Confira o resumo de todos os capítulos de O Salvador da Pátria - TV História

Confira o resumo de todos os capítulos de O Salvador da Pátria

Whatsapp

Confira o resumo de todos os capítulos de O Salvador da Pátria, novela produzida em 1989 pela Rede Globo e que será exibida pelo canal Viva em 2021.

Capítulo 1
Paulo chega a Ouro Verde e vai conversar com Marina sobre o projeto da fábrica. Sassá é chamado para fazer um serviço no jardim da fazenda de Severo. Clotilde acerta seu trabalho na escola. Marlene diz a Severo que seu pai foi procurá-lo. Sebastião diz que quer resolver a situação da filha. Severo contrata um rapaz para casar com Marlene e depois conta tudo a Gilda. Severo apresenta Otávio a Marlene. Gilda telefona e diz a Severo que está mandando alguém melhor. Sassá procura Severo e diz que Gilda o mandou.

Capítulo 2
Severo telefona para Gilda e ela diz que mandou Sassá porque ele é justamente a pessoa de que ele precisa. Na rádio, Juca conta a história do romance de Severo e Marlene. Severo ouve o programa de Juca e diz a Marlene que quer que ela se case com Sassá para encobrir o caso deles. Paulo vai à escola o convida Clotilde para sair. Sassá vá Clotilde sair com Paulo o chora. Severo chama Sassá o diz que lhe dará muito dinheiro se ele se casar com Marlene. Sassá diz que não pode, porque gosta de outra.

Capítulo 3
Sassá diz que gosta da professora. Paulo pergunta a Clotilde sobre seu passado e ela não gosta. Severo pede a Ciro para comprar roupas novas para Sassá. Depois, ele conversa com Sebastião, conta sobre o casamento e diz que vai lhe dar cinco mil dólares por més. Dinah diz a Marina que Camila foi para a fazenda. Marlene vai conhecer a casa que Severo comprou para ela. Marina vai à fazenda e acha as roupas de Camila jogadas no chão. Sebastião manda Juca parar sua campanha. Juca diz que agora não pode parar.

Capítulo 4
Sebastião diz a Juca que o mata se ele fizer mais alguma coisa. Camila diz à mãe que nada aconteceu. Paulo pede demissão. Camila pede a ele para ficar o diz que quem vai embora é ela. Juca diz que vai denunciar um casamento de araque. Gilda fala de Juca com o Padre Elísio. Camila diz à mãe que vai passar um mês na Argentina. O Padre pede a Juca para parar com suas acusações, Juca diz a Tomaz que vai a São Paulo. Sassá o Marlene se casam. Severo a espera em casa. Eles se beijam o Sassá sai discretamente.

Capítulo 5
Rafaela procura o pai no clube e na fábrica mas não o encontra. Em casa, depois, diz a ele e Gilda que seria melhor eles se separarem. Camila chega a São Paulo o encontra Juca Pirama. Ele a convida para tomar um drinque e depois pede a ela para adiar seu vôo para Ouro Verde. Juca pega corri o irmão duas malas que ele trouxe de La Paz. Ciro conversa com Clotilde sobre as aulas de Sassá Mutema. Marina liga para Paulo e pergunta por Camila. Um homem pega as malas com Juca e lhe paga pela cocaína.

Capítulo 6
Gilda combina com Severo que vai dizer a todos que ele viajou. Juca dorme com Camila. Bárbara conhece Severo, que fica impressionado com ela. Clotilde aceita dar aulas particulares a Sassá. Juca pede a João para trazer mais duas malas. Rafaela diz à mãe que sabe onde o pai vai e que quer chegar antes dele. Severo vai ao clube e encontra Bárbara, Rafaela vai à casa de Marlene e fica à espera do pai. Severo sai. Bárbara vai atrás dele e diz que quer se despedir. Zenóbio diz a Juca que João pode ser preso.

Capítulo 7
Juca não consegue avisar João do perigo. Bárbara segue Severo. Ele a leva para a fazenda e eles passam a noite juntos. Marina fica preocupada com o sumiço de Camila. Rafaela se cansa de esperar o pai e, quando Sassá chega, pede a ele para levá-la em casa. Juca é avisado de que a mala já está a caminho e fica desesperado, mas não pode fazer mais nada. Paulo vai visitar Clotilde e fica para o almoço. Camila volta para casa e: conta à mãe que estava com Juca. A polícia prende João e o acusa de tráfico de drogas.

Capítulo 8
João não entende o que está acontecendo e Juca foge. Camila diz a Marina que está apaixonada por Juca. Quinzote conta a Paulo que vai perder a fazenda. Juca vai ver João e leva um advogado. Depois, pede ao irmão para não denunciá-lo e promete dividir com ele o dinheiro que ganhou. Severo vai ver Marlene. Juca conta a Ângela que João foi preso. Sassá tenta se declarar para Clotilde, mas não consegue. Severo é eleito e Marlene combina corri Sassá de eles irem à festa da vitória. Severo vê Bárbara na festa.

Capítulo 9
Severo e Bárbara decidem usar Sidney como mensageiro. Sassá convence Marlene a não ir à festa. Marlene tenta seduzir Sassá, mas não consegue. Ângela comunica a João que já pediu a separação. Bárbara visita a fazenda de Severo. Clotilde diz a Sassá que Marlene o ama e ale fica desnorteado. Juca aluga uma casa para Ângela em ouro Verde. Juca dá 24 horas para Quinzote pagar o que lhe deve ou ele lhe toma a fazenda. Depois, ele vai para a rádio e entra no ar. Camila ouve sua voz, vai para lá e eles se beijam.

Capítulo 10
Clotilde conta a Marina que Quinzote pode perder a fazenda. Hermínio e Bárbara vão jantar na casa de Severo. Bárbara fica sozinha com Severo e lhe pede para arranjar um jeito de eles passarem três dias juntos. Marina conta a Severo a situação de Quinzote e diz que eles devem se unir contra Juca. Severo diz a Marina que, se Quinzote quiser, compra suas terras. Bárbara vai se encontrar com Severo na fazenda e Gilda a vê. Gilda diz a Marlene que ela deve ir até a fazenda. Marlene flagra Severo e Bárbara juntos.

Capítulo 11
Severo manda Marlene embora. Camila ouve Paulo e Marina conversando sobre a possibilidade de Severo comprar a fazenda de Quinzote e conta tudo para Juca. Juca corre e compra a fazenda. Severo leva Bárbara para um hotel longe de Ouro Verde e passa três dias com ela. Marina diz a Juca que não vai sossegar enquanto não provar que ele não presta. Sassá tenta dormir com Marlene, mas ela não quer. Juca beija Ângela. João é condenado a quatro anos de prisão e, desesperado, grita que é inocente.

Capítulo 12
Quinzote se muda. Juca se declara a Ângela. Marina desafia Juca, através de um jornal, a explicar de onde vem seu dinheiro. Juca declara guerra a Marina. Um desconhecido telefona para Juca e lhe dá o telefone de um homem que pode ajudá-lo: Eduardo Correa. Marlene vai conversar com Juca. Sassá não acha Marlene em casa e fica preocupado. Marlene passa a noite com Juca. Quando chega em casa, Sassá discuto com ela. Eduardo chega a Ouro Verde. Sassá conta a Severo que Marlene dormiu com Juca.

Capítulo 13
Marlene conta a Severo que está grávida. Juca pede a Zenóbio para calar João. Marina não gosta do noivado da filha com Juca, mas não pode impedi-lo. Um prisioneiro intimida João. Severo manda um cheque para Marlene tirar o filho. Bárbara volta e Severo vai vê-la. O Dr Mauro não aceita ser candidato e sugere o nome de Marina. Marlene conta a Juca que está grávida. Juca dá a noticia a Sebastião que diz que vai denunciar Severo. João foge da cadeia. Severo vai falar com Juca, que pede a ele o seu apoio

Capítulo 14
Severo não aceita a proposta e Juca. Marlene sente que perdeu Severo. Gilda diz a Severo que não quer que Marlene tenha o filho que espera. Severo promete que a criança não vai nascer. Juca é avisado da fuga do irmão. Marina conta a Mauro que eles vão lançar um candidato a Prefeito. Camila ouve. Marlene resolve interromper a gravídez. Juca procura Marina e ela o enxota. João exige que Juca lhe dê o dinheiro que prometeu. Juca recebe um bilhete de Marlene e vai se encontrar com ela. Um pistoleiro mata os dois.

Capítulo 15
O pistoleiro mexe nos corpos, enquanto os vizinhos chamam a Polícia. O Delegado recebe a notícia na casa de Marina e conta a ela que Juca Pirama morreu. Plínio manda prender Sassá. Severo diz a Décio e Hermínio que vai apoiar Juca Pirama. Tomáz e um dos homens de Zenóbio descobrem que Juca foi assassinado- A rádio de Tangará dá a notícia. Gilda ouve e conta a Severo. Sassá chega em casa e é Preso. Marina dá a notícia a Camila, que a acusa. Sassá é interrogado e não tem álibi. Sebastião liga para Severo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Capítulo 16
Severo conversa com Bárbara sobre Marlene. Gilda pergunta a Severo se Bárbara está apaixonada e o manda tomar cuidado com Rafaela e Hermínio. João procura o pai de Ângela em Campinas para saber onde ela está. Tomáz acusa João e conta sobre o bilhete. Camila pergunta à mãe onde Waldemar estava na hora do crime. Sebastião negocia seu silêncio com Severo. Camila pede a Mauro para ajudá-la a denunciar a mãe. Ângela pergunta a Tomáz se foi João que matou Juca. João volta a Tangará.

Capítulo 17
Ângela não quer acreditar que João seja o autor do crime, mas fica em dúvida. Clotilde consegue visitar Sassá e diz que vai ajudá-lo. Mauro tenta convencer Camila da inocência de sua mãe. Os bóias-frias vão para a porta da delegacia, onde ficam gritando o nome de Sassá. o Delegado suspende as visitas a Sassá. Severo contrata um advogado para defendê-lo. Bárbara telefona para Severo. Este vai ao clube e Rafaela o segue. Eduardo volta à cidade, procura Marina e pede explicações sobre a morte de Juca.

Capítulo 18
Eduardo diz a Marina que ela está em sua mãos. Hermínio entra no bar do clube e encontra Severo e Bárbara. Rafaela chega e Severo dá a entender que a estava esperando. João toma posse da fazenda. Clotilde pede a Tomáz para dar aulas na escola. Ele tenta lhe dizer que algo está errado. Bárbara sai, telefona para Severo e diz que está à sua espera. Severo comunica a Sérgio que vai lançar seu nome para Prefeito. Clotilde conta a Paulo o que aconteceu. Plínio vai à fazenda para fazer perguntas a Severo.



Leia também