar um segredo, mas tem medo que essa revelação destrua sua família. Vitória também se desculpa com Osvaldo por não lhe dar atenção. Osvaldo tenta fazer uma confissão, mas depois desiste. Bernarda fica chocada quando Maria lhe apresenta Max e diz que ele é filho de Vitória e Osvaldo Sandoval.

Capítulo 28

Ao ver Bernarda, Max diz que já a conhece pois presenciou uma briga dela com sua mãe. Ele diz a Maria que essa mulher não é nenhuma Santa e na sua casa só se respira maldade. Bernarda diz que em algum momento ele conhecerá a verdadeira história de Vitória. Vitória mais uma vez tenta contar seu segredo para o marido, mas ele está muito cansado e acaba dormindo. Naty aconselha Linda a pensar melhor no que está fazendo da sua vida por que nunca terá o amor de Osvaldo. João José diz a Linda que quer se casar com ela. Milagre e Napoleão dizem a Linda que sabem que está enganando ele. Maria Madalena diz à Madre Clementina que gostaria de ser filha de Vitória pois gostaria de mudar de vida. Ela conta que o Escorpião ameaçou matá-la se decidir abandoná-lo. João Paulo procura Maria Madalena e é recebido pelo Escorpião que deixa claro que está cansado que ele e aquela mulher continuem atrás dela. Ele agride violentamente o padre. Vitória e o marido voltam a brigar e Osvaldo diz que não dá mais para continuar desse jeito. Padilha exige que o filho engravide Fernanda para que se case com ela. Bernarda e Vitória discutem. Ela reconhece o relógio da filha e quer saber como Bernarda está com ele. Nesse momento chega Padilha e Bernarda diz a ele que Vitória quer saber onde ela conseguiu o relógio. Bernarda diz a Padilha que Vitória está interessada em saber como ela conseguiu o relógio que é de sua filha. Ele nega e afirma que o relógio pertenceu a sua avó. Antonieta diz a Maria Desamparada que não gostaria que sofresse como ela por se apaixonar pelo homem errado e que torce para que Max realmente a ame. Frederico diz a Fernanda que se realmente o ama que vá embora com ele. Logo depois ele tenta levá-la para um hotel à força. Cruz tenta impedir que ele a leve e Fernanda ameaça contar a seu pai. Ela humilha o jardineiro e diz que jamais se aproximaria de alguém como ele. Max diz a Maria Desamparada que está preocupado com a situação de seus pais e que chegou a pensar que ele tem uma amante. Maria se sente mal por não contar a ele que seu pai e Linda são amantes. Bernarda pergunta a Vitória e Padilha de onde se conhecem e ele imediatamente responde que foram amantes. Vitória fica fora de si, o chama de covarde e exige que assuma que a violentou.

Capítulo 29

Bernarda diz que Padilha é seu inquilino há muitos anos. Vitória diz a Maria Desamparada que não consegue entender que relação ela pode ter com uma mulher como Bernarda e a aconselha a se afastar dela para seu bem ou a fará conhecer o mesmo inferno que ela viveu no passado. Vitória pergunta a Max se é verdade que ele vive uma aventura com Maria Desamparada. Ele afirma que não é uma aventura, diz que a ama e que pretende se casar com ela. Osvaldo se irrita com Linda por ir procurá-lo em seu trabalho e deixa claro que não pretende colocar seu casamento em risco. Vitória diz a Max que jamais permitirá que se case e se o fizer deixará de apoiá-lo. Irritado com a decisão de Vitória, Max decide deixar o emprego e diz que não pretende deixar a mulher que ama. Maria Desamparada diz a Max que o ama tanto que não pode permitir que se sacrifique por ela se afastando de sua família., por isso, é melhor que se afastem. Maria termina seu relacionamento com Max para evitar que ele se afaste da família. Vitória comenta com Antonieta que segunda Max, Maria é o amor da sua vida, mas ela tem certeza que a felicidade dele é ao lado de Helena. Antonieta pergunta o que fez Maria para que não aceite que se case com Max. Linda aconselha Maria a lutar por seu amor e não se preocupar com o que pensa a família de Max. Linda, furiosa, comenta com Natty que odeia Vitória por fazer Maria sofre. Bernarda, angustiada pelo que aconteceu com o filho, reclama por ele não ter avisado que estava no hospital. Osvaldo chega para visitar padre João Paulo e Bernarda aproveita para perguntar se ele sabe que sua esposa tem um amante. Max envia flores a Maria e tenta uma reaproximação. Os dois se rendem ao grande amor que sentem e se reconciliam. Osvaldo confessa a João Paulo que tem uma amante e contam também que a mãe de Max está viva.

Capítulo 30

Osvaldo diz a João Paulo que, Leonela, a mãe de Max está presa cumprindo pena por ter assassinado seu amante e que contou ao filho que sua mãe havia morrido para que não sofresse. Vitória e Antonieta encontram Maria Madalena muito machucada. Bernarda telefona para Osvaldo e pede que vá até sua casa para que possa lhe dar detalhes da traição de sua esposa. Osvaldo, taxativo, diz que confia plenamente em sua esposa e desliga o telefone. Depois ele diz a João Paulo que não entende qual é o empenho de sua mãe em difamar Vitória. João Paulo afirma que Vitória é uma mulher honesta e jamais lhe seria infiel. Osvaldo diz ao padre que ele fala de Vitória como se a conhecesse há muito tempo. Helena fica furiosa ao ver Maria com Max, a insulta e afirma que não abrirá mão do amor de Max. Maria enfrenta Helena e diz também lutará pelo amor dele. Max acaba com as intenções de Helena ao afirmar que ama Maria e se casará com ela. Max diz ao padre João Paulo que mesmo sua mãe se opondo pretende se casar com Maria Desamparada.

Capítulo 31

Padilha chega na casa de Bernarda quando ela está conversando com Victoria sobre sua filha. Bernarda questiona Padilha sobre sua relação com Victoria e ele responde que no passado foram amantes. Frederico tenta abusar de Fernanda. Cruz chega e bate no garoto e exige que ele pare com tudo. Guilherme procura Osvaldo na Televisa para alegar que ele tem uma amante e que Vitória não sabe disso. Bernarda avisa Maria Desamparada que Victoria e Maximiliano não a farão sofrer sem ninguém. Por outro lado, Victoria diz a Maria que Bernarda é uma mulher mentirosa que cerca a todos com seus enganos. Victoria, muito chateada, pergunta a Maximiliano se ele tem um caso com Maria Desamparada, ele responde que isso não é verdade. Maria Desamparada está preocupada com a reação que Victoria terá ao descobrir que é namorada de Maximiliano, então pergunta a Max que o melhor para os dois é que parem de se ver.

Capítulo 32

No hospital onde se encontra Maria Madalena, Bernarda conhece Osvaldo e lhe garante que Victoria o está traindo. Essa confissão deixa Osvaldo surpreso e ele não sabe o que responder. Mais tarde, Vitória leva Antonieta para visitar Maria Madalena e as duas choram no carro ao ver como acabou a suposta filha de Vitória. Nesse momento, Maria Madalena é espancada pelo marido. Algum tempo depois, Osvaldo confessa ao padre João Paulo que sua primeira esposa, a mãe de Maximiliano, ainda está viva e não está morta como ele fazia acreditar.

Capítulo 33

Na casa de moda, Helena flagra Maria Desamparada e Maximiliano se beijando. Nesse momento ela se irrita, os separa e grita com Maria Desamparada que a avisou para não se aproxima de Maximiliano. Helena perde a paciência e tenta esbofeteá-la, mas Max a impede. Por outro lado, Bernarda poderia ser descoberta por Fausto, já que ele e Eva descobrem uma foto dos pais na casa de Bernarda e afirmam que ela os queimou vivos. Enquanto isso, Victoria fala com Helena em seu escritório e garante que se ela descobrir que traiu Maximiliano, ela será sua pior inimiga. Algum tempo depois, Bernarda conversa com Osvaldo ao celular e garante que está disposta a lhe dar todas as informações sobre o suposto amante de Vitória, enquanto isso vai à casa de Maria Madalena e a encontra espancada, então diz que ela está determinada a levá-la para morar com ela e sua família.

Capítulo 34

Guilherme visita Helena em seu apartamento e a beija apaixonadamente. Ela teme que Maximiliano descubra que eles são amantes. Num restaurante luxuoso, Maximiliano diz a Maria Desamparada que se demitiu de seu cargo na grife Victoria, mas o que mais o magoa é que Victoria vai ficar sozinha por causa de sua atitude. Osvaldo vai por Linda para o apartamento dela. Lá conhece Maria Desamparada, que já sabe que existe uma relação sentimental entre os dois. Osvaldo continua envergonhado. Maximiliano visita Maria Desamparada em seu apartamento quando Osvaldo está esperando por Linda.

Capítulo 35

Victoria chega muito tarde à residência de Sandoval, pois estava aos cuidados de Maria Madalena. Osvaldo a surpreende e pergunta se ela vem ver seu amante. Na residência Iturbide, Bernarda repreende sua empregada por interferir em sua vida privada. Agora que Maximiliano se demitiu da grife Victoria, é muito provável que comece um negócio para competir com sua mãe. Em um restaurante, Maximiliano pede que Maria Desamparada seja sua esposa, ele lhe entrega um anel de noivado.

Capítulo 36

Pedro diz a Vitória que mandou Osvaldo gravar algumas cenas na praia e vai passar lá todo o final de semana. Depois comenta com Guilherme que ele pode ter colocado Osvaldo em um grande problema. Helena está preocupada com os sintomas da gravidez e decidida a obrigar Max a se casar com ela o quanto antes. Vitória, por sua vez, está empenhada em separar Max de Maria Desamparada. Enquanto isso, Osvaldo está com Linda em Acapulco. Padilha e o filho chegam na casa de Vitória para nadar. Fernanda está bêbada, Cruz tenta impedir que ela continue bebendo e Padilha o ameaça com um revólver. Fabiano chega com a polícia e Padilha é levado para a delegacia. Fernanda culpa Cruz e diz que vai fazer com que seja demitido. Max e Maria desamparada estão curtindo o amor que os une em uma praia em Miami. Fernanda e Frederico saem de carro e sofrem um terrível acidente. Fernanda e Frederico saem ilesos do acidente. Linda pergunta a Osvaldo o que aconteceu para que ele se afastasse de Vitória. ele diz que além da falta de tempo para a família há algo mais, pois ela guarda um segredo. Linda pergunta se ele não tem nenhum segredo. Pedro comenta com Ofélia que tem a impressão que Guilherme odeia Osvaldo. Ofélia não acredita que Guilherme odeie Osvaldo apesar de Leonela, mesmo sendo sua amante, o deixou para se casar com ele.

Capítulo 37

Oscar aconselha Fernanda a pensar melhor se vale a pena seu relacionamento com Frederico. Bernarda decide fazer um teste de DNA para saber se Maria Madalena é filha de Vitória e João Paulo. Maria e Max estão passando momentos felizes e se beijam apaixonadamente. Vitória e Helena observam os dois. Durante o desfile, Max fica enciumado ao perceber que Joaquim não tira os olhos de Maria. Aborrecido, ele bebe demais e Helena aproveita para entrar no quarto dele para seduzi-lo. Antonieta conta a Pepino que Vitória teve uma filha antes de se casar e a menina ficou perdida por muitos anos. Ela conta também que a filha de Vitória está vivendo com dona Bernarda e que o padre João Paulo é o pai. Vitória, furiosa, recrimina Maria por beija Max em público e, depois de humilhá-la, deixa claro que ele vai se casar com Helena. Dona Bernarda diz a Maria Madalena que Vitória a abandonou por que atrapalhava sua vida e diz que Padilha conhece todo seu passado. Padilha conta que Vitória foi sua amante. Max acorda e se surpreende ver Helena no seu quarto. Ela, cínica, diz que os dois fizeram amor e terá que se casar com ela. Helena, eufórica, diz a Vitória que passou a noite com Max. Linda tenta convencer Osvaldo a abandonar Vitória, mas ele deixa claro que nunca deixará sua família. Guilherme, furioso, agride Ofélia depois que ela afirma que ele odeia Osvaldo por que lhe roubou o amor de Leonela. Maxi agride Joaquim por tentar seduzir Maria. Vitória culpa Maria e a acusa de se insinuar para Joaquim. E, para evitar mais problemas a proíbe de sair do quarto do hotel. De volta da viagem, Max vai levar Maria em casa e chega no mesmo momento que Osvaldo e Linda.

Capítulo 38

Max pergunta ao pai o que está fazendo com Linda. Ele explica que ela foi ao set de gravações substituir a maquiadora. Helena diz à mãe que está grávida, por isso teve que passar a noite com Max e em alguns dias lhe dará a notícia que está esperando um filho dele. Oscar informa Osvaldo e Vitória sobre o acidente que Fernanda sofreu junto com Frederico. Osvaldo e Vitória tentam convencer Fernanda que não deve continuar seu namoro com Frederico. ela enfrenta os pais e diz que não pretende terminar seu namoro. Padilha vai até a casa da família Sandoval. Vitória o expulsa e Osvaldo o agride. Maria Desamparada faz o teste de gravidez e o resultado é positivo. Linda e Naty ficam felizes com a notícia. Maria fica preocupada. Bernarda recebe o resultado o teste de DNA de Maria Madalena e fica provado que não é filha de João Paulo e Vitória. Max se surpreende quando Helena diz que estão esperando um filho. Padre Jerônimo fica perplexo quando ela confessa todos os seus crimes e afirma que se sente uma Santa por tudo que fez. Ela conta também que já sabe que Maria Madalena não é filha de João Paulo, mas não pretende contar a verdade a ele. Helena conta a Vitória que ela vai ser avó. Maria vai contar a Max que espera um filho dele, mas acaba não contando quando ele lhe diz que Helena espera um filho dele. Maria Desamparada, chorando, diz a Max que ele sempre a enganou e brincou com seu amor por isso não quer voltar a vê-lo. Max diz que não vai se casar com Helena por que não a ama, mas assumirá a paternidade. Max diz a Vitória que a mulher que ama é Maria e não permitirá que ela interfira em sua vida. Furiosa, Vitória diz a Antonieta que Maria é uma mal agradecida e que vai destruí-la por ter se aproximado de seu filho.

Capítulo 39

Helena fica histérica quando Max diz que registrará seu filho, mas não pretende se casar com ela. Linda critica Maria por não ter contado a Max que ela também espera um filho dele. Max jura a Maria que a ama, pede outra oportunidade e que confie nele por que vai resolver essa situação. Osvaldo recrimina Max por sua irresponsabilidade ao engravidar uma mulher que não ama. Vitória humilha Maria Desamparada. Vitória diz a Maria Desamparada que vai destruí-la. Maria enfrenta Vitória, diz que não tem medo dela e se demite. Antonieta diz a Vitória que Maria foi embora arrasada. e pergunta por às vezes ela é tão dura e fria com as pessoas. Max fica furioso ao saber da demissão de Maria. Vitória diz que Maria só está interessa no seu dinheiro e deixa claro que ele terá que se casar com Helena que espera um filho seu. O médico diz a Max e Vitória que Helena precisa ter uma gravidez tranquila ou poderá perder o bebê. Maria está decidida a contar a Max que também espera um filho seu e mais uma vez não consegue dizer nada por que Max comunica que terá que se casar com Helena. Completamente desiludida, Maria jura que não voltará a chorar por Max. Vitória diz a Max que será muito feliz com Helena por que são da mesma classe social. O que ela não sabe é que Helena e a mãe estão dando um golpe, pois a família está falida. Bernarda descobre que Maria Desamparada é a filha de Vitória e João Paulo.

Capítulo 40

Na casa de moda, Victoria diz a Maximiliano que seu pai, Osvaldo, sempre teve um bom olho para os negócios. Mais tarde, Maria Desamparada visita Bernarda e com lágrimas nos olhos diz a ela que Maximiliano vai se casar com outra mulher. Realiza-se o casamento de Maximiliano e Helena. Naty comparece como companheira de Fabiano e ele a apresenta como noiva. Enquanto isso, Bernarda percebe que Maria Desamparada é filha do pai João Paulo. A vilã conversa com a Irmã Clementina, que lhe diz que não é correto esconder o passado de Maria Desamparada para o Padre Juan Pablo, mas Bernarda não quer que o pai descubra e mata a madre superiora.

Capítulo 41

Bernarda visita Madre Clementina e fala sobre as duas Marias. Bernarda conta que João Paulo teve uma filha com Vitória e pergunta sobre a mãe de Maria Desamparada. A Madre revela que Maria Desamparada pode ser a filha de Vitória. Bernarda fica impactada, enquanto tira uma agulha da bolsa. Eva descobre a falta de uma agulha e liga para Fausto, que avisa que está no orfanato. A madre decide ligar para João Paulo e Bernarda tenta impedir. Pepino pergunta a Vitória por que ela está garantindo a felicidade de Helena e forçando uma vida de miséria para Max. Vitória pensa que todos os problemas são culpa de Maria Desamparada, mas ela tem certeza que, assim que Max e Helena estiverem vivendo juntos, o amor prevalecerá. Em uma reunião de negócios, há muita discussão sobre as ações de Osvaldo na empresa. Max apoia o pai, Oscar diz que não. Bernarda mata a Madre Clementina com uma seringa. Fausto e Eva percebem que precisam deter Bernarda o mais rápido possível. Max pergunta a Fabiano quem ele vai levar para o casamento. Fabiano diz que sua namorada. Fabiano liga para Nathy e marca um encontro para o final da tarde. Mais tarde, no restaurante, os dois lamentam a história dos amigos e, de alguma forma, a conversa se volta para Linda e seu caso com um homem casado. Por ser uma grande amiga, Nathy sabe que pode confiar no Fabiano para não contar a ninguém que o homem casado é Osvaldo Sandoval. Nathy chega e pede permissão a Maria para ir ao casamento. Maria chora, mas cede. Maria Desamparada procura Bernarda, e conta tudo a ela. Fabiano chega com Natty no casamento e tenta deixar Fernanda com ciúmes. Ele dá um grande beijo em Nathy. Maria e Linda invadem o casamento e se escondem. Linda a aconselha a interromper a cerimônia e contar que está esperando um filho dele.

Capítulo 42

Maria chega em casa e chora por Max ter se casado com Helena. Maria vai na igreja e se depara com o funeral de Clementina e fica impactada. Guilherme se aproxima de Helena e, em tom de deboche, a parabeniza por que encontrou um pai para seu filho. João Paulo, furioso, diz a Max que gostaria de não usar batina para enfrentá-lo como homem, pois não tinha nenhum direito de brincar com os sentimentos de Maria Desamparada e exige que a deixe em paz. Max, desolado, jura que ama Maria e que só está se casando com Helena por obrigação. Na noite de núpcias, Helena tenta seduzir Max, mas ele se afasta e diz que ela já conseguiu o que queria e não haverá intimidade entre eles por que ama Maria. Decepcionada, ela toma comprimidos. Max não consegue acordar Helena. Ele consegue levá-la para o chuveiro. Depois ela toma café e se sente melhor. Bernarda chega na igreja para se confessar. Ela confessa a João Paulo que Maria Desamparada é sua filha verdadeira. Maria Desamparada se surpreende quando vê Max em sua casa. Ele diz que precisava vê-la, mas Maria pede que não volte a procurá-la por que agora é um homem casado. Padre João Paulo pergunta à mãe como ela pode ter tanta certeza que Maria Desamparada é sua filha. Max diz a Maria que vai procurá-la até conseguir convencê-la que a ama. João José segue Linda e descobre que ela o trai com Osvaldo.

Capítulo 43

Max, diz a Fabiano que Helena tomou vários comprimidos para dormir e tem certeza que fez isso para chantageá-lo. Ele confidencia ao amigo que está sendo muito difícil viver ao lado de uma mulher que não ama, mas fará o sacrifício até o nascimento do bebê. João Paulo, emocionado, suplica à mãe que devolva a paz a Vitória contando a ela que Maria Desamparada é sua filha. Bernarda afirma que jamais unirá Vitória à sua filha. Vitória aconselha Max a fazer uma viagem de lua de mel. Ele diz a ela que a última coisa que quer na vida é fazer uma viagem com Helena e deixa claro que assim que a criança nascer pedirá o divórcio. Padre João Paulo visita Maria Desamparada e ela, chorando, diz que precisa de um pai e de uma mãe. Osvaldo coloca um ponto final em seu relacionamento com Linda e pede que o deixe em paz. Maria Desamparada discute com Linda, diz que não está disposta a apoiar suas loucuras e pede que deixe o apartamento.

Max, desolado, lê uma carta de Maria Desamparada. Padre João Paulo aconselha Osvaldo a reconquistar sua esposa. Rosana e Helena vão até a loja onde Maria está trabalhando e inventam que estão procurando um vestido de noiva por que Max quer se casar no religioso. Max diz a Helena que viagem de lua de mel é para os casais que se amam e não é o caso deles. João Paulo abraça Maria Desamparada e a chama de filha e ela o chama de pai. Bernarda. Bernarda ouve a conversa e, furiosa diz ao filho que não tinha o direito de contar um segredo de confissão. Vitória diz a Maria Madalena que está na hora de conhecer seus irmãos e que vá viver com eles. Maria Madalena responde que ainda não está preparada pois não saberia o que fazer se seus irmãos não a aceitassem. Bernarda diz a Maria Desamparada que deve odiar sua mãe por tê-la abandonado e se algum dia a encontrar deve desprezá-la. João Paulo fica fora de si e diz à mãe que não deve dar esse tipo de conselho a Maria Desamparada pois são contra as leis de Deus. Maria Madalena pergunta a Vitória quem é seu pai. Max volta a procurar Maria e chorando diz que não pode viver sem ela.

Capítulo 44

Enquanto Max sofre por ter perdido Maria Desamparada, Helena vive um tórrido romance com Guilherme. Helena chega em casa embriagada e Max a recrimina por não se preocupar com a gravidez. Ele deixa claro que se acontecer algo com o bebê por causa da sua irresponsabilidade, nunca voltará a vê-lo. Max encontra João José em um bar e, ao saber que ele é filho de Osvaldo pede que vá embora e os dois começam a discutir. Vitória demite Oscar por ter descumprido uma ordem sua e não ter vendido as ações de Osvaldo. Na sequencia ela dá a mesma ordem a Max. Ele não concorda e se demite. Linda continua procurando Osvaldo mesmo depois do fim do relacionamento. Vitória pede a Oscar que não vá embora por que ele é um dos pilares da sua empresa. Oscar decide ficar e confessa a Vitória que é apaixonado por ela. Vitória se surpreende. Osvaldo marca um encontro com Linda em seu apartamento. Ofélia o segue e avisa Max. Ela disfarça a voz, telefona para Max e diz que seu pai tem uma amante. Osvaldo conversa com Linda e tenta fazê-la entender que ama sua esposa e não podem mais ficar juntos. Linda, chorando, suplica para que ele não a abandone e lhe dá um beijo. Nesse exato momento chega Max. Ao descobrir que Linda é amante de seu pai, Max fica furioso e a demite. Maria Madalena e Maria Desamparada se conhecem e se abraçam emocionadas. Maria Madalena diz a Maria Desamparada que Vitória é sua mãe.

Maria Desamparada se surpreende ao saber que vitória teve uma filha antes do casamento e se decepciona com ela. Vitória confidencia a Pepino que ficou muito surpresa quando Oscar confessou que a ama. Pepino diz que para ele e Antonieta isso não é uma surpresa e conta que Antonieta é apaixonada por Oscar. Dona Milagre dá uma bofetada em Linda e pergunta se ela achava que nunca iam descobrir sua traição. Max vai até a boutique onde Maria trabalha e pergunta se ela sabia que Linda era amante de seu pai. Helena pega uma das cartas que Maria escreveu para Max e a faz acreditar que os dois a leram juntos e divertiram muito. Ela diz também que os dois estão preparando o casamento religioso e, portanto, deve perder as esperanças pois não passou de uma aventura para Max. Max diz a Maria que recebeu sua carta e ala responde que se arrependeu de tê-la escrito, pois só serviu para que ele e sua esposa se divertissem. Max comenta com Fabiano que Maria não lhe contou sobre o relacionamento de seu pai com Linda para fazê-lo sofrer.

Capítulo 45

Vitória diz a Antonieta que já é hora que sua família saiba de seu segredo para que possa levar Maria Madalena para viver com ela, mas o nome do pai só vai contar para Osvaldo. Maria Desamparada diz para Dona Bernarda que se sentiu estranha ao conhecer a filha de Vitória. Bernarda conta que quando era jovem Vitória trabalhou de empregada em sua casa e a demitiu quando soube que estava grávida. Max diz a Helena que ela não tem nenhum direito de mexer em suas coisas e muito menos de perturbar Maria Desamparada e deixa claro que pedirá o divórcio assim que o bebê nascer. Rosana pergunta para a filha o que sente por Max. Helena é objetiva e diz que ele só a satisfaz financeiramente e pretende tirar dele tudo que for possível depois que seu filho nascer. Vitória está preparando tudo para apresentar Maria Madalena para sua família, quando Bernarda a procura e entrega o teste de DNA que comprova que Maria Madalena não é sua filha. Maria Desamparada conta ao padre João Paulo tudo que dona Bernarda lhe disse sobre Vitória. Maria Madalena diz a Vitória que vai embora para sempre e promete que jamais voltará à vida que levava. Fernanda procura Maria para dizer que Max dará seu nome ao filho que Helena está esperando, mas pedirá o divórcio assim que a criança nascer. Fernanda pede a Maria que lute pelo amor de seu irmão por que ele está muito infeliz. Fernanda sofre uma crise nervosa ao saber que o pai foi embora de casa e culpa a mãe.

Capítulo 46

Antonieta tenta consolar Maria Madalena e lhe garante que teriam adorado que ela fosse a verdadeira filha de Vitoria. Maria Madalena a olha com lágrimas nos olhos. Maximiliano mostra a Victoria uma foto de Osvaldo beijando outra mulher. Vitoria chora e não consegue acreditar na traição. Maximiliano diz a ela que é Linda, a amiga de Maria Desamparada. Maximiliano procura Linda e garante que Osvaldo decidiu ficar com a família, com a mulher e os filhos. Linda enfurecida lhe diz que verão se isso é verdade porque ela está disposta a lutar por Osvaldo. Helena garante a Maximiliano que se ele a abandonar, jamais conhecerá seu filho. Maria Desamparada está triste porque não quer contar a Maximiliano que está grávida e, portanto, ele nunca conhecerá seu filho. Milagre teme que João José não chegue em sua casa, então ela encontra Linda e pergunta desesperadamente pelo seu filho. Linda afirma que não o viu. Cruz e Napoleão se oferecem para ajudar Milagre a procurar João José. Eles encontram alguém caído na rua que parece ser ele morto.

Capítulo 47

Bernarda, cada vez mais cega pelo seu ódio por Vitoria, garante a empresária que deve ter cuidado, pois ainda não a conhece bem. Osvaldo volta para casa e é confrontado por Vitória, eles brigam, ela dá um tapa nele e Osvaldo responde que a culpa pelo ocorrido são os dois como um casal. Vitoria sai de casa enfurecida e vai procurar Linda. Quando Victoria se encontra com Linda, dá um tapa nela e grita que ela é uma vagabunda. A mãe de Helena, em seu primeiro dia de trabalho na grife, causa problemas. Helena pressiona cada vez mais Maximiliano para lhe dar dinheiro e comprar uma nova casa. Vitoria continua brigando com Linda quando Maria Desamparada chega. Vitoria afirma que ela não só queria ficar com seu filho, mas também queria que sua amiga roubasse Osvaldo. Maria Desamparada só a vê com lágrimas nos olhos. Osvaldo pede desculpas a Vitória de várias maneiras, mas ela fica muito magoada. Osvaldo fica bravo e diz a ela que se ele nunca vai perdoá-lo, ele deve falar sem rodeios para que a deixe em paz e eles nunca mais se vejam.

Capítulo 48

Todos estão arrasados ​​pela morte de João José. Linda, aos prantos, se sente culpada e se desculpa diante do caixão. Vitória faz Maria Desamparada ser demitida do seu novo emprego. Quando Maria descobre que Vitória ocasionou sua demissão, ela procura Bernarda para lhe contar o que aconteceu e obter algum consolo. Bernarda garante que a protegerá e Vitoria não a machucará. Mais tarde, Helena continua dormindo com Guilherme e lhe pergunta se quer o filho, mas ele continua rejeitando o filho que Helena espera. Algum tempo depois, João Paulo garante a Bernarda que deixaria tudo para defender sua filha. Bernarda quer garantir que Maria Desamparada seja filha de João Paulo e a manda tirar sangue para exames. Na casa de Vitória, ela reúne a família para dar notícias importantes, todos vão ao quarto de Vitória para ouvir o que ela tem a dizer, porém, ela aguarda a chegada de Osvaldo.

Capítulo 49

Após pedir o divórcio de Osvaldo, Vitoria pensa novamente e decide dar mais uma chance a ele. Ela o avisa que quer tentar salvar seu casamento. Maria Desamparada garante ao padre João Paulo que em Bernarda, ela encontrou a mãe que nunca teve. Bernarda está decidida a provar que Maria Desamparada é filha de João Paulo e, sem que ele perceba, ela o interrompe e usa seu sangue para um teste de DNA. Linda não pode deixar Osvaldo sozinho e fica procurando por ele, entra no caminhão, mas Osvaldo diz que não quer saber de nada sobre ela e que não quer vê-la nunca mais. Vitória reencontra Osvaldo com Linda. Vitória, perdida na tristeza, tenta se suicidar, porém, Fernanda e Osvaldo a salvam levando-a ao hospital. Quando ela acorda afirma que Osvaldo é um traidor.

Capítulo 50

Pepino visita Vitoria no hospital. Aos prantos, ele diz a ela que se realmente ama Osvaldo, lute por ele de todo o coração. Maria Desamparada conversa com Linda e conta que Milagre está enlouquecendo com a morte de seu filho. Linda responde que não tem nada a ver com isso. Padre João Paulo chega e diz que Linda é a culpada. Guilherme conta a Helena que já revelou que existe uma relação de amantes entre ele e ela, além de comentar que o filho que está esperando é seu. Pedro conversa com Ofélia, conta que já percebeu que odeia Vitória porque ela ficou com Osvaldo. Ofélia só ri. Guilherme conversa com Linda e diz a ela que dói ver que Osvaldo não reconhece seus bons valores. Maria Desamparada percebe que um fotógrafo a acompanha em todos os trabalhos em que ela aparece. Fernanda questiona Osvaldo sobre a infidelidade que cometeu. Vitória pede que ele renuncie a ela e à família e vá com o amante. Maria Desamparada encontra Maximiliano. Ela pergunta se ele realmente quer ajudá-la, diga a Vitória para parar de descarregar seu ódio e ressentimento contra ela.

Capítulo 51
Helena chega na casa de Maria Desamparada para dizer que ela e Max são muito felizes. Maria diz a ela que Max se casou porque se sentiu obrigado, por isso assim que a criança nascer ele pedirá o divórcio. Helena tenta lhe dar uma bofetada, mas Naty a impede. Max, muito feliz, conta a Fabiano que passou uma noite maravilhosa com Maria e afirma que assim que a criança nascer pedirá o divórcio para se casar com Maria. Fabiano pergunta se sua mãe vai aprovar seu casamento. Vitória cobra os amigos Pepino, Oscar e Antonieta por não terem lhe contado sobre o caso de Osvaldo com Linda. Bernarda liga para Vitória e pergunta se seu marido já lhe disse que tiveram uma longa conversa. Vitória pede a Bernarda que lhe diga onde está sua filha, mas ela afirma que vibra com seu sofrimento. Indignada, Vitória ameaça contar a João Paulo os seus segredos. Maria e Naty surpreendem Linda ao telefone com Osvaldo e ouvem quando ela ameaça fazer um escândalo na casa de modas. Maria Desamparada pede a Linda que vá embora de sua casa. Linda procura Guilherme e ele a acolhe em sua casa. Helena chega na casa do amante e não gosta de ver Linda. Logo depois as duas se tornam amigas e Linda conta que Maria está grávida. Helena quer saber quem é o pai do bebê que Maria está esperando e Linda pede dinheiro pela informação. Maria e Naty começam a vender salgados, mas tem a mercadoria confiscada por que não tem permissão para trabalhar no local. Osvaldo pede a Vitória mais uma oportunidade para salvar o casamento, mas ela está irredutível e volta a dizer que quer o divórcio. Guilherme envia flores a Vitória com um cartão onde diz que sempre a admirou. Linda diz a Guilherme que foi demitida e precisa de dinheiro.

Capítulo 52
Helena pressiona Max para que lhe compre um apartamento. Ele afirma que não tem dinheiro e sugere que passem a morar na casa de seus pais. Os dois discutem, Max volta a dizer que vai pedir o divórcio quando o bebê nascer e leva uma bofetada. Osvaldo entrega a Guilherme o dinheiro de suas ações para a compra do teatro. Guilherme conta que Linda está morando na sua casa. Osvaldo agradece pela hospitalidade e, ingenuamente, entrega a ele ingressos para que os entregue a Linda. Guilherme oferece o apartamento a Osvaldo. Depois conta a Linda onde o amante está vivendo e, anonimamente, informa Vitória onde e com quem está seu marido. Vitória flagra os dois juntos. Maximiliano chega e Osvaldo pede que ele leve Linda embora do apartamento. Vitória, furiosa, ameaça Linda e diz ele vai se arrepender de ter se envolvido com seu marido. Linda comenta com Guilherme o que aconteceu e ele, cínico, diz que sempre tem alguém com má índole que gosta de prejudicar as pessoas. Linda afirma que não descansará até destruir Osvaldo e Vitória. Osvaldo suplica para que Vitória o perdoe. Maria Desamparada visita dona Bernarda e conta que Vitória tem feito de tudo para que ela seja demitida de dos os empregos. Vitória diz a Maximiliano se foi levar Linda para a casa de Maria Desamparada e ele conta que Maria a expulsou do apartamento e agora ela está morando na casa de Guilherme. Maria conversa com Max, diz que ele não deve abandonar Helena e seu filho e por isso o melhor é que terminem o relacionamento. Helena, aos gritos, exige que Vitória obrigue Max a terminar seu namoro com Maria Desamparada. Max diz a Vitória que está cansado das chantagens de Helena e vai se divorciar por que não a ama. Linda vasculha os pertences de Guilherme, descobre que ele está enganando Osvaldo e também que é amante de Helena e pai do filho que ela está esperando. Linda se aproveita da situação e pede muito dinheiro pelo seu silêncio.

Capítulo 53
Helena, usando um disfarce, empurra Linda e ela é atropelada e morre instantaneamente. Depois ela tira o disfarce e Guilherme afirma que guardará tudo que ela usou para matar Linda assim poderá tê-la sob controle. Guilherme informa Osvaldo sobre a morte de Linda. Vitória pede a Osvaldo que vá embora de casa. Fernanda diz que se o pai sair nunca vai perdoá-la. João Paulo comenta com padre Jerônimo que gostaria de pode apoiar Maria como pai agora que ela precisa tanto de alguém a seu lado. Maria diz a Naty e dona Milagre que se sente culpada pela morte de Linda. Maximiliano conta a Maria que sua mãe teve uma filha antes de se casar com seu pai e que a perdeu. Maria diz que já conhece a história e afirma que ela abandonou a própria filha. Naty e Maximiliano encontram João José bêbado e ele não os reconhece.

Capítulo 54
Osvaldo, furioso, pede explicações a Guilherme de como Vitória descobriu que ele e Linda estavam no apartamento e insinua que ele lhe preparou uma armadilha. Padre João Paulo vai até a casa de dona Milagre para saber de Maria e ela pergunta se é verdade que Vitória abandonou a própria filha. Ele afirma que não e que ela tem sofrido muito tentando encontrá-la. Osvaldo volta a confiar em Guilherme e diz que vai deixar o país. Hipócrita, Guilherme diz que cuidará de sua família. Fernanda suplica que a mãe perdoe seu pai, mas ela está irredutível. Diante da filha, Osvaldo assume a culpa por tudo que está acontecendo. Dona Milagre se surpreende ao ver o filho vivo. João Paulo diz a Vitória que não deveria se divorciar por que Osvaldo já se arrependeu do que fez. Vitória, extremamente nervosa, diz que já sofreu muito na vida e não tem mais fé. João Paulo se altera e diz a Vitória que Deus já lhe devolveu o que perdeu. Diante dessa afirmação, Vitória pergunta a João Paulo se sabe quem é sua filha, mas ele diz que não pode contar. Osvaldo diz ao filho que vai sair do país e os dois se abraçam emocionados.

Capítulo 55
Maximiliano diz ao pai que vai sentir muito a sua falta. Helena cobra mais atenção de Max, diz que se sente abandonada e volta a afirmar que nunca lhe dará o divórcio e, que se a abandonar nunca mais verá seu filho. Vitória tenta abraçar a filha, mas Fernanda a despreza. Max, desolado, diz a Maria Desamparada que seu pai foi embora de casa e do país. Max pergunta a Maria se ela odeia sua mãe. Maria diz que não é ódio, mas lhe doeu muito que os tenha separado e que a tenha perseguido como se fosse uma delinquente. Dona Bernarda, de forma cruel, diz a Maria Desamparada que seu pai está morto e que sua mãe está viva, mas não quer saber nada dela. Maria suplica para que lhe diga quem é sua mãe, mas Bernarda se nega. Bernarda também pede a Maria que não procure João Paulo por que ele tem muitos afazeres na igreja.

Capítulo 56
Vitória tenta dar uma bofetada em Maria Desamparada, mas ela a detém segurando seu pulso e se surpreende com a boneca de pano que ela segura. Maria pede para vê-la, mas Vitória se nega a entrega-la. Fausto adverte Vitória e a proíbe de voltar a tocar em Maria Desamparada. Eva, bastante incomodada, lembra Fausto que estão nessa casa para vingar a morte de seus pais. Vitória suplica a dona Bernarda que lhe diga quem é e onde está sua filha, mas Bernarda afirma que jamais lhe dirá, pois vibra com seu sofrimento. O padre João Paulo pede a Naty o endereço do novo trabalho de Maria Desamparada. Ao chegar no restaurante onde Maria trabalha se surpreende ao saber que ela é a encarregada da limpeza dos banheiros femininos e se assusta ao encontrá-la desmaiada. João Paulo socorre Maria e, depois de examiná-la, o médico diz que ela está muito mal alimentada e corre risco de perder o bebê. Desolado com a situação da filha, João Paulo tira o hábito, pede perdão a Deus e diz que agora sua filha precisa dele mais do que nunca e que prometeu ser pai e mãe ao mesmo tempo. Dona Bernarda estranha ao ver o filho sem o hábito e fica chocada quando ele diz que vai abandonar o sacerdócio para cuidar da filha. Bernarda fica furiosa com a decisão do filho e faz ameaças dizendo a ele que não sabe do que ela é capaz. Irritado, João Paulo culpa a mãe pela situação e diz que nada disso estaria acontecendo se ela não tivesse ocultado que ele tinha uma filha e se contasse a verdade para Vitória. Bernarda responde que jamais dirá a verdade. Dona Bernarda procura padre Jerônimo e pede a ele que convença João Paulo a não desistir do sacerdócio. Indignado, o religioso diz a Bernarda que ela não tem moral para julgar ninguém depois dos crimes que cometeu.

Capítulo 57
João Paulo diz a Maria que antes de aceitar esse trabalho deveria ter pedido ajuda a ele. Maria Desamparada fica intrigada com a preocupação que João Paulo tem com ela e pergunta por que a trata com a uma filha. Maria comenta com João Paulo que dona Bernarda lhe disse que sua mãe a abandonou por que era um estorvo para ela. João desmente a mãe, diz que infelizmente, por ser sacerdote não pode lhe dizer o que sabe, mas um dia saberá toda a verdade. Maxi fica sabendo no que Maria está trabalhando e que sofreu um acidente. Ele a procura e pede que conte tudo que está acontecendo. Vitória exige que João Paulo lhe diga quem é e onde está sua filha. Desolado ele responde que não pode revelar nada por que lhe disseram em segredo de confissão. Revoltada ela diz que não quer voltar a vê-lo. Maria não se atreve a contar para Max que está grávida e os sérios problemas econômicos que está enfrentando. Max pergunta se ela aceita se casar com ele imediatamente e diz que não suporta viver com Helena. Ela diz que aceita, mas pergunta como reagirá Helena e Vitória. João Paulo comunica a mãe que o Arcebispo lhe deu permissão para se ausentar temporariamente do sacerdócio e pede a ela que, em nome de seu pai, entenda que quer e precisa proteger sua filha. Irritada, Bernarda revela que Otávio não é seu pai biológico. Max diz a Vitória que vai se divorciar de Helena para se casar com Maria. Vitória é taxativa, diz que nunca aceitará esse casamento e deixa claro que ele terá que escolher entre ela e Maria Desamparada. Helena, enfurecida por que Max quer o divórcio, atropela Maria Desamparada para que ela perca o bebê que está esperando. Max enfrenta Vitória, diz que Maria é a mulher que ama e ninguém impedirá que seja feliz com ela. Fernanda diz à mãe que se continuar agindo assim acabará sozinha. Fausto diz a Eva que dona Bernarda assassinou sua família por que seu pai a engravidou e que o padre João Paulo é seu meio irmão. Helena fica furiosa ao perceber que Vitória já não está disposta a continuar obrigando Max a ficar com ela. Maximiliano jura para Maria Desamparada que nada nem ninguém vai poder separá-los.

Capítulo 58
Helena suplica a Vitória que não permita que Max peça o divórcio antes do nascimento do bebê. Fabiano diz a Cruz que já percebeu que ele está apaixonado por Fernanda. Maria Desamparada se surpreende quando o padre João Paulo diz que abandonou o sacerdócio para protegê-la, mas pede que não faça perguntas e aceite sua ajuda. Bernarda comete a ousadia de questionar o Arcebispo sobre sua decisão de permitir que seu filho se ausentasse do sacerdócio para proteger sua filha. Vitória diz a Max que não vai interferir em suas decisões e aceita que se divorcie de Helena. Mas, pede a ele que espere o nascimento do bebê. Vitória finge diante de Maria Desamparada que aceita seu casamento com Max, mas pede a ela que o convença a só se divorciar depois que a criança nascer. Dona Bernarda manda incendiar a Vila onde Maria vive. Maria Desamparada e Naty ficam presas dentro da casa em chamas. Maria perde os sentidos e Naty, desesperada tenta reanimá-la. João Paulo chega ao local e suplica ao policial que o deixe entrar por que lá dentro está a pessoa mais importante da sua vida. Enquanto isso, Bernarda acreditando ser a mão justiceira de Deus, agradece a ele por tê-la incumbido de eliminar a pessoa que está desviando seu filho do sacerdócio. Guilherme, para saber o que acontece com Osvaldo e Vitória, decide conquistar Antonieta e a convida para jantar. Max vai ver Maria e, ao chegar ao local, se desespera ao ver a casa em chamas.

Capítulo 59
Max consegue resgatar Maria e João Paulo agradece por tê-la salvado. Helena diz a Vitória que conseguiu convencer Max a não entrar com o pedido de divórcio até que o bebê nasça. Bernarda, furiosa, diz a Eva que ela e Fausto já não lhe inspiram confiança por isso vai expulsá-los de sua casa. Eva diz que não pretende denunciá-la por seus crimes. João Paulo pergunta a Fausto se sua mãe teve algo a ver com o incêndio na casa de Maria Desamparada. Fausto diz que sabe de muitas coisas e que no momento certo terão uma longa conversa. Max diz a Maria que vai leva-la ao hospital para que um médico a examine. Max decide levar Maria ao hospital e ela diz a Naty que agora ele vai descobrir que está grávida. Dona Milagre conta ao filho que Linda foi atropelada e morreu. Fausto diz a Eva que Bernarda mandou incendiar o lugar onde Maria mora. Max pergunta a Vitória como se atreveu a pedir a Maria que adie sua felicidade depois de ter feito tanto bêbada, tem uma crise histérica quando Max diz que se divorciarão imediatamente e diz que ele não estiver a seu lado não quer ter esse filho. O médico diz a Max que o abuso de álcool e sedativos está colocando em risco a vida de seu filho e Helena terá que ser internada. Vitória diz a Max que a vida de seu filho depende de sua decisão. Bernarda, furiosa, dá uma bofetada em Padilha por ter falhado em sua missão para acabar com a vida de Maria Desamparada. Frederico visita Fernanda e pede que volte para ele. Helena diz a Maria que Linda lhe contou que está grávida, afirma que Max não é o pai e exige que o deixe em paz. Vitória decide contar a Fernanda que ela tem uma irmã. Frederico e Fernanda sofrem um grave acidente depois que o “Escorpião” sabota o carro dela por ordem de Bernarda. Padilha, furioso, agride o “Escorpião” ao saber que seu filho morreu por sua causa. Vitória se desespera ao saber que sua filha sofreu um acidente e está grave no hospital.

Capítulo 60
O médico diz a vitória e Max que Fernanda passará por uma cirurgia de emergência, mas seu estado é muito grave e talvez não sobreviva. Rodolfo Padilha culpa Vitória pela morte de seu filho e jura vingança. Maria Desamparada insiste em ir ao hospital para apoiar Max. Helena comenta com Guilherme sobre o acidente de Fernanda e Max avisa o pai. Guilherme se preocupa com a volta de Osvaldo ao país pois poderá descobrir a fraude e mandá-lo para a cadeia. Astuto, ele decide apoiar Vitória e seus filhos para que Osvaldo não desconfie de nada. Maria Desamparada chega ao hospital no exato momento em que Rosana e Helena estão indo embora. Maria Desamparada comenta com Naty que sente por Fernanda um afeto que não consegue explicar, como se fosse a irmã que nunca teve. Max diz a Guilherme que vai precisar de doadores de sangue e pergunta se pode contar com ele. João Paulo oferece seu apoio a Vitória. Fernanda recobra a consciência, mas não sente suas pernas. O médico comunica a Vitória e Max que Fernanda está fora de perigo, mas não voltará a andar.

Capítulo 61
Bernarda não se comove com a tragédia vivida por Vitória e diz ao filho que o que está acontecendo com ela é um castigo divino e a culpa por ele ter abandonado o sacerdócio. Vitória não aceita que sua filha tenha ficado paraplégica. João Paulo tenta confortá-la dizendo que precisa agradecer a Deus por sua filha não ter perdido a vida como aconteceu com Frederico. Bernarda diz a Padilha que tem um plano para se vingar de Vitória. Max conversa com Vitória e diz que precisam encontrar a melhor maneira de dar a notícia da invalidez a Fernanda.

Capítulo 62
Bernarda, destilando toda sua maldade, procura Vitória para dizer que se alegra com seu sofrimento e mais uma vez a culpa por João Paulo ter abandonado o sacerdócio.
Maria Desamparada visita Fernanda e é expulsa por Vitória que amaldiçoa o dia em que a conheceu. Padilha, aos gritos, diz a Fernanda que seu filho morreu e a culpa pelo acidente. Max fica intrigado com a decisão do padre João Paulo de abandonar o sacerdócio para cuidar de Maria Desamparada e se surpreende quando ele confessa que ela é sua filha.

Capítulo 63
João Paulo conta a Max a história de seu passado, diz que se apaixonou antes de se ordenar padre e que há pouco tempo descobriu que teve uma filha. Ele deixa claro que não abandonou o sacerdócio, só pediu uma licença para poder ajudar Maria Desamparada. Vitória diz a Guilherme que não confia nele, pois hospedou em sua casa a amante de seu marido. Hipócrita, ele diz que fez isso para separá-la de Osvaldo. Vitória exige uma explicação de João Paulo por ter abandonado o sacerdócio e pergunta se ele tem um motivo tão forte para não cumprir a vontade de sua mãe. Padilha diz a dona Bernarda que Guilherme Quintana odeia a família Sandoval e quer se aliar a eles na vingança.

Capítulo 64
Osvaldo volta de viagem e fica em choque quando Vitória diz que talvez Fernanda nunca mais volte a andar. Fernanda, chorando, diz ao pai que precisa dele e pede que volte a viver com a família. Desesperada, ela diz que não consegue mover as pernas. Rosana se insinua para Oscar com a intenção de dar um golpe financeiro já que ele é o diretor financeiro da empresa de Vitória. Max diz a Fernanda que se sua mãe não aceita a volta de seu pai devem aceitar a decisão dela. Osvaldo pergunta a Vitória se já o perdoou e ouve que já não é o centro de sua vida, mas pode voltar pelo bem de seus filhos. Vitória deixa claro que não voltará a ser sua esposa.

Capítulo 65
Vitória diz a Osvaldo que ele pode voltar como pai de seus filhos, mas não encontrará a esposa por a matou com sua traição. Vitória diz a Osvaldo que vai procurar os bombeiros para agradecer por terem salvado a vida de Fernanda. Osvaldo se oferece para acompanhá-la e se surpreende ao encontrar João José. Maria Desamparada se emociona ao receber de presente do padre João Paulo o berço para seu bebê. Fernanda, histérica, diz a Max que não pode andar. Ele tenta acalmá-la dizendo que com cirurgias e fisioterapia poderá recobrar os movimentos. Guilherme martiriza Helena lembrando que ela matou Linda. Maria Desamparada diz ao padre João Paulo que não entende por que dona Bernarda diz que Vitória é uma má pessoa e a acusa de ter abandonado sua filha. Maria pergunta se ele sabe quem é a filha de Vitória e ele diz que sua mãe contou em segredo de confissão por isso não pode dizer quem é ela. Fernanda culpa a mãe por sua invalidez. Max e Maria Desamparada se beijam apaixonadamente.

Capítulo 66
Max comenta com Maria que Vitória não quer perdoar seu pai. Maria a defende e diz que deve ser difícil perdoar uma traição. Fernanda tem uma crise nervosa ao ver a cadeira de rodas que terá que usar para poder se locomover. Vitória confidencia a Max que não sobrou nada da mulher que um dia foi e se sente muito fragilizada. Max diz que ela é uma mulher vitoriosa, mas não aprendeu a perdoar. Osvaldo pergunta a Vitória quem é o pai da filha que perdeu. Helena reclama com o sogro sobre o comportamento de Max que, além de não lhe dar atenção agora quer se divorciar antes do nascimento de seu filho para ficar com Maria Desamparada. Fernanda humilha o jardineiro e diz que não pediu que a salvasse, pois preferia ter morrido do que ficar paraplégica. Maria está a ponto de contar a Max que espera um filho dele, mas Helena aparece e lhe dá uma bofetada. Ela faz um escândalo diante de todos os vizinhos de Maria e acusa Max de maltratá-la para que perca o bebê. Osvaldo procura dona Bernarda para perguntar quem é o pai do filho de Vitória. Bernarda afirma que o pai e Rodolfo Padilha. Revoltado com o que acaba de saber, Osvaldo culpa Vitória pelo acidente da filha e conta que dona Bernarda lhe disse que Padilha é o pai da filha que abandonou. Vitória afirma que Bernarda e Padilha estão mentindo.

Capítulo 67
Osvaldo exige que o padre João Paulo lhe diga quem é o pai da filha de Vitória. Helena chega na casa de Vitória com uma crise nervosa e Vitória diz a João Paulo que, se por culpa de Maria Desamparada Helena perder a criança, não terá clemência com ela. Vitória reclama com João Paulo da perseguição de sua mãe e diz que se não conseguir controla-la será obrigada a contar que ele é o pai de sua filha. Vitória aconselha Max a pensar bem no que vai fazer, pois não se trata de Helena ou Maria, se trata de seu filho. Helena consegue convencer o padre João Paulo a conversar com Max para que ele desista do pedido de divórcio até o nascimento do bebê. Oscar comunica a Vitória que a situação financeira da empresa é muito grave e terão que procurar um sócio. Osvaldo decide pedir a Guilherme que lhe devolva o dinheiro que pretendia investir no teatro. Osvaldo se surpreende quando Guilherme diz que ele não tem nenhuma prova que lhe entregou o dinheiro e, portanto, ele é o único dono do teatro. Emocionados. Max e Maria Desamparada se despedem temporariamente. Alonso, ao ver Maria chorando a consola e Max, enciumado, o agride. Osvaldo exige uma explicação de Guilherme e este, cinicamente, afirma que fingiu ser seu amigo, mas na verdade o odeia por ter ficado com Leonela. Por isso, não descansará até destruí-lo.

Capítulo 68
Max está desolado por que o banco negou um empréstimo para a Casa de Modas e diz Vitória que se quiserem salvar a empresa terão que vender a mansão onde vivem. Vitória diz que isso seria um golpe para Fernanda e se nega a vendê-la. Max explica que a condição do novo sócio que sua participação seja maior que 50%. Vitória decide aceitar a oferta. Vitória fica furiosa ao saber que Osvaldo perdeu todo o dinheiro das ações que vendeu da empresa e o culpa pela crise financeira que a Casa de Modas está passando. Max descobre que seu pai foi vítima de um golpe de Guilherme, vai procura-lo para exigir uma explicação e se surpreende ao encontrar Helena. Astuta, ela diz que foi reclamar com ele por ter traído seu sogro. Osvaldo fica feliz ao descobrir que Maria Desamparada espera um filho de Maximiliano.

Capítulo 69
Vitória fica em choque ao descobrir que sua nova sócia é dona Bernarda, que como primeira exigência quer o lugar de destaque na mesa diretora já que é dona de 51% das ações da empresa. Max também fica fora de si ao ver que a mulher que mais odeia sua mãe agora é sua sócia. Por outro lado, ele também não pode suportar que a mulher que ama encontre o amor com outro homem. Maria Desamparada comenta com Naty que, pelo bem de seu filho, está pensando em ir embora da cidade por que Helena é capaz de tudo. Helena fica impactada ao encontrar Alonso que a chama de assassina por ter provocado a morte do bebê que esperava. Bernarda diz a Oscar que a empresa vai mudar de nome já que Vitória não é mais a sócia majoritária. Cruz, apesar do desprezo de Fernanda, insiste em tentar fazê-la voltar a sorrir. Dona Bernarda diz a Pepino que não lhe agrada seus desenhos e ameaça demiti-lo se não seguir suas recomendações. Osvaldo volta a procurar João Paulo para tentar convencê-lo a lhe dizer a verdade sobre a filha de Vitória. Helena lembra Alonso que o relacionamento deles foi superficial e que é dona de seu próprio corpo. João Paulo diz a Osvaldo que Vitória não abandonou sua filha e que a perdeu depois de sofrer um acidente. João Paulo pede a Osvaldo que não acredite no que diz sua mãe e Padilha, por que ele segue fielmente suas ordens. Max diz a dona Bernarda que mesmo sendo a sócia majoritária, não permitirá que humilhe sua mãe.

Capítulo 70
Eva diz a Vitória que Rosália era sua irmã e Gonçalo seu marido e tem certeza que dona Bernarda provocou o incêndio onde os dois morreram, já que o único que se salvou foi seu sobrinho, Fausto. Ela conta que o motivo da vingança é que Gonçalo a engravidou. Ela revela também que Bernarda se casou grávida com Otávio e que ele não é o pai de João Paulo. Eva conta que ela e Fausto estão se fazendo passar por empregados fiéis, mas estão atrás de provas para denunciá-la. Vitória conversa com Antonieta, Pepino e Oscar que estão liberados para deixar a empresa por que não são obrigados a suportar dona Bernarda. Maria Desamparada conversa com o padre João Paulo sobre sua intenção de deixar a cidade. Alonso diz que tem um chalé bem distante da cidade e poderiam viver ali. Helena diz a Fernanda que seus pais se divorciaram por sua culpa. Max procura Maria Desamparada, Alonso pede a ele que já não a faça sofrer e o padre João Paulo diz a ele que não deve voltar a procurá-la. Bernarda comunica a Vitória que seu chefe imediato será Rodolfo Padilha.

Capítulo 71
Vitória de surpreende quando Bernarda informa que Padilha será seu chefe imediato. Padilha, em tom de deboche diz a Vitória que agora a história deles poderia ter um final feliz. Furiosa, Vitória lhe dá uma bofetada e Padilha jura que fará de sua vida um inferno para vingar a morte de seu filho. Maria Desamparada diz a Max que pelo bem de seu filho ela deve se afastar. Osvaldo diz a Fernanda que ele e sua mãe estão divorciados, mas isso não significa que irá embora de casa por isso, de agora em diante, cuidará pessoalmente dela. Dona Bernarda comunica a Vitória que Maria Desamparada será a modelo de seus desenhos exclusivos. Vitória e Max ficam atônitos com a notícia. Maria Desamparada aceita o emprego. Rosana diz a Helena que ao invés de ficar tomando tranquilizantes em excesso deveria pensar numa maneira de se livrar de Maria Desamparada antes que Max perceba que ela está grávida. Vitória enfrenta Bernarda, a acusa de ser a responsável pelo incêndio que matou Rosália e Gonçalo e afirma ter testemunhas.

Capítulo 72
Bernarda se preocupa quando Vitória afirma que tem testemunhas de que queimou vivos a Rosália, seu marido e seu filho. Helena interrompe uma conversa entre Maria e Alonso e debocha dos dois. Alonso conta a Maria que Helena abortou um filho dele. Fernanda diz a Cruz que Helena afirmou que seus pais se divorciaram por sua culpa. Ele tenta convencê-la de que não é culpada e que eles vinham tendo muitos desentendimentos. Max se irrita quando Alonso diz que Oscar o contratou como fotógrafo. Max deixa claro que ama Maria, que está casado por obrigação, mas assim que o bebê nascer vai se divorciar para se casar com o amor da sua vida. Max está a ponto de descobrir que Maria está grávida. Maria tenta impedir Helena de tomar calmantes para não prejudicar o bebê e lembra que ele é a única razão para Max ainda estar casado com ela. Max descobre que a filha de Vitória pode estar vivendo na capital. Vitória confessa a Fernanda que na juventude se apaixonou por um homem proibido e desse amor nasceu uma filha, que perdeu depois de sofrer um acidente onde quase perdeu a vida e, por mais que a tenha procurado não conseguiu encontrá-la. Fernanda fica emocionada com a história da mãe e, chorando, diz que precisa dela mais do que nunca, pede perdão por sua atitude e diz que gostaria muito de conhecer sua irmã. Helena fica furiosa ao chegar ao restaurante e encontrar Maria e Alonso. Max lembra que não foi ele quem escolheu o lugar e afirma que não é nada agradável encontrar a mulher que ama jantando com outro homem. Max pergunta a Helena de onde conhece Alonso.

Capítulo 73
Para evitar que Max descubra sua gravidez, Maria decide aceitar o convite de Alonso para viver em seu chalé. João Paulo se oferece para acompanha-la. Helena para ao “Escorpião” para que prepare uma armadilha para Maria Desamparada para que ela caída da escada. Felizmente Alonso consegue impedir a queda. Helena, furiosa, diz à mãe que precisa fazer alguma coisa para impedir que Max descubra que Maria está grávida. Max ouve a conversa. Bernarda comunica a Vitória que a empresa passa a se chamar Casa Bernarda. Max critica Maria por não ter lhe contado que espera um filho dele. Alonso tenta assumir a paternidade diante de Max, mas Maria o desmente e diz a Max que o filho é seu. Helena, furiosa, diz a Maria que ela será a culpada pela sua morte e de seu bebê. Helena provoca um acidente para obrigar Max a continuar casado com ela. Rodolfo Padilha humilha Vitória. Maria Desamparada aceita que Alonso a leve para seu chalé. João Paulo se preocupa com Maria e pergunta à mãe se sabe onde ela está. Bernarda diz que Maria Desamparada é uma mal-agradecida pois desde que era criança a protegeu várias vezes. João Paulo estranha o comentário da mãe e ela diz que se ele voltar ao sacerdócio lhe contará a verdade. O médico diz a Max que o estado de saúde de sua esposa é grave e precisará passar por uma cirurgia onde será necessário escolher se salvam a mãe ou o bebê. Max implora para que o médico faça de tudo para salvar os dois. Fernanda lembra do conselho de Fabiano de que ela precisa fazer alguma coisa para unir seus pais novamente. Depois da cirurgia, o médico diz a Max que os dois estão vivos, mas Helena jamais voltará a ter filhos e o bebê, devido ao abuso de álcool e tranquilizantes que a mãe ingeriu durante a gravidez, nasceu com os pulmões debilitados e pode ser que não sobreviva.

Capítulo 74
Rosa culpa Max pelo acidente e afirma que fez isso para se vingar de sua filha. Vitória pergunta que motivos Max teria para se vingar e Osvaldo diz que talvez seja por que Max descobriu que Helena sabia que Maria Desamparada espera um filho dele. Max pergunta ao pai por que não lhe disse nada e ele afirma que prometeu a Maria que guardaria segredo. Max se sente responsável pelo acidente de Helena e por seu filho estar correndo perigo de morte. Vitória culpa Maria Desamparada. Max chama a mãe de egoísta. Guilherme diz a Osvaldo que não tem provas da fraude para poder processá-lo, já que tem uma carta na manga pois o filho que Helena espera é seu e não de Max. Helena confirma para Osvaldo que Guilherme é o pai de seu filho.

Capítulo 75
Maximiliano roga à Deus pela vida de seu filho. Maria Desamparada está dormindo quando Alonso a beija. Ela acorda assusta e Alonso confessa que está apaixonado por ela. Maria deixa claro que só o vê como um amigo e nunca deixará de amar Maximiliano. Alonso pede a ela que permita que fique a seu lado para protegê-la e proteger seu bebê como fosse o pai. João Paulo suplica à mãe que pare de torturar Vitória, mas Bernarda é cruel e diz ao filho que não descansará enquanto não destruí-la. Guilherme chantageia Osvaldo e ameaça contar a Max que ele é o pai do filho de Helena, caso não retire a denúncia contra ele. Rosana surpreende Guilherme e Helena se beijando, critica a filha por ter se envolvido com um homem tão desprezível e afirma que Max vai deixá-la para ficar com Maria Desamparada. Maximiliano se dedica a cuidar de seu bebê até no horário de trabalho, o que desagrada Bernarda. Max decide então pedir demissão e, para surpresa de Bernarda, Antonieta, Pepino, Oscar e Lucy também se demitem em solidariedade à família Sandoval. Max promete a eles que lutarão juntos para formar uma nova empresa. Osvaldo chora de alegria quando Max conta que seu filho levará seu nome por que é o homem que mais ama no mundo. Alonso conta ao padre João Paulo onde está Maria Desamparada e diz que ela está prestes a dar a luz. O padre conta a Max.

Capítulo 76
Helena fica furiosa ao saber que Maria Desamparada está a ponto de dar à luz e que Max está a seu lado. Alonso não gosta quando o padre João Paulo chega ao chalé acompanhado por Max. Alonso e Max tem uma forte discussão e Max deixa claro que vai ficar ao lado da mulher que ama e de seu filho. Depois de um parto demorado, Maria dá à luz a um menino forte e saudável. O “Escorpião” informa dona Bernarda que já sabe onde Maria está e diz que ela a caba de dar à luz. Helena pede a empregada que ligue para Max e diga que o bebê está passando mal e ele é obrigado a deixar Maria para ver o que está acontecendo com seu outro “filho”. Alonso diz a Max que ele deveria desaparecer da vida de Maria por que só a faz sofrer. Ele promete a Maria que voltará assim que puder para ficar a seu lado. Ao chegar em casa, Max descobre que tudo não passou de uma armação de Helena e fica furioso com ela. Maria Desamparada diz a Alonso que está muito agradecida por tudo o que tem feito por ela, mas Max é o pai de seu filho e precisa dele a seu lado. Padre João Paulo não consegue conter a emoção quando Maria Desamparada diz que seu bebê é seu neto por que o considera como um pai.

Capítulo 77
Osvaldo diz a Helena que se arrepende de ter aconselhado o filho a ficar com ela, por que é um ser desprezível, como mulher, como esposa e como mãe. Altiva, Helena enfrenta o sogro e pergunta como se atreve a lhe dar lição de moral quando ele tinha uma amante. Osvaldo admite que cometeu um erro e diz que está pagando por isso e pergunta se ela está disposta a contar a Max que Guilherme é o verdadeiro pai de seu filho. Rosana critica a filha por ter saído da casa dos Sandoval. Rosana recebe uma ordem de despejo. Bernarda, hipócrita, diz ao filho que se arrepende de ter julgado mal a Maria Desamparada e diz que precisa convencê-la de que ela tem que ser a madrinha de seu bebê. Padre João Paulo reza a missa de batizado do bebê de Max e Maria Desamparada e celebra sua volta ao sacerdócio. Ele se emociona quando Maria diz que seu filho se chamará João Paulo. Fausto confessa ao padre João Paulo que odeia dona Bernarda por que ela queimou seus pais vivos e quer se vingar. João Paulo pede a ele que esqueça esse desejo de vingança. Dona Bernarda, furiosa, ameaça de morte o padre Jerônimo por eu ele se nega a lhe dar a comunhão. Helena acusa Maria de ter lhe roubado Max e a família Sandoval, a ameaça com uma faca e diz que se arrependerá se não se afastar dela, de Max e de seu filho.

Capítulo 78
Fausto salva Maria Desamparada da loucura de Helena e acaba ferido. Osvaldo entrega a Guilherme os documentos que o tornam o único dono do teatro. Guilherme diz que não descansará até vê-lo destruído. Max diz a Maria que está na hora de formarem uma família. Ele jura que vai se divorciar de Helena para que possam concretizar esse sonho. Os dois se beijam apaixonadamente. Osvaldo diz a Vitória que decidiu retirar o processo que movia contra Guilherme por que afirma que é o pai do filho de Helena e ameaçou contar a verdade a Maximiliano. Helena diz a Osvaldo que vai embora da mansão e levará seu filho. Vitória lhe dá uma bofetada, diz que já sabe que Guilherme é o pai de seu filho e a expulsa de sua casa. Antes de ir embora Helena deixa no quarto de Vitória a peruca e os óculos que usou para matar Linda. Alonso confessa a Max que está apaixonado por Maria Desamparada e diz que poderia lhe oferecer um lar já que ele continua casado com Helena. Rosana e Helena vão viver na casa de dona Bernarda e Helena denuncia Vitória e a culpa pela morte de Linda.

Capítulo 79
Vitória, furiosa, dá uma bofetada em Guilherme e diz não acreditar que depois de tantos anos não consiga esquecer Leonela e por isso odeia Osvaldo. Alonso aconselha Maria a pensar bem antes de decidir aceitar unir sua vida a de Maximiliano. A polícia chega na mansão de Vitória com uma ordem de busca e apreensão. Fausto diz a Eva que Helena estava a ponto de matar Maria Desamparada. Padre João Paulo pede à mãe que contrate uma pessoa para que cuide de sua filha e sua neta e manifesta sua preferência por Fausto.

Capítulo 80
Alonso diz a Maria Desamparada que a ama e não quer perdê-la. Maria lembra que nunca lhe deu esperança por que ama Maximiliano Vitória está na delegacia prestando depoimento e Oscar tenta provar sua inocência. Guilherme aparece para denunciá-la por ameaça de morte e Vitória tem que passar a noite na cadeia. Maria diz a Alonso que não poderão mais ser amigos, agradece tudo que fez por ela, mas jamais poderá amar outro homem. Vitória se assusta quando três mulheres, que estão na mesma cela, começam a brigar.

Capítulo 81
Alonso, desolado, relembra os momentos em que cuidou de Maria e das palavras dela afirmando que Max é seu único amor e jamais poderá se apaixonar por outro. Antonieta, Pepino e Fabiano estão chocados com a prisão de Vitória. Dona Bernarda diz a Fausto que passará a cuidar de Maria e seu filho, mas deixa claro que ele não deve se esquecer que não é um homem livre. Max chega para ver Maria, conta que Helena foi embora da mansão e que sua mãe foi acusada de matar Linda e está presa. Max diz a Maria que tem quase certeza de que foi Helena quem denunciou sua mãe, mas não vai dizer nada para que ela não se oponha ao divórcio. Vitória fica livre graças ao depoimento de uma testemunha do assassinato de Linda. Alonso diz ao padre João Paulo que Maria Desamparada corre perigo enquanto continuar com Maximiliano por que Helena já tentou matá-la uma vez e tentará novamente. Dona Bernarda carrega o pequeno João Paulo de maneira suspeita. João Paulo percebe e pergunta à mãe o que pensava fazer. Ela afirma que gosta do bebê e só lamenta que também seja neto daquela mulher. Maria ouve a conversa e exige que lhe digam o nome de sua mãe.

Capítulo 82
Vitória fica furiosa ao ver Cruz entrando pela janela do quarto de Fernanda. Max o defende e diz que Cruz é amigo de sua irmã e tem cuidado dela. Osvaldo diz a Vitória que não deveria fazer tanto drama e ela o culpa pelo acidente da filha. Para não revelar a Maria Desamparada quem é sua mãe, Bernarda muda de assunto e a crítica por cuidar do filho da esposa de seu amante. Vitória fica irritada ao saber que Maria Desamparada está cuidando de seu neto e diz a Max que o bebê corre perigo vivendo na casa dessa mulher que tanto os odeia. Padre João Paulo diz a Maria que por um segredo de confissão não pode lhe dizer quem é sua mãe, mas afirma que ela jamais a abandonou. Antonieta e Pepino convidam Maria Desamparada para ser modelo da Casa Vitória. João Paulo diz a Helena que sabe que ela tentou matar Maria Desamparada. Guilherme diz a Helena que para separar Max de Maria devem desaparecer com o filho deles. Vitória sofre por não conseguir definir seu sentimento pelo pequeno João Paulo. Max se surpreende quando Vitória afirma que não pretende devolver o bebê.

Capítulo 83
Max diz a Vitória que ela não pode ficar com o bebê por que Maria Desamparada é a mãe dele. Alonso entra na casa de Maria sem avisar e flagra ela e Max se beijando. Max fica furioso e pede que se afaste de Maria e seu filho. Helena diz a Guilherme que nada do que fizeram conseguiu atingir a família Sandoval porque são muito unidos. Alonso e Max brigam e se agridem fisicamente. Maria pede ajuda aos vizinhos para separá-los. Vitória conta a Fernanda que dona Bernarda comprou a maior parte das ações da emprese, por isso agora a casa de modas leva seu nome. Por isso, decidiu vender sua parte e agora vai tentar a “Casa de Modas Vitória”. Maria diz a Max que ele não tem motivos para ter ciúmes de Alonso pois ele é apenas um amigo, a quem ela deve muitos favores. Osvaldo e Vitória chegam à conclusão que Rosana e Helena colocaram a peruca e os óculos em seu quarto, por ordem de Bernarda, para prejudicá-la. Bernarda rasga os desenhos de Rosana e diz que são os piores que viu em sua vida. Alonso diz a Max que deveria proteger Maria Desamparada de Helena pois já esteve a ponto de matá-la. Helena recebe a petição de divórcio mas diz ao advogado que não vai assinar o documento e acusa Max de maus tratos. Osvaldo suplica a Vitória que lhe diga quem é o pai da filha que perdeu. João Paulo chega nesse momento e responde a pergunta deixando Osvaldo impactado.

Capítulo 84
Chocado com a revelação de João Paulo, Osvaldo recrimina Vitória por não ter perdoado sua infidelidade quando ela se envolveu com um sacerdote. João Paulo sai em sua defesa, diz que os dois eram muitos jovens e ele ainda não havia se ordenado padre. Vitória conta que foi vítima da maldade de Bernarda que não disse nada ao filho sobre sua gravidez. Helena diz ao advogado que Max a agredia fisicamente e mostra os hematomas. Porém essas marcas são de Guilherme que é extremamente agressivo com ela. Fernanda, muito feliz, diz a Cruz que vai trabalhar na empresa de sua mãe. Alonso diz a Maria que tem uma proposta para que ela faça alguns comerciais. João Paulo a incentiva a aceitar, diz que isso lhe traria uma independência financeira e se oferece para cuidar do bebê. Maximiliano acusa Helena de tentar matar Maria Desamparada. Helena grita para chamar a atenção das pessoas e fazer com que acreditem que está sendo agredida pelo marido e finge que quer se jogar pela varanda. Max é preso. Fabiano se declara para Fernanda e a beija.
Dona Bernarda diz a Rodolfo que precisam apoiar Helena para que Max perca na justiça a guarda do filho. Diante de Maria Desamparada, Osvaldo diz a João Paulo que não duvidaria que ele tivesse um neto já que se envolveu com uma mulher antes de se ordenar padre. Surpresa, Maria pergunta se ele esteve casado e João Paulo diz que muito breve ela saberá a verdade. O juiz determina que o pequeno Osvaldo ficará temporariamente com a mãe. Vitória acusa Helena de ter abandonado o filho e se nega a entregar a criança. Diante do desespero e da impotência de Vitória, Helena leva o bebê. Osvaldo pergunta ao padre João Paulo se ele sabe quem é a filha de Vitória. Ele diz que sim, mas está preso a um segredo de confissão por isso não pode revelar seu nome. Bernarda diz a Rosana e Helena que cuidará do bebê e fará dele um sacerdote.
Maximiliano diz a dona Bernarda que ela é a bisavó de seu filho porque o padre João Paulo é o pai de Maria Desamparada e se não permitir que veja seu filho contará toda a verdade para Maria. Alonso continua insistindo para que Maria lhe dê uma oportunidade. Vitória insulta Maria. João Paulo pede a ela que se controle e não diga coisas das quais pode se arrepender. Maria diz a Vitória que acreditou que estivesse mudada, mas já percebeu que não por isso jamais voltará a ver o bebê.

Capítulo 85
Maximiliano chega à casa de Maria Desamparada disposto a revelar que João Paulo é seu pai. Bernarda enfrenta Max e diz que não se atreva a dizer nada por que não sabe do que ela é capaz. Max se irrita ao ver Alonso e Vitória diz que ele e Maria estavam se beijando. João Paulo diz a Vitória que vai conversar com o Arcebispo e pedir a ele que o libere do segredo de confissão. Maria se decepciona com a desconfiança de Max e pede a ele que vá embora. Osvaldo pede a Bernarda que não continue apoiando Helena e a obrigue a devolver seu filho pois, caso contrário, tornará público que o padre João Paulo tem uma filha. João Paulo comenta com a mãe que pedirá permissão ao Arcebispo para liberá-lo do segredo de confissão. João Paulo diz à mãe que vai pedir a ajuda do Arcebispo para salvar sua alma. Vitória diz a Antonieta e Fernanda que Maria Desamparada é uma qualquer e está enganando Maximiliano e até duvida que ele seja o pai de seu filho. Antonieta e Fernanda defendem Maria e Vitória diz que nunca se engana. Elas perguntam então o que aconteceu com Helena que a defendeu tanto e é uma péssima mãe e esposa. O Arcebispo diz a João Paulo que tem permissão para revelar o segredo de confissão. Bernarda diz a Rodolfo Padilha que é o momento para acabar com Osvaldo e Maximiliano para que se arrependam de tê-la desafiado. Vitória diz a Osvaldo que Fernanda ficou furiosa quando ela disse que Maria engana Max e afirma que fará de tudo para tirar o pequeno João Paulo dela. Osvaldo também defende Maria e diz que ela não nenhum direito de tirar o filho dela. Osvaldo é ferido gravemente ao sair do carro. João Paulo confessa a Maria que é seu pai biológico.

Capítulo 86
João Paulo confessa a Maria Desamparada que é seu pai biológico e ela, impactada com a revelação, recrimina o pai pelo abandono e exige que ele lhe diga quem é sua mãe. João Paulo tenta explicar que por estar preso a um segredo de confissão não pode revelar sua identidade. Revoltada, Maria o expulsa de sua casa e diz que não quer voltar a vê-lo. Desolado, João Paulo diz ao padre Jerônimo que nunca imaginou que Maria sentisse ódio dele. Vitória oferece dinheiro a Maria Desamparada para que lhe entregue seu filho. Maria, fora de sí diz que seu filho não tem preço e a acusa de ser a imagem e semelhança de sua pior inimiga. Vitória lhe dá uma bofetada e Maria a expulsa de sua casa. João Paulo conta para sua mãe que já disse a verdade para Maria Desamparada. Fora de si, Bernarda dá uma bofetada em João Paulo e diz que assim como lhe deu a vida também pode tirá-la. O médico comunica a Vitória e seus filhos que já terminou a cirurgia de Osvaldo mas seu estado é muito grave e corre risco de morte. Maria Desamparada conta para Alonso que o padre João Paulo é seu pai biológico. João Paulo exige que a mãe diga toda a verdade para Maria Desamparada pois, caso contrário obrigará alguém que conhece todos seus crimes a denunciá-la e passará o resto de seus dias na cadeia.

Capítulo 87
Osvaldo sofre um infarto e seu estado é gravíssimo. Bernarda vai até a casa de Maria Desamparada e pergunta se não vai cumprimentar sua avó. Maria acusa Bernarda de ter perseguido sua mãe por ter se apaixonado por seu filho. Bernarda afirma que foi sua mãe que seduziu seu pai. Osvaldo, apesar da gravidade consegue se recuperar. Guilherme fica impactado ao ver Leonela na sua frente. Ele pergunta onde esteve durante todos esses e afirma que Osvaldo disse a todos que estava morta. Ela conta que durante uma viagem com Osvaldo ele descobriu que foi traído e que ela tinha assassinado o amante. Cínica, Leonela diz a Guilherme que acabou de disparar contra Osvaldo e duvida que sobreviva. Ela diz também que me breve vai procurar seu filho, Maximiliano. Vitória diz a João Paulo que já soube que sua filha o despreza. Bernarda diz a Maria que pretende levar seu neto para cria-lo com tudo que ele merece. Maria diz que jamais permitirá que leve seu filho, porque amar um filho não é fazê-lo renunciar a sua própria vida.

Capítulo 88
Osvaldo já está fora de perigo e sabe que foi Leonela quem disparou contra ela e se preocupa com o que pode acontecer no futuro. Maximiliano diz ao pai que gostaria de ter conhecido sua mãe. Leonela pergunta a Guilherme se ele continua apaixonado por ela. Ele diz que jamais deixou de amá-la e que está disposto aa fazer tudo que ela lhe pedir. Alonso entrega a Maria um cheque pelo seu trabalho. Ele volta a pedir a Maria uma oportunidade. Maria volta a dizer que só o vê como amigo por que Max é seu grande amor. Osvaldo confessa ao padre João Paulo que foi Leonela quem disparou contra ele e sua preocupação é que ela ponha em risco a integridade de sua família. João Paulo o aconselha a denunciá-la ou contar toda a verdade a Maximiliano. Max diz a Vitória que deveria perdoar seu pai. Leonela fica surpresa ao conhecer Vitória e saber que é a esposa de Osvaldo Sandoval. Maria fica decepcionada com Max quando ele diz que há muito tempo já sabia que o padre João Paulo é seu pai biológico. Ele se justifica dizendo que jurou ao padre que não diria nada. João Paulo fica chocado quando dona Bernarda confessa ter provocado o acidente onde Vitória perdeu sua filha e que não se arrepende. Oscar diz a Helena que ela precisa devolver o bebê para a família Sandoval. Dona Bernarda também a aconselha a devolver o bebê, mas diz que primeiro deve ligar para Maximiliano e dizer a ele o que vai lhe ditar.

Capítulo 89
Helena, seguindo as ordens de dona Bernarda, prepara uma armadilha para Maximiliano colocando o bebê na beira da linha do trem. Max se desespera ao ver o trem se aproximar e com a ajuda de Fausto consegue salvar a criança, João Paulo suplica a Maria que o deixe contar como tudo aconteceu para depois julgá-lo. Cruz se declara para Fernanda e se surpreende quando ela admite que também sente algo por ele. João Paulo conta a Maria Desamparada como tudo aconteceu e que só lhe contaram recentemente de sua existência, mas em segredo de confissão.

Capítulo 90
Max diz a Fabiano que ele e seu filho foram vítimas de uma tentativa de assassinato e tem certeza que Helena é a mandante. Por isso vai procurar as provas para manda-la para a cadeia. Max vai procurar Helena na casa de dona Bernarda e ela não consegue esconder a surpresa ao vê-lo vivo. Maria Desamparada pergunta a João Paulo o que teria feito se soubesse que tinha uma filha e ele responde que teria sacrificado sua vocação por ela. Finalmente Maria Desamparada perdoa seu pai.

Capítulo 91
Leonela jura destruir Osvaldo e começa colocando Maximiliano contra ele. Vitória diz a Osvaldo que não pode perdoá-lo e por tanto não quer voltar a vê-lo. Max, por sua vez, critica o pai por tê-lo privado do carinho da mãe. Osvaldo pede ao filho que escute sua versão dos fatos. Osvaldo conta que depois de uma convivência de muitas brigas decidiu se separar de sua mãe e ela arranjou um amante a quem assassinou e foi condenada à prisão perpétua. Osvaldo revela ao filho que ele nasceu na cadeia e não poderia permitir que crescesse nesse ambiente, por isso achou melhor dizer que sua mãe estava morta. Osvaldo suplica ao filho que o perdoe e explica que não disse nada a Vitória com medo de perder o seu amor. Maximiliano critica a decisão do pai e diz que ele perdeu os dois. Rosana, hipócrita, suplica a Maximiliano só enquanto sua filha se recupera de sua loucura. Maria diz que uma vez sacrificou sua felicidade por Helena e seu filho, mas não voltará a fazê-lo por que ela não é uma boa mãe e nem uma boa pessoa, sendo capaz até de matar. Vitória conta a Fernanda que vai pedir a seu pai que vá embora por na realidade nunca estiveram casados por que jamais se divorciou da mãe de Maximiliano. Leonela visita Osvaldo no hospital para dizer que Maximiliano é seu filho e tem obrigação de cuidar dela. Ela deixa claro também que fará de tudo para colocar o filho contra ele. Fabiano diz a Max que deveria pensar melhor e perdoar seu pai por que ele fez tudo para protegê-lo. Maria Desamparada visita Helena no hospital psiquiátrico para dizer que não pretende sacrificar suam Max felicidade e que se casará com Max para dar um lar a seus filhos. completamente fora de si Helena acaba confessando que Guilherme é o pai de seu filho

Capítulo 92
Maria fica chocada com a revelação de Helena. Rosana diz a Max que Deus vai castigá-lo por abandonar Helena agora que está em um hospital. Maximiliano diz a Helena que frustrou seu desejo de vê-lo morto e diz que já estão divorciados. Helena, histérica adverte Max e Maria que fará de tudo para que jamais sejam felizes. Leonela e Guilherme se unem para destruir a família Sandoval.

Maria diz a Max que deveria perdoar seu pai pelo erro que cometeu por que ele sempre foi um pai muito dedicado. Max vai até o hospital e diz ao pai que veio buscá-lo para levá-lo para casa.

Dona Bernarda propõe a Maria Desamparada que seja a modelo principal de sua casa de modas para destruir Vitória. Maria não aceita a proposta da avó por lhe negar o direito de saber quem é sua mãe. Bernarda diz à neta que vai se arrepender por ter desprezado sua proposta. Vitória procura Maria para convidá-la a ser a modelo “estrela” de sua casa de modas e diz que nunca imaginou que precisaria dela para voltar a brilhar no mundo da moda. Maria também não aceita a proposta de Vitória e a expulsa de sua casa. Vitória comenta com João Paulo que Maria não aceitou sua proposta. João Paulo defende Maria e Vitória quer saber por que a protege tanto. João Paulo responde que o que o une a Maria é o amor e Vitória deduz que está apaixonado por ela. Guilherme, em cumplicidade com Leonela diz a Max que ele é seu pai biológico.

Capítulo 93
Leonela confirma para Max que Guilherme é seu pai. Alonso tenta convencer Maria de que a seu lado poderia ter uma vida tranquila, mas frustra suas pretensões ao dizer que está prestes a realizar de ficar ao lado do homem que ama e insiste que tem um grande carinho por ele mas só como amigo. João Paulo diz a Vitória que ela adora acusar sem provas e que não ama Maria Desamparada como ela imagina. Maria diz a Alonso que é melhor que não voltem a se ver. Maximiliano, desolado, diz a Maria que ainda não assimilou que sua verdadeira mãe tenha voltado, que é uma alcoólatra, mas o mais chocante foi descobrir que Osvaldo Sandoval não é seu verdadeiro pai. Dona Bernarda reclama com o filho que Maria Desamparada tenha recusado seu convite. Ele acusa a mãe de querer se aproveitar de Maria para se vingar de Vitória e ameaça contar a verdade para a filha. Helena foge do hospital psiquiátrico usando a roupa de sua mãe. João Paulo sugere a Maria que aceite o convite de Vitória. Maximiliano diz a Osvaldo, Vitória e Fernanda que Guilherme lhe disse que é seu pai biológico e que Leonela confirmou.

Capítulo 94
Osvaldo diz a Max que Leonela voltou com a intenção de destruí-los e não deve acreditar nela. Max insiste e pergunta se ele pode afirmar que não houve nada entre Leonela e Guilherme e Osvaldo diz que não pois sempre suspeitou que fossem amantes. A resposta de Osvaldo faz Max acreditar que Guilherme é seu pai. Vitória se surpreende ao ver Maria Desamparada em sua Casa de Modas e ela diz que aceita sua proposta de trabalho. Helena tenta matar o pequeno João Paulo e Fausto consegue evitar. Todos na Casa de Modas ficam felizes com a volta de Maria. Fabiano pergunta a Fernanda se está apaixonada por Cruz. Vitória diz a Osvaldo que ainda não consegue aceitar que tenha lhe ocultado que a mãe de Max estava viva. Osvaldo explica como tudo aconteceu e se diz chocado ao saber que Max é filho de Guilherme. Vitória diz que está preocupada m a reação de Max ao saber que o pequeno Osvaldo não é seu filho e sim de Guilherme. Osvaldo diz que precisam dar uma lição em Guilherme. Vitória diz a Maria Desamparada que voltará a ser a melhor modelo da Casa de Modas. Vitória, chorosa, conta a Osvaldo que Rodolfo Padilha a violentou quando era muito jovem. Guilherme, cinicamente, diz a Maria que é o pai do filho de Helena e Max, ingenuamente pensa que é seu filho quando na verdade é seu irmão e o pequeno João Paulo seu neto.

Capítulo 95
Hipócrita, Guilherme diz a Maria Desamparada que ele insistiu para que Osvaldo dissesse a verdade a Max mas ele não quis pois ele já estava muito angustiado com a possibilidade do bebê não sobreviver e generosamente lhe deu um teatro. Maria diz que isso é mentira e acusa Guilherme de ter chantageado Osvaldo. Helena ameaça Guilherme com um revólver para que a esconda em sua casa. Alonso insiste em conquistar Maria Desamparada cercando-a de gentilezas, mas ela volta a dizer que só o vê como um amigo. Escorpião tenta abusar de Nati. Napoleão e João José o impedem. A polícia pressiona Rosana para que diga onde está Helena. Alonso passa muito mal na casa de Maria. Max chega e sente ciúmes ao vê-la cuidando dele. Maria pede que a ajude a levá-lo para o hospital. Alonso, em seu delírio menciona Helena e Maria diz a Max que os dois tiveram um romance no passado, ela engravidou e sem dizer nada a Alonso fez um aborto. A amizade entre Maria e Alonso incomoda Max que pede a Maria que demonstre que o ama afastando-se de Alonso para sempre.

Capítulo 96
Maximiliano diz a Maria que chegou o momento dela decidir se quer ficar com ele ou com Alonso. Helena, histérica e bêbada exige que Guilherme expulse Leonela de sua casa. Guilherme diz que Leonela foi a única mulher que amor na vida e expulsa Helena de sua casa. Max se desculpa com Maria por sua crise de ciúmes. Oscar se declara para Antonieta e pergunta se estaria disposta a iniciar uma relação. Ela aceita. Antonieta aconselha Vitória a não deixar escapar a chance de ser feliz. e manter unida sua família. Vitória leva um choque quando o médico diz que ela tem câncer de mama e que precisa passar imediatamente por uma cirurgia. Vitória pede ajuda a Antonieta para esconder do marido e dos filhos que está com câncer. Max diz a Vitória que decidiu se casar com Maria Desamparada. vitória deixa claro que não concorda mas também não vai se opor. vitória se emociona ao ver o pequeno João Paulo e Maria permite que fique com ele enquanto desfila.

Guilherme, hipócrita, diz a Maximiliano que podem ser bons amigos e acaba revelando que é o pai do pequeno Osvaldo. Maximiliano, furioso, agride Guilherme. Rosana diz a Helena que a protegerá desde que aceite se tratar com um psiquiatra. Maria Desamparada está a ponto de dizer a Vitória quem é seu pai quando chegam Antonieta, Pepino e Oscar. Maximiliano chega à casa de modas de Dona Bernarda exigindo que Helena diga diante de Guilherme quem é o pai do pequeno Osvaldo. Ela tenta mentir mas acaba confessando que já estava grávida de Guilherme quando se casaram.

Capítulo 97
Leonela procura Bernarda e pede emprego como modelo e conta que foi esposa de Osvaldo, que é a mãe de Maximiliano e que Guilherme é o verdadeiro pai de seu filho. Maximiliano critica Osvaldo por não ter lhe dito a verdade sobre ele e sobre a paternidade do pequeno Osvaldo. Ele tenta se justificar e diz que entregou o teatro a Guilherme em troca que não lhe contasse nada para evitar que sofresse. Vitória confessa ao padre João Paulo que está com câncer de mama e tem medo de morrer sem saber onde está sua filha. Vitória passa por cirurgia e Bernarda vai até o hospital e conta a ela, que ainda está sob efeito da anestesia, que Maria Desamparada é sua filha. Vitória se debate entre a vida e a morte. Antonieta, emocionada, pede a ela que lute por sua vida.

João José inscreve Cruz em um concurso de calouros. Bernarda diz ao filho que já cumpriu sua promessa e disse a Vitória quem é sua filha. Vitória está desolada por que o médico informa que encontraram outro tumor e se não desaparecer com o tratamento terá que retirar o seio. Vitória confessa a Antonieta que tem medo de morrer sem encontrar sua filha.

Capítulo 98
Maximiliano faz o teste de DNA. Osvaldo diz a ele que seja qual for o resultado sempre será seu filho. Bernarda diz a Eva que Vitória está cada vez mais perto de saber a verdade por isso precisa destruí-la. O exame de DNA comprova que Max não é o pai biológico do pequeno Osvaldo. Max fica arrasado mas uma outra notícia consegue levantar seu ânimo ao ficar provado que Osvaldo é sim seu pai. Vitória comenta com João Paulo que quando estava voltando da anestesia sonhou que Bernarda lhe dizia o nome de sua filha. João afirma que não foi um sonho que sua mãe lhe prometeu que revelaria o nome dela. Vitória, chorosa, diz sua mãe foi cruel ao lhe dizer quando estava inconsciente pois não consegue lembrar de nada

Capítulo 99
Bernarda diz ao filho que cumpriu sua promessa de revelar a Vitória quem é sua filha e que se ela não se lembra não é culpa sua. Osvaldo quer saber que a cirurgia Vitória foi submetida e por que precisa passar a noite no hospital. Maximiliano diz ao pai que vai ajudar Leandra. Osvaldo diz que mesmo sendo sua mãe não permita que o manipule. vitória diz a Osvaldo que Max tem razão e pede a ele que permite que el cumpra seu dever de filho. Padre João Paulo diz a Maria que sua mãe não muda e se nega a corrigir seus erros. Maria se oferece para conversar com ela, mas Bernarda não aceita e lhe dá uma bofetada. A casa de Modas dona Bernarda ganha o desfile. O pequeno João Paulo está sob os cuidados de dona Milagres e, aproveitando um descuido dela, Padilha e o Escorpião roubam a criança

Capítulo 100
Bernarda leva a criança para a casa de uma mulher que trabalhou para sua família. Dona Milagres leva um choque ao não encontrar a criança e acusa o Escorpião de tê-la levado mas ele nega. Leandra se aproxima de Max e, brincalhona, pergunta se não vai cumprimentar sua mãe. Guilherme diz que também deve cumprimentar seu pai. Furioso, Max dá uma bofetada em Guilherme, diz que fez o teste de DNA e que ele não é seu pai. Helena suplica a Guilherme que não a deixe, mas ele a despreza. Max exige que sua mãe explique por que inventou essa mentira e ela admite que fez para se vingar de Osvaldo. Maria Desamparada enlouquece de dor ao saber que seu filho foi raptado. Bernarda diz a Padilha que seu filho, João Paulo, é o pai biológico de Maria Desamparada e, portanto, ela é a filha de Vitória. Max acusa Alonso de ter roubado seu filho. Ele nega e, logo depois sofre um desmaio diante de Max e Maria.

Capítulo 101
Alonso pede a Max que fique ao lado de Maria e que devem avisar a polícia sobre o desaparecimento do bebê. Max comenta com Osvaldo que tem certeza que dona Bernarda está por trás do sequestro de seu filho. Max conta a Vitória que o pequeno João Paulo foi raptado e ela sofre uma crise nervosa. Max se surpreende quando o médico diz que Vitória tem câncer de mama. Helena diz a Maria que sabe quem está com seu filho e se dispõe a contar mediante algumas condições. A primeira é que se afaste de Max e vá embora com Alonso. Na sequência ela demonstra loucura, diz que não sabe onde está o bebê e depois afirma que ele está morto e a agride. Alonso chega à tempo de proteger Maria. Helena, histérica, grita que o bebê está morto e que ela o matou. Osvaldo pressiona Bernarda, a acusa de ter sequestrado seu neto e ameaça revelar que o segredo de confissão do padre João Paulo. Vitória pede a Max que a apoie e não comente com ninguém sobre seu problema de saúde. Bernarda diz ao filho que Osvaldo a acusou de ter raptado o bebê e ameaçou revelar o segredo de confissão. João Paulo pede a mãe que jure que não teve nada a ver com o sequestro. Ela se recusa e João Paulo fica com a dúvida de que sua mãe esteja envolvida nesse crime. Max e Maria recebem a informação de que viram uma mulher com um bebê muito parecido com o filho deles.

Capítulo 102
Guilherme oferece a Leandra um papel importante na peça que está montando e ela aceita com a condição de que Osvaldo também participe do elenco. Alonso conta a Max que teve um romance com Helena e ela abortou o filho que esperavam. Rosana recrimina Helena e diz que já basta de tantas loucuras e ameaças e afirma que seu filho está vivo. Maximiliano diz a Guilherme que vai levar sua mãe e não quer que volte a se aproximar dela. Max leva a mãe para morar em um apartamento. Maria Desamparada diz ao pai que não quer continuar vivendo se não encontrar seu filho. Sem saber que são mãe e filha, Vitória e Maria Desamparada suplicam pelo mesmo milagre: encontrar seus filhos. João Paulo e Maria encontram Fausto chorando e sentindo-se culpado pelo desaparecimento do bebê e explica que só deixou o local por que dona Bernarda mandou chamá-lo e agora entende que foi uma armadilha para afastá-lo do bebê. Maria Desamparada se nega a acreditar que sua avó seja a responsável pelo sequestro. Fausto, fora de sí, diz que dona Bernarda é uma assassina. Vitória e Osvaldo dão seu apoio a Maria Desamparada. Vitória abraça Maria e diz que a entende pois padece da mesma dor por ter perdido sua filha. Dona Bernarda chega e diz às duas que Deus as castigou, porque nunca vão encontrar seus filhos. João José pede Nati em casamento. Rodolfo Padilha diz a Dona Bernarda que há cartazes com a foto do pequeno João Paulo nos braços de uma senhora e um telefone para contato com a família.

Capítulo 103
Maximiliano agradece o apoio de Alonso mas pede a ele que se retire. Os dois discutem. Maximiliano recebe uma ligação informando que sua mãe está embriagada e destruiu o apartamento. Max diz a Leandra que ela não pode continuar bebendo dessa maneira e ela promete que vai se controlar. Max deixa claro que se não cumprir a promessa a levará a um centro de reabilitação. Dona Bernarda avisa Lulu que está sendo procurada pela polícia e ordena que ela não sai mais de casa. Fernanda diz ao pai que graças a seus avanços na fisioterapia é candidata a uma cirurgia para tentar voltar a andar. Para desviar a atenção, Bernarda coloca a manta do pequeno João Paulo em um bebê que está no hospital e avisa Maria. Todos ficam felizes achando que encontraram o pequeno João Paulo. À pedido de João Paulo, padre Jerônimo visita Bernarda e pede que se arrependa de todo o mal que tem causado, mas ela afirma que não tem nada do que se arrepender. Padre Jerônimo tem certeza que Bernarda está com o bebê de Maria Desamparada. Furiosa, Bernarda ordena ao “Escorpião” que acabe co ma vida do padre Jerônimo. ele se equivoca e acaba ferindo gravemente a João Paulo. Maximiliano e Maria Desamparada ficam desolados ao constatarem que o bebê do hospital não é o pequeno João Paulo. O “Escorpião” diz a Padilha que matou o padre João Paulo e precisa ajudá-lo a se esconder por que é o único que sabe a combinação do cofre de dona Bernarda. Na Vila, Fausto desconfia que “O Escorpião” aprontou alguma coisa e está fugindo e pergunta se ele roubou outro bebê.

Capítulo 104
O “Escorpião” diz a Fausto que ele defende Maria Desamparada porque está apaixonado por ela. O médico diz ao padre Jerônimo que o ferimento de João Paulo é grave mas ele não corre risco de morrer. Bernarda fica histérica ao saber que seu filho foi ferido e está no hospital. Alonso tem a ideia de colocar a foto do bebê nas bolas de futebol e entrega para as crianças. E é assim que ele chega na casa da empregada de dona Bernarda e fica surpreso ao encontrá-la com o pequeno João Paulo nos braços. Dona Lulu fica surpresa ao ver Alonso e diz que dona Bernarda pediu que tomasse conta do bebê porque sua mãe o abandonou. Alonso aconselha Lulu a ir embora antes que dona Bernarda descubra que lhe entregou o bebê por que é uma pessoa muito má. Bernarda fica furiosa ao perceber que Lulu foi embora e ordena a Padilha que elimine Maximiliano. Vitória visita padre João Paulo e deixa Bernarda furiosa. Alonso entrega o bebê para Maria e Max. Padilha dispara contra Max, mas Alonso o salva. Alonso conta para Maria e Max como encontrou o bebê

Capítulo 105
Fabiano fica feliz quando Max conta que Fernanda e Cruz brigaram e estão separados. Maximiliano e Maria visitam o padre João Paulo e Bernarda a recrimina por não ter contado que encontrou seu filho. Max diz a Bernarda que Maria só foi até lá para visitar o pai e provoca a fúria na megera. Osvaldo diz a Fernanda que se realmente está apaixonada por Cruz deve procurá-lo e se desculpar com ele. Leandra pede permissão a Max para trabalhar na peça que Guilherme está produzindo. ele concorda desde que ela aceite entrar para o grupo dos Alcoólicos Anônimos. Cruz ganha o concurso de cantores e Fernanda está na plateia lhe dando apoio. Eva discute com Fausto, diz que ele está apaixonado por Maria Desamparada e pede que ele esqueça o motivo que os levou até a casa de dona Bernarda. ela ouve a conversa e pergunta de quem eles querem se vingar.

Capítulo 106
Bernarda pergunta a Fausto e Eva de quem eles vão se vingar. Rapidamente Fausto diz que do Escorpião por ter tentado matar o padre João Paulo. Bernarda diz a Fausto que esse será o novo administrador da Vila e deve informá-la de tudo que acontece, especialmente sobre Maria Desamparada. Helena tem um a séria discussão com Guilherme e rompe relações com ele. furioso e em tom ameaçador ele diz que precisam falar do assassinato de Linda e Helena lembra ele que também terão que falar do desaparecimento de Ofélia. Cruz pede a Osvaldo permissão para se casar com sua filha. Emocionada, Fernanda aceita o pedido de casamento. Guilherme prepara uma armadilha para que Leandra volte a beber. Leandra se sente mal porque não tem como explicar ao filho que não cumpriu sua promessa. Nati aconselha Maria Desamparada a procurar Alonso. Osvaldo diz a Vitória que precisam convencer Fernanda a se operar. Maria Desamparada visita Alonso para agradecer tudo que fez por ela, mas deixa claro que Maximiliano é o amor da sua vida.

Capítulo 107
Vitória diz a Fernanda que conversou com o médico e ele está otimista pois são grandes as chances de que a cirurgia seja bem sucedida. Fernanda diz a Cruz que tem medo que a cirurgia não traga o resultado esperado. Helena diz a dona Bernarda que já recuperou a saúde e pede que lhe devolva seu lugar de modelo. Bernarda aceita mas a desafia a ganhar de Maria Desamparada no próximo desfile. Leandra acusa Guilherme de tê-la induzido a beber. O médico diz a Vitória que precisa ser operada imediatamente por que o câncer está começando a se espalhar pelo corpo.

Max tem uma discussão violenta com Guilherme e exige que ele se afaste de sua mãe. O médico diz a Vitória que sua vida corre perigo. Leandra está indignada consigo mesma por ter permitido que Guilherme a controlasse. Maria Desamparada diz a Antonieta que lembra eu sua mãe tinha uma amiga que cuidava dela e dizia que a amava como se fosse sua filha. Osvaldo diz a Vitória que ele e Max recuperaram o documento que prova que o teatro é dele e fará de tudo para tirá-lo de Guilherme. Dona Bernarda visita o filho para pedir perdão. João Paulo diz que não acredita em seu arrependimento.

Capítulo 108
Maximiliano exige que a mãe faça um esforço para se livrar do alcoolismo. fora de sí, ela diz que precisa da bebida para viver. Padilha e o Escorpião planejam assaltar a casa de dona Bernarda.

Fernanda diz aos pais que decidiu se operar. Alonso confessa ao padre João Paulo que não desistiu de conquistar o amor de Maria Desamparada. Helena planeja se vingar de todos que segunda ela lhe fizeram mal. Padilha e o Escorpião entram na casa de Bernarda para roubar e lhe dão um golpe na cabeça. Quando Bernarda recobra a consciência descobre que sua casa foi assaltada e que levaram tudo que ela guardava no cofre. Helena, hipócrita, pede perdão a Maria Desamparada e diz que deseja que ela seja feliz com Maximiliano. Maria comenta com Max e nenhum dos dois acreditam que Helena tenha sido sincera. Para se vingar de Max e Guilherme, Helena envia uma garrafa de licor para Leandra. Dona Bernarda, furiosa, diz ao filho que não descansará enquanto não colocar na cadeia as pessoas que a roubaram. Fernanda tenta mas não consegue ficar em pé. O médico explica que a cirurgia foi mais complicada do que imaginavam, mas ainda há esperanças. Cruz pede a Fernanda que se case com ele. Fernanda pede perdão a Maria Desamparada. Osvaldo descobre que Vitória está com câncer de mama.

Capítulo 109
Osvaldo fica chocado com a notícia de que Vitoria está com câncer. Fernanda diz a Cruz que irão viver na casa de seus pais, mas ele não aceita. Leandra luta contra o vício e teme cair em tentação.

Vitória passa por cirurgia e Osvaldo a cuida com muito amor. Fernanda está entusiasmada com os preparativos do casamento. Padilha procura Fernanda e está a ponto de atirar contra ela mas Fausto o impede. Acontece o casamento de Fernanda e Cruz.

Capítulo 110
Leandra, muito feliz, diz a Max que deixou o vício do álcool. Ela também comenta que comemorou o fato de Osvaldo e Guilherme terem esclarecido o assunto do teatro. Max diz que nada está resolvido e o teatro só poderá abrir depois de uma decisão judicial para determinar quem é o dono. Oscar diza Osvaldo que ele tem grande chance de recuperar o teatro. Leandra, ao se sentir enganada por Guilherme e agredida por Osvaldo, volta a beber e acusa Osvaldo de tentar tirar o teatro de Guilherme para que ela não volte a atuar. Vitória lhe dá uma bofetada.



Leia também