Capítulo 1
Elisa, Damião e Gael são três crianças que se amam como irmãos. Eles não aceitam outra pessoa em seu circulo de amizade, e por isso, excluem Paloma. Os garotos ainda fazem maldades contra ela, pois a consideram a neta da bruxa do povoado. Elisa diz a Damião e Gael que Paloma pode reclamar com sua avó, que os transformaria em sapos. Almerinda, mãe de Damião, é uma mulher dura, que não está de acordo que seu filho tenha amizade com Gael e Elisa. Estefânia, mãe de Elisa, é uma mulher bonita e boa. Ela decide que para melhorar relações com Almerinda, vai convidá-los para um jantar em sua casa. Carmem, irmã de Estefânia, finge amá-la, mas na realidade é uma grande invejosa e deseja ter tudo que pertence à irmã. Padre Guadalupe é o tutor de Gael, e tenta convencê-lo a não ir à casa de Elisa, porque o jantar é somente para adultos. Almerinda proíbe Damião de ir ao jantar, mas Rogério a desautoriza perante o garoto. Carmen trama contra a irmã, insinuando que ela apenas se vestiu elegantemente para ficar bem perante os Arango. Augusto pergunta a Almerinda porque ela odeia tanto Estefânia, Almerinda tenta negar, mas acaba dizendo que não suporta Estefânia porque ela tem um caso com seu marido. Almerinda finge um mal estar para não ficar para jantar. Padre Guadalupe repreende Gael por ter fugido de casa para ir atrás de Elisa. Rogério recrimina Almerinda por ter feito uma grosseria no jantar oferecido por Estefânia. Histérica, ela responde que certamente adorou estar na companhia de Estefânia e insiste para que ele assuma que tem um caso com Estefânia. Augusto, diante do “veneno” de Carmem, questiona a esposa se ela realmente o ama, ela responde que sim. Augusto diz a Carmem que Almerinda afirma que Estefânia e Rogério são amantes. Almerinda, zangada, diz ao Padre Guadalupe que seu casamento vai de mal a pior. Rogério e Carmem se encontram, e se beijam, apaixonadamente.

Capítulo 2
Rogério diz a Carmem que estava morrendo de vontade de vê-la, e a recrimina, por, na noite anterior, ter se portado mal com ele. Carmen responde que tinha que manter as aparências diante de Estefânia, seu cunhado e Almerinda. Carmem conta a Rogério que Almerinda disse a Augusto que Estefânia e ele são amantes. Rogério responde que vai calar Almerinda porque não gosta que julguem mal Estefânia. Damião diz a Ramona, a bruxa, que precisa de dois amuletos para dar a duas pessoas. Ela entrega os amuletos ao garoto e diz que são infalíveis. Almerinda diz a Augusto que foi falar com Estefânia para se desculpar, mas ela não estava em casa. Damião vê seu pai sair de uma casa e logo depois Carmem também sai do mesmo lugar, o menino pergunta a Carmem o que ela fazia com seu pai, ela diz que o pequeno apenas se confundiu, e o homem que estava com ela não era Rogério. Estefânia se surpreende com a agressividade de Augusto. Elisa surpreende Carmem colocando o perfume de sua mãe. Carmem chega ao escritório de Rogério e lhe tapa os olhos, mas se engana, pois na verdade quem estava no escritório era o Padre Guadalupe. Ao se dar conta do engano, Carmem sai correndo.

Capítulo 3
Padre Guadalupe diz a Rogério que só ele ainda não se deu conta que sua relação com Almerinda está cada vez pior, e que ela está convencida de que está sendo traída. Rogério diz que tudo isso é invenção da cabeça doentia de Almerinda, o padre então responde que pensava o mesmo até que uma mulher o confundiu com ele em seu escritório. Ele diz ter reconhecido o perfume, Rogério pergunta então quem era essa mulher, mas o padre prefere manter o nome em sigilo. Augusto pede a Estefânia que o perdoe por ter duvidado dela, promete que jamais voltará a fazê-lo e diz que a ama demais. Rogério se surpreende quando Damião afirma que o viu saindo de uma casa azul, afastada do centro. Carmen propõe que eles fujam, Rogério diz que não pode abandonar sua família nem as propriedades e Carmem então pede que a esqueça para sempre. Rogério se desculpa com Augusto pela calunia que Almerinda inventou de Estefânia. Ele conta que sua relação com a esposa já terminou, pois está apaixonado por outra mulher. Estefânia reclama com Almerinda por estar manchando sua reputação e pede uma retratação imediata, pois os erros dos pais afetam muito os filhos e ela deseja preservar Elisa. Cínica, Carmem confessa ao Padre Guadalupe que Rogério e ela são amantes, que não o ama, e só está com ele por seu dinheiro, e por ser ele o único homem do povoado capaz de dar lhe tudo que ela merece. Carmem também diz ao Padre que é apaixonada pelo cunhado.

Capítulo 4
Padre Lupe diz a Carmem que ela está louca. Ela responde que está louca sim, mas de raiva por viver perto do homem que ama e saber que ele está casado com sua irmã, e que jamais perdoará Estefânia por ter roubado dela o homem de sua vida. O sacerdote responde que Estefânia não roubou nada, pois Augusto sempre foi apaixonado por ela. Carmem afirma que se Augusto não ficar com ela, não medirá esforços, nem poupará ninguém para conquistá-lo. Estefânia diz a Augusto que ele precisa falar com Almerinda, pois os boatos que ela espalha podem chegar aos ouvidos das crianças, e isso faria mal a elas. Almerinda volta a jogar na cara de Rogério que ele tem uma amante, e diz que teria valido mais se estivesse se casado com um “João Ninguém” do que com ele, pois o “João Ninguém” a valorizaria. Rogério furioso responde que ainda é tempo de remediar as coisas. Rogério reclama com Carmem por ela estar paquerando outro homem em um bar, ela responde que é solteira e não tem que dar conta de nada a ninguém. Rogério diz a Carmem que aceita fugir com ela, e que ela espere apenas duas semanas para ele arrumar tudo. Estefânia surpreende Carmem e Rogério aos beijos e reclama com a irmã por estar tendo uma relação com um homem casado, e diz que Augusto terá que saber do ocorrido. Carmen, hipócrita, diz à irmã que ela e Rogério só estavam se despedindo, jura que essa relação já chegou ao fim e suplica para que Estefânia não diga nada a Augusto. Carmem procura Rogério e diz que eles precisam fugir o mais rápido possível, pois sua irmã já sabe que são amantes e logo todos saberão. Rogério diz a Carmem que eles deveriam enfrentar Almerinda e Augusto, Carmem hipócrita diz não ter forças para isso, e não deseja enfrentar ninguém para viver esse amor. Estefânia está a ponto de dizer tudo ao marido, mas Carmem, astuta, a interrompe, e diz que irá embora do povoado nos próximos dias. Carmem põe novamente o perfume de Estefânia para ir atrás de Rogério em seu escritório, Almerinda chega e Carmem se esconde. Almerinda furiosa diz a Rogério que seu escritório cheira a perfume de mulher, e certamente esse é o perfume de sua amante.

Capítulo 5
Almerinda, furiosa, exige que Rogério diga quem é sua amante, Rogério responde que quer o divórcio, e que não existe nenhuma outra mulher em sua vida. Almerinda diz que jamais dará o divorcio para que ele fuja com Estefânia. Rogério responde que não é Estefânia a mulher que lhe interessa. Carmen sai do esconderijo e diz a Rogério que não vale a pena brigar com sua esposa, pois ela é uma mulher louca, e pede que tenha suas malas prontas, pois eles fugirão no dia seguinte. Rogério diz a Lucio que vai assinar uma representação para que em sua ausência, ele se encarregue da processadora. Estefânia se surpreende ao ver Carmem arrumando as malas, ela diz à irmã que vai embora porque já não pode mais ficar próxima a Rogério. Almerinda sofre um desmaio, o Doutor diz que foi apenas uma baixa de pressão, e logo estará bem, mas que precisa tentar ser menos ansiosa. Rogério diz a Augusto que tem razão quando diz que não pode colocar em risco a estabilidade de sua família. Carmen surpreende ao confessar que sempre o amou, e isso bem antes dele estar com sua irmã, e o beija. Elisa entra e surpreende o beijo. Augusto tenta convencer a filha a não dizer nada para sua mãe, pois esse beijo foi algo totalmente sem importância. Carmem, hipócrita, pergunta a Augusto se conseguiu convencer Elisa a não dizer nada a Estefânia. Augusto pede que Carmem se mantenha distante dele no tempo que ainda estiver em sua casa. Carmem se enfurece quando Rogério diz que precisam esperar uns dias a mais para fugir, porque Almerinda adoeceu e ele não pode deixá-la assim. Elisa diz à mãe que não gosta de sua tia Carmem e deseja que ela vá embora. Carmen insiste com Augusto para que fiquem juntos, mas é desprezada por ele. Carmem afirma que um dia ele se dará conta que Estefânia não é melhor que ela, e irá se arrepender de tê-la humilhado com sua rejeição. Almerinda descobre que Rogério vai viajar e de imediato procura Augusto para dizer que seu marido e Estefânia vão fugir juntos, e eles precisam impedi-los.

Capítulo 6
Elisa diz para sua mãe que Damião está muito triste porque seu pai vai fazer uma longa viagem e tem medo de não voltar a vê-lo. Estefânia diz a Carmem que vai levá-la ao terminal de ônibus, pois só assim estará segura que ela não irá fugir com Rogério. Carmem tenta negar, mas acaba confessando que vai sim fugir com Rogério, pois ele é o único daquele local que pode lhe dar tudo que ela merece. Estefânia tenta convencê-la que isso é um grande erro, pois vai destruir uma família e a ela mesma. Carmem responde que muito pelo contrário, que enfim vai encontrar a felicidade, Estefânia aproveita um descuido de Carmen e a tranca no quarto. Ela pede a Elisa que não abra a porta sob nenhuma hipótese para a tia, e que diga a seu pai que ela não tardará em voltar, Estefânia beija Elisa e sai. Enquanto Augusto sai para procurar Estefânia, Almerinda pergunta a Carmem porque ela está com as malas prontas, como se fosse viajar, e se por acaso ela pensava em ir com sua irmã e Rogério. Almerinda completa dizendo que sempre soube que Carmem era comparsa de sua irmã em seu caso com Rogério. Carmem responde que irá embora, pois depois que sua irmã abandonou seu marido e a filha, ela não teria mais nada que fazer ali. Estefânia chega onde Rogério estava esperando Carmem e diz que sua irmã não irá ao seu encontro, além de afirmar que sua família não merece tal atitude dele. Rogério responde que sua vida ao lado de Almerinda é um inferno e ninguém o impedirá de fugir com Carmem. Estefânia e Rogério voltam de carro para o povoado, ela ainda tenta convencê-lo a não cometer essa loucura. Rogério perde o controle do carro, que capota várias vezes. Augusto chega e encontra o carro, e nele, Estefânia agonizando. Ela morre sem conseguir dizer nada. Augusto diz a Almerinda que Estefânia e Rogério morreram em um acidente. Almerinda, histérica, culpa Estefânia pela morte de seu marido. Dolores diz a Elisa que sabe que ela vai sentir muita falta de sua mãe, mas que ela sempre estará a seu lado. Carmem escuta um tiro e acredita que Augusto tenha se suicidado.

Capítulo 7
Augusto chorando diz a Carmem que Estefânia era tudo para ele e desesperado grita e diz que não poderá viver sem ela. Carmem diz a Augusto que sua vida vale muito e ela o ajudará a esquecer Estefânia. Carmem diz que farão o velório de Estefânia em sua casa, mas Augusto não aceita. Branca se zanga porque Carmem diz a dois oficiais que levem o corpo de Estefânia direto para o cemitério, sem que seja realizada uma missa de corpo presente. Branca enfrenta Carmem e diz que nem ela e muito menos Augusto estão em condições de decidir nada. Almerinda grita com Damião, dizendo que jamais permitirá que ele volte a se aproximar da filha da assassina de seu pai. Padre Guadalupe pede que ela se cale, e diz que tudo que aconteceu foi um acidente. Lucio diz a Augusto que entende sua dor, mas que ele não pode ficar trancado, pois Elisa o necessita mais do que nunca. Augusto responde que não pode sequer vê-la, pois se o fizer, vai dizer que sua mãe os traiu e os abandonou para fugir com outro homem. Lucio diz a Carmem que curiosamente ela ia viajar no mesmo momento em que ocorreu o acidente entre Estefânia e Rogério, e afirma que não acredita que ela não tenha nenhum tipo de relação com o ocorrido. Ramiro diz a Carmem que pra ela foi muito conveniente que sua irmã estivesse no carro de Rogério, para que ninguém desconfie que ela é quem deveria estar lá. Ramiro insiste que ela deveria contar a verdade e limpar o nome de sua irmã. Ramona diz ao Padre Guadalupe que Estefânia não estava fugindo com Rogério, como todos pensam, e que depois do acidente, se aproximou do carro e Estefânia conseguiu sussurrar que “Tinha que impedi-los”. Betânia insinua para Almerinda que Augusto, cego de ciúmes, pode ter sido quem provocou o acidente que vitimou seu esposo, e se assim foi ele tem que pagar. Carmem sofre um desmaio e o médico afirma que ela está grávida.

Capítulo 8
Carmem pede ao Dr. Edmundo que guarde segredo sobre sua gravidez. Augusto agradece Carmem por ter cuidado do enterro de Estefânia, mas deixa claro que entre eles não pode haver nada e pede a ela que vá embora de sua casa, já que sem Estefânia não tem mais nada que fazer ali. Carmem diz que ela poderia ficar e lhe dar filhos próprios, já que certamente com a “safadeza” de Estefânia, Elisa nem deve ser sua filha. Augusto, fora de si, diz que não quer mais ver Carmem em sua casa. Almerinda diz a Damião que não quer que ele brinque com a filha da mulher que matou seu pai. Damião chorando diz que Elisa não tem culpa de nada, e se existe uma culpada, é Almerinda, que passava o tempo todo brigando com seu pai, e se incomodava com tudo que ele fazia. Almerinda o esbofeteia. Dolores e Elisa se surpreendem quando Carmem, muito sorridente, comunica que ela e Augusto vão se casar. O juiz surpreso pergunta a Augusto e Carmem se de verdade querem se casar, ela responde que se não fosse assim, nem estariam ali perdendo tempo. O Juiz responde que não é comum que um homem se case com a irmã de sua falecida esposa, e ainda assim logo em seguida de sua morte. Padre Lupe diz a Carmem que o intriga muito saber que argumentos e recursos ela usou para convencer Augusto a se casar com ela, pois ele sabe que a amante de Rogério era ela, e não Estefânia. Carmem, cínica, responde que talvez tenha sido Deus quem fez o favor de eliminar Estefânia, para que ela pudesse ser feliz ao lado do homem que sempre amou. O Padre a responde que ela jamais poderá ser feliz enquanto não limpar a reputação de Estefânia, que era uma boa mulher. Elisa e Damião decidem fugir juntos. Carmen tenta seduzir Augusto, e ele a rejeita. Almerinda grita com Elisa, e a insulta, dizendo que certamente foi ela quem convenceu seu filho a fugir. Augusto aparece e tira Almerinda aos empurrões de sua casa.

Capítulo 9
Damião e Elisa estão escondidos mas Ramiro os encontra. Almerinda abraça Damião e furiosa, esbofeteia Elisa. O Padre Lupe sai em defesa de Elisa e exige que Almerinda deixe a garota em paz, pois é somente uma menina. Almerinda, furiosa, diz a Damião que irá mandá-lo para estudar no exterior, para que jamais volte a ver Elisa. Damião grita com a mãe e diz que jamais a perdoará por ter maltratado Elisa. Ramona pergunta a Paloma porque ela está com o braço machucado, ela responde que Ramiro o apertou muito forte para obrigá-la a dizer onde estavam Damião e Elisa. Ramona pede que a neta jamais volte a esconder as coisas dela. Padre Lupe pede a Augusto que não seja tão duro com Elisa, diz que a menina não entende porque ele se casou com Carmem, e o questiona se ele imagina que ela seja a mulher ideal para que formem um lar estável, tendo em vista que Estefânia era uma mulher fantástica, leal e o amava. Augusto pergunta ao padre se ele tem provas da inocência de Estefânia, ou se ela disse algo em confissão. O padre, angustiado, diz a Augusto que ele sabe que segredos de confissão são invioláveis, mas que tem fé que algum dia a verdade virá a tona. Dolores diz a Carmem que é muito estranho que se realmente Estefânia ia fugir com Rogério, não tenha pensado em levar nenhuma roupa. Carmem afirma que ela levou todas as suas jóias. Almerinda, como pagamento a Ramiro, por ele ter a devolvido Damião, despede Lucio, e o nomeia como novo administrador de sua empresa. Passam-se vários meses e a gravidez de Carmen já está bem avançada. Ramiro pede a Carmem a casa que Rogério colocou em seu nome, em troca de não dizer a Augusto que o filho que ela espera não é dele, Carmen ameaça matá-lo se disser algo. Carmen corre atrás de Elisa para agredi-la, mas acaba caindo na piscina.

Capítulo 10
Dolores diz a Augusto que Carmen foi quem tropeçou e caiu na piscina, e que Elisa não tem culpa alguma. Edmundo diz a Augusto que ele é pai de um menino, que está muito bem, porém que Carmen precisará ser operada com urgência e não poderá mais ter filhos. Carmen está sedada, e começa a delirar dizendo que seu filho é de Rogério, Augusto furioso a sacode para que ela esclareça o que está dizendo. Bráulio diz a Dolores que está pensando em deixar o trabalho na processadora e ir atrás de outras oportunidades, e deseja que ela o acompanhe, mas para isso eles precisam estar casados. Augusto diz a Edmundo que confirme se realmente seu filho não corre perigo, pois a criança nasceu prematuramente. Carmen, muito feliz, diz a Augusto que o bebê é igualzinho a ele, e agora só falta eles “encomendarem” uma menina. Augusto responde que ele já tem Elisa e Carmen afirma que ela não é sua filha e sim de Rogério. Carmen vai ao banheiro, acompanhada de Branca, Elisa observa o bebê e neste momento entra uma enfermeira, que se dá conta que o recém nascido não respira, Carmen histérica diz a Augusto que Elisa matou seu filho e que só teve a criança prematuramente, pois Elisa a empurrou. Dolores diz a Bráulio que aceita se casar com ele, mas quer seguir trabalhando para Augusto, pois é muito apegada a Elisa, e é a única pessoa a cuidar da menina. Augusto furioso pergunta a Elisa o que ela fez ao bebê e por qual motivo empurrou Carmen. Branca ouve e diz a Augusto que é incrível que ele acredite cegamente em Carmen e em suas calunias, e não acredite em sua filha, que é uma criança. Almerinda diz a Carmen que Deus a está castigando, Carmen diz que não importa sua opinião, e sim que perdeu um filho. Almerinda, em tom de deboche pergunta se não lhe contaram que jamais poderá voltar a ter filhos. Ramiro diz a Augusto que ele não deveria chorar a perda do bebê de Carmen, pois a criança não era seu filho. Augusto, fora de si, pergunta quem então seria o pai da criança, Ramiro sugere que pergunte a sua esposa ou ao Padre. Augusto furioso procura Carmen e diz a ela que Ramiro garantiu que o bebê morto não era seu filho.

Capítulo 11
Carmen diz a Augusto que seguramente Almerinda mandou Ramiro dizer essa mentira porque odeia todos de sua família. Augusto diz a ela que quando esteve internada, delirou e também disse que Rogério era o pai de seu filho. Carmen, para se defender, culpa Elisa por não poder mais ter filhos. Ramiro engana Antonia pedindo que seja sua namorada e jurando que vai se casar com ela. Depois de passarem a noite juntos, Ramiro diz que jamais se casará com uma mulher que se mete na cama com qualquer um. Almerinda despede Antonia, pois a viu com Ramiro e não quer ter pessoas imorais em sua casa. Antonia suplica que não a demita, pois não tem nem para onde ir e pede à patroa que a ajude a obrigar Ramiro a se casar com ela, Almerinda afirma que ela ficará melhor sozinha do que com um imprestável como Ramiro, Almerinda acaba perdoando Antonia, mas a faz jurar que daquele dia em diante vai se comportar como uma mulher honesta e ficará em divida com ela para o resto da vida.
Carmen, furiosa, ameaça Ramiro com uma arma por ele ter contado tudo a Augusto. Ramiro a desarma e avisa que essa foi a primeira e última vez que ela o ameaça, pois da próxima, ele a matará.
Carmen pede ao médico que, se caso Augusto pergunte, negue que ela estava grávida antes do casamento. Dolores vê Bráulio abraçado a outra mulher, e furiosa, diz a ele que o compromisso que mantinham está acabado. Augusto diz a Almerinda que sabe que foi ela quem mandou dizer que o filho que Carmen teve não era seu. Ramiro fala diante de Malu que no momento que quiser, se casa com Almerinda, pois todas as mulheres são tontas, Almerinda escuta e despede Ramiro. Ramiro se humilha pedindo que ela não o demita, e que se tiver seu perdão, será seu mais fiel servidor. Almerinda então ordena a Ramiro que queime a plantação de Augusto. Dolores diz a Bráulio que não vai se casar com ele porque não o ama. Passam-se anos e Elisa se transforma em uma linda jovem, assim como Paloma e Gael.

Capítulo 12
Elisa, Gael e Paloma se tornam belos jovens. Gael tenta convencer Augusto a cultivar nas terras que eram de Estefânia, ele se nega, porque diz que essas terras agora são de Elisa. Elisa diz a Carmen que vai levar flores ao túmulo de sua mãe, porque é aniversário de sua morte, e também de seu irmãozinho. Carmen diz que levando flores não apagará o que fez. Paloma diz a Elisa que mesmo sua tia sempre a culpando pela morte de seu irmãozinho, o que aconteceu foi uma fatalidade. Mesmo com o passar dos anos, Augusto nunca conseguiu esquecer Estefânia, e Carmen percebendo isso, não se cansa de brigar com o agora esposo. Gael diz ao Padre Lupe que Augusto não se interessa mais pelos negócios. Lupe diz que ele jamais conseguiu se recuperar do que considerou ser a maior das traições e Carmen não o apoia como fazia Estefânia. Carmen tenta fazer com que Ramiro convença Almerinda a voltar a comprar os produtos de sua empresa e diz que em troca vai lhe dar algo que vai gostar muito. Ramiro debocha dela dizendo que pretendia se casar com o homem mais rico da região e acabou casada com o mais medíocre. Depois de haver sido humilhado para Almerinda, Ramiro jura vingança. Vicente incomoda Elisa e Gael o agride. Carmen, furiosa, diz a Augusto que está cansada de sua mediocridade e Augusto pede que ele vá embora. Carmen culpa Elisa por sua infelicidade e diz que é dela que ele deveria se livrar. O Padre Lupe diz a Almerinda que por uma bobagem afastou seu filho de seu amor durante sua infância e adolescência, Almerinda afirma que foi um sacrifício necessário, mas que houve uma recompensa. Damião volta ao povoado e Elisa se surpreende ao vê-lo.

Capítulo 13
Elisa reconhece de imediato Damião, enquanto ele finge que não a reconhece e depois se despede dela friamente, Elisa chora. Antonia diz a Almerinda que Ramiro incomoda as pessoas na fazenda, e pede que ela converse com o empregado. Almerinda fica furiosa com o filho por não ter avisado que estava voltando para a fazenda. Damião diz que se tivesse avisado, sabia que ela faria até o impossível para que ele não voltasse, eles se abraçam emocionados. Elisa chorando diz a Dolores que Damião voltou ao povoado e não a reconheceu e diz a Gael que às vezes sente vontade de sair correndo de sua casa, que já não aguenta a apatia de seu pai, e a amargura de sua tia. Gael diz a Elisa que se quiser ir morar em outro lugar, lhe consegue algo, Elisa responde que não quer dar motivos para que as pessoas do povoado falem ainda mais dela. Ela também comenta com o amigo sobre a volta de Damião ao povoado. Damião diz à mãe que vai se casar com Florência. Almerinda fica muito feliz com a notícia porque é uma jovem de família tradicional e de seu nível, e não como as garotas do povoado. O Padre Lupe está feliz com a volta de Damião, mas quando o vê, o recrimina por nunca ter lhe escrito uma só carta. Gael diz a Augusto que é tão evidente sua apatia, que todo povoado nota. Carmen, querendo causar intriga, diz a Augusto que deveria ser mais duro com Elisa, porque ela poderia se transformar numa mulher como Estefânia, pois nem seu sangue ela tem. Elisa, chorando, pergunta a Augusto porque ele deixou de amá-la.

Capítulo 14
Almerinda diz a Florência que está muito feliz por saber que ela se casará com Damião. Carmen pressiona Augusto para que ele diga a Elisa que ela não é sua filha. Augusto recrimina Carmen por estar tentando convencê-lo a dizer a Elisa algo de que nem ela mesma tem certeza, e que ele prefere a dúvida, pois Elisa é tudo que lhe restou de bom na vida. Augusto adverte Carmen, dizendo que se ela disser algo a Elisa, a expulsa de casa. Elisa diz a Dolores que às vezes sente vontade de sair da casa de seu pai e sua tia, mas se detém quando pensa que essa é a única família que tem, e com eles terá que seguir até encontrar um homem sério que a ame e com quem forme sua própria família. Dolores diz a Elisa que Gael é um bom homem e a ama muito. Elisa responde que Gael é como seu irmão, e não conseguiria vê-lo de outra maneira, já Damião a atrai muito, porém jamais se apaixonaria por uma garota simples do interior como ela, sendo ele um cidadão do mundo. Carmen tenta seduzir Augusto, ele a rejeita e ela se zanga, dizendo que sempre é a mesma coisa, com Estefânia ele era todo carinhoso, a enchia de presentes, já com ela, é sempre a mesma rejeição. Guido diz a Paulo que tem sérios problemas econômicos e precisa de seu apoio. Elisa diz a Dolores que viu sua tia falando com um homem que não conseguiu reconhecer e eles combinaram de se ver. Dolores sugere que Elisa diga tudo a seu pai e que se necessário, o enfrente. Elisa responde que antes de dizer qualquer coisa, vai averiguar melhor. Damião visita Gael.

Capítulo 15
Gael recebe Damião friamente. Damião diz que sempre quis voltar de passeio ao povoado, porém sempre encontrou muita resistência em sua mãe e também sempre esteve muito ocupado com os estudos. Almerinda diz ao Padre Lupe que Damião voltou ao povoado para comunicar que vai se casar e que vai fazer sua vida na capital. Entretanto, é desejo seu que o filho fique no povoado e assuma a empresa que era de seu pai. Carmen e Ramiro combinam de se ver na “casa azul”, onde ela anteriormente se encontrava com Rogério. Ramiro tenta beijar Carmen. Ela o impede e pergunta se ele conseguiu convencer Almerinda a aceitar os produtos de Augusto. Ramiro insiste em beijá-la e neste momento chega Augusto. Indignado ele diz a Carmen que ela é igualzinha a sua falecida irmã e, olhando Ramiro de cima a baixo, ele completa dizendo que a única diferença é que Estefânia tinha um gosto muito mais refinado, e sai. Augusto pede a Carmen que saia imediatamente de sua casa e de sua vida. Carmen diz a Elisa que suas tentativas de separá-la de seu pai falharam, e que não foi falar com Ramiro por ser sua amante mas sim tratar de negócios, pois Augusto está indo de mal a pior. Augusto diz a Almerinda que não quer que sua processadora compre seu produto. Almerinda, furiosa, adverte Ramiro e diz que para seu próprio bem, não volte a fazer nada às suas costas. Damião visita Elisa.

Capítulo 16
Damião se desculpa com Elisa por tê-la feito acreditar que não a havia reconhecido e a convida para passear pela praça. Carmen continua tentando se explicar para Augusto, pelo flagra. Augusto diz que não quer gente sua de trato com a família ou amigos de Almerinda. Carmen pede então que ele diga isso a Elisa, pois neste exato momento ela e Damião estão passeando pela praça. Carmen fala mal de Elisa diante de Dolores, que a defende, dizendo que Elisa é uma mulher sensata e solteira, e o errado seria se ela, como outras, sendo casada, se encontrasse com homens em lugares escondidos. Carmen, furiosa, diz a Dolores que ela não tem direito algum de se meter em sua vida, muito menos julgá-la. Dolores enfrenta Carmen e diz que Elisa não tem culpa que ela seja uma mulher amargurada. Damião diz a Elisa que quando chegou manteve distância porque acreditou que todos já o haviam esquecido. Elisa diz que ela e Gael pensaram o mesmo pois ele nunca respondeu as cartas que lhe enviaram, Damião diz que nunca recebeu nada. Gael, enciumado, reclama por Elisa estar demonstrando tanto interesse por Damião. Elisa diz a Gael que ele não tem nenhum direito de dizer com quem ela deve falar ou sair. Augusto proíbe Elisa de voltar a sair com Damião. Almerinda furiosa esbofeteia Elisa e a proíbe de se aproximar de seu filhos. Elisa devolve a bofetada e diz a Almerinda que isso é para que ela aprenda a respeitá-la, pois já não é aquela criança indefesa, que um dia ela agrediu. O Padre Lupe sorri quando Elisa conta que Almerinda a esbofeteou, mas ela devolveu a bofetada. Damião procura Elisa e ela, com receio, diz que seria melhor que não se vissem mais, pois assim evitariam problemas. Ramiro pretende tirar Lúcio da processadora, e tenta expulsá-lo aos empurrões. Ramiro se surpreende quando chega Damião e ameaça demiti-lo.

Capítulo 17
Damião repreende Ramiro, impedindo que ele machuque Lucio. Damião abraça efusivamente Lucio e diz que ele mesmo lhe dará a carta de recomendação que ele pedia a Ramiro. Damião lembra Ramiro que continua sendo o dono da processadora, e admira demais Lucio, bem como seu trabalho. Paloma diz a Elisa que Gael está morto de ciúmes dela, pelo regresso de Damião. Elisa diz a Paloma que sabe de seu amor por Gael, e quanto a ela não precisa se preocupar, pois ela jamais poderia ver Gael como outra coisa, que não seu irmão. Damião diz ao Padre Lupe que Gael tem algo contra ele, o Padre responde que é apenas ciúmes, pois ele tem “roubado” toda a atenção de Elisa. Damião fica sabendo da agressão de Almerinda a Elisa, e a proíbe de voltar a tocar na garota. Ramiro furioso recrimina Bráulio por não ter lhe contado sobre a volta de Damião. Almerinda acusa o irmão de estar colocando seu filho contra ela, o Padre responde que a errada é ela em acreditar que Damião ainda é um menino, pois sendo homem como é, tem total liberdade de escolha de suas amizades. Damião diz a Dolores que procurou por Elisa e Carmen disse que ela não estava, Dolores diz que é tudo mentira de Carmen, pois Elisa não saiu a tarde toda. Damião se desculpa com Elisa pela atitude desrespeitosa de sua mãe. Damião convida Elisa para ir até sua casa, e ao entrarem ela se surpreende ao ver Florência, que de imediato vem beijar Damião.

Capítulo 18
Florência chega com tudo e entristece Elisa. Elisa diz a Dolores que Damião lhe havia dito que estava completamente apaixonado por uma amiga de infância, e ela erroneamente tinha acreditado ser ela, enquanto na verdade, era Florência, uma amiga da capital com quem pretende se casar. Almerinda diz a Florência que fará uma grande festa para anunciar o compromisso entre ela e seu filho. Carmen tenta seduzir Augusto e ele novamente a rejeita. Indignada ela jura que ele irá se arrepender. Damião não consegue esconder a antipatia que sentiu pelo tio de Florência, ainda mais quando este tece um comentário dizendo que as garotas do povoado são muito oferecidas. Damião procura Elisa para que ela explique porque foi embora de sua casa sem se despedir. Elisa diz que não queria ser inoportuna. Augusto encontra Damião e o proíbe de voltar a procurar sua filha. Elisa diz a seu pai que não precisava ser grosseiro com Damião, e que assim ele está se portando como Almerinda. Augusto insiste dizendo que se ela voltar a ver Damião, tomará medidas rígidas. Ramiro conta, à sua maneira, para Almerinda do incidente que teve com Lucio e que Damião saiu em defesa do senhor, e pede para saber como as coisas ficarão de agora em diante. Almerinda diz que Damião é um Arango e tem todo o direito de ser a cabeça da processadora. Gael e Elisa andam a cavalo e se encontram com Florência e Damião. Damião pede que os leve até o povoado e completa pedindo a Gael que leve Florência, porque ele irá com Elisa. Gael não concorda e propõe que Florência vá com Elisa e ele com o próprio Damião. Carmen vai se queixar com Edmundo que sua vida ao lado de Augusto é um inferno, que ele a maltrata sempre e sem nenhum motivo. Edmundo e Carmen se beijam.

Capítulo 19
Florência diz a Almerinda que a caminhonete em que vinha com Damião quebrou, e eles vieram com Elisa e Gael, à cavalo. Augusto, furioso, recrimina Gael por não estar fazendo corretamente seu trabalho. Gael se defende, diz que faz o que pode para ajudá-lo a não afundar ainda mais e o aconselha a deixar o orgulho de lado e aceite cultivar as terras de Elisa. Eles discutem e Augusto diz a Gael que se ele não estiver satisfeito, que procure outro trabalho. Florência pede a Sabrina que lhe conte sobre os amigos de Damião, principalmente quanto a Elisa. Sabrina conta tudo, inclusive que Elisa e Damião eram “namorados” e chegaram, na infância, até a fugirem juntos. Damião ouve a conversa e pede a Sabrina que respeite Elisa e que eles nunca foram namorados, até porque eram apenas crianças, e só fugiram juntos pois tinham problemas com suas respectivas famílias. Paulo diz a Elisa que custe o que custar ela ainda será dele. Elisa, assustada, diz que nem sabe quem ele é, mas que certamente está louco, Paulo então se desculpa e se apresenta a ela. Elisa pede que a deixe em paz. Elisa diz a Ramona que Paulo acreditava que com umas poucas palavras bonitas a teria nas mãos, Ramona responde que a “culpa” é dela, por ser tão linda, tanto quanto sua mãe. Elisa pergunta se é por isso que falam tão mal de sua mãe e Ramona responde que ela não é culpada de nada do que falam, que a acusam injustamente, mas cedo ou tarde a verdade virá a tona. Damião convida Gael para sua festa de compromisso com Florência e diz que não entende porque ele o trata tão mal, já que cresceram juntos e eram os melhores amigos. Gael agradece o convite, mas diz a Damião que Almerinda não permitiria sua presença. Gael fala das cartas nunca respondidas e Damião garante que nunca as recebeu, eles então se abraçam com carinho. Augusto expulsa Elisa de sua casa, Damião a encontra chorando e pede que confie nele. Elisa o abraça, chorando, e diz que está cansada de sofrer e isso vem desde que sua mãe morreu. Florência, furiosa, presencia a cena de Damião e Elisa abraçados.

Capítulo 20
Florência fica furiosa ao ver Damião e Elisa abraçados. Dolores critica Augusto pela maneira como vem tratando Elisa desde que sua mãe morreu, diz que sua filha tentou de tudo para ganhar seu carinho e lembra que um dia irá pagar por todo desprezo que dá a sua filha. Florência termina seu relacionamento com Damião. Almerinda tenta impedir que ela volte para a capital. Padre Lupe diz a Damião que Elisa sofreu muito desde que sua mãe faleceu, que ela tem tido que enfrentar a indiferença de seu pai e o ódio de Carmen, que a acusa injustamente de ter causado a morte de seu filho. Edmundo visita Carmen, ela novamente tenta seduzi-lo. Por sugestão de Paulo, Florência procura Elisa para desculpar-se por ter sido tão grosseira, e para convidá-la para sua festa de compromisso. Elisa aceita seu pedido de desculpa, mas quanto a seu convite para a festa, não acredita que Almerinda vá permitir sua presença. Florência diz a Elisa que ela agora é sua amiga e que Almerinda não vai se opor a sua presença. Edmundo pergunta a Carmen o que vai acontecer com a “relação” deles, ela responde que nada, porque ambos são casados e precisam ser muito discretos. Augusto exige que Edmundo lhe diga o que faz no quarto de Carmen, ambos se surpreendem ao vê-lo.

Capítulo 21
Augusto encontra Edmundo saindo do quarto de Carmen e pergunta o que ele faz ali. Carmen se finge de ofendida e questiona se ele realmente acredita que eles estavam fazendo algo de mau. Florência diz a Damião que está arrependida pelo ocorrido na noite anterior e foi pedir perdão a Elisa, inclusive a convidou para a festa. Paulo procura Elisa na casa de Branca e como ela não está, pede a Branca o endereço da casa de Elisa, mas Branca se recusa a dar. Augusto diz a Carmen que a partir de agora vai acompanhá-la sempre em suas consultas médicas. Elisa pergunta ao Doutor o que sua tia Carmen tem, mas ele se nega a lhe dar qualquer informação. Lucio critica Augusto por ter expulsado a filha de casa. Augusto, zangado, responde que nem tem certeza se Elisa é sua filha, já que Estefânia e Rogério foram amantes por muitos anos. Lucio então sugere que Augusto faça um exame de DNA. Gael confessa a Elisa seu amor, ela diz que também gosta muito dele, mas como um irmão. Augusto pede perdão a Elisa e a diz que gostaria que ela voltasse para sua casa. Elisa confessa a Paloma que está apaixonada por Damião e morre de ciúmes por saber que ele se casará com outra mulher.

Capítulo 22
Paloma aconselha Elisa a lutar pelo amor de Damião. Carmen diz a Edmundo que está muito arrependida do que aconteceu entre eles, pois ambos são casados e ela não pode repetir a mesma história de sua irmã, pois Augusto não resistiria. Augusto diz a Edmundo que quer fazer uma prova de DNA para saber se Elisa realmente é sua filha. Paulo comenta com Florência que Elisa não quer ir à festa. Paulo, soberbo, diz que Elisa irá com ele. Damião furioso o adverte que se o ver próximo a Elisa, o expulsará da fazenda. Florência diz a Damião que se Paulo for, ela irá com ele. Almerinda ouve toda a discussão e pede a Damião que reconsidere sua posição, pois a festa de compromisso precisa ser perfeita. Florência adverte Paulo que não quer Elisa em sua festa de compromisso, enquanto chora, diz a Almerinda que Damião defendeu Elisa e saiu sem se importar se ela ficava ou não na fazenda. Almerinda diz a Florência que sabe que Damião a ama e que Elisa é apenas uma pessoa por quem Damião tem um carinho especial pela convivência na infância, mas não tem motivo para se preocupar com ela. Almerinda vai à casa de Elisa para convidá-la para a festa.

Capítulo 23
Augusto diz a Carmen que vai fazer um exame de DNA para saber se Elisa é sua filha, mas não pretende contar a ela o resultado. Augusto diz a Carmen que está com sérios problemas econômicos. Carmen sugere que vendam tudo e partam para outro lugar onde possam começar uma nova vida. Augusto diz que isso não é possível, porque sempre foi agricultor e só sabe e deseja fazer isso, então se vendesse suas terras, seria sua ruína total. Ramiro diz a Almerinda que vai tirá-la do local, mas Almerinda diz que Elisa é sua convidada. Padre Lupe pergunta a Almerinda, qual foi sua intenção ao convidar Elisa. Almerinda responde que convidou Elisa para que Damião se dê conta que ela não vale nada e para isso precisa que Paulo não desgrude dela. Paulo tira Elisa para dançar, ela resiste, mas no fim aceita. Paloma pede a Gael que dance com ela, Gael se zanga ao ver Elisa dançando com Paulo, e deixa Paloma só. Paloma reclama com Gael por sempre deixá-la em segundo plano. Paloma se zanga e vai embora. Guido anuncia o compromisso entre Damião e Florência, Elisa sai da festa ao ver que Damião entrega um anel de noivado a Florência. Mais tarde Damião e Elisa se encontram e se beijam. Chorando, Elisa diz que ele é um homem comprometido e não deveria beijá-la. Augusto chega à fazenda Arango e esbofeteia Elisa diante de todos. Elisa chorando diz a seu pai que está na festa, pois a própria Almerinda a convidou, afirmando que assim elas melhorariam a relação entre as famílias e abriria a porta para uma possível negociação entre todos. Augusto responde que não precisa da ajuda de nenhum Arango.

Capítulo 24
Almerinda diz a Florência que Damião está muito estranho. Florência diz que ele ficou assim quando Elisa foi embora da festa. Almerinda se convence que foi um erro convidar Elisa, pois no final não serviu de nada. Bráulio se zanga ao ver Ramiro na cozinha, atrás de Antonia. Bráulio diz a Antonia que não gosta da maneira como Ramiro a olha. Elisa diz a Paloma que Damião a beijou e logo em seguida se desculpou, dizendo que era apenas um impulso, Paloma reitera que pode ser que Damião a tenha beijado porque sente algo por ela e talvez ele nem se case. Florência diz a Damião que se a ama de verdade, demonstre, e pede que eles se casem no civil imediatamente. Augusto diz a Carmen que o preocupa o fato de que Damião esteja próximo a Elisa. Carmen, querendo causar intriga, responde que Damião vai se casar e Elisa é quem não o tem deixado em paz. Bráulio diz a Damião que é uma pena que ele não tenha interesse em assumir a processadora, pois todos os trabalhadores o esperavam com muito entusiasmo. Damião pergunta a Bráulio se ele tem problemas com Ramiro, ele responde que todos os trabalhadores têm problemas com Ramiro. Damião pede perdão a Elisa por tê-la beijado, e diz que será a ultima vez que se vêem, pois voltará para a capital. Damião confessa ao Padre Lupe que beijou Elisa e se sente culpado porque isso é uma traição a Florência, e que Elisa ficou ofendida. Branca sugere a Elisa que esqueça Damião e que tente ver Gael com outros olhos. Elisa responde que ainda que queira esquecer Damião e ver Gael com outros olhos, não poderia, uma porque está apaixonada por Damião e outra porque Paloma ama Gael e ela é sua melhor amiga. Carmen, astuta, faz Edmundo acreditar que o ama e assim tenta convencê-lo a mudar os resultados dos exames de DNA que fez de Augusto e Elisa. Edmundo se nega, Carmen então decide colocar um ponto final no relacionamento. Edmundo desesperado abraça e beija Carmen, Paloma os surpreende.

Capítulo 25
Tanto Carmen quanto Edmundo tratam de convencer Paloma que estavam falando de uns exames, mas ela não acredita e afirma que sabe perfeitamente o que eles estavam fazendo. Furiosa, Carmen diz a Edmundo que se Paloma contar o que viu a Augusto, ele jamais a perdoará. Edmundo diz que está disposto a enfrentá-lo, mas Carmen diz que ela não e sai dizendo que se ele não fizer o que ela lhe pediu, que nunca mais volte a procurá-la. Carmen vai atrás de Paloma e ameaça matar sua avó caso conte a Augusto o que viu. Damião leva um chá para sua mãe e Almerinda afirma que a queda de pressão foi motivada pela tristeza que sente com sua partida. Almerinda implora ao filho que permaneça no povoado por pelo menos mais duas semanas. Damião aceita. Carmen tenta provocar Elisa insultando-a para que ela não a acompanhe no médico, mesmo assim Elisa insiste em ir. Elisa e Ramiro se encontram na praça e ele pergunta se ela já superou o papel ridículo que fez na festa de compromisso de Damião. Elisa responde que o problema dele é se sentir um Arango, quando na verdade não passa de um empregado. Ramiro, furioso, sacode Elisa. Lucio chega e lhe dá um soco, este, furioso, devolve o golpe e Lucio cai no chão, sem sentidos. Guido tenta convencer Paulo que volte para a capital com ele. Padre Lupe se surpreende quando Ingrid afirma que é a mãe de Gael, o bebê que deixou a seus cuidados, muitos anos atrás.

Capítulo 26
Ingrid diz que deseja recuperar seu filho. Padre Lupe lembra que Gael já é um homem e não precisa mais de sua mãe, e se ela se revelar para ele agora, só o fará sofrer. Ingrid tenta se justificar dizendo que deixou seu filho porque não tinha nada para lhe oferecer e tem sim todo o direito de recuperá-lo. Padre Lupe a corrige, dizendo que ela na verdade acreditava que Gael seria um estorvo. Lucio, por fim, retoma os sentidos, para a alegria de Branca e Elisa. Elisa novamente se encontra com Ramiro e ele diz que sente muita vontade de beijá-la. Cinicamente, Ramiro diz a Elisa que quer provar se ela beija tão bem quanto sua mãe, pois Rogério dizia que Estefânia beijava muito bem. Elisa, furiosa, esbofeteia Ramiro, e ele tenta beijá-la à força. Edmundo aparece e a defende. Damião se zanga ao ver Paulo na processadora. Augusto, furioso, esbofeteia Elisa e a acusa deter passado a noite com um homem. Elisa, chorando, diz que esteve a noite toda no centro de saúde, porque seu padrinho estava inconsciente e afirma que pediu a Carmen que o avisasse. Carmem, hipócrita, diz ter se esquecido de dar o recado. Augusto pede perdão a Elisa. Edmundo tenta novamente se justificar diante de Paloma e ela o aconselha a tomar muito cuidado com Carmem. Edmundo diz a Augusto que aproveitando que Elisa estava por ali, pelo que ocorreu com Lucio, tirou uma amostra de sangue da garota, com o argumento de que era necessário para uns testes em Lucio. Carmen astuta diz a Edmundo que o ama e quer que ele também demonstre que a ama, falsificando os resultados de paternidade de Augusto e Elisa.

Capítulo 27
Edmundo diz a Carmen que não faltará com sua ética profissional, nem por ela, nem por ninguém. Irritada, Carmen diz a Edmundo que ele acaba de perdê-la. Bráulio diz a Damião que Ramiro convenceu Almerinda a despedir Lucio. Damião convida Lucio a voltar a trabalhar na processadora. Carmen procura Ramiro para que ele a ajude a se desfazer das amostras de sangue de Elisa e Augusto. Ramiro tenta tomar Carmen à força e diz que cobrará o favor adiantado. Carmen o esbofeteia e diz não precisar dele para nada. Elisa escuta quando Damião diz a Lucio que vai embora porque não suporta ter que obedecer as ordens da mãe e também porque tem medo de se apaixonar por Elisa. Paulo procura Elisa e se declara. Ela deixa claro que ele não lhe interessa. Damião diz a Almerinda que não entende porque ela confia tanto em Ramiro Mendonça, que é uma pessoa que não tem respeito nenhum pelos trabalhadores. Almerinda diz ao filho que ele não tem direito de julgar Ramiro, e que graças a ele a processadora continua funcionando desde a morte de seu pai. Damião se enfurece quando Henrique diz que Elisa estava paquerando Ramiro. Henrique segue espalhando os boatos de que Elisa já esteve com a maior parte dos homens do povoado. Damião furioso o sacode e pergunta se ela também se meteu com ele. Florência interrompe a discussão e diz a Damião que ele fica como louco quando ouve falar de Elisa. Damião diz a Florência que o chateia que digam tantas mentiras de Elisa, pois ele a conhece muito bem e sabe que ela não é assim como dizem. Carmen tenta subornar uma enfermeira para que entregue exames falsos de DNA a Augusto. Almerinda faz uma proposta a Elisa, mas ela deixa claro que só aceitará se seu pai estiver de acordo.

Capítulo 28
Almerinda deixa claro para Elisa que jamais honraria um trato feito com alguém que tenha o sobrenome Bouvier, e que inventou a festa de compromisso de Damião só para mostrar que seu filho terá ao lado uma mulher descente e que está a sua altura. Elisa diz a Almerinda que sente pena dela pois é um ser cheio de ressentimento e a única coisa que consegue dar para quem a cerca, é amargura. Elisa deixa claro que irá cultivar em suas terras, ainda afirma que isso vai impulsionar os negócios e provarão a ela que não precisam de sua ajuda. Lucio se sente frustrado, acredita estar velho e não ter forças para se defender de Ramiro. Branca tenta animá-lo, mas Lucio pede que o deixe só. Florência, furiosa, joga na cara de Damião o colar que ele lhe deu e pergunta como teve coragem de dar a ela o mesmo presente que deu a Elisa. Florência diz a Damião que não pretende continuar no povoado. Florência diz a Paulo que está certa que Damião gosta de Elisa, pois a defende com uma ferocidade jamais vista. Gael diz a Damião que Augusto está quase na ruína. Almerinda ordena a Ramiro que vigie todos os passos de Elisa e evite a todo custo que ela cultive suas terras. Branca procura Ramiro para reclamar que ele tenha agredido Lucio. Ele chega acompanhado de Carmen e Branca se surpreende ao escutar Carmen dizendo que Estefânia jamais foi amante de Rogério, que a amante era ela, que ia fugir com ele, e que ela está planejando uma maneira de fazer com que os resultados do exame de DNA de Augusto e Elisa sejam alterados. Florência provoca Henrique e eles se beijam, mas quando Sabrina os surpreende, Florência se finge de ofendida, e o esbofeteia. Branca procura Almerinda para falar de Estefânia e pede a ela que vá à sua casa no dia seguinte, e se surpreenderá com tudo que ela descobriu, tanto sobre ela quanto sobre Augusto. Florência tenta convencer Damião para que voltem à capital, mas ele está decidido a cuidar dos negócios de sua família.

Capítulo 29
Paulo procura Elisa e ela volta a dizer que só pode ser sua amiga. Paloma diz a Elisa que sabe que Damião a ama, mas ela precisa lutar por ele. Elisa fica confusa e Paloma lembra que enquanto Damião não se casar é um homem livre. Branca diz a Dolores que precisa falar com Augusto, mas sem que Carmen saiba da conversa. Branca pede a Augusto que vá até sua casa. Por azar, Carmen escuta e diz a Branca que se ela tem algo a dizer a seu marido, pode fazê-lo em sua presença. Branca diz a Carmen que ela é uma hipócrita e por isso jamais conseguiu fazer com que Augusto esqueça Estefânia. Branca se despede e lembra Augusto que no dia seguinte o espera em sua casa, pois ele, diferentemente de Carmen, é muito bem vindo. Carmen, furiosa, diz a Augusto que espera que ele não dê ouvidos ao que disse Branca. Padre Lupe exige que Ingrid diga qual seu propósito em se aproximar de Gael, porque não confia nela, muito menos em seu arrependimento. Ingrid deixa claro que vai atrás de Gael e não descansará até cumprir seu propósito. Damião diz a Lucio que decidiu tomar posse dos negócios de sua família, a começar pela processadora, por isso precisa dele novamente na empresa para que o oriente. Damião pergunta a Lucio se ele foi agredido por Ramiro por tentar proteger Elisa, e se é verdade que ela se insinuou para ele. Lucio responde que Elisa jamais paquerou Ramiro. Damião informa Ramiro que ocupará o lugar de seu pai na processadora e Lucio será seu braço direito e deixa claro que se não o respeitar, será demitido. Ramiro ordena a Horácio que mate Lucio. Horácio vê Lucio entrar na casa de modas de Branca, mas não o vê sair, e coloca explosivos na loja, minutos depois, ouve-se explosões e a casa de modas começa a se consumir em meio às chamas.

Capítulo 30
Branca morre no incêndio e Elisa se sente culpada por tê-la deixado sozinha. Almerinda se irrita ao saber que Damião vai se encarregar de todos os gasto do enterro. Florência pergunta a Almerinda porque afetou tanto Damião, a morte de Branca. Almerinda explica que ele a conhece desde que era pequeno e aconselha que acompanhe Damião no cortejo, pois Elisa era afilhada da falecida. Horácio diz a Ramiro que executou suas ordens e cobra dele o que lhe prometeu. Ramiro, furioso, diz que quem morreu foi Branca e não Lúcio, por isso não lhe dará nada e ainda faz ameaças caso conte a alguém sobre o que aconteceu. Elisa chega em casa chorando e diz a seu pai que sua madrinha acaba de falecer. Carmen sugere a Paulo que aproveite a oportunidade, pois Elisa está muito vulnerável com essa situação. Bráulio diz a Damião que os peritos disseram que o incêndio que resultou na morte de Branca, pode ter sido provocado. Lucio escuta a conversa. Ramiro chega no velório e Lucio grita que ele é um assassino. Lucio diz a Damião que está convencido que Ramiro tem relação com o incêndio, já que o odeia. Padre Lupe diz a Ramiro que respeite a dor de Lucio e vá embora. Inconsolável, Elisa diz que a morte de Branca é como reviver a morte de sua mãe. Carmen recrimina Augusto por ter ido ao funeral de Branca. Carmen, muito feliz, fica pensando que foi uma grande sorte que Branca tenha levado seu segredo para o túmulo. Dolores encontra Horácio fora da igreja e chorando diz que Branca era uma mulher muito querida por todos e para Elisa era como uma segunda mãe. Antonia conta a Almerinda que Bráulio lhe disse o incêndio que vitimou Branca pode ter sido provocado. Almerinda pergunta quem poderia ter interesse em fazer mal a Branca. Antonia diz que Ramiro odeia Lucio e estava furioso porque Damião havia dito que ele voltaria a ter um cargo de confiança na procesadora.

Capítulo 31
Almerinda zangada diz a Antonia que é muito cômodo jogar a culpa de tudo em Ramiro e que o culpado mais cedo ou mais tarde será pego pelas autoridades. Carmen descobre, por casualidade, que foi Ramiro quem ordenou a Horácio que matasse Lucio, mas por uma infelicidade quem acabou morrendo foi Branca. Carmen exige uma grande quantia em dinheiro para guardar o segredo. Ramiro diz que há anos guarda um segredo dela, então que agora eles estão quites. Florência conta a Almerinda sobre o incidente entre Lucio e Ramiro. Damião escuta quando Florência está falando com Sabrina para marcar um encontro com Henrique, ele interrompe a conversa e pergunta qual o motivo desse encontro. Astuta, Florência responde que Henrique está muito triste pelo incidente que teve no trabalho e tem medo de ser demitido. Damião pede a Sabrina que diga a Henrique para ficar tranqüilo, pois ele não irá demiti-lo. Damião procura Elisa e Carmen diz que certamente ela saiu com Paulo. Florência diz a Paulo que Damião quase descobre que ela estava se encontrando com Henrique. Paulo diz a Florência que Henrique deve estar muito interessado nela e ela deveria aproveitar a situação para causar ciúmes em Damião. Lucio pede a Augusto que prometa que irá mudar sua atitude com Elisa e deixar de uma vez por todas essa estúpida duvida que não é o pai da garota. Augusto diz a Lucio que já realizou um exame de DNA. Lucio, transtornado, diz a Augusto que não acredita que ele precise de um papel para saber que Elisa é sua filha. Florência diz a Henrique que ama Damião, porém eles podem ser bons amigos e inclusive podem se ver de vez em quando. Paulo procura Elisa e Carmen, diz que Damião está muito interessado na sua sobrinha. Elisa se surpreende ao encontrar Paulo no seu quarto. Furiosa, ela o expulsa, mas antes de ir Paulo a beija, e justo neste momento entra Augusto, que furioso insulta a filha e diz que ela é igual sua mãe. Augusto, zangado, recrimina Carmen por não ter se dado conta do que estava ocorrendo em sua própria casa, enquanto Carmen, hipócrita, diz que Elisa já não é uma menina e quem vai saber desde quando ela tem se encontrado com Paulo às escondidas.
Carmen, com a ajuda de Ramiro e Horácio consegue falsificar o exame de DNA de Elisa e Augusto. Edmundo entrega a Augusto a prova de paternidade e diz que assim que abrir o envelope saberá se Elisa é ou não sua filha.

Capítulo 32
Dolores enfrenta Carmen, diz que sempre invejou Estefânia e odeia Elisa porque ela a faz lembrar de sua irmã e a acusa de ter permitido a entrada de Paulo no quarto da sobrinha. Furiosa, Carmem a demite. Paulo diz a Ramiro que foi Carmen quem permitiu que entrasse no quarto de Elisa. Augusto lê o resultado da prova de paternidade falsificada e fica desolado ao saber que Elisa não é sua filha. Gael, furioso, tenta agredir Paulo, e exige que deixe Elisa em paz. Damião pergunta a Gael porque ele queria brigar com Paulo. Ele diz que Paulo se meteu no quarto de Elisa e não acredita que ele tivesse boas intenções. Damião exige que Paulo deixe Elisa em paz. Elisa diz a Dolores que irá embora com ela, mas Augusto não permite. Elisa diz ao pai que fica com a condição que Dolores também fique. Augusto diz a Carmen que Elisa e Dolores ficaram na casa. Carmen adverte Augusto que quando souber o resultado de exame de DNA, será ele mesmo quem expulsará Elisa de casa. Augusto diz que já sabe o resultado e que Elisa fica, sendo ou não sua filha. Carmen diz a Dolores que procurará uma maneira para se desfazer dela. Almerinda propõe um trato a Elisa, mas ela se recusa a ouvir a proposta. Almerinda insiste, dizendo que pode resolver todos os problemas econômicos de Augusto, em troca de que ela apenas se afaste de Damião. Elisa responde que o melhor seria que Almerinda oferecesse algo que interessasse a Damião, assim ele não a procuraria, e tudo que ela deseja é que Damião e Florência desapareçam e a família Arango a deixe em paz. Elisa pede ao padrinho que a ajude a semear nas terras que herdou de sua mãe. Almerinda tenta convencer Damião a voltar para a capital e que antecipe seu casamento com Florência. Almerinda pergunta se ele realmente quer se casar com Florência. Florência fica histérica quando Damião pede um tempo no relacionamento. Paulo procura Elisa e, hipócrita, diz que quer se desculpar pelo problema que lhe causou com seu pai. Elisa, furiosa, diz que nunca mais voltará a confiar em suas boas intenções. Elisa conta a Dolores sobre o incidente que teve com Paulo e sobre a proposta milionária de Almerinda para que se afaste de Damião. Dolores diz a Elisa que Almerinda está muito preocupada que esse casamento entre Damião e Florência nem chegue a acontecer. Ingrid fica furiosa porque Gael e o Padre Lupe a surpreendem beijando Ramiro. Carmen diz a Elisa que se Damião realmente lhe interessa pode tratar de esquecê-lo porque Augusto jamais aceitaria essa relação.

Capítulo 33
Florência segue assediando Henrique. Ele confessa que está se apaixonando por ela e tem se sentido culpado diante de Damião. Elisa diz a Dolores que vai procurar Paloma, Carmen escuta e de imediato diz a Paulo que cerque Elisa, pois enfim ela poderá ser dele. Paulo tenta abusar de Elisa, Damião chega e o agride. Ingrid procura Padre Lupe para pedir que fale com Gael. O religioso diz que levou Gael ao hotel como ela havia pedido, mas chegando lá eles a viram aos beijos com Ramiro e a pouca boa imagem que Gael tinha dela, foi por água abaixo. Florência está decidida a ficar com Henrique, e o beija. Gael exige ao Padre Lupe que explique porque e o levou ao hotel para ver Ingrid e pergunta se ele está o escondendo alguma coisa. Augusto diz a Elisa que já é muito tarde para ela andar por aí sozinha, Ramon diz a Augusto que se ele realmente se preocupa tanto com a filha, deveria cuidar dela. Kenia reconhece a moto de Paulo. Elisa, chorando, conta a Dolores que Paulo tentou abusar dela, mas por sorte, Damião chegou e a “salvou”. Carmen insinua que Elisa deve ter ido se encontrar com algum homem. Augusto pede que pare de inventar coisas para tentar manchar a imagem de Elisa. Almerinda obriga Antonia a dizer a Damião que foi Elisa quem ligou para Paulo. Damião pede a Antonia que diga a verdade e pergunta se realmente foi Elisa quem ligou para Paulo. Antonia, com medo, diz que sim. Bráulio exige que Antonia diga a verdade e ela confessa que foi pressionada por Almerinda e mentiu para conservar seu trabalho. Bráulio diz que está muito decepcionado com ela. Florência, furiosa, recrimina Damião por ter agredido Paulo para defender Elisa, diz que Elisa é uma sem vergonha e que ela foi quem esteve atrás de seu tio. Damião, furioso, diz a Florência que não irá permitir que ela insulte Elisa, Florência diz que jamais o perdoará.

Capítulo 34
Kenia diz a Ingrid que quer conhecer seu meio irmão. Ingrid diz a ela que nem pense em dizer a Gael que eles são irmãos. Henrique confessa a seu pai que está saindo com Florência. Edmundo aconselha o filho a tomar cuidado porque Florência é comprometida com o seu patrão. Almerinda adverte Antonia que se ela disser a Damião que não foi Elisa quem ligou para Paulo, Bráulio irá saber de sua antiga relação com Ramiro. Damião, furioso, joga na cara de Elisa que ela tem se visto com Ramiro, Gael, Paulo, e sabe se lá com quantos homens mais. Elisa o esbofeteia e o expulsa de sua casa. Damião pede a Elisa que jure que não teve relações com nenhum desses homens, pois está morto de ciúmes e louco por ela, ainda que ele tenha por todo esse tempo se negado a aceitar esse sentimento. Elisa e Damião se beijam. Damião diz a Elisa que a ama e que vai romper seu compromisso com Florência, Elisa pede a ele que não o faça porque as pessoas do povoado dirão que ela seguiu o exemplo de sua mãe. Damião diz que não pretende perdê-la uma segunda vez e está disposto a lutar contra tudo e contra todos por seu amor. Elisa diz a Dolores que Damião disse que está apaixonado por ela e disposto a lutar por esse amor. Damião diz ao tio que já confessou a Elisa que a ama, e ela também o ama. Lupe diz que isso não o surpreende, mas que eles terão muitos problemas, pois Almerinda, Augusto e Gael irão a essa relação. Damião diz ao tio que está ciente de tudo que ele e Elisa terão que enfrentar e o único que o preocupa é Gael, pois ele não queria machucá-lo. Damião termina seu compromisso com Florência. Almerinda e Carmen pensam em se unir para separarem Elisa e Damião. Ramiro propõe a Carmen que lhe dê a casa onde ela se via com Rogério, em troca das passagens de avião que comprovam que quem iria fugir era ela, e não Estefânia. Carmen duvida que ele tenha as passagens e Ramiro as mostra. Carmen tenta pegá-las e Ramiro diz que ela já sabe o preço. Paulo se surpreende ao ver Kenia, ela lhe dá uma bofetada e conta que está esperando um filho dele. Paulo diz que não será pai de ninguém e que ela deve procurar outro otário para assumir a criança. Damião procura Elisa e ela diz que entre eles não pode haver nada. Dolores diz a Elisa que ela e Damião devem lutar pelo amor que sentem. Florência vai atrás de Elisa.

Capítulo 35
Damião diz a Elisa que a ama e que vai romper seu compromisso com Florência, Elisa pede a ele que não o faça porque as pessoas do povoado dirão que ela seguiu o exemplo de sua mãe. Damião diz que não pretende perdê-la uma segunda vez e está disposto a lutar contra tudo e contra todos por seu amor. Elisa diz a Dolores que Damião disse que está apaixonado por ela e disposto a lutar por esse amor. Damião diz ao tio que já confessou a Elisa que a ama, e ela também o ama. Lupe diz que isso não o surpreende, mas que eles terão muitos problemas com Almerinda, Augusto e Gael. Damião diz ao tio que está ciente de tudo que ele e Elisa terão que enfrentar e o único que o preocupa é Gael, pois ele não queria machucá-lo. Damião termina seu compromisso com Florência. Almerinda e Carmen pensam em se unir para separarem Elisa e Damião. Ramiro propõe a Carmen que lhe dê a casa onde ela se encontrava com Rogério, em troca das passagens de avião que comprovam que quem iria fugir era ela e não Estefânia. Carmen duvida que ele tenha as passagens e Ramiro prova que estão em seu poder. Carmen tenta pegá-las e Ramiro diz que ela já sabe o preço. Paulo se surpreende ao ver Kenia, ela lhe dá uma bofetada e conta que está esperando um filho dele. Paulo diz que não será pai de ninguém e que ela deve procurar outro otário para assumir a criança. Damião procura Elisa e ela diz que entre eles não pode haver nada. Dolores diz a Elisa que ela e Damião devem lutar pelo amor que sentem. Florência vai atrás de Elisa. Kenia previamente entregou a Florência um frasco com um pouco de sua urina e diz a Elisa que comprou um teste de gravidez, pois crê estar grávida de Damião. Kenia diz a Paulo que deu uma amostra de sua urina a Florência, para que seu teste de gravidez dê positivo, para que assim, possa se casar com Damião. Florência na verdade está arruinada, e vê em Damião a única esperança de seguir mantendo a vida que leva. Kenia diz a Florência que agora que ela já “comprovou” sua gravidez, precisa tratar de ter relações com Damião, por que do contrário a mentira logo cairá por terra.

Capítulo 36
Paulo acusa Florência de ter dito onde poderia encontrá-lo. Ingrid pergunta a Kenia se pretende voltar para capital, ela afirma que pretende continuar na Fazenda Arango. Ingrid lembra a Kenia que ninguém pode saber que elas são mãe e filha. Ramiro exige que Horácio faça com que Damião sofra um acidente e ameaça denunciá-lo para a polícia caso não cumpra sua ordem. Seguindo os conselhos de Kenia, Florência tenta seduzir Damião, que a rejeita. Almerinda entrega um cheque a Kenia e diz que a quer fora de sua fazenda. Almerinda procura Padre Lupe para tentar convencê-lo a ajudá-la a fazer com que Damião não desista do casamento com Florência. Kenia vai de moto com Paulo em busca de Gael, eles sofrem um acidente e Kenia cai desacordada. Almerinda diz a Paulo que sabe que ele pouco se interessa por seu trabalho na processadora e o melhor seria que ele voltasse para a capital. Paulo tenta convencer a mãe que na verdade deseja trabalhar, mas Almerinda está convencida que sua decisão de ficar na cidade é por causa de Elisa. Elisa pede a Lucio que a leve ao lugar do acidente onde morreu sua mãe, ao chegar lá, ela questiona se sua mãe estava fugindo da cidade, porque o acidente ocorreu do lado contrário da pista, como se ela estivesse voltando. Lucio explica que nesse dia estava chovendo muito e Elisa diz que sempre achou essa história muito estranha. Ao ver Damião, Elisa diz que se Augusto descobrir que eles têm se visto, terão graves problemas. Damião diz que não pretende se esconder nem de Augusto, nem de ninguém e se ela não estiver disposta a lutar junto a ele, é porque na verdade não o ama. Justamente nesta hora, Carmen aparece com um teste de gravidez, dizendo que é de Elisa. Damião exige que Elisa lhe de uma explicação. Elisa se sente ofendida com a desconfiança de Damião e diz que não quer voltar mais a vê-lo. Dolores pergunta a Elisa de quem é esse teste de gravidez, Elisa, chorando, responde que é de Florência, a noiva de Damião. Almerinda recrimina Florência por estar tentando seduzir Damião, diz que ela é uma moça de família, e não pode se comportar como Elisa, e que se de fato quer estar com Damião, tem que se comportar como uma mulher decente. Augusto, furioso, maltrata Elisa e a insulta. Elisa chorando diz que o teste não é dela, Carmen, cínica, diz que encontrou o teste no quarto da garota. Elisa diz a Augusto que se ainda tem dúvidas, que leve o teste ao consultório do Dr. Edmundo. Paulo procura Carmen e a beija. Ela finge indignação, o esbofeteia e expulsa de sua casa. Edmundo diz a Augusto que Elisa não está grávida e que, por ser seu médico, sabe que ela nunca teve relações sexuais. Augusto diz a Carmen que Elisa não está grávida. Carmen diz que talvez o teste seja de Florência, porque ela foi a única mulher que visitou Elisa, e talvez tenha mostrado a Elisa o teste para provar que está grávida de Damião, para que ela se afaste de uma vez por todas dele. Paloma diz a Damião que o teste de gravidez é de Florência. Damião pede a Florência que marque uma consulta com o médico, pois é muito estranho que ela e Kenia estejam grávidas ao mesmo tempo.

Capítulo 37
Edmundo diz a Kenia que ela perdeu o bebê, mas ficará bem. Betânia parabeniza Damião e Florência, já que acredita que eles serão papais. O Padre Lupe diz a Damião que Almerinda foi vê-lo para que ele a ajudasse a convencê-lo a não terminar a relação com Florência. Damião pede ao tio que diga a sua mãe para não se preocupar, pois terminou seu relacionamento e Florência está grávida, por isso irá se casar com ela. Carmen procura Almerinda para dizer que agora é sua família que anda na boca do povo. Kenia agradece Gael por ter salvado sua vida e pergunta o seu nome, quando ele se apresenta, ela pensa o quanto deve ser bom ter um irmão. Augusto pede perdão a Elisa por novamente ter duvidado dela e conta que Carmen o disse que o teste de gravidez era de Florência, e assim sendo, espera que a filha se afaste de uma vez por todas de Damião. Florência diz a Almerinda que não é verdade que está grávida, apenas usou uma amostra de urina de Kenia, e fez isso para que Elisa se afastasse de uma vez por todas de Damião. Damião vai andar a cavalo, Florência se empenha em acompanhá-lo e ambos caem do cavalo. Henrique recrimina Damião por ter permitido que Florência montasse no cavalo sabendo que estava grávida. Ingrid insiste em esclarecer a Gael que não tem nenhuma relação com Ramiro e diz que não quer que ele tenha uma má imagem dela. Edmundo diz a Damião que depois de todos os testes feitos, não encontrou nada de grave em Florência. Damião pergunta sobre a gravidez de Florência, e Edmundo responde que Florência nunca esteve grávida.

Capítulo 38
Florência segue fingindo diante de Damião que estava grávida e que perdeu o bebê por causa da queda do cavalo. Paloma diz a sua avó que a noiva de Damião está grávida. Ramona responde que não é verdade, pois ainda não é tempo para que Damião seja pai, ou seja, se Florência não estiver mentindo, o pai da criança é outro homem. Damião diz a sua mãe que vai levar Florência para a capital para que se consulte com um especialista, e que talvez ela nunca mais volte da capital. Florência diz a Damião que não sente as pernas. Sabrina tenta chamar a atenção de Paulo e ele diz que não sente o menor interesse por ela. Ramona atira uma pedra na cabeça de Ramiro e o adverte que da próxima vez que ele se atrever a tocar em Paloma, o jogará na cabeça uma pedra muito maior. Ingrid pergunta a Ramiro quem é essa mulher e porque o ameaçou. Ramiro responde que é uma louca. Gael visita Kenia, ela diz que irá embora para sempre do povoado e a única lembrança bonita que levará deste local é tê-lo conhecido, pois gostaria muito de ter tido um irmão como ele. Antes de ir embora diz a Gael que tenha muito cuidado com Ingrid, pois ela não é merecedora de nenhuma confiança. Almerinda responsabiliza Edmundo por Florência. Elisa diz a Edmundo que sabe que Florência caiu de um cavalo e quer saber como está seu bebê, Edmundo diz que Florência jamais esteve grávida. Almerinda diz a Florência que já se deu conta de sua incrível capacidade de mentir e só não a desmentiu diante de Damião para que ele não saísse correndo atrás de Elisa, mas que se ela descobrir que também é mentira o fato de não conseguir mover as pernas, se arrependerá amargamente. Augusto volta a ser agressivo com a filha e diz que ela é igual a sua mãe. Elisa diz que talvez a mãe tenha se vingado dele com Rogério, tendo em vista que ele e Carmen se relacionavam enquanto sua mãe ainda era viva. Carmen adverte Elisa que se arrependerá de tê-la ofendido. Augusto diz a Gael que se ele ama tanto Elisa, poderia se casar com ela, já que ele como pai já desistiu de tentar controlá-la. Gael diz a Augusto que Elisa precisa de amor, não de controle.

Capítulo 39
Guido, furioso, diz a Paulo que ele o envergonha muito e deveria também ter vergonha de que os outros sejam obrigados a ficarem resolvendo seus problemas. Florência segue insistindo com Damião para que voltem à capital para que possa se recuperar totalmente. Padre Lupe diz a Damião que espera que se ele realmente se casar com Florência, seja por amor e não para fugir de Elisa. Carmen furiosa diz a Augusto que esperava que ele a defendesse de todas as barbaridades que Elisa disse. Augusto diz que Elisa tinha razão, pois realmente os viu se beijando e nessa época Estefânia ainda era viva. Padre Lupe diz a Ingrid que o melhor seria que ela fosse embora de uma vez por todas do povoado, porque sua relação com Ramiro é uma prova contundente de que suas intenções por lá não são nada boas. Ingrid responde que não irá, e goste ou não, Gael é seu filho e fará o que for para recuperar seu carinho. Gael se surpreende ao ouvir a conversa e desolado, diz ao Padre que não merecia descobrir a verdade desta forma e pergunta porque ele o enganou durante tantos anos. Florência se desculpa por ter mentido a respeito de sua gravidez e diz que a ideia foi de Kenia. Almerinda diz que não tolera mentiras. Elisa e Damião se encontram, ela diz que soube que sua noiva caiu do cavalo e pergunta como está seu bebê, Damião responde que Florência nunca esteve grávida, mas que pela queda não tem conseguido mover as pernas. Guido diz a Paulo que arrume suas coisas para que voltem à capital. Paulo responde que tem trabalho no povoado e não voltará com ele. Guido diz que está na bancarrota e precisa dele. Paulo, cínico, diz que se Guido fosse mais inteligente, já teria descoberto que Almerinda faz o que ele diz, e seria fácil conseguir dinheiro dela. Padre Lupe tenta convencer Gael que não podia ter revelado quem era sua mãe. Gael, revoltado, diz que em umas dessas também aparece seu pai, mas o padre afirma que ele está morto. Gael exige que o Padre diga quem foi seu pai e ele sugere que faça essa pergunta a sua mãe. Almerinda derruba, propositalmente, café quente nas pernas de Florência, e descobre que ela pode sim mexer as pernas,e essa era apenas mais uma mentira.

Capítulo 40
Almerinda furiosa diz a Florência que consultou um especialista que viu suas radiografias e afirmou que ela não tinha nada. Florência confessa que fez isso para que Damião ficasse ao seu lado. Almerinda diz a Florência que deveria ter confiado nela. Padre Lupe diz a Elisa que se ela ama Damião, não deveria mentir para afastá-lo, porque mais cedo ou mais tarde a verdade sempre aparece. Malu diz a Damião que lamenta muito que ele vá embora para a capital, que a presença dele fez os funcionários da processadora felizes, assim como quando Rogério era vivo. Damião diz que também sente muito em partir, mas infelizmente é necessário. Elisa procura Ingrid para dizer que não permitirá que ela faça Gael sofrer. Carmen liga para Paulo, mas ao ver Augusto chegar desliga e diz ao marido que era engano. Augusto, irônico, diz que ultimamente Carmen só tem atendido ligações onde a pessoa que está na linha, sempre se enganou, e isso é muito curioso. Gael procura Ingrid e pergunta quem é seu pai. Ela responde que isso não faz diferença pois ele já está morto. Gael diz a Ingrid que se o motivo para ela seguir no povoado é ele, pode ir embora, pois há muitos anos ele é órfão de pai e mãe. Almerinda diz a Florência que terá que dizer a Damião que ela pode caminhar e deixa claro que não quer mais saber de truques baratos para prender sua filha. Ingrid procura Almerinda para pedir dinheiro em troca de seu silêncio sobre a origem de Gael, para que ninguém descubra que ele também é filho de Rogério Arango, e assim sendo, irmão de Damião. Almerinda se recusar a lhe dar dinheiro e Ingrid diz que vai procurar Damião.

Capítulo 41
Paulo liga para Carmen e eles marcam de se encontrar na “casa azul”. Elisa chega e pergunta à tia com quem ela falava em segredo. Carmen responde que falava com Paulo e que ele queria falar com ela (Elisa), mas ela tratou de dispensá-lo. Florência agradece Almerinda pelo apoio para que Damião vá com ela para a capital. Carmen e Paulo fazem amor, e ele, cínico, diz que seu marido tinha razão em dizer que ela era uma mulher muito especial. Damião se desculpa com o Dr. Trovar por ter duvidado de seu diagnóstico. Paloma diz a Damião que Florência mentiu sobre sua gravidez e que fez a mesma coisa no caso de suas pernas. Florência procura Elisa para se despedir e, hipócrita, diz que Damião está ansioso para que se casem, e também para encomendarem o primeiro filho na lua de mel. Gael exige que Kenia diga se foi ela quem cedeu a prova para que Florência fingisse uma gravidez. Kenia conta que Florência a disse que uma tal de Elisa andava atrás dele, e apenas por isso a ajudou. Gael diz a Kenia que Elisa e Damião são seus amigos, e não aprova sua atitude. Kenia jura que só o fez para ajudar sua amiga. Henrique pede a Florência que não vá embora. Ela deixa claro que desde o principio tinha dito que amava apenas Damião, porém, antes de ir embora, lhe dará algo que ele jamais irá esquecer. Florência beija Henrique com paixão, Damião os surpreende.

Capítulo 42
Damião surpreende Florência e Henrique se beijando, ela tenta convencê-lo de que Henrique a estava beijando à força. Damião, furioso, diz que não é um idiota e viu que foi ela quem o beijou, e que ela é a melhor na arte de enganar, como se não bastasse a falsa gravidez e o caso das pernas, agora também tem seu “romance” com Henrique. Damião coloca um ponto final no relacionamento e pede que ela deixe o povoado imediatamente. Almerinda pede a Damião que lhe explique o que está acontecendo. Damião diz que não vai mais a capital, pois Florência o enganou com a falsa gravidez, com o caso de não mexer as pernas, e o pior, a flagrou aos beijos com Henrique. Damião diz à mãe que suspeita que ela seja cúmplice de Florência em todo esses enganos e por isso não confia mais nela. Ramona pergunta ao padre se é verdade que a mãe de Gael apareceu, ele diz que é verdade e Lupe pergunta a ela se teme que algum dia Paloma descubra que Ramiro é seu pai. Ramona responde que sim. O padre a aconselha a dizer toda a verdade para a neta. Ingrid se apresenta na fazenda Arango e pede para falar com Damião. Almerinda tenta impedi-la. Ingrid diz a Damião que Gael é seu filho e teve que deixá-lo na igreja quando bebê, mas agora voltou e quer recuperar seu carinho. Ela pede que Damião a ajude, pois é amigo de Gael. Damião pergunta quem é o pai de Gael, Ingrid diz que jurou jamais dizer o nome desse homem e pelo bem de Gael manterá a promessa. Kenia chega à casa de Augusto e não é bem recebida por Carmen. Elisa acusa Kenia de ser cúmplice de Florência. Kenia se desculpa dizendo que não conhecia a verdadeira Florência, diz que ela é pior que seu tio Paulo e conta que Damião já sabe a verdade. Elisa, desolada, diz a Gael que sempre dá voltas, e mais voltas, mas não consegue nada. Gael a abraça, neste momento chega Damião e os vê juntos.

Capítulo 43
Damião se zanga ao ver Elisa e Gael abraçados, diz que não quer interromper o clima de romance, porém precisa entregar à Elisa um contrato com a processadora Arango, e pede que ela o assine. Elisa diz que não quer nenhum contrato com a processadora Arango, Damião pede que deixe de ser orgulhosa pois esse contrato é vantajoso para ela e seu pai. Damião ainda diz a Elisa que esse contrato seria um bom início de vida nova para eles, (Elisa e Gael). Ramiro, furioso, diz a Ingrid que Damião iria até capital, mas desistiu e ficará no povoado. Florência diz a seu pai que não irá para a capital até conseguir o perdão de Damião. Guido, furioso, pergunta como ela pôde dizer isso, se fica aos beijos por aí com outro homem. Henrique apresenta sua demissão a Damião, que deixa claro que não deve misturar a vida pessoal com a profissional. Lucio pergunta a Elisa se ela vai aceitar o negócio com a processadora de Damião, ela responde que não. Kenia diz a Gael que sabia que Ingrid era sua mãe, mas que não crê que ela tenha boas intenções e que por isso, não confie nela. Florência tenta, em vão, convencer Damião que fez o que fez unicamente por amor. Florência furiosa, diz que ele quer se desfazer dela para correr para os braços de Elisa e o adverte que se arrependerá de deixá-la. Paloma diz a Elisa que Damião terminou com sua noiva porque a encontrou aos beijos com Henrique. Ingrid mostra a Kenia o cheque dado por Almerinda. Kenia diz que isso não é nada se comparado ao fato de que Gael ser um Arango, tendo assim, direito à metade de toda a fortuna que deve ficar com Damião. Ingrid confessa a Kenia que seu plano era ganhar Gael e após ele receber a herança, dividisse a mesma com ela, porém ele a odeia e isso não ocorrerá, por isso decidiu ir embora do povoado. Kenia responde que pensava que ela estava ali por carinho ao seu meio irmão, e não por dinheiro. Gael diz a Damião que não permitirá que ele lhe roube o amor de Elisa. Ramona diz a Damião que ele não é o primeiro homem que briga com seu melhor amigo pelo amor de uma mulher, e fique com quem ficar Elisa, a amizade entre eles não pode terminar, pois os laços que os unem, (Damião e Gael), são muito mais fortes do que eles pensam.

Capítulo 44
Padre Lupe comenta com Almerinda sobre o fim do compromisso de Damião e Florência. Ingrid, furiosa, se dá conta que o cheque que Almerinda lhe deu, desapareceu. Ramiro aparece e pergunta a Ingrid que tipo de assunto ela tinha para tratar com Almerinda. Ingrid diz a Ramiro que há muitos anos foi mulher de Rogério e teve um filho com ele, mas Almerinda descobriu e a obrigou a ir pra longe do povoado. Como ela não tinha dinheiro para manter o filho, o abandonou, mas agora quer recuperá-lo, e pede que a ajude. Ramiro se compromete a ajudá-la e pergunta se resolveu procurar pelo filho depois de vinte anos, por conta da metade da fortuna dos Arango, que a ele pertence. Ingrid, hipócrita, responde que a ela só interessa encontrar seu filho. Ramona ao ver Paloma se arrumar, diz que se ela acredita que assim conquistará Gael, está enganada e que não permitirá que ela saia na rua desse jeito, pois pode ter a mesma má sorte de sua mãe. Paloma pede a avó que conte mais sobre sua mãe. Ramona diz que sua mãe se apaixonou por um mal homem e assim ela nasceu. Damião surpreende Paulo saindo da casa de Carmen. Ele a questiona quanto ao motivo dessa visita e Carmen diz que Paulo estava lá para pedir sua ajuda para conquistar Elisa. Betânia se queixa com Edmundo e diz que por culpa de Henrique, Almerinda desfez sua amizade com ela. Damião diz a Paulo que ele vai se arrepender se voltar a se aproximar de Elisa. Almerinda pede a Paulo que não busque problemas com seu filho. Carmen diz a Almerinda que seu filho está fora de controle, porque fez um contrato com Elisa, e usa isso como pretexto para estar perto dela. Augusto pede a Lucio que convença Elisa a não aceitar o contrato proposto pelos Arango, e que o ajude a afastar Elisa de Damião, pois entre eles não pode haver nada, até porque provavelmente Elisa também é filha de Rogério. Lucio, furioso, responde que isso não é verdade e Augusto diz que o resultado do teste de DNA prova que ele não é o pai biológico de Elisa. Lucio afirma que deve ter ocorrido algum erro. Gael diz ao Padre Lupe que Elisa não se decidiu por Damião, e que pra ele isso quer dizer que ela o ama. Gael garante ao Padre Lupe que dois homens que amam a mesma mulher jamais poderão ser amigos.

Capítulo 45
Elisa, zangada, diz a Dolores que tanto Damião quanto Gael são dois idiotas por acreditarem que ela cairia nesse jogo de pressão para se decidir por um ou por outro. Almerinda adverte Damião que não permitirá que a processadora tenha qualquer tipo de acordo com Elisa. Almerinda diz que ele pode fazer tudo sim, porém nada que envolva Elisa ou Augusto. Ramiro leva Ingrid para viver na casa azul de Carmen e pede que não saia para nada, pois Almerinda deve pensar que ela se foi para sempre do povoado. Edmundo diz a Paloma que teve problemas com sua esposa, Paloma oferece seu apoio, Betânia chega e ao vê-los juntos, acredita que Paloma é a mulher com a qual seu marido a engana. Furiosa, Betânia esbofeteia Paloma e diz a Edmundo que ela é apenas uma garota, que poderia ser sua filha. Edmundo nega qualquer envolvimento com Paloma. Kenia oferece sua ajuda a Elisa, para que trabalhem juntas em suas terras. Kenia diz a Elisa que faz muito bem em não confiar em Ingrid, porque suas intenções não são boas. Paloma diz a Elisa que está muito preocupada porque Betânia a encontrou com Edmundo, e acredita que eles são amantes. Elisa diz que não acredita que Betânia fale nada. Paloma diz que Edmundo está sim vendo uma outra mulher, mas ela não pode se atrever a contar que essa mulher é Carmen. Paloma confessa a Gael que o ama, eles se beijam. Padre Lupe diz a Elisa que ela deveria dizer a Gael que ama Damião, porque é injusto que ela nutra ilusões. Padre Lupe se surpreende ao ver Gael e Paloma se beijando.

Capítulo 46
Paloma conta a Elisa que confessou a Gael que o ama e eles se beijaram. Paloma pergunta a Elisa o que ela faz ali, ela diz que foi ver Gael para contar que ama Damião. Carmen chega em sua casa e se enfurece ao ver Ramiro e Ingrid, ela grita e os adverte que os dá meia hora para que desocupem o local. Gael conta a Kenia sobre seu encontro com Paloma. Carmen diz a Paulo que eles precisam deixar de se ver, pois está ficando muito perigoso. Gael exige que Elisa diga se realmente ama Damião e ela admite que o ama com toda sua alma. Edmundo diz a Sabrina que é verdade que foi infiel à sua mãe, mas que Paloma não tem nada a ver com isso. Sabrina diz ao pai que está muito decepcionada com ele. Edmundo diz a Betânia que ela conseguiu colocar seus filhos contra ele, mas que seu casamento não acabou apenas por sua culpa. Ramona conta a Paloma que Betânia a procurou para dizer que ela e seu marido são amantes. Elisa diz a Damião que o ama e eles se beijam. Ramiro deixa claro para Carmen que não vai desocupar a casa.

Capítulo 47
Florência se nega a atender ar ligações de Henrique. Guido a aconselha a esclarecer as coisas de uma vez por todas com ele. Florência diz ao pai que Henrique é o culpado por Damião ter terminado com ela. Guido responde que a única culpada é ela mesma. Sabrina diz a Henrique que não entende como ele pode seguir interessado em Florência, já que ela já deixou bem claro que não quer nada com ele. Gael pede a Kenia que se esqueça das terras de Elisa e diz que quer lhe propor um negócio. Ramiro presenteia Ingrid com um colar que pertenceu a Estefânia. Gael agradece Padre Lupe por tudo que fez por ele e diz que vai embora do povoado em voltar. Gael comenta também que ele e Kenia vão montar um negócio e diz que vai embora porque deseja que Elisa e Damião possam ser felizes. Carmen questiona Elisa quanto ao motivo de sua felicidade, ao mesmo tempo em que Almerinda questiona Damião. Augusto diz a Carmen que ultimamente está muito estranha e indiferente, e deixa claro que se ela fizer o mesmo que fez Estefânia, ele mesmo a mata. Edmundo confessa ao filho que teve sim um caso fora do casamento. Ramona esbofeteia Paloma ao saber que ela mentiu e esteve a ponto de ficar com Gael. Kenia confessa a Gael que Ingrid também é sua mãe, e assim eles são meio irmãos, ela afirma que Ingrid é má, frívola e interesseira. Augusto surpreende Carmen lendo uma carta de Paulo.

Capítulo 48
Augusto tira a carta das mãos de Carmen e ela afirma que a carta era para Elisa. Gael, zangado, diz a Kenia que está muito decepcionado por ela ter se aproximado dele com mentiras, por isso irá embora do povoado sozinho. Carmen ameaça se afastar de Paulo se ele não confirmar que a carta era para Elisa. Augusto, furioso, mostra a Lucio a carta que supostamente mandaram para Elisa. Augusto diz a Carmen que vai falar com Elisa, esta, hipócrita, o aconselha a primeiro descobrir quem enviou a carta e que acredita que tenha sido Damião ou Paulo. Damião diz ao Padre que Ingrid desapareceu e acha isso muito estranho. Padre Lupe conta a Gael sobre o desaparecimento de Ingrid. Augusto entrega a carta a Almerinda, que exige na mesma hora que Paulo confesse se entre eles existe algo. Paulo, cínico, diz que sim, que a carta era para Elisa, que tiveram relações e ele está apaixonado por ela. Gael diz a Augusto que já não vai mais trabalhar para ele, porque vai embora do povoado. Almerinda e Paulo chegam à casa de Augusto. Almerinda diz a Augusto que ele precisa convencer Elisa a se casar com Paulo, ou se for o caso, até obrigá-la. Ramiro descobre Kenia no povoado e a leva até Ingrid. Augusto exige que Elisa se case com Paulo. Elisa, furiosa, jura que entre ela e Paulo não houve nada por isso jamais se casará com ele. Kenia diz a Ramiro que lhe contará quem o filho de Ingrid se a deixa livre. Almerinda diz a Damião que Augusto foi até a fazenda exigir que Paulo se case com Elisa.

Capítulo 49
Almerinda pressiona Betânia para que diga a Damião que Elisa suplicou ao Dr. Edmundo para que ele dissesse a Augusto que ela segue sendo virgem. Paulo diz a Carmen que não tem a menor intenção de casar-se com Elisa. Ingrid, para evitar que Kenia diga quem é seu filho, a golpeia na cabeça, deixando-a inconsciente. Elisa procura Gael para lhe perguntar o motivo de sua partida e ele diz que não quer vê-la com Damião. Gael pede um beijo de despedida a Elisa, Damião os surpreende. O Padre Lupe diz a Damião que ele não merece o amor de Elisa. Augusto diz a Edmundo que nunca amou Carmen, e que se casou com ela apenas por despeito. Edmundo diz a que Augusto precisa dar mais atenção a filha pois desde que Estefânia morreu, a jovem tem ficado a própria sorte. Kenia consegue escapar de Ramiro e Augusto a auxilia levando-a até sua casa. Dolores diz a Carmen que se quer evitar que ela se meta em suas coisas, que comece deixando Elisa em paz. Paulo, ao ver Damião furioso e disposto a tudo, reconhece que nunca tocou em Elisa e que entre eles nunca houve nada. Padre Lupe diz a Gael que ele precisa pedir perdão a Elisa e tentar descobrir o que aconteceu com sua mãe. Gael diz que vai perguntar a Kenia, se ela sabe algo de Ingrid. Padre Lupe pergunta o que Kenia tem haver com Ingrid, Gael conta que Kenia é filha dela.

Capítulo 50
Carmen, furiosa, questiona Augusto por ter chegado tarde em casa, ele diz que estava com Edmundo. Dolores diz a Damião que ele não merece que Elisa o ame, e que se não é capaz de correspondê-la como merece, que vá embora de uma vez por todas e a deixe em paz. Paloma descobre por Elisa que Gael irá embora para sempre do povoado. Gael pergunta a Ramiro se ele sabe algo de Ingrid, ele responde que não. Ramiro pergunta a Gael se ele e Kenia são namorados. Gael responde que são como irmãos. Padre Lupe pergunta a Almerinda até quando ela seguirá caluniando Elisa, ela afirma que fará de tudo para que ela se afaste de uma vez por todas de Damião. Padre Lupe diz a Almerinda que é uma lastima que ela siga cheia de rancor e que acabará ficando sozinha. Augusto reconhece em Ingrid o colar com que presenteou Estefânia e tenta tomá-lo. Ramiro diz a Ingrid que já sabe que Gael é seu filho. Padre Lupe tenta convencer Gael a esclarecer as coisas entre Elisa e Damião. Gael responde que não o fará por que Damião não a merece. Damião tenta falar com Elisa.

Capítulo 51
Paloma, chorando, diz a Gael que de Elisa ele se despediu, e dela não. Gael diz que não queria se despedir de ninguém e diz que foi Elisa quem o procurou. Paloma chorando diz a Gael que ele é o amor de sua vida. Bráulio diz a Dolores que Damião quer falar com Elisa. Dolores diz a ele que se pretende ofendê-la é melhor que vá embora. Henrique diz a Sabrina que vai atrás de Florência, Sabrina critica o irmão por não se preocupar com a situação de seus pais. Damião pede perdão a Elisa, afirma que não acredita em nada do que diz a gente mal intencionada do povoado e confessa que ficou abalado ao vê-la aos beijos com Gael. Elisa diz a Damião que não estava “aos beijos” com Gael, que ele a beijou de surpresa para se despedir. Damião diz a Elisa que para demonstrar que confia nela vai pedi-la em casamento. Ele sugere que se casem às escondidas assim quando Augusto e Almerinda descobrirem não terão alternativa senão a de aceitar a relação. Damião diz a Elisa que a espera às oito em ponto na igreja, e que se ela não aparecer, será um sinal de que não quer mais nada com ele, e assim sendo, não voltará a incomodá-la. Kenia diz ao Padre Lupe que é filha de Ingrid Navarro e afirma que sua mãe não foi atrás de Gael por amor, e sim por interesse, já que acredita que ela terá direito a metade da fortuna dos Arango. Carmen exige a Ingrid que lhe devolva o colar de pérolas. Carmen furiosa exige a Augusto que explique o que fazia na casa de Kenia, Elisa chega à igreja e diz a Damião que aceita se casar com ele.

Capítulo 52
Damião e Elisa dizem ao Padre Lupe que desejam se casar , mas ele avisa que existem vários tramites a serem cumpridos e eles terão que esperar alguns dias. Elisa diz ao padre que não quer que Augusto e Carmen saibam de nada. Padre Lupe diz que não os ajudará se eles não estiverem dispostos a fazer as coisas do jeito correto. Damião se irrita com o tio e diz que vai procurar outro padre. Elisa e Damião decidem se casar no civil. Betânia diz a Edmundo que Henrique foi atrás de Florência. Lucio pede a Edmundo que dentro dos exames pré-nupciais, inclua um para saber se Elisa e Damião são filhos do mesmo pai. Augusto pergunta a Lucio que pertences de Estefânia haviam no carro de Rogério no dia do acidente. Lucio diz que de Estefânia não havia nada, e dentro do carro só havia uma mala com roupa de Rogério. Elisa diz a Paloma que Damião e ela vão se casar, e quer que seja sua testemunha. Damião pede a Lucio que seja testemunha no seu casamento com Elisa, Lucio pede a Damião que ao menos espere por uma semana, Damião se zanga, pois crê que Lucio não apóia a união. Ramiro diz a Carmen que não devolvera o colar, pois não era dela, e sim de Estefânia, e exige que ela não volte a incomodar Ingrid, ou do contrário ele mesmo irá revelar seus segredos a Augusto. Almerinda pergunta a Augusto se ele já está sabendo que Elisa e Damião são namorados, e exige que ele faça algo para separá-los. Almerinda diz a Augusto que se ele quiser, ela compra suas terras. Augusto deixa claro que jamais faria negócios com ela. Almerinda diz a Augusto que se ele não conseguir separá-los, ela mesma acabará com Elisa e toda sua família, Augusto expulsa Almerinda de sua casa, e diz que não tem medo de suas ameaças.

Capítulo 53
Augusto diz a Carmen que não suporta a prepotência de Almerinda. Carmen insiste para que Augusto conte a Elisa que Damião é seu irmão. Ramiro diz ao Padre Lupe que está procurando Gael porque Ingrid está doente. Ingrid procura Kenia para pedir que a ajude a ganhar o carinho de Gael e promete lhe dar uma boa quantia em dinheiro quando Gael receber sua herança. Carmen, brincando, diz a Horácio que já se deu conta que ele é muito amigo de Dolores e o pergunta se ele já contou que é um assassino. Carmen diz a Horácio que guardará esse segredo se em troca ele conseguir pegar duas passagens de avião que estão em poder de Ramiro. Horácio nega o favor a Carmem e ela ameaça contar a verdade para Dolores. Betânia diz a Almerinda que Henrique foi ver Florência, mas que não sabe se eles são namorados, e também diz que no dia anterior, Elisa e Damião foram atrás de Edmundo para solicitar alguns exames com urgência. Almerinda manda Ramiro investigar para que são os exames que Damião e Elisa fizeram. Carmen se preocupa quando Ramiro diz que sua patroa mandou averiguar que tipo de exames foram solicitados por Damião e Elisa. Ramiro diz a Carmen que seu teatrinho com Augusto enfim virá abaixo. Ramiro diz a Almerinda que Elisa e Damião foram a capital para fazerem exames pré-nupciais. Damião e Elisa estão a ponto de se casarem quando Augusto chega com uma arma e diz que não haverá nenhum casamento. Padre Lupe tenta convencer Augusto a abaixar a arma mas não há tempo e ele dispara, ferindo Damião na perna, Elisa tem uma crise de choro.

Capítulo 54
Augusto fere Damião na perna, Elisa chorando diz que jamais perdoará o pai pelo que fez. Edmundo, furioso, diz a Betânia que ela certamente viu a ordem de exame de Elisa e Damião em seu consultório, e rapidamente foi dizer tudo a Almerinda. Edmundo diz a Betânia que está farto e irá se divorciar dela. Augusto diz a Almerinda que feriu Damião, mas jura que foi por acidente. Almerinda responde que ele irá pagar caro. Augusto diz a Lucio que não queria ferir Damião, mas apenas impedi-lo de se casar com sua filha sem antes ter a certeza que eles não são irmãos. Kenia oferece seu apoio a Augusto, lhe entrega o colar de pérolas que era de Estefânia e diz que se o vender, terá dinheiro suficiente para pagar um advogado, ou quem sabe até sua fiança. Kenia pede que Augusto aceite o colar, em nome do amor que um dia sentiu por sua esposa. Edmundo diz a Almerinda que Damião está estável, mas precisa urgentemente de um doador de sangue, tipo B +, pois ele perdeu muito sangue com o ferimento na perna. Ramiro diz a Ingrid que não pretende procurar um doador por que espera que Damião morra, e assim seu filho, Gael, seria o único herdeiro dos Arango. Carmen se surpreende quando Dolores diz que Augusto foi quem disparou contra Damião, que este está no centro de saúde, e em estado muito grave, enquanto Augusto está na cadeia.

Capítulo 55
Kenia diz a Elisa que foi a capital visitar seu pai, que ele está muito mal, e arrependido do que fez. Almerinda fica desesperada porque não encontram um doador compatível com Damião, Edmundo chega e diz que acabam de encontram um, todos se surpreendem ao verem entrar Gael, que também tem o sangue tipo B+. Padre Lupe diz a Gael que se sente muito orgulhoso, pois ele superou as diferenças e vai ajudar Damião, e diz que Almerinda terá de agradecê-lo pelo resto da vida, pois salvou a vida de seu filho. Carmem visita Augusto só para recriminá-lo por não haver dito a Elisa que Damião é seu meu irmão. Elisa vai visitar Damião, e para sua surpresa, lá está Florência, com expressas ordens de Almerinda para não deixá-la entrar. Kenia diz a Florência que Elisa tem todo o direito de ver Damião, Lucio surge e pede a Elisa que volte em outro momento. Damião pede ao Padre para ver Elisa, Lupe diz que Elisa estava lá, mas Almerinda a expulsou e ela foi embora para evitar um escândalo no hospital. Florência diz a Almerinda que Elisa esteve no hospital para ver Damião, mas não permitiu que entrasse. Almerinda diz a Florência que ela fez muito bem e aconselha que aproveite a internação de Damião para reconquistá-lo. Paulo diz a Carmem que Augusto vai ficar muitos anos na cadeia, e assim sendo, agora eles podem viver seu amor livremente. Carmem diz a Paulo que ele não tem nada para lhe oferecer por isso é melhor colocar um ponto final no relacionamento. Kenia e Elisa se surpreendem ao verem Paulo e Carmem se beijando. Elisa diz à tia que apesar de tudo estava certa de que ela amava seu pai, e a surpreendeu muito ver que não é assim. Carmen afirma que Augusto é o amor de sua vida, e Elisa, sarcástica, diz que não precisa nem convencê-la disso. Ramiro diz a Augusto que enquanto ele está na cadeia, Carmem tem buscado consolo nos braços de Paulo Landucci.

Capítulo 56
Lucio diz a Elisa que Almerinda mandou parar os trabalhos em suas terras. Elisa, desesperada, diz que Almerinda não cansa de prejudicá-la. Lucio diz a Elisa que quando Damião descobrir o que a mãe fez, certamente resolverá a situação. Gael visita Damião, Almerinda pede para ser breve, pois seu filho precisa descansar. Damião pergunta a Gael se ele tem visto Elisa, ele responde que sim, e que ela está desesperada por vê-lo, mas Almerinda não tem permitido. Gael pergunta a Damião se ele quer escrever uma carta para Elisa e se oferece para entregá-la. Florência escuta a conversa e diz a Almerinda que ela não deveria permitir que Gael visitasse Damião, pois ele é um emissário de Elisa. Paloma, muito feliz, diz à sua avó que Gael voltou e que agora o convencerá que ela é a mulher que lhe convém. Lucio diz a Elisa que a fiança que exigem para que Augusto saia da prisão é muito alta. Gael e Dolores oferecem suas economias a Elisa, mais ela rejeita a oferta. Elisa diz a todos que vai vender o colar de pérolas que era de sua mãe. Lucio diz que o colar é a única lembrança que lhe resta de sua mãe e seria injusto que o vendesse. Dolores diz que Carmen tem muitas joias e deveria vendê-las para ajudar Augusto. Carmem oferece suas joias a Ramiro. Paulo tenta convencer Carmem a voltar pra ele, mas ela deixa claro que ele não lhe interessa. Ramiro diz a Gael que sua mãe está muito doente e quer vê-lo. Gael responde que sente muito, mas por essa senhora não pode fazer nada. Ramiro, hipócrita, diz que ele não pode ser assim tão duro com sua própria mãe. Kenia diz a Ingrid que precisa de dinheiro, pois prometeu a Augusto que iria tirá-lo da cadeia. Ingrid diz á vida que deveria concentrar suas energias em conquistar Damião, assim ela teria toda a fortuna dos Arango.

Capítulo 57
Augusto exige de Carmem uma explicação sobre as jóias de Estefânia. Carmem, astuta, chora e pergunta a Augusto se por acaso ele está pensando que ela roubou as jóias. Augusto diz que não sabe o que pensar. Betânia pede a seus filhos e a Edmundo que voltem para a casa, Henrique e Sabrina respondem que não. Edmundo diz aos filhos que se Betânia pediu que voltassem é porque de fato deve estar arrependida. Gael pergunta a Ramona se sabe quem é seu pai. Ramona questiona Gael dizendo que não entende o motivo de tanto desespero por saber o nome de seu pai, sendo que por tantos anos ele viveu muito bem sem ter essa informação. Damião sugere a Florência que vá atrás de Henrique, pois ele a ama de verdade, e poderia lhe dar o que ele não pode. Florência diz a Damião que ele é o amor de sua vida e que Henrique não lhe interessa. Augusto oferece a Almerinda suas terras em troca das terras de Elisa, Almerinda responde que o trato foi feito com Elisa, e não quer mais trato com nenhum Bouvier. Almerinda garante a Augusto que caso volte a machucar seu filho, conhecerá sua ira, e pede que ele siga longe de Damião. Augusto se desculpa e diz que não foi sua intenção causar problemas a Damião. Augusto vê Gael e Kenia abraçados e diz que formam um bonito casal. Gael diz a Kenia que Augusto ainda não sabe que eles são irmãos, e que sentiu que Augusto teve ciúmes dela. Augusto exige que Elisa lhe diga o que sabe sobre Carmen e Paulo, Elisa responde que os encontrou aos beijos, e Kenia também os viu. Bráulio diz a Damião que sua mãe cancelou os trabalhos nas terras de Elisa. Almerinda propõe a Guido que trabalhe na processadora. Augusto beija Kenia e logo se desculpa. Ingrid diz ao Padre Lupe que Almerinda ameaçou matá-la, caso diga que no passado, quando grávida, lhe deu uma grande quantia em dinheiro para que fosse embora do povoado. Ingrid novamente diz estar muito arrependida e que deseja recuperar Gael. Augusto diz a Carmem que seu romance com Paulo já é domínio público, afirma que não foi Elisa quem lhe contou e diz que está disposto a lhe dar a liberdade para que faça o que quiser.

Capítulo 58
Carmen chorando diz a Augusto que sempre o amou, e por ele suportou muito sofrimento. Augusto diz a Elisa que ofereceu suas terras a Almerinda em troca das terras de Estefânia, mas ela não aceitou. Augusto diz à filha que não permitirá nenhum tipo de relação entre ela e Damião. Lucio diz a Damião, diante de Almerinda, que sua mãe ordenou com que fossem paralisados os trabalhos nas terras de Elisa e conta que foi Almerinda quem emprestou dinheiro para a fiança de Augusto em troca das terras de Elisa. Florência furiosa conta a Almerinda que seu filho foi procurar Elisa. Para desiludir Damião, Elisa o faz acreditar que ama Gael, e o beija. Damião vê a cena e chorando diz que sua mãe sempre teve razão, mas não quis ouvi-la. Damião se revolta por Gael tenha salvado sua vida. Ingrid segue incentivando Kenia a se envolver com Damião, para que ela fique com a fortuna de Rogério. Kenia diz que Damião está apaixonado por Elisa e também não está interessada nele. Ramona diz a Ramiro que seu fim se aproxima, que Ingrid o fará pagar por todo sofrimento pelo qual fez passar sua filha e sua neta. Betânia diz a Edmundo que quer que ele e seus filhos voltem a viver com ela, ele responde que é melhor que se dêem mais tempo, e ela deve tratar de reconquistar a amizade de seus filhos, porque do contrário as coisas não irão mudar. Damião, furioso, diz ao tio que Gael e Elisa se amam. Lupe diz ao sobrinho que isso não é possível pois Elisa é apaixonada por ele. Padre Lupe recrimina Gael por haver se prestado a uma farsa, Gael responde que apenas apoiou Elisa, mas pra ele sempre esteve claro que ela ama Damião. Elisa, chorando, diz a Kenia que terminou com Damião para sempre. Damião faz uma serenata para Elisa, Augusto exige que ele se retire e ameaça atirar contra ele. Damião, aos gritos, diz aa Elisa que ela foi o pior que aconteceu na sua vida.

Capítulo 59
Damião, aos gritos, diz a Elisa que ela brincou com seus sentimentos e também com os de Gael. Dolores pede a Damião que não diga nada do que pode vir a se arrepender. Kenia pede a Damião que vá embora antes que aconteça uma tragédia. Carmem diz a Augusto que se deseja separar em definitivo Elisa e Damião, basta contar a eles que são filhos do mesmo pai. Augusto pede a Carmen que se cale, porque Elisa pode os escutar. Almerinda diz a Florência que pressente que Elisa terminou com Damião, assim que ela aproveite para reconquistá-lo. Guido procura Carmem para que ela explique por que ligou para Paulo. Augusto procura Kenia em sua casa para dizer a ela que os Arango não são gente de confiança, pois o “esporte” favorito de todos é machucar e enganar as pessoas. Augusto diz a Kenia que a adora, eles se beijam e Carmem aparece. Augusto afirma que o que ocorreu entre ele e Kenia foi um erro que jamais voltará a se repetir. Carmem, furiosa, diz a Augusto que ainda que esteja insatisfeita, nunca lhe foi infiel, e que Kenia é praticamente uma menina. Guido diz a Paulo que já descobriu que além de incomodar Elisa, agora também tem corrido atrás de Carmem. Paulo diz ao irmão que sua relação com Carmem foi em comum acordo. Guido ao irmão que se ele não se conscientizar, ele mesmo o denunciará por abuso de menor por ter engravidado Kenia. Augusto diz a Edmundo que suspeita que Carmem o engana com outro homem, mas isso não tem importância por que está apaixonado por uma garota linda, que inclusive poderia ser sua filha. Damião diz a Paloma que Elisa terminou com ele porque ama Gael.

Capítulo 60
Edmundo furioso diz a Betânia que acreditou que poderiam se reconciliar mas estava errado, pois ela segue a mesma fofoqueira de sempre. Almerinda diz a Vicente que passará a ser seu assistente e seu trabalho consistirá em vigiar Damião e informá-la de todos os seus passos. Gael esclarece a Paloma que Elisa disse a verdade, que não são namorados, Paloma então pede uma oportunidade e Gael aceita. Elisa pergunta a Kenia porque sua tia e seu pai tem brigado por assuntos que envolvem a ela, Kenia responde que Carmen acredita que exista algo entre ela e Augusto, mas que isso não é verdade. Elisa diz a Kenia que seu pai pediu o divórcio. Kenia procura Augusto e tenta convencê-lo de que o ama, ele responde que a jovem não deve voltar a procurá-lo, pois ela é menor de idade. Florência escuta quando Malu diz a Damião que tem uma moça esperando por ele. Damião se surpreende ao ver Elisa. Damião se surpreende ao ser questionado por Elisa sobre a paralisação dos trabalhos em suas terras. Florência diz a Elisa que Damião já se deu conta que seu futuro é ao lado dela, e não junto à filha da mulher que matou seu pai, Elisa a esbofeteia. Paulo, bêbado, entra na casa de Elisa, e diz a Augusto que fez amor por diversas vezes com Carmen, esta aparece e tenta negar. Guido vai atrás do irmão e pede a Augusto que o perdoe. Augusto diz que da próxima vez expulsará Paulo de sua casa á balas. Carmen tenta convencer Augusto que Paulo mentiu. Florência furiosa diz a Almerinda que Elisa a esbofeteou ao saber que Damião havia voltado pra ela. Vicente diz a Damião que sua mãe o mandou para que seja seu assistente, Damião responde que não precisa de um assistente. Augusto e Ramona se encontram diante do tumulo de Estefânia. Carmen diz a Elisa que seu pai e Kenia são amantes. Kenia procura novamente por Augusto. Ele diz que gosta dele como mulher, mas não pode amá-la. Paloma descobre que Carmen estava grávida antes de se casar com Augusto, e quando Estefânia ainda estava viva. Ramona diz ao Padre Lupe que vai dizer a Augusto que a amante de Rogério Arango, e que deveria ter morrido no acidente era Carmen, e não Estefânia.

Capítulo 61
Ramona diz ao Padre Lupe que vai revelar a Augusto que a amante de Rogério era Carmen, ela diz também ter descoberto que Carmen estava grávida antes de se casar com Augusto. Lupe pergunta a Ramona se ela tem provas, ela responde que ainda não, mas está certa que Estefânia era inocente. Padre Lupe pede a Ramona que se cale até ter provas, pois revelar esse segredo pode ser muito perigoso. Ramona diz que não é justo que todos tenham pisoteado na imagem que tinha Estefânia, sendo ela inocente, e também o que fazem com Elisa não deve continuar. Paloma pede perdão a Elisa, diz que Gael já esclareceu tudo, e que eles agora são namorados, Elisa a abraça, emocionada. Damião diz a Florência que não gosta que ela seja tão possessiva. Augusto diz a Lucio que vai se separar de Carmen, e quer pedir sua permissão para que Dolores e Elisa fiquem temporariamente em sua casa. Augusto diz a Lucio que irá corrigir os erros do passado, e tratar melhor Elisa. Almerinda diz a Damião que vai seguir com os preparativos de seu casamento com Florência, Damião pede à mãe que não tenha pressa, pois precisa de tempo para que as coisas com Florência se fortaleçam. Ingrid liga para Damião e pede que se vejam, pois tem algo muito importante a dizer. Almerinda exige que Damião a diga quem é a mulher com quem ele acaba de combinar pra se verem, Damião responde que não é Elisa, e por isso a mãe não deve se preocupar. Almerinda ordena a Vicente que siga Damião e a informe com quem ele foi se encontrar. Ingrid diz a Damião que Kenia está apaixonada por ele. Damião diz a Ingrid que nunca deu motivos para que isso ocorresse. Ingrid pede a Damião que fale com sua filha. Carmen diz a Elisa que seu pai e Kenia são amantes, e que os surpreendeu aos beijos. Damião vai à casa de Kenia e Elisa também chega neste momento, ela se surpreende ao ver Kenia e Damião se beijando. Elisa, chorando, recrimina Damião por haver voltado com Florência e estar aos beijos com Kenia. Damião pergunta se Elisa está falando dela mesma, pois não gostaria de ter de lembrá-la que ela, sendo amiga de Paloma, tirou o amor do homem que ela amava, e brincou com ele e Gael ao mesmo tempo. Paloma diz a Gael que está muito contente com seu noivado, ainda que talvez devam esperar um pouco mais para torná-lo público. Dolores diz a Elisa que Horácio a pediu em casamento.

Capítulo 62
Elisa diz a Dolores que Damião estava beijando Kenia, e que isso é sua culpa, por haver mentido que estava com Gael. Carmen suplica a Augusto para que não a abandone, e diz que o perdoa por ele ter uma amante, Augusto aceita seguir com ela. Damião surpreende Gael e Paloma se beijando. Paloma diz a Damião que Elisa mentiu sobre a relação que teria com Gael porque Almerinda a ameaçou com a possibilidade de deixar Augusto apodrecer na cadeia, caso não se afastasse dele. Carmen muito contente diz a Kenia que Augusto e ela se reconciliaram, e que ele foi muito passional, e não parava de dizer que a amava. Carmen finaliza dizendo que se Kenia voltar a se aproximar de seu esposo, a mata. Damião diz a Elisa que já sabe que ela não ama Gael, e que só mentiu porque sua mãe a chantageou. Elisa admite que mentiu porque não suportaria ver seu pai por toda a vida na cadeia. Augusto diz a Lucio que antes de conhecer Kenia não tinha nenhuma motivação para viver, e que ela o fez reviver, sentir que havia sangue em suas veias, Lucio pergunta a Augusto se por Kenia, ele pensava em deixar Carmen. Augusto responde que sim, mas Carmen pediu outra oportunidade, e ele não pode negar. Damião furioso diz a sua mãe que descobriu a exigência que fez a Elisa, Almerinda responde que é verdade, e fará de tudo para afastá-lo de Elisa, pois jamais permitirá que ocorra nada entre eles. Damião alerta que se a mãe fizer algo contra Augusto, pode se esquecer que tem um filho, Almerinda diz ao filho que não vai se intimidar com suas chantagens. Damião diz à Almerinda que agora entende porque seu pai os abandonou, pois certamente sua vida ao lado dela deveria ser um inferno. Kenia diz a Augusto que já sabe que ele vai se divorciar de Carmen. Elisa procura Almerinda para garantir que jamais voltará com Damião e pede que deixe sua família. Almerinda diz que não descansará até destruir os Bouvier. Augusto confessa a Gael que se interessou por Kenia como mulher, mas que jamais ocorreu algo mais sério entre eles. Kenia encontra as passagens de avião com destino a Nova Iorque, nos nomes de Carmen e Rogério, e assim descobre que a amante de Rogério era Carmen, e não Estefânia.

Capítulo 63
Elisa diz a Dolores que foi ver Almerinda para suplicar que não mande seu pai novamente para a cadeia. Dolores diz a Horácio que aceita se casar com ele, pois soube por Elisa que ele não seguiu as ordens de Almerinda e o fato dele ter “protegido” Elisa diz muito sobre seu caráter. Augusto surpreende Horácio e Dolores aos beijos. Dolores explica que eles são namorados, Horácio pede trabalho a Augusto, em troca de pouso e comida, pois Almerinda o expulsou de sua fazenda. Augusto responde que não pode o pagar, mas que pode ficar se quiser. Paloma diz a Elisa que contou toda a verdade a Damião, Elisa se zanga, pois acredita que com isso Almerinda mandará seu pai para a cadeia. Ingrid exige que Ramiro lhe entregue seu dinheiro, pois irá embora do povoado. Ramiro mostra a Ingrid as passagens de avião em nome de Carmen e Rogério, dizendo que ela foi a verdadeira amante do seu patrão, e que algum dia Almerinda pagará uma fortuna por esses papéis. Padre Lupe diz a Almerinda que se não mudar de atitude, vai perder seu filho para sempre. Carmen diz a Dolores que já soube que ela se casará com Horácio, e a parabeniza. Dolores responde que também a parabeniza por sua reconciliação com Augusto, ainda que creia que durará pouco, pois Kenia esteve na casa e disse que ela sempre esteve mentindo, e Augusto saberia da verdade. Carmen adverte Kenia para que ela se afaste de Augusto, pois a única coisa que a separará de seu marido será a morte, Kenia diz para Carmen que não se sinta tão segura. Kenia diz a Gael que beijou Damião por um engano. Kenia pede a Horácio que entregue uma carta a Augusto. Elisa diz a Damião que não parece que ele esteja trabalhando em suas terras. Almerinda, furiosa, diz a Ramiro que ordenou para que desaparecesse com Ingrid, e ele ainda não cumpriu sua ordem. Carmen encontra Kenia, e sarcástica, diz a ela que Augusto jamais descobrirá o conteúdo da carta por que Horácio entregou a ela.

Capítulo 64
Carmen admite que foi amante de Rogério e tenta subornar Kenia, oferecendo muito dinheiro, Kenia responde que ainda que estivesse na miséria, não aceitaria um só centavo e o único que lhe interessa é que Augusto saiba de tudo. Kenia diz a Carmen que contará tudo a Augusto e a Elisa, e assim eles serão gratos a ela por toda vida, pois também limpará a imagem de uma mulher inocente, Estefânia. Carmen, furiosa, golpeia Kenia na cabeça, e em seguida a afoga no rio. Damião por fim consegue convencer Elisa que juntos devem lutar por seu amor, eles se beijam. Florência procura Damião e ele diz que já reatou com Elisa. Almerinda diz a Augusto que seu advogado disse que ela pode mandá-lo para a cadeia. Guido diz a Almerinda que Florência voltou chorando para a casa, e assim sendo prefere que a filha vá embora com ele para a capital. Almerinda pede uns dias mais para Guido, pois precisa de sua ajuda na processadora, porque não pode confiar em mais ninguém, ela diz estar só e precisar do apoio de um homem. Augusto, furioso, recrimina Edmundo por não haver sido suficientemente homem para confessar que foi amante de sua mulher e o agride. Florência diz a Almerinda que uma vez mais foi usada por Damião, pois que acaba por um ponto final no relacionamento e confirmar que ele e Elisa estão juntos. Ingrid diz a Ramiro que Kenia descobriu os boletos de avião que guarda na caixa, e que provam a inocência de Estefânia. Ramiro, preocupado, diz a Ingrid que espera que Kenia não tenha contado nada a ninguém, pelo seu próprio bem. Ramiro se enfurece ao saber que Guido ficará encarregado da processadora. Irônico, ele parabeniza Guido e diz que é bom que Almerinda tenha alguém para protegê-la. Carmen pergunta ao Padre Lupe se ele revelou a alguém o seu segredo, Padre Lupe responde que segredo de confissão é inviolável, e jamais disse nada, mas sente informá-la que alguém mais conhece esse segredo, e tem as provas necessárias para se fazer ouvir diante dos interessados.

Capítulo 65
Carmen, cínica, responde que sabe que a outra pessoa que conhece seu segredo é Ramiro. Padre Lupe diz a Carmen que não tinha ideia que Ramiro era seu cúmplice, mas não se referia a ele, e completa dizendo que a pessoa que sabe do segredo está muito próxima a ela, mas também muito distante, a ponto de não se fazer descobrir. Carmen, fora de si exige que o Padre revele a identidade da pessoa e ele volta a lembrá-la que não pode violar um segredo de confissão. Lupe diz a Carmen que a única maneira de salvar-se é ela mesma revelando toda a verdade a Augusto, ela afirma que jamais o fará. Ramiro, furioso, recrimina Almerinda por ter nomeado Guido como diretor da processadora, quando ele tinha toda a experiência para assumir o posto. Almerinda alega que a processadora é um negócio de família, e ele não é parte dela, além de que Guido é um homem preparado para o cargo. Paloma se desculpa com Edmundo por haver dito a Almerinda que ele era amante de Carmen, que só o fez, pois ela não parava de insultá-la. Guido diz a Almerinda que foi muito bem na processadora, porém Ramiro se sente como se fosse o dono da empresa. Almerinda diz a Guido que se Ramiro criar muitos problemas, pode despedi-lo sem nenhuma consideração. Damião, furioso, exige que Gael explique porque não disse que estava com seu amuleto. Gael diz a Damião que encontrou o amuleto quando foi doar sangue para ele, e pensava em devolvê-lo. Augusto diz a Dolores que Carmen seguirá vivendo com ele, mas já não mais como sua esposa. Almerinda ordena a Guido que despeça Henrique da processadora. Betânia diz a seus filhos que quase mataram Edmundo em uma briga no povoado. Almerinda furiosa pergunta a Florência se ela realmente acredita que saindo com Henrique vai fazer com que Damião volte pra ela, pois se acha que sim, está equivocada. Florência, furiosa, diz que não está interessada em recuperar Damião.

Capítulo 66
Ramiro propõe a Paulo uma aliança para que destruam a processadora e coloquem a culpa em Guido. Paulo aceita a proposta desde que fique com 50% do desfalque do qual acusarão Guido. Paulo diz a Ramiro ser expert em falsificação de assinaturas, e esse “talento” poderá ajudá-los. Damião pede desculpas a Augusto por ter planejado seu casamento às escondidas. Diz que ama Elisa e em seguida pede sua mão. Augusto pergunta o que Damião faria se ele negasse o pedido, Damião responde que partiria com Elisa para longe. Damião diz a Augusto ser capaz de renunciar ao seu lugar na processadora e a deixar sua mãe por Elisa. Almerinda diz a Florência que seu pai está arruinado, tanto que lhe pediu dinheiro emprestado, ela afirma para Florência que caso ela deixe o povoado, expulsará Guido de sua processadora e cobrará até o último centavo do empréstimo que fez. Almerinda diz a Florência que deseja que ela engravide de Damião, pois apenas isso seria capaz de separá-lo para sempre de Elisa. Almerinda diz a Florência que se não fizer o que ela ordenar, destruirá seu pai. Paulo, hipócrita, pede perdão a Guido por todos os problemas que lhe ocasionou. Guido despede Henrique da processadora.
Ramona diz a Dolores que Horácio tem uma sombra muito pesada, e que está ocultando algo muito ruim. Augusto conta a Lucio sobre suas intenções de ir para longe com Elisa, e diz que o faz, pois não pode permitir que Elisa e Damião, sendo filhos de Rogério Arango, se unam em casamento. Guido se surpreende ao ver Florência, ela diz que Almerinda foi a razão de sua volta. Carmen diz a Augusto que sua repentina aproximação de Elisa é unicamente para enfurecê-la, Augusto responde que ainda que Elisa não tenha seu sangue, isso não quer dizer que ele não a ame como filha. Carmen, tentando reaproximar-se de Augusto, diz que só foi infiel com Edmundo uma única vez, Augusto responde que não lhe importa os detalhes.

Capítulo 67
Edmundo ameaça processar Almerinda por ter despedido seu filho da processadora. Florência diz a seu pai que ele caiu aos pés de Almerinda como todos, e que isso a decepcionou. Damião diz a Augusto que espera que ele já tenha uma resposta quanto a seu pedido para se casar com Elisa, Augusto responde que ainda não e não quer ser pressionado e pede algumas semanas para pensar. Augusto pede a Damião que neste tempo não cometa nenhuma loucura, pois estará atendo a ele e a Elisa. Chega o dia do casamento de Dolores e Horácio, e ela diz a Elisa que sente como se estivesse se despedindo, mas que isso não ocorrerá, pois se sente como sua segunda mãe, e elas sempre estarão juntas, como se realmente fossem mãe e filha. Bráulio diz a Dolores que ela está belíssima, e que daria o que fosse para ser ele a pessoa que a levaria ao altar. Dolores responde que ele mesmo foi quem preferiu se casar com Antonia, se esquecendo dela. Bráulio responde que jamais poderá esquecê-la. Bráulio diz a Dolores que nunca deixou de amá-la. Dolores diz que não é justo que ele tenha esperado até o momento de seu casamento para dizer que a ama, e que se isso realmente fosse verdade, ele não teria se casado antes com outra. Padre Lupe diz a Horácio que se tem algo para confessar, esse é o momento, Horácio responde que não tem nada para dizer, e garante ser uma boa pessoa. Almerinda diz a Florência que lhe dará um presente para que ela não se sinta como prisioneira em sua fazenda, assim que escolha o carro que quiser, sem se importar com o preço. Dolores chorando diz ao Padre Lupe não estar segura de seu casamento com Horácio, o Padre diz que Bráulio cometeu uma imprudência ao dizer que a ama, mas que ele tem esposa e filho, e não os deixará jamais, Dolores responde que ela não aceitaria nem se ele quisesse, pois Antônia também merece ser feliz, e ela não deixaria um filho sem o pai

Capítulo 68
Almerinda se surpreende quando o gerente do banco diz que seu cheque está sem fundos. Horácio e Dolores se casam. O gerente do banco diz a Almerinda que Guido Landucci ordenou que todos os seus recursos fossem transferidos para uma conta no estrangeiro. Padre Lupe diz a Bráulio que por seu bem e também o de sua família, ele precisa se afastar de Dolores. O médico diz a Florência que ela tem o que se conhece popularmente como útero infantil, e jamais poderá ter filhos. Carmen, sarcástica, diz ao padre Lupe, em segredo de confissão, que Dolores acabou de se casar com um assassino, porque foi Horácio quem matou Branca. Damião diz a Elisa que a nota estranha, principalmente por sua atitude diante do pai. Paloma diz a Elisa que não é justo que ela esconda de Damião que vai embora para sempre do povoado, Elisa responde que prometeu a seu pai que não irá dizer nada até que chegue o momento de partir. Damião diz a Elisa que desistiu da processadora, de sua mãe, de sua vida por ela, e não é justo o que ela pretende fazer. Almerinda pede explicações a Guido sobre a transferência de seu dinheiro para uma conta no exterior. Guido jura que não ordenou nada, e vai averiguar o que ocorreu. Guido diz a Paulo que não é possível que esteja ocorrendo na processadora, o mesmo que ocorreu em sua empresa, e que está desconfiado de Ramiro. Paulo ainda afirma que Guido fez de tudo para que Damião e Florência se casassem por interesse pois precisava salvar suas empresas da falência. A polícia chega para levar Guido e Almerinda exige que caia sobre ele todo o peso da lei. Damião diz a Augusto que só morto poderá estar separado de Elisa. Elisa chorando diz ao pai que não quer perder Damião. Augusto diz aos dois que não pode haver nada entre eles, Carmen exige que Augusto conte toda a verdade. Carmen diz a Elisa e Damião que não pode haver nada entre eles porque ambos são filhos do mesmo pai, Rogério Arango.

Capítulo 69
Carmem diz a Damião e Elisa que ambos são filhos de Rogério Arango, Elisa não acredita na tia e Damião pede provas. Augusto diz que há algum tempo, fez um exame de DNA e o resultado foi positivo. Elisa diz a Dolores que não pode ver Damião como irmão porque o deseja como homem, que ele é o amor de sua vida. Augusto se desculpa com Elisa e ela chorando diz ao pai que preferia que ele tivesse dito a verdade. Ramona conta que antes de morrer, Estefânia disse que “tinha que detê-los”, e naquele momento ela não entendeu, mas agora tudo está muito claro, e quando ela está prestes a dizer, Elisa aparece e exige que Augusto vá embora, pois não tem o direito de estar ali. Damião pergunta a Almerinda desde quando seu pai e a mãe de Elisa tinham uma relação e a questiona se existe a possibilidade de que Elisa seja sua irmã. Ingrid diz a Carmem que está já sabe de toda a verdade sobre ela e Rogério Arango, e quer favores em troca de seu silêncio. Carmem diz a Horácio que quer as passagens de avião que estão com Ramiro. Almerinda responde que o fará quando Florência lhe dê um neto. Paulo se apaixona por Sabrina. Almerinda diz a Carmem que foi muito inteligente a mentira que ela disse a Damião e a Elisa e quer saber porque ela o fez. Carmen responde que não é mentira, Almerinda responde que ambas sabem que isso é uma grande mentira, pois do contrário Rogério haveria reconhecido Elisa. Florência culpa Elisa de tudo de mal que tem ocorrido em sua vida e afirma que a tirará Damião, como sua mãe fez com Almerinda. Elisa a esbofeteia. Florência chora desesperada, já que sabe que nunca poderá ter filhos. Padre Lupe diz a Carmem que se ela não esclarecer a mentira que disse a Elisa e Damião, gritará a todo mundo que era ela a amante de Rogério, Carmem lembra que revelou seu segredo em confissão, mas o padre garante estar disposto a tudo, pois a última coisa que deseja é seguir sendo seu “cúmplice”. Edmundo diz a Augusto que Carmem tentou suborná-lo para que alterasse o resultado da paternidade de Elisa, mas que ele não o fez. Carmem, astuta, diz a Augusto que talvez ela esteja errada e Elisa realmente seja sua filha, Augusto a questiona do porquê da dúvida sendo que tantas vezes repetiu com certeza que Elisa era filha de Rogério Arango. Elisa diz a Augusto que já que ele não é seu pai biológico, não quer seguir vivendo naquela casa.

Capítulo 70
Augusto diz a Elisa que ainda que ela não tenha seu sangue, a criou como se fosse sua filha e não quer que ela vá embora. Elisa diz que a casa deixou de ser dela quando sua mãe morreu e pede ao padrinho se ele pode recebê-la em sua casa junto com Dolores e Horácio. Florência acusa Almerinda de ter mandado seu pai para a cadeia para poder manipulá-la e obrigá-la a ter um filho à força. Carmem diz a Augusto que poderiam dizer a Elisa que ela não é irmã de Damião, Augusto diz não entender a razão do arrependimento de Carmem, ela responde que só deseja tranquilizá-lo, pois o ama muito. Augusto decide vender suas terras a Ramiro, para pagar a dívida que Elisa tem com Almerinda. Damião diz à mãe que volta para a processadora se ela der a Elisa a parte que lhe cabe por ser filha de Rogério. Almerinda nega e diz que a herança já não existe, pois com Guido à frente da processadora, houve uma fraude em seus negócios, e a processadora já não vale quase nada. Padre Lupe busca aconselhar-se com o bispo, já que não pode mais seguir guardando o terrível segredo de Carmem. O Bispo diz ao Padre que um segredo de confissão não se revela, por mais terrível que seja, e sugere transferi-lo de paróquia. Lupe suplica para que o Bispo não o mude de paróquia, pois tem assuntos pendentes para resolver no povoado. Edmundo recebe os resultados do exame de Augusto e Elisa, Lucio os abre e grita, satisfeito, que Elisa é filha de Augusto. Paloma fica com ciúme ao ver Gael abraçando Elisa. Guido é levado para a penitenciaria, Florência chorando promete ao pai que fará de tudo para tirá-lo da cadeia. Betânia diz a Carmem que está preocupada porque Sabrina está saindo com Paulo. Sabrina sofre um desmaio, e sugerem a ela que faça um exame de gravidez. Paulo diz a Florência que se ela conseguisse reatar com Damião, Almerinda seguramente perdoaria seu pai. Damião diz a Elisa que por enquanto é melhor que não trabalhem juntos.

Capítulo 71
Sabrina diz a Paulo que está grávida e pede que se case com ela. Paulo tem intenções de ir embora do povoado por causa da gravidez de Sabrina. Florência diz ao tio que Almerinda a exigiu que lhe dê um neto, mas não pode engravidar por que é estéril. O Padre Lupe diz a Carmem que vai contar a verdade para Augusto. Augusto chega e exige que o Padre diga a verdade a qual se refere, Carmem responde que Elisa é sua filha, e que mentiu por odiar Estefânia. Lucio chega e mostra a Augusto o resultado do exame de paternidade. Lucio diz ao Padre Lupe que já está comprovado que Elisa é filha de Augusto. Augusto, furioso, expulsa Carmem de sua casa. Na casa de Lucio, Paloma conta a Elisa que seu pai discutiu com Carmem e a expulsou de sua casa. Almerinda pede a Bráulio que se torne amigo de Damião e o convide para sair, e o distraia. Bráulio diz que Almerinda não se preocupe, que procurará Damião e o convidará para tomar algo. Bráulio convida Damião para tomar algo, Damião responde que não está com humor para sair e ir a um bar, mas Bráulio insiste, e o convence. Augusto pede perdão a Elisa, diz que Carmem inventou tudo para separá-los e pede a ela que volte para a sua casa. Dolores empacota as coisas de Elisa para que ela volte com Augusto. Carmem diz a Ramiro que ele não pode mais viver em sua propriedade, e que se apresse em buscar ouro canto. Carmem procura Elisa para pedi perdão, Elisa responde que não pode perdoá-la. Carmem diz que todos merecem uma segunda oportunidade.

Capítulo 72
Na Fazenda Arango, Florência entra no quarto de Damião, e ele, bêbado, pede que ela o ajude a esquecer Elisa. Flôrencia se aproveita da situação, e eles se beijam. Ramona, desesperada, procura Gael para perguntar se ele sabe onde está Paloma. Gael e Ramona veem um corpo flutuando na lagoa, Ramona chora desesperada, pensando que o corpo pode ser de sua neta. Paloma agradece a Lucio por haver permitido que ela ficasse para dormir em sua casa. Na Igreja, Elisa pergunta ao padre Lupe se Damião já sabe que eles não são irmãos, Lupe aconselha Elisa a ir pessoalmente falar com Damião e esclarecer a situação. Carmem reclama com Horácio por ele não ter conseguido roubar as passagens de avião de Ramiro, e agora ela terá um problema grave. Henrique encontra Paloma chorando e a leva para casa em sua caminhonete. Elisa vai até a fazenda Arango e encontra Damião na cama com Florência. ela sai arrasada e pede a Almerinda que não diga a Damião que esteve à sua procura. Na processadora, Bráulio escuta quando Ramiro diz a Vicente que teve uma relação com sua mãe. Na fazenda Arango, Almerinda diz a Florência que rogue a Deus para estar grávida de Damião, para que assim ela possa tirar Guido da cadeia. Por telefone, Sabrina pede a Paulo que saiam para conversar, mas ele se nega. Na processadora, Ingrid pede a Ramiro que mate Carmem, já que está certa que foi ela quem matou Kênia. Na fazenda “Arango”, Henrique diz a Florência que fará de tudo para que eles fiquem juntos, Florência diz que se casará com Damião, e que entre eles não pode haver nada. Henrique se encontra com Paulo e o ameaça para que ele não volte a se aproximar de Sabrina. Elisa diz ao pai que deseja ser a maior exportadora da região, Augusto questiona a filha, se ela já falou com Damião, para que se casem. Elisa responde que logo o fará. Almerinda visita Guido na cadeia e diz que se ele se arrepender, ela o perdoará. Guido insiste em dizer que é inocente. Almerinda se irrita e vai embora.

Capítulo 73
Na igreja, Carmem pede ao Padre Lupe que fale com Augusto, já que ele pensa em expulsá-la de sua casa. Damião fala com seu tio e pede que ele o case com Florência, já que a ama, e está seguro do que sente. Na fazenda “Arango”, Florência pede a Paulo que não se esqueça do trato que fizeram, quanto a gravidez de Sabrina. No consultório, Betânia visita Edmundo, e o flagra com Ingrid, zangada, ela exige que o esposo saia de sua casa, já que não permitirá outra traição. Augusto e Carmem se encontram e começam a discutir, Carmem desesperada saca um revolver e ameaça o marido, dizendo que o matará caso ele realmente a expulse de sua casa. Augusto diz a Carmem que essa é a última noite que permitirá que fique em sua casa. Ramiro tenta pressionar Augusto para que ele assine um contrato de compra e venda. Lucio aconselha Augusto a não vender suas terras para Ramiro. Carmem finge estar surpresa quando Betânia entra apressada para informar que encontraram Kenia morta na lagoa. Augusto pede desculpas a Damião por tudo que fez, nesse momento chega Gael e conta que o corpo que encontraram na lagoa é de Kênia. Por telefone, Ramiro diz a Carmem que Ingrid foi embora sem avisar e que precisa dela em sua casa. Na igreja, Elisa aconselha Gael a dar uma oportunidade para sua mãe. Padre Lupe faz Augusto entender que não é o responsável pela morte de Kênia. Ramona chega à fazenda procurando por Augusto, mas ao ver Horácio prefere retirar-se. Augusto questiona Padre Lupe quanto ao que ele sabe sobre Carmem, mas este o aconselha a procurar Ramona, para que saiba de uma vez por todas de toda a verdade. Florência se zanga quando é confundida com Elisa, por Damião. Elisa entrega a seu pai a carta de Kênia que encontrou. Dolores diz a Augusto que Ramona foi procurá-lo e pediu que fosse até sua casa. Na casa de Carmem, Ramiro a ameaça com uma arma, dizendo que Ingrid pediu que a matasse, pelo que ela fez a Kênia. Na cabana de Ramona, ela esclarece para Augusto que no dia do acidente em que morreram Estefânia e Rogério, o carro estava vindo para o povoado, e não indo embora como todos pensam.

Capítulo 74
Ramona diz a Augusto que no dia do acidente em que morreu Estefânia e Rogério, quem ia fugir com ele era Carmem, e que Estefânia tentava impedi-la. Na casa de Carmem, ela diz a Ramiro que ele só serve para estar na cama, e para cumprir as ordens de Almerinda e Ingrid, que ele é um “frouxo”. Ramiro se zanga e aponta a arma para Carmem, Carmem diz para que ele a dispare. Ramona diz a Augusto que Carmem já estava grávida quando se casou com ele. Sabrina comenta com Paulo que eles precisam se casar, pois ela está grávida. Henrique se mostra contrário à relação da irmã com Paulo, mas Betânia diz que a ele não deve se meter se na vida de sua irmã. Ramiro exige que Carmem confesse que foi ela quem matou Kênia. Augusto discute com Edmundo por ele não ter lhe contado que Carmem já estava grávida antes do casamento. Florência e Damião pedem ao Padre Lupe que os case, o Padre responde que se eles estão seguros do amor que sentem, ele os apoiará. Padre Lupe pergunta a Elisa porque ela ainda não esclareceu com Damião que eles não são meio irmãos. Elisa responde que quando foi dizer, encontrou Damião na cama com Florência. Damião diz à sua mãe que decidiu se casar com Florência e depois vão viver na capital. Augusto se lembra de quando Ramiro disse que o filho de Carmem não era seu.

Capítulo 75
Sabrina tenta pressionar Paulo para que ele peça sua mão, já que sua gravidez começa a ser notada. Ramiro entrega dinheiro a Ingrid, e sugere que ela vá viajar para relaxar um pouco, e também para tentar superar a morte de sua filha. Augusto exige a verdade de Ramiro, quanto a Carmem ser a verdadeira amante de Rogério, e ele ser o pai do filho que ela esperava. Ingrid diz a Ramiro que deseja ver Carmem morta, e já que ele não o fez, talvez Augusto faça. Augusto chega alterado e pergunta a Dolores por Elisa, como ela não está, Augusto manda buscá-la. Na cabana de Ramona, ela pergunta se Elisa já falou com seu pai, pois sendo filha biológica de Augusto, sua vida mudará para sempre. Carmem comenta com Betânia que tem muitos problemas com Augusto, por culpa de Elisa, e pede que a amiga a deixe viver um tempo em sua casa. Padre Lupe diz a Ingrid que a única culpada pela morte de Kênia é ela mesma, que muitas vezes Kênia o disse que sofria muito ao lado da mãe, e que ela não era uma boa pessoa. Ingrid agradece Edmundo por seu apoio e ele a convida para jantar. No quarto de Augusto, ele fica de joelhos diante de uma foto de Estefânia e Branca, Carmem chega, e diz que apenas foi recolher seus pertences, Augusto, fora de si, a esbofeteia. Augusto diz a Carmem que já sabe de tudo, que ela era amante de Rogério e que o filho que esperava era dele, que quem ia fugir com Rogério era ela e não Estefânia. Ele ameaça levá-la em praça pública e gritar a verdade diante de todos. Carmem desesperada atira em Augusto. Horácio se dá conta do que ocorreu, e Carmem ameaça dizer para a polícia que foi ele quem disparou, caso não faça o que ela disser. Damião pede a Gael que seja padrinho de seu casamento e o aconselha a terminar com Paloma e ser feliz ao lado de Elisa. Horácio diz a Carmem que está disposto a fazer o que seja desde que não acabe atrás das grades. No consultório, Henrique pede ao pai que proíba Sabrina de ter uma relação com Paulo, já que ele é especialista em conquistar mulheres. Henrique convida Paloma para ir ao cinema e ela aceita. Elisa anda pelo campo se lembrando da conversa que teve com seu pai, Dolores a chama e diz que Augusto precisa dela, pois chegou em casa muito alterado. Na praça, Vicente se aproxima de Sabrina, mas Paulo o coloca pra correr. Vicente sente se mal, Dolores e Elisa o ajudam, Paloma e Henrique correm para chamar Edmundo. Carmem chega à casa de Bethânia pedindo ajuda, mas Edmundo se opõe a que ela fique ali. Henrique diz ao pai que Vicente precisa de ajuda.

Capítulo 76
Elisa chega em casa e encontra o pai morto, abraçado a uma arma, Dolores se angustia, e liga para Lucio, pedindo que ele ajude Elisa, já que acabam de encontrar Augusto morto. Lucio telefona para Carmem na casa de Betânia para informar o que acaba de acontecer. Carmem chega com Betânia no momento em que estão retirando o corpo de Augusto. Carmem, cínica, grita que o marido se suicidou com a arma que mantinha no escritório. Elisa estranha o que disse a tia, e questiona como ela soube o que aconteceu se não estava em casa quando ele se matou. Elisa suspeita que foi sua tia quem matou seu pai. Carmem, hipócrita, diz que se suspeitasse o que ele pensava em fazer Augusto, jamais teria saído de casa. No hospital, Vicente pede para ver Ramiro e Bráulio se retira zangado. Na processadora, Almerinda diz a Ramiro que Vicente está no hospital e que precisa de um transplante de rim. Lucio informa Malu que Augusto está morto. Malu procura Damião para informar o que acaba de acontecer. Almerinda recebe a notícia e fica encarregada de informar o filho quando este chegue. Carmem diz a Lucio que não haverá velório, já que não quer prolongar o sofrimento dela e de sua sobrinha. Lucio diz que Augusto será sepultado junto com Estefânia, Carmem grita que jamais permitirá e diz que ele será enterrado junto a seu filho. Na cabana de Ramona, Gael procura por Paloma. Edmundo perde o horário do encontro com Ingrid, e ao chegar é informado por um garçom que ela já foi embora. Ingrid chega de mal humor e explica a Ramiro que foi até a capital comprar um colar. Carmem diz a Elisa que não haverá velório. Damião comenta com Afonso que tem uma sensação estranha, como se algo muito ruim tivesse ocorrido. Bráulio chega à casa de Ramiro para exigir que ele vá ao hospital ver Vicente, Ramiro o agride. Gael pede perdão a Paloma e eles acabam fazendo amor. Ramona chega chorando desesperada, e diz ao Padre Lupe que se sente culpada pela morte de Augusto.

Capítulo 77
Ramona diz ao Padre Lupe que Augusto se matou pelo que ela lhe disse de Estefânia, o padre responde que não é sua culpa. Bráulio exige que Ramiro vá até o hospital ver Vicente, já que ele é seu filho e precisa de um transplante de rim. Ramiro nega ser o pai do adolescente. Dolores pensa em avisar Padre Lupe e Gael que Augusto não será velado, mas Carmem a impede. Na fazenda Arango, Damião tem um pesadelo e não consegue dormir, e pressente que algo de mal está ocorrendo com Elisa. Betânia reclama com Edmundo por ele ter chegado tarde, ele se justifica dizendo que teve que atender o filho de Antônia, a empregada de Almerinda. Betânia conta ao marido que Augusto se suicidou. Na fazenda Arango, Elisa chora desesperada no jardim e grita por Damião, enquanto Almerinda, Florência e Paulo a ignoram e dormem. Damião chega à cavalo perguntando por Elisa, mas Carmem o expulsa, dizendo que já é de madrugada e Elisa está dormindo. Ramona volta para a cabana e conta para Gael e Paloma que Augusto se suicidou. Paulo informa Damião que Elisa esteve na fazenda na noite anterior procurando por ele por que seu pai morreu. Damião vai imediatamente procurar Elisa. Padre Lupe vai atrás de Horácio para perguntar o que sabe sobre a morte de Augusto. Padre Lupe pede a Horácio que se arrependa dos pecados que cometeu, já que machucou várias pessoas inocentes, entre elas sua esposa, e que as portas da igreja estarão abertas para quando ele se arrepender. Ramiro vai ao hospital ver Vicente, Edmundo pede a Bráulio que assine um termo de compromisso, já que Antonia será a doadora do rim para o filho. Florência diz a Almerinda que viajará para realizar uns exames, Almerinda se alegra, pensando que ela está grávida.

Capítulo 78
Paulo leva Sabrina para realizar uns exames para confirmar a gravidez e dão o nome de Florência para que Edmundo não descubra. No hospital, Bráulio pergunta pelo estado de saúde de sua esposa e de Vicente, Edmundo responde que a operação foi um sucesso e que ambos estão bem. Padre Lupe visita Lúcio para saber o resultado da autopsia de Augusto, já que para ele soou muito estranha sua morte. Na processadora Arango, Bráulio diz a Ramiro que Vicente saiu bem da operação, Ramiro responde que isso não lhe interessa. Damião visita Elisa e Carmem não quer deixá-lo passar, ele entra a força, e pede perdão a Elisa por não ter estado com ela e promete que não a deixará de novo, pois a ama. Damião diz a Elisa que a ama , e quer compartilhar sua vida com ela. Elisa diz que o viu na cama com Florência. Damião responde que também a viu com Gael. Edmundo diz a Almerinda que sabe que ela disse algo a Augusto, e por isso ele se matou. Na cabana de Ramona, o Padre Lupe diz que ela não precisa se preocupar, pois não tem nada a ver com a morte de Augusto, mas ela continua se sentindo culpada. Vicente pergunta a Bráulio por seu pai, ele diz que Ramiro esteve lá, mas ele estava dormindo. Florência exige a Almerinda que cumpra com o trato que fizeram. Damião diz a Elisa que já é hora de que fujam juntos, que agora que ela perdeu seu pai, não quer que ela siga ali, já que Carmem faria sua vida impossível. Elisa, feliz, aceita, e pede a Dolores que a ajude a empacotar as coisas, já que irá embora com Damião. Dolores pede a Damião que cuide de Elisa. Elisa e Damião estão a ponto de ir embora quando chega Almerinda para informar a Damião que Florência espera um filho dele.

Capítulo 79
Elisa diz a Damião que a gravidez de Florência muda tudo e a relação deles termina de uma vez por todas. Na igreja, Paloma diz a Gael que não quer que ele se sinta obrigado a seguir com ela depois do que ocorreu entre eles. Elisa diz a Dolores que não irá com Damião, pois Florência está grávida. Carmem propõe a Elisa que faça um esforço para que vivam melhor, já que estão sozinhas. Padre Lupe pergunta a Elisa porque ela se nega a possibilidade de ser feliz ao lado de Damião, Elisa responde que nas atuais circunstâncias, não pode pensar nisso. Betânia diz a Sabrina que seu pai não está de acordo com sua relação com Paulo. Elisa encontra Paulo no quarto de Carmem e, furiosa, a esbofeteia. Paloma conta para a avó que se entregou a Gael por amor. Lucio diz a Malu que se sente mal por não poder apoiar Elisa como queria. Carmem diz a Almerinda que se Paulo não deixar de persegui-la, o denunciará a polícia. No presídio, um advogado entrega a Guido sua ordem de soltura, assinada por um juiz e diz que Almerinda retirou todas as acusações que mantinha contra ele. Padre Lupe diz a Carmem que está quase certo que foi ela quem matou Augusto.

Capítulo 80
Paulo entrega a Florência um cartão com dados médicos que a ajudará a fingir sua gravidez. Padre Lupe diz a Dolores que tem dúvidas quanto a Carmem e Horácio, ela responde que Horácio seria incapaz de lhe ocultar algo tão delicado. Henrique diz a seu pai que está claro que Florência se casa com Damião apenas por dinheiro e isso é que mais dói. Na fazenda Beltrán, Almerinda diz a Edwirges que está disposta a pagar o que for por sua fazenda, e que ainda há tempo de cancelar o contrato anterior, e devolver o dinheiro pago. Almerinda pede a Ramiro que averigue quem comprou a fazenda da viúva Beltrán. Almerinda se zanga quando Damião informa que a processadora utilizará os cultivos de “Céu Aberto”. Carmem ouve quando Dolores questiona Horácio sobre o ocorrido no dia em que Augusto morreu. Na processadora, Malu pergunta a Ramiro se ele sabe porque Ingrid deixou seu trabalho sem avisar. Carmem procura Ramiro para dizer que Horácio é um traidor e já que confessou tudo ao Padre Lupe e talvez queira fazer o mesmo com a Polícia. Ramiro, zangado, faz uma denúncia anônima. Damião e Lucio vão a um banco para depositar dinheiro em nome de Elisa. Damião pede a Lucio que jamais revele isso a Elisa. Dolores se desculpa com Horácio por ter duvidado dele, nesse momento chegam os policiais para detê-lo. Lucio diz a Damião que espera que Elisa nunca os descubra, pois jamais o perdoará. No consultório, Elisa convida Paloma para a missa de seu pai, e diz que está triste, pois acreditava que a amiga estaria a seu lado todo o tempo, o que não ocorreu. Paloma responde que esteve ausente por estar deprimida, por seu término com Gael. Carmem pensa em uma maneira de fazer com que o Padre Guadalupe desapareça. Na praça, Dolores chora e diz a Bráulio que a polícia acaba de levar Horácio, já que ele é um criminoso que estavam procurando há meses. Florência quer viajar para a capital com o intuito de combinar com o médico, a farsa de sua gravidez. Damião se oferece para acompanhá-la e sugere que faça um ultrassom para ver como vai o bebê, Florência fica nervosa. Na fazenda Arango, Guido diz a Almerinda que não descansará até encontrar o verdadeiro culpado pelo desfalque na processadora.

Capítulo 81
Ramiro fala com Edwirges para reiterar que não lhe devolverá a fazenda, ela insiste em devolver o cheque. Ramiro pega o cheque e diz que agora a fazenda lhe sairá grátis, Edwirges sofre um enfarto e morre. Lucio diz a Elisa que precisa falar à sós com ela. Carmem vai falar com o bispo sobre o Padre Guadalupe, e propõe que o transfiram de paróquia. Lucio diz a Elisa que Augusto quis protegê-la e abriu uma conta em seu nome, e com esse dinheiro ela pode quitar sua dívida com Almerinda. Ingrid propõe a Ramiro que matem Almerinda, para que Damião entregue a Gael metade de sua fortuna. Na igreja, Elisa descobre o problema de Horácio, e pede perdão a Dolores por tê-la convencido a se casar com ele. No hospital, Antônia confessa a Bráulio que Ramiro á violentou. Almerinda entra no quarto. Na igreja, Dolores pede ao Padre Lupe que a ajude a anular seu casamento, já que se casou com um delinquente. Padre Lupe pergunta a Dolores se sabe se estão acusando Horácio por um crime que ele cometeu no povoado. Almerinda ameaça demitir Bráulio da processadora se abandonar Antônia. Guido diz a Florência que se hospedará no hotel do povoado, já que não pode aceitar a hospitalidade de Almerinda quando não acredita em sua inocência. Betânia diz ao filho que nunca aceitará sua relação com Paloma. Florência diz a Almerinda que está triste porque Damião foi à missa do pai de Elisa sem avisá-la. Na igreja, todos se surpreendem ao ver chegar Almerinda e Florência, Elisa furiosa as expulsa do local. No hotel, Ingrid chega para ver Guido e dizer que ele tem razão em suspeitar de Ramiro, no caso do desfalque à processadora. Antônia procura Dolores e exige que se afaste de Bráulio. Gael pergunta a Elisa se ela estaria disposta a esperar Damião por toda a vida, ela responde que a única coisa que sabe é que não pode estar com outro homem, e menos com ele, já que Paloma é sua melhor amiga, e ela jamais poderia se interessar pelo homem que Paloma ama. Ramona lembra Paloma que jamais poderá ter a atenção de Gael, ainda mais agora que já se entregou a ele.

Capítulo 82
Ramiro visita Horácio para dizer que o denunciou por abrir a boca e, se continuar falando Dolores terá o mesmo fim que Branca. Horácio confessa ao Padre Lupe que cometeu dois roubos, e que por isso decidiu desaparecer, que procurou Ramiro porque eram amigos, e ele havia prometido conseguir trabalho em troca de que matasse Lucio, por isso incendiou a loja de Branca, mas não sabia de fato que ela estava em seu interior. Padre Lupe aconselha Horácio a confessar seus crimes para as autoridades, mas Horácio diz que Ramiro o ameaçou, dizendo que matará Dolores caso ele fale. No consultório, o médico engana Damião sobre a gravidez de Florência, mostrando o ultrassom de outra pessoa. Padre Lupe pede a Horácio que confesse se viu quando Carmem matou Augusto, ele responde que não pode falar mais, pois Carmem é capaz de tudo. Na capital, Damião diz a Florência porque não aproveitam a viagem e se casam no civil, já que ele não pensa em se casar na igreja. Almerinda repreende o Padre Lupe por nunca estar do seu lado, nem a apóie em suas decisões, principalmente nas que dizem respeito a Damião. Carmem reclama com Ramiro por ele ter mandado Horácio para a cadeia. Na casa de Lucio, este diz a Elisa que corrigirá com Ramiro o assunto da venda de “Céu Aberto”, e que a primeira coisa que fará, será saldar a dívida com Almerinda. Na processadora Arango, Carmem diz a Ramiro que não lhe entregará nem um centímetro de “Céu Aberto” enquanto não apareça esse cheque. Ramiro diz a Carmem que está certo que Horácio viu quando ela matou Augusto, e por isso quer que cale a boca.
Na capital, Damião leva o ultrassom a outro ginecologista para receber uma segunda opinião sobre a gravidez de Florência. Gael recebe uma carta onde o bispo ordena que Padre Lupe seja transferido a outro estado. Na cabana de Ramona, Elisa pergunta se ela sabia o que iria acontecer com seu pai, pois naquele mesmo dia ela disse que a vida deles mudaria para sempre. Na capital, Damião e Florência vão ao registro civil e finalmente se casam. Revoltado com a decisão do Bispo, Gael diz ao Padre Lupe que, juntamente com os moradores do povoado, organizará uma “frente de apoio” para que ele não vá embora. Betânia diz a Paloma que não permitirá que ela tenha uma relação com Henrique. No centro de saúde, Antônia recebe alta. Bráulio visita Dolores para oferecer seu apoio, também diz que Antônia o enganou pois quando se casou com ela, já estava grávida de outro homem, e que Vicente não é seu filho.

Capítulo 83
Paloma se nega a sair com Henrique, já que sua mãe e Florência não estão de acordo com essa amizade. Almerinda pede a Ramiro que se encarregue de liquidar Bráulio e diz que reduzirá seu salário pela metade para que Antônia possa cuidar de Vicente. Ramiro ordena Malu que prepare o cheque de Bráulio, e ela conta que Damião foi para a capital. Sabrina está triste porque o pai não aprova sua relação com Paulo, enquanto Betânia prepara tudo para que se casem. Padre Lupe vai até o bispo para saber porque querem transferi-lo de paróquia, e descobre que se queixaram dele. Ramiro e Ingrid se unem para matar Almerinda. Eles entram na fazenda e Almerinda reconhece Ingrid. Paulo e Antônia chegam ao quarto de Almerinda, e a ajudam, Ingrid e Ramiro escapam. Betânia pede a Edmundo que não se separem, que lutem para estarem juntos, e afirma que agora, como nunca, estará com ele. Henrique chega em casa e reclama com a mãe por ter ofendido Paloma, Edmundo, zangado, diz a Betânia que ela nunca mudará e que vai embora de casa. Padre Lupe acusa Carmem de ser a responsável pela sua transferência e ameaça romper o silêncio e contar o que sabe sobre ela. Carmem, zangada, o expulsa de sua casa, Elisa vê a cena, entra, e a impede. Elisa diz a Carmem que ali também é sua casa, elas discutem e declaram guerra pelas propriedades de Augusto. Ingrid pede a Ramiro que a tire do povoado, já que Almerinda a denunciará porque a reconheceu. Ramiro diz que a levará a uma fazenda que comprou com o dinheiro da fraude da processadora, Ingrid zangada pede seu dinheiro de volta e diz que quer ir embora do povoado. Antônia avisa Padre Lupe do ocorrido com Almerinda. Almerinda pede aos empregados que avisem Damião. Florência se zanga porque tem que interromper sua lua de mel. Ramiro chega à fazenda para se colocar às ordens de Almerinda. Quando chega Damião, Almerinda acusa Elisa de ser quem tentou assassiná-la.

Capítulo 84
Damião não acredita em Almerinda. Lucio promete a Elisa que vai averiguar sobre os bens que sei pai deixou. Edmundo reprova Betânia por tentar atrapalhar o namoro do filho. Dolores informa Elisa que tentaram roubar a fazenda Arango e agrediram Almerinda. Gael pede a Lucio seu apoio para juntarem assinaturas suficientes a fim de que Padre Lupe fique no povoado. Paloma diz a Elisa que já não pensa mais em Gael, e aconselha a amiga a fazer o mesmo com Damião. Gael diz a Elisa que organizará uma comitiva para ir falar com o bispo. Betânia diz a Carmen que tem medo de que Henrique se case com Paloma. Ramiro diz a Ingrid que Almerinda está acusando Elisa de tentar matá-la, e que o único que ela tem que fazer, é não aparecer no povoado, pois do contrário os prejudicados serão eles mesmos. Lucio diz a Malu que não é justo que aproveitando a viagem de Damião, Almerinda e Ramiro tenham despedido Bráulio da processadora, e que não entende o empenho de Almerinda em apoiar Ramiro em tudo, e que algum dia ele acabará causando problemas para ela também. Florência procura Elisa para contar que se casou com Damião e se surpreende quando Elisa diz que ela e Damião não são irmãos. Elisa se surpreende quando Florência diz que Almerinda a acusa de tentar matá-la.

Capítulo 85
Almerinda fica furiosa quando Florência conta que ela e Damião se casaram no civil. Almerinda diz a Florência que Damião já sabe que Elisa não é sua irmã, Florência preocupada diz à sogra que agora Elisa fará até o impossível para ficar com Damião. Na cadeia, Horácio pede a Bráulio que cuide de Dolores, já que Ramiro quer lhe fazer mal, Bráulio promete que a protegerá com sua própria vida. Ramona e Paloma chegam à casa de Edmundo, Betânia surpresa as expulsa, mas Henrique interrompe a mãe e diz que ela não pode fazer isso, pois são suas convidadas. Edmundo diz a todos os convidados que Sabrina não se casará, ela furiosa diz ao pai que o odeia, e vai embora, Betânia sai atrás dela. Gael pede a Damião que assine a lista para impedir que padre Lupe seja transferido. Damião se surpreende com a notícia e aproveita para dizer que se casou no civil com Florência, mas não pretende se casar na igreja. Bráulio faz Vicente acreditar que Ramiro esteve pendente de sua saúde, Vicente se alegra porque pensa que Ramiro começou a gostar dele. Gael convida Bráulio para trabalhar com Elisa. Na processadora, Damião despede Ramiro e pede a Malu que faça o acerto de contas com ele, Ramiro diz que falará com Almerinda para voltar a seu posto, Damião é taxativo e diz que ele jamais voltará a trabalhar na processadora, e que Bráulio ficará em seu lugar, porque ele sim é trabalhador. Almerinda diz a Ramiro que Elisa e Gael invadiram a fazenda e a machucaram. Carmen e Elisa discutem na fazenda, por que Elisa não aceita que Carmen tire as lembranças de seu pai de sua casa. Elisa e Gael se encontram, e ele, aproveitando que Elisa está deprimida por causa da notícia do casamento de Damião, propõe a ela que também se casem.

Capítulo 86
Elisa, fragilizada, aceita. Gael apressa todos os tramites para se casar o mais rápido possível com Elisa, e pede ao Padre Lupe que realize a cerimônia antes de ser transferido. Ingrid exige que Guido junte o dinheiro o mais rápido possível para que assim ela possa lhe entregar as provas de que quem cometeu a fraude na processadora foi Ramiro. Dolores visita Horácio na cadeia, para perguntar a ele o que sabe sobre a morte de Augusto, já que o Padre Lupe desconfia que Carmem é a assassina. Horácio pede a Dolores que se afaste da fazenda, já que Carmen e Ramiro são muito maus. Carmen se surpreende quando Elisa comenta por telefone que se casará dentro de três semanas com Gael. Elisa confessa a Dolores que se casará com Gael por que precisa se dar uma oportunidade para ser feliz, Dolores a aconselha a pensar bem, pois sabe que ela ainda ama Damião. Elisa diz a Dolores que está convencida desse amor por Damião, mas Gael é quem a ama, já Damião apenas joga com ela. Dolores comenta com Carmen e Paloma que Elisa se casará com Gael, Paloma não consegue acreditar que sua melhor amiga está prestes a se casar com o homem que ama. Dolores diz a Carmen que transferiram Horácio para outro presídio, mas que falou com ele antes, Carmen assustada pergunta do que eles falaram, Dolores pede que ela não se preocupe, por que dela não falaram nada. Na processadora, Lucio pede a Ramiro que mostre o documento onde consta que Augusto lhe vendeu suas terras, Ramiro diz que não está com o documento. Na Igreja, Damião comenta com o tio que irá viver na capital com sua esposa, padre Lupe diz que não está de acordo. Gael pergunta a Elisa se encontrou com Paloma, nesse momento chega ela chega e diz a Elisa que ainda tinha esperança de que não fosse verdade, mas agora vê que se equivocou e diz a Elisa que desse momento em diante sua única e melhor amiga, pra ela, é como se estivesse enterrada.

Capítulo 87
Padre Lupe agradece Lucio, Elisa e Gael por tentarem intervir em sua transferência para outra paróquia, mas já aceitou o que lhe foi imposto. Paloma chega chorando em casa e diz para a avó que Gael e Elisa vão se casar. Elisa diz a Gael que está preocupada com Paloma, e que ambos deveriam falar com ela, Gael a tranquiliza e diz que falarão com ela assim que Paloma estiver mais tranquila. Lucio diz a Malu que queria que eles tivessem uma relação mais próxima, já que Elisa irá se casar e ele ficará só. Sabrina diz a Paulo que está triste porque seu pai nunca permitirá que eles se casem. Dolores diz a Elisa que sua tia Carmen forçou uma situação para que Paloma descobrisse que ela se casaria com Gael. Damião diz à mãe que seu casamento religioso será algo muito intimo. Carmen diz a Elisa que seu casamento a faz lembrar de algo que aconteceu há muitos anos. Edmundo diz a Henrique que não é justo que ele use Paloma para causar ciúmes em Florência. Damião informa seu tio que houve uma mudança de planos, e já não irá mais embora do povoado, e também se casará na igreja. Padre Lupe se surpreende quando Gael pede que ele celebre seu casamento com Elisa. Indignado, o Padre responde que não apoiará esse loucura. Florência diz a Paulo que ele precisa assumir Sabrina, já que logo notarão sua gravidez, e ela não pode correr nenhum risco. Ramona procura Edmundo em sua casa, e diz a Henrique que Paloma está morrendo. Ramona pede ajuda a Edmundo para curar Paloma, já que ela ingeriu ervas em excesso e se intoxicou. Henrique leva Paloma para a casa de Betânia, que se zanga. Edmundo a examina, e pede a Ramona que deixe a neta passar a noite ali, para que possa estar sob sua constante atenção. Ramona diz a Edmundo que Sabrina está grávida e o aconselha a deixar que ela se case com Paulo.

Capítulo 88
Edmundo procura Sabrina por toda a casa, e não a encontra. Sabrina aproveita a presença de Ramona e Paloma para fugir de casa, e encontrar Paulo. Paloma diz a Henrique que tentou suicidar-se, pois perdeu a razão de viver quando descobriu que Elisa e Gael irão se casar. Damião procura por Lucio para lhe entregar os papéis do inventário de Elisa. Lucio pede ao Padre Lupe que entregue os papéis do inventário a Elisa, mas ele se recusa. Lucio pede a Elisa que faça um cheque para que Almerinda lhe entregue os papéis do inventário. Sabrina procura Paulo na fazenda Arango, mas como ele não está pronto para fugir, ela pede a Vicente que a esconda. Elisa procura Paloma em sua casa para se explicar, já que Gael é o único homem que pode fazê-la feliz. Paloma diz a Elisa que ela não o ama e não consegue aceitar que sua melhor amiga a traia desta forma. Paloma diz a Elisa que elas já não serão mais amigas como antes, mas mesmo assim deseja que seja feliz ao lado de Gael. Vicente leva Sabrina para a fazenda que Ramiro comprou, diz que ele é seu pai, e que viverão ali juntos. Sabrina se surpreende e pede a ele que procure Paulo na fazenda Arango. Ramiro procura Carmem na fazenda para entregar-lhe um cheque, conforme havia combinado com Augusto, mas Carmem se nega a receber, já que considera a quantia irrisória. Elisa e Gael planejam casar- se em seis meses. Gael agradece Lucio por ter convencido Padre Lupe a dar sua benção no seu casamento com Elisa. Carmem procura Lucio para que ele a ajude a convencer Ramiro a pagar o valor justo pelo “Céu Aberto”, pois ele está oferecendo uma miséria por estas terras. Edmundo procura Sabrina na fazenda Arango e ameaça matar Paulo, caso sua filha não apareça. Paulo aconselha Florência a fingir um aborto. Guido diz a Edmundo que conta com seu apoio e Damião se compromete a encontrar Sabrina. Betânia discute com Henrique, já que pensa que Ramona e Paloma roubaram roupas de Sabrina. Edmundo liga para Betânia para dizer que Sabrina desapareceu e que escondia uma gravidez, de Paulo.

Capítulo 89
Gael leva Elisa até a plantação para mostrar que as pimentas cresceram, Elisa se emociona, e Gael lhe entrega o documento do inventário, eles se abraçam e fazem planos para o futuro. Gael diz a Elisa que eles contam com a experiência de Lucio e com Bráulio, e isso fará toda a diferença para que tudo dê certo. Na fazenda de Ramiro, Sabrina se sente mal, e pede a Vicente que chame seu pai por que está com muita dor no ventre. Henrique se aproxima de Florência, a beija e diz que ninguém a amará com ele a ama. Todos seguem preocupados procurando por Sabrina. Ramiro e Almerinda discutem, e ela afirma que fechará todas as portas, de todas as processadoras, para que nenhuma compre sua produção. Carmem procura Ramiro para propor que queimem o contrato de compra e venda de “Céu Aberto”, e como prêmio, ela será dele, além do que dividirão suas fortunas. Ramiro aceita. Na igreja, Gael comenta com Padre Lupe que planeja se casar no último sábado antes de que ele parta do povoado. Lupe diz que nessa data casará Damião e Florência e pede que ele mude a data. Sabrina fica muito mal e Vicente, assustado, a leva ao posto de saúde e Edmundo é avisado imediatamente. Ramona suspeita que Paloma esteja grávida, mas prefere não comentar nada com a neta. Gael pede a Paloma que não diga nada a Elisa do que aconteceu entre eles, Paloma promete que não dirá nada. Edmundo discute com Betânia por Sabrina, já que ela ficou mal em consequência dos chás que obrigava a filha tomar. Lúcio tranquiliza Elisa, dizendo que o dinheiro que Augusto deixou no banco, é suficiente para solucionar todos os seus problemas.

Capítulo 90
Carmem procura Ramiro para pedir que ele quebre o compromisso de contrato de venda que assinou Augusto, pois a quantia a ser paga é muito pouca, e em troca, ela será sua mulher, Ramiro aceita. Ingrid fica furiosa, pois Ramiro não dá notícias. Ramiro chega e comenta com Ingrid que fez um trato com Carmem, e que irão repartir em 50% a 50% a renda de “Céu Aberto”. Gael convida Bráulio e Lúcio para trabalhar com Elisa, e eles aceitam. Henrique e Edmundo agradecem Vicente por ter levado Sabrina ao hospital. Eles dizem que Sabrina passa bem, ainda que tenha perdido o bebê. Betânia diz que foi melhor Sabrina ter perdido o bebê. Edmundo pede a ela que se cale. Sabrina pede aos pais que não digam nada a Paulo, já que sem a criança ele a deixaria para sempre. Carmem e Elisa discutem pelo dinheiro aparentemente perdido de Augusto. Carmem diz a Elisa que chegou a um acordo com Ramiro, Elisa responde que pode imaginar o tipo de acordo que eles fizeram. Gael faz planos de onde viverá com Elisa quando se casem, ela pede que permita que Dolores os acompanhe, já que ela é muito importante em sua vida, Gael aceita. Ramiro informa Carmem que já reformou sua fazenda para que eles vivam juntos, Carmem pede que primeiro ele se desfaça de Ingrid e depois ela irá com ele. Ramiro pede a Ingrid que vá embora do povoado, já que Almerinda contratou um detetive para descobrir quem tentou matá-la. Almerinda chega à fazenda de Ramiro e o vê aos beijos com Ingrid. Florência visita Sabrina para saber se ela segue grávida ou não. Sabrina mente dizendo estar tudo bem com sua gravidez, Florência lhe entrega o convite de seu casamento, neste momento chega Henrique. Florência pede a Paulo que não a abandone, e em troca lhe dará muito dinheiro, já que ele não quer mais saber de Sabrina, e pensa em deixar o povoado, assim poderia recomeçar sua vida.

Capítulo 91
Ramona visita Paloma no centro de saúde para pedir que mude de atitude, já que Gael não é o único homem do povoado. Edmundo diz a Ramona que Sabrina perdeu o bebê e pede a ela que seja discreta. Paulo vai visitar Sabrina, que implora para que ele não a deixe. Na casa de Carmem, Ingrid e Ramiro se beijam, Almerinda os descobre e ameaça mandá-los para a cadeia. Ramiro a enfrenta e lembra que pode contar todos os seus segredos. Ingrid procura Guido no hotel para pedir que lhe dê metade de todo o dinheiro que recebeu pelas provas que tinha contra Ramiro. Almerinda se desculpa com Guido por tê-lo mandado para a cadeia. Betânia escuta quando Paulo liga para Carmem, eles ficam de se ver em uma lanchonete no povoado. Lucio, Henrique, Gael e Bráulio entram em um acordo para seguirem com a processadora. Elisa diz a Lucio que já sabe que o dinheiro é do Damião. Florência pede ao padre Lupe que aconselhe Damião a ser mais atencioso com ela. Lupe diz que o melhor seria que eles se divorciassem, já que não existe amor na relação, e um filho não é solução para um casamento fadado ao fracasso. Elisa diz a Damião que vai devolver até o último centavo do dinheiro que lhe emprestou e afirma que não precisa dele para nada. Ramiro diz a Ingrid que ela terá que ir embora por um tempo do povoado e depois voltará para brigar pela herança de seu filho.

Capítulo 92
Carmem aconselha Paulo a seguir com sua relação com Sabrina, pois ela jamais voltará a sair com ele. Ingrid entrega a Guido as provas de que Ramiro e Paulo eram cúmplices desde o princípio, no desfalque à processadora. Guido diz que sabe que ela também esteve envolvida e também irá pagar por seu crime. Ingrid se desespera, saca uma arma e mata Guido. Almerinda chega ao quarto de hotel de Guido e ao não receber uma resposta, pede a camareira que abra a porta do quarto, mas ela se nega. Henrique pede a Paloma que permita que ele fique próximo a ela, e com o tempo, talvez, cheguem a ter algo sério. Edmundo encontra Ingrid muito nervosa. Paulo diz a Florência que Sabrina perdeu o bebê que esperava. Almerinda e Damião discutem. Uma camareira do hotel encontra Guido caído no chão e grita. Edmundo chama a polícia. Elisa visita seu padrinho, mas ele está triste, já que pensa estar traindo a memória de Branca, pois está gostando de outra mulher. Elisa o consola e diz que sua madrinha adoraria que ele recomeçasse a vida e fosse feliz ao lado de outra mulher. Ramiro pede a Almerinda que obrigue Damião a assinar um contrato de quinze anos para comprar a colheita de “Céu Aberto”. Gael entrega a Elisa um cheque de outra processadora, e diz que com esse cheque e suas economias, liquidará a dívida que ela tem com os Arango. Dolores presenteia Elisa com um lindo vestido de noiva, o mesmo com que ela iria se casar com Bráulio. Florência, Paulo e Damião são interrogados por policiais pela morte de Guido. Florência acusa Ramiro, mas Paulo o defende. Edmundo informa aos policiais que Almerinda saiu do quarto de Guido cinco minutos depois de ter chegado. Florência tenta ter intimidade com Damião, mas ele a rejeita e deixa claro que não terão relações até que nasça o bebê. Florência planeja pedir ao médico que consiga na capital um bebê recém-nascido para se passar pelo que supostamente espera de Damião.

Capítulo 93
Betânia acusa Paulo de haver violentado Sabrina e ele é preso. Damião diz à Almerinda que não assinará nenhum contrato com Ramiro. Ela pede que ele pense melhor no assunto. Damião acaba assinando compromisso de compra da colheita de Ramiro. Florência fica arrasada com a morte de seu pai e diz a Damião que de nada serviu o sacrifício que fez, já que Almerinda pediu que engravidasse e em troca tiraria seu pai da cadeia. Damião se surpreende. Gael entrega todo o dinheiro que juntou a Damião. Padre Lupe se nega a dizer a Damião se ele tem irmãos ou não. Lucio está em sua casa, chorando pela lembrança de Branca, e pede a Malu que o deixe só. Edmundo pede o divórcio a Bethânia. Sabrina se sente culpada pelos problemas que estão passando seus pais e chora pelo que fez Paulo. Ingrid diz a Ramiro que não irá embora do povoado, pelo menos até que Gael se case. Ramiro insiste mas Ingrid está decidida a ficar. Dolores recebe a notícia que Horácio fugiu da prisão e morreu queimado, pois a casa onde se escondia se incendiou. Florência acusa Almerinda por ter feito Guido tão infeliz e afirma que contará tudo a Damião. Almerinda chora desconsoladamente, e pede perdão à memória de Guido. Horácio aparece e pede ajuda para fazer justiça contra Ramiro, Almerinda aceita ajudá-lo. Ramiro e Ingrid estão felizes em sua nova fazenda. Almerinda vai até a capital, e fica feliz ao acreditar que está vendo o ultrassom de seu neto. O médico a faz acreditar que será um menino.

Capítulo 94
Gael, Henrique, Lucio, Bráulio e Elisa felizes, inauguram a processadora. Carmem diz a Dolores que a processadora de Elisa será um fracasso. Ramiro briga com os trabalhadores depois de encontrar pragas em suas terras. Ramona garante a Ramiro que “Céu Aberto” não terá uma só colheita, até voltar para as mãos de Elisa. Gael visita Paloma e ela pede para que não se case. Ela tenta seduzi-lo e Gael a beija apaixonadamente. Elisa pede a Malu que não se afaste de seu padrinho, já que ele precisa demais dela. Malu aproveita para aconselhar Elisa a não se casar pois Damião é seu grande amor. Ramona visita Edmundo em sua casa e pede que ele examine Paloma, já que ela tem reclamado muito de enjoos, e não quer comer. Paloma se confessa com Padre Lupe, diz que se entregou á Gael e suspeita que está grávida. Padre Lupe zangado adverte Gael, dizendo que ele não pode mais de casar com Elisa, porque eles não se amam, e muito menos Damião ama Florência. Elisa vai até a igreja pedir ao padre que a case com Gael e ouve quando Paloma diz que está grávida. Almerinda comenta com Florência que ela e Damião se casarão na paróquia da Fazenda Arango, mas Florência se nega. Damião tenta se aproximar de Florência para acariciar sua barriga, mas ela se esquiva, dizendo que não quer nada com ele. Carmem discute com Ramiro, pois ainda não teve nenhuma colheita em “Céu Aberto”, ela exige que Ramiro cumpra com o trato que fizeram, mas ele mostra as copias do contrato de compra e venda assinado por Augusto.

Capítulo 95
Paloma confirma a Edmundo que está grávida de Gael, mas pede a ele que não diga nada à sua avó, pois ela seria capaz de matá-la. Almerinda volta ao povoado e exige que Horácio diga toda a verdade. Ele começa a contar tudo que fez, seguindo ordens de Ramiro. Almerinda enfrenta Carmem e pergunta sobre a casa azul, já que sabe que lá era onde Rogério se encontrava com sua amante. Elisa exige que Carmem responda a pergunta de Almerinda, mas Carmem se safa dizendo que a casa era de Estefânia, e ela a herdou após sua morte. Elisa comenta sobre a casa azul com Gael e Dolores, Gael promete que a levará até lá. Betânia, triste, fala para Carmem que viu Edmundo e Ingrid aos beijos. Na fazenda de Ramiro, Ingrid promete a Edmundo que irá viver com ele. Ingrid propõe a Ramiro que a agrida, para que Gael, por pena, se aproxime e assim possa atingir seus objetivos. Gael reclama com Paloma por ela ter comentado com o Padre Lupe o que aconteceu eles. Paloma e Ramona estão em sua cabana, almoçando, quando cai da bolsa de Paloma o resultado de seu exame de gravidez. Ramona diz a Paloma que ela precisa falar com Elisa e Gael, pois ele precisa ser responsável pelo seu filho. Na praça do povoado, Henrique parabeniza Florência por seu casamento. Paloma mente para sua avó, dizendo que Henrique Tovar é o pai do filho que está esperando, Ramona procura Betânia e conta que sua neta está grávida e Henrique é o pai da criança. Elisa diz que quer visitar Ingrid, para descobrir qual o segredo de sua tia com Ramiro.

Capítulo 96
Ingrid diz a Edmundo que Ramiro a agrediu por ter se envolvido com outro homem, pede a ele que a esqueça e não tente provocar Ramiro, porque ele descontaria em seu filho. Henrique propõe casamento a Paloma, neste momento entra Betânia acusa Paloma de ter armado uma “arapuca” para seu filho. Paloma agradece Henrique , mas não aceita o pedido de casamento pois ele merece alguém que o ame e possa fazê-lo feliz. Ramona e Almerinda se encontram na igreja. Ramona diz a Almerinda que precisa revelar o que descobriu sobre o acidente que matou Rogério e Estefânia, Almerinda se nega a ouvi-la. Elisa e Gael vão ver Ingrid na fazenda de Ramiro, mas ela se nega a recebê-los, Ramiro os expulsa e ameaça com uma arma. Ao ver Ingrid machucada, Elisa propõe que fuja com eles. Damião procura Elisa. Henrique pede ao pai que o apóie em seu casamento com Paloma. Edmundo presenteia Ingrid com um anel de compromisso. Almerinda deixa claro para Ramiro que não o quer mais como sócio. Henrique volta a pedir a Paloma que se case com ele e lhe entrega um anel de compromisso, Paloma, chorando, aceita. Ramona aconselha Paloma a pensar melhor antes de tomar uma decisão. Ingrid agradece Ramiro por seu apoio e diz que segue em pé o plano quanto a Gael, eles se despedem, pois Ingrid irá embora com o filho. Ingrid confessa a Carmem que ela também foi amante de Rogério Arango, mas a diferença é que ela sim teve um filho com ele, e esse é Gael, por isso algum dia será milionária. Ingrid confessa a Ramiro que comprou uma certidão de casamento falsa, e que por isso estão casados com divisão de bens, e assim, se ele morrer, tudo o que tem passará a ser dela. Ramiro a agride, ela saca um revólver e dispara contra ele. Damião chega à fazenda de Ramiro e o encontra ferido, Ingrid pede a Damião que diga que foi ele quem disparou. Almerinda se surpreende quando Horácio diz que Ramiro tem guardado as passagens de avião que Rogério usaria para fugir com sua amante. Elisa, Gael e Edmundo chegam à fazenda de Ramiro, Elisa, ao ver Ramiro ferido, pergunta a Damião o que ele fez. Ingrid responde que como Ramiro estava muito violento, Damião disparou contra ele. Almerinda pede a Horácio que tente se lembrar dos nomes que estavam nas passagens de avião. Horácio conta a Almerinda que Carmem foi quem pediu a ele que recuperasse as passagens de avião.

Capítulo 97
Carmem afirma que Gael e Ingrid estavam de acordo para que Damião fosse preso, assim ele poderia se casar com Elisa. Damião pede a Carmem que se retire. Padre Lupe tranquiliza Damião, este, em segredo de confissão diz ao tio que na verdade foi Ingrid quem atirou em Ramiro e que Carmem afirma que Gael e Elisa fizeram parte da farsa. Lupe diz a Damião que ele foi muito ingênuo em acreditar em Carmem e em ter assumido a culpa de Ingrid. No centro de saúde, Ramiro segue grave, Vicente não abandona o pai. Henrique diz à mãe que vai se casar com Paloma, goste ela ou não. Elisa leva flores ao túmulo de Estefânia e lá encontra Almerinda. Elisa implora para que a deixe em paz. Carmem diz a Gael que Elisa foi atrás de Damião, e que ele não é suficientemente homem para “segurar” Elisa, assim como Augusto não foi para segurar Estefânia. Elisa ouve quando Ingrid pede a Damião que não diga a ninguém que foi ela quem atirou em Ramiro. Ao sair da fazenda, Gael encontra Betânia e ela acusa Ingrid de ser uma mulher sem moral e princípios, “especialista” em destruir casamentos. Gael diz que nem boa mãe ela é, então não se surpreende com seu mal comportamento. Gael procura Edmundo. Elisa vai ver a casa de Carmem com Ingrid, mas Carmem as expulsa. Ingrid adverte Carmem para que tenha cuidado com ela. Na fazenda Arango, Gael exige que Damião que se afaste de Elisa e deixe de se fazer de herói. Almerinda zangada pede aos empregados que expulsem Gael, mas Damião a impede. Edmundo, zangado, reclama com Ingrid do casamento com Ramiro. Ela diz que Ramiro merece tudo que tem e afirma que em grande parte ela foi quem o ajudou a conquistar, Edmundo termina sua relação com ela e a empurra, provocando que caia a figura de um leopardo, e de dentro do mesmo, duas passagens de avião com os nomes de Rogério e Carmem. Carmem visita Ramiro no centro de saúde e chora dizendo que não lhe deu atenção quando ele pediu para que ela se afastasse de Ingrid, surpreendo Carmem, Ramiro tenta estrangulá-la.

Capítulo 98
Na praça do povoado, Antônia faz uma cena de ciúmes com Dolores e exige que ela se afaste de sua família, Bráulio aparece e cala Antônia, pedindo que ela não insulte mais Dolores. Almerinda procura Ingrid na fazenda de Ramiro. Florência tem o amuleto de Damião e pensa no que fará com ele. Dolores pede a Elisa que pense bem se realmente quer se casar com Gael. Elisa responde que deve muito a ele. Ramona pede a Paloma que diga a verdade sobre o pai do bebê, mas ela afirma que Henrique é o pai da criança. Ramiro escapa do centro de saúde, sequestra Ingrid e a leva para a casa azul .Eles discutem, Ingrid desmaia e Ramiro a joga em um buraco que fez no quintal da casa, Ingrid grita desesperada. Depois de enterrar Ingrid viva, Ramiro caminha pelo campo sentindo-se mal, confunde Paloma com sua mãe e pede que o ajude. Paloma, desesperada, o leva para a cabana e vai ao centro de saúde pedir ajuda. Ramona dá um remédio para Ramiro, e ele se assusta ao ver que está com ela. Sabrina visita Paulo na cadeia, ele pede que o ajude a sair dali, mas ela se nega. Paulo liga para Florência e diz que enviará uma em seu casamento. Na fazenda Arango, Almerinda presenteia Damião com uma arma que era de Rogério e pede para que façam as pazes. Carmem exige que Almerinda pare de mexer no passado, já que ela pode encontrar fatos que seriam muito dolorosos para todos. Almerinda a responde que não descansará até encontrar a verdadeira amante de Rogério e vingar-se de tudo. Damião procura Elisa na fazenda para propor a compra de “Céu Aberto”, mas Elisa se nega a vender. Gael pede a Damião que vá embora, já que não suporta vê-lo no povoado e próximo a Elisa. Carmem diz a Elisa que prefere vender sua parte de “Céu Aberto” a Ramiro do que para ela.

Capítulo 99
Sabrina chama Florência e Elisa para contar o que Paulo lhe disse na cadeia. Elisa se nega a ouvi-la e Florência responde que o dito por Sabrina é mentira. Edmundo e Henrique estão felizes porque Sabrina voltou ao povoado. Ramiro se nega a voltar ao centro de saúde e vai para fazenda. Almerinda procura novamente Ingrid na fazenda de Ramiro, mas ele diz que Ingrid foi embora do povoado. Ramiro propõe entregar as passagens de avião de Rogério e Carmem a Almerinda, mas em troca de metade das ações da processadora. Almerinda diz que jamais o tornaria acionista de sua processadora. Ramiro procura Carmem na fazenda para entregar o dinheiro, referente a “Céu Aberto”, mas Elisa pede que ele se retire. Antes de seu casamento com Gael, Ramona entrega a Elisa seu amuleto que a une a Damião. Padre Lupe se despede de Damião e Florência, e lhe entrega o amuleto que o une a Elisa. Damião não entende o que estão planejando. Elisa já está pronta para seu casamento com Gael, Dolores e Lucio a acompanham, Carmem fica só na fazenda, já que não foi convidada. Ramiro chega à fazenda para ver Carmem, ela pergunta por Ingrid e ele afirma que a matou por que foi traído. Na fazenda Arango, Damião, Almerinda e Florência se surpreendem com a chegada de Paulo. Almerinda pede que vá embora dali assim que termine o casamento. Paulo chantageia Florência, pedindo dinheiro em troca de seguir guardando o segredo quanto a sua gravidez. Florência confessa a Damião que não está grávida, diz que deve buscar sua felicidade ao lado de Elisa, e entrega a ele uma carta e a ata de divórcio, já assinada por ela. Damião sobe em seu cavalo e vai atrás Elisa. Almerinda não consegue acreditar no que está vendo e expulsa Florência da fazenda. Gael e Elisa estão se casando quando Damião chega para impedi-los, ele ameaça Gael com um revolver e ordena Elisa que suba no cavalo. Elisa obedece e eles partem. Gael, desesperado, procura por Elisa e Damião em todo povoado.

Capítulo 100
Em uma cabana afastada do povoado, Elisa mente para Damião dizendo que não quer estar com ele por amar Gael e pede que a deixe ir. Damião lê a carta de Florência e assim descobre que ela nunca esteve grávida, e que tudo que ela fez foi um plano armado por Almerinda. Florência procura Henrique para explicar que nunca esteve grávida, e tudo foi uma invenção que se viu obrigada a seguir por causa das circunstancias, pois Almerinda a pressionava. Ela pede perdão e uma oportunidade para demonstrar a Henrique que o ama. Paulo procura Carmem na fazenda e abusa dela para se vingar das humilhações pelas quais o fez passar. Edmundo avisa Betânia que Sabrina está no povoado. Almerinda pede ajuda a Paloma para encontrar Elisa e Damião. Paloma diz que não sabe de nada. Ramiro se sente mal e pede ajuda a Edmundo. Carmem pede a Edmundo que a examine e tenta beijá-lo. Betânia chega e os surpreende. Sabrina se nega a falar com a mãe, já que não pensa em perdoá-la. Ramiro viaja para procurar ajuda médica, já que não suporta mais as fortes dores de cabeça que vem sentindo. Dr. Miguel realiza vários exames e diz que é impossível submetê-lo a uma cirurgia pois uma intervenção só deixaria as coisas ainda piores, por isso terá que conviver com essas dores pelo resto da vida. Betânia se desespera ao ouvir de Sabrina seu desejo de se tornar voluntária em causas humanitárias na África. Edmundo tenta explicar o que ocorreu com Carmem a Betânia, mas ela pede que ele vá embora, pois não quer saber mais nada dele. Elisa cela o cavalo de Damião e tenta fugir, Damião grita desesperado para que ela não o abandone. Gael diz a Lucio que se vingará de Damião. Lucio diz a Gael que se Elisa o ama, jamais estará com Damião. Carmem, por telefone, diz a Almerinda que a história se repete, e um Arango novamente foge com uma Bouvier, Almerinda desmaia. Paloma diz a Edmundo que irá embora do povoado e deixará Henrique livre. Henrique pede a Paloma que não vá embora, mas ela o aconselha a lutar por Florência a quem realmente ama. Florência se despede de Paulo para sempre.

Capítulo 101
Ramiro e Paulo discutem, Paulo diz a Ramiro que irá embora do povoado para sempre, Ramiro contrata capangas para agredirem Paulo. Paloma propõe à avó que deixem o povoado e comecem uma nova vida em algum outro lugar. Ramona diz à neta que ainda que esteja muito distante não deixará de amar Gael. Edmundo aconselha Padre Lupe a internar Almerinda, já que ela não está bem do coração e sem os cuidados necessários sua saúde pode se agravar. Ramiro entrega as passagens falsas a Almerinda. Elisa telefona para Lucio para informar que está bem e não precisa se preocupar. Gael está furioso e Carmem aproveita para dizer a ele que Elisa e Damião já estão juntos, e se amam muito além do que jamais Elisa o amará algum dia. Elisa percebe que Damião está com muita febre. Elisa descobre que Florência nunca esteve grávida, e que também já assinou seu divórcio com Damião. Damião entrega seu amuleto a Elisa com muita paixão. Gael reclama com Florência, por ela nunca ter sido suficientemente mulher para manter Damião a seu lado. Florência diz que deu o divórcio a Damião porque quem ele nunca deixou de amar Elisa e ela também o ama. Edmundo pede a Henrique que defina seus sentimentos, já que não deseja vê-lo só ou sofrendo por um amor impossível. Betânia fica feliz ao saber que Henrique não se casará com Paloma e pede ao filho que convença sua irmã a desistir de se tornar voluntária na África. Ramiro diz a Carmem que entregou passagens falsas a Almerinda, para que não duvide mais que Estefânia é quem era a amante de Rogério. Carmem agradece e dorme com ele. Paulo está na estrada quando encontra uma mulher pedindo ajuda e decide ajudá-la. Nesse momento aparecem alguns homens e o agridem. Eles levam a moto de Paulo. Elisa e Damião discutem porque ele pensa que Elisa se entregou a Gael antes de se casar. Elisa se ofende e pede a Damião que a leve ao povoado, já que só se entregou ao homem que ama de corpo e alma.

Capítulo 102
Ramiro encontra Damião perto do bosque, o acerta com uma pedra e o leva inconsciente para a Fazenda. Padre Lupe se assusta ao ver a situação de Damião e o auxilia rapidamente, Almerinda, mesmo vendo a situação do filho, se alegra com seu regresso. Elisa chega à casa de Lucio, ele e Dolores ficam muito felizes ao vê-la. Carmem e Ramiro se unem para colocar Gael contra Damião, afim de que ele o mate, assim Elisa jamais seria feliz. Ramiro presenteia Carmem com um lindo colar, ela fica feliz e agradece. Gael encontra Ramiro, e este o aconselha a matar Damião para “limpar” sua honra. Elisa diz a Gael que não pode mais se casar com ele, pois já se entregou a Damião. Gael, frustrado, começa a destruir os móveis na casa onde Elisa viveria com ele. Gael vai atrás de Damião para tirar satisfações com ele, mas não o encontra. Ramona aconselha Paloma a pressionar Gael a contar para Elisa o que ocorreu entre eles, antes ela mesma o faça. Damião pede à mãe que falem com Elisa, já que ela sempre foi muito injusta com ela, Almerinda se nega. Damião procura por Gael na igreja, mas o informam que ele não se encontra, pois foi preso após uma briga com Ramiro. Elisa, em frente ao túmulo de sua mãe, promete que limpará seu nome e chora pela falta do pai. Ramona encontra Elisa no cemitério e comenta com ela que Paloma vai embora do povoado, Elisa diz que está muito triste por ter enganado Gael. Ramona aconselha que fale com Paloma e afirma que Gael mentiu. Paloma visita Gael na prisão e pede que ele diga a verdade a Elisa. Elisa procura por Paloma no consultório e chega justo no momento em que Almerinda pede a Florência o anel de compromisso que Damião lhe deu. Almerinda diz a Florência e Elisa que elas se equivalem, pois são duas mulheres muito frívolas e más. Damião desesperado pede a Elisa que diga, olhando em seus olhos, que ama Gael, já que não agüenta mais a angustia de viver nessa dúvida. Elisa não responde e Damião a beija.

Capítulo 103
Damião e Elisa estão se beijando na praça quando Almerinda começa a aplaudir em frente a várias pessoas, e grita que Elisa é igualzinha a louca de sua mãe. Elisa jura se vingar dela. Almerinda desmaia e Damião a leva ao centro de saúde. Henrique procura Florência e ela pede uma oportunidade, diz que o ama e eles se beijam. Gael e Damião se encontram, Gael está a ponto de matar Damião quando chega Padre Lupe, que grita que eles são filhos do mesmo pai, e, portanto, irmãos. Elisa chora com Dolores e Lucio, pela revelação de que Gael e Damião são irmãos e iam se matar por sua culpa. Damião enfrenta a mãe por ter rejeitado Gael e o ter privado de crescer com as comodidades as quais tinha direito. Lupe triste diz a Almerinda que já não é mais padre, pois rompeu com um segredo de confissão ao revelar a verdade sobre sua origem a Gael. Damião diz a Gael que renunciará ao amor de Elisa para sempre. Damião promete a Gael que se afastará de Elisa para que ele possa ser feliz ao lado dela, ele ainda afirma que partirá do povoado, pois sua mãe não está bem e a colocará sob os cuidados de um cardiologista da capital, e que nem se despedirá de Elisa, já que seria capaz de levá-la com ele novamente. Henrique confessa a Paloma que está apaixonado por ela e pede que se casem e lhe permita colocar seu sobrenome em seu filho. Paloma se nega, já que ainda ama Gael. Ramona pede a Paloma que repense sobre sua decisão quanto a Henrique, pois ele vale a pena. Damião deixa uma carta para Elisa explicando porque partiu sem se despedir. Elisa chora. Carmem adverte Padre Lupe e diz que não tem o direito de revelar os seus segredos, pois ela é capaz de tudo. Lucio faz Gael reconsiderar e falar com Padre Lupe. Gael procura o padre na para pedir perdão por tudo que o fez sofrer. Lupe se nega a aceitar o pedido, dizendo que antes ele deve ser honesto com seus sentimentos, e dizer a verdade a Elisa, pois ele a traiu primeiro. Paloma visita Gael para consolá-lo, mas ele pede que se afaste, já que ainda ama Elisa e só a fará sofrer.

Capítulo 104
Gael confessa a Elisa que esteve com outra mulher antes que se casassem e pede que o perdoe. ela se nega. Padre Lupe viaja para falar com o bispo, já que rompeu um segredo de confissão, e não pode seguir sendo sacerdote, o bispo o confessa e Lupe diz sentir muito pelo ocorrido. Almerinda está a ponto de ser transferida para a sala de cirurgia, e pede a Damião que a perdoe, e caso morra, que nunca volte a ver Elisa, Damião se nega a fazê-lo. O padre Lupe diz a Damião que não irá embora do povoado, pois sua família está ali. Carmem segue atormentada, pois pensa que a qualquer momento, Guadalupe revelará seus segredos. Paloma aconselha Florência a lutar pelo amor de Henrique, já que ele anda muito confuso. Florência promete que não deixará de lutar por ele. Edmundo e Betânia levam Sabrina até o aeroporto onde embarcará para sua missão na África. Elisa conta a Paloma que Gael esteve com outra mulher pouco antes do casamento, Paloma confessa que essa mulher foi ela. Elisa e Dolores pensam que existe algo mais que Paloma não quer dizer. Elisa pede a Paloma que não vá embora do povoado, já que a considera uma irmã, que entende o que ela passou com Gael, por amá-lo, mas não quer não tê-la mais por perto. Dolores e Bráulio comentam a má sorte de Gael, que mesmo sendo um Arango, nunca teve nada na vida, ao contrário de Damião. No hospital, informam Damião que Almerinda saiu muito bem da operação. Ramiro visita Almerinda, lhe confessa todo seu amor tenta beija-la, Damião entra no quarto neste momento. Padre Lupe pede a Gael que se afaste de Elisa, mas ele diz que fará exatamente o contrário, e pede ao Padre que interceda por ele junto a Elisa. Henrique segue seguro de seu amor por Paloma. Elisa diz a Gael que é um covarde pelo que fez a Paloma. Gael chega ao consultório de Edmundo e ouve quando Henrique fala com Florência sobre o bebê de Paloma, que se fará responsável por ele. Gael se zanga e eles discutem. Paloma chega e pede a Gael que não se meta mais em sua vida.

Capítulo 105
Paloma agradece Henrique por tê-la defendido de Gael e diz que irá embora do povoado antes que o povo saiba de sua gravidez. Florência diz a Paloma que não traiu sua confiança, já que Gael chegou quando ela estava falando com Henrique. Ramona volta a pedir que a neta preste mais atenção em Henrique, mas Paloma está decidida a ir embora do povoado e sozinha. Elisa enfrenta Carmem e a acusa de ser a amante de Rogério, já que a casinha azul sempre foi dela e nunca de sua mãe. Carmem comenta com Ramiro que quer vender sua parte da fazenda, já que não suporta mais as lembranças que o local lhe traz. Elisa pede a um terceiro que compre a parte de Carmem e depois venda para ela. Na processadora de Elisa, ela divide os ganhos com os investidores e Gael aproveita para discutir com Henrique sobre a relação dele com Paloma. Elisa escuta quando Betânia parabeniza o filho por sua decisão de não mais se casar com Paloma, já que o bebê que ela espera não é dele. Ramiro diz a Vicente que o colocará à prova para ver se ele merece levar seu sobrenome. Vicente diz que fará tudo que ele quiser e Ramiro ordena que mate Bráulio. Elisa discute com Ramona por ela não ter dito que Paloma esperava um filho de Gael. Ramona pede a Elisa que não se meta na relação de Paloma e Gael. Na casa de Lucio, Elisa diz a Dolores que está disposta a desaparecer da vida de Damião e de Gael, já que eles a machucaram muito. Dolores aconselha que pense melhor antes de tomar uma decisão. Na igreja, Carmem pergunta ao Padre Guadalupe o que ele disse para Elisa, já que por sua culpa elas discutiram, e ainda a expulsou de sua própria casa. Carmem o ameaça de morte. Na casa da família Tovar, Edmundo pede a Betânia que deixe Henrique em paz, pois ele já é adulto e sabe o que fazer de sua vida. No povoado, Elisa procura Gael para dizer que o filho que Paloma está esperando é dele, e não de Henrique e pede que se case com Paloma.

Capítulo 106
Ramiro diz a Carmem que matará o Padre Lupe, para que ela se sinta mais tranquila, Carmem sorri e agradece. Ramiro diz a Carmem que estará sempre a seu lado. Bráulio pede a Vicente que o perdoe por todo mal que possa ter lhe causado, que tudo foi por excesso de cuidado, pois o ama como se fosse seu pai de sangue. Vicente se surpreende quando Bráulio diz que se casará com Dolores e pede a ele que não o faça, pois Antônia se sentirá extremamente triste. Na casa de Edmundo, Gael fica desconcertado ao descobrir que o filho que Paloma espera é dele. Damião pede ao Padre Guadalupe que procure pelos papeis do seguro de sua mãe. Gael pede a mão de Paloma mas Ramona nega e diz que agora já é muito tarde para arrependimentos, e Paloma já não deseja mais estar com ele por tudo que já a fez sofrer. Padre Guadalupe se dá conta que Almerinda escondeu por muito tempo o testamento original de Rogério, onde ele deixa como seus únicos herdeiros, Damião e Gael. Gael pede Elisa que convença Ramona a permitir que ele e Paloma se casem. Edmundo diz a Florência que encontraram o corpo de seu tio, ela se surpreende e chora. Ramiro tenta atropelar, mas Gael se dá conta e consegue impedir. Ramiro foge e Gael diz ao padre quais eram as intenções de Ramiro. Carmem, ao saber do insucesso da ação, fica furiosa. Gael discute com Paloma por ela ter ocultado que esperava um filho dele, e diz que estará junto dela de agora em diante, mas Paloma diz que isso não pode ser, pois ele ama e quer estar com Elisa. Bráulio diz a Dolores que irão viver na casinha que ele acabou de comprar, mas ela se nega. Gael promete a Elisa que não poupará esforços para estar com Paloma, Elisa diz que confia nele e em Paloma, e sabe que tomarão a decisão correta.

Capítulo 107
Betânia é detida como principal suspeita da morte de Paulo, ela desesperada, nega. Elisa tenta acelerar o processo de compra da parte de Carmem nas terras que eram de seu pai antes que a tia as venda para Ramiro. Paloma e Gael se casam na igreja. Damião se surpreende ao ver que não é Elisa quem se casa com Gael. Ramona se nega a parabenizar sua neta, Guadalupe a repreende e pede para que ela deixe de ser grosseira, já que este é o dia mais feliz da vida de Paloma. Ramona se aproxima e a abraça, emocionada. Gael se sente mal, por ter se casado com Paloma, pensando em Elisa. Paloma se dá conta e se zanga. Florência pede perdão a Paloma por todo mal que lhe fez, e diz que deseja um casamento feliz para ela e Gael. Todos os convidados pedem a Paloma e Gael que dancem e se divirtam na festa que organizaram. Almerinda se surpreende quando Antônia conta que Betânia foi presa , suspeita no caso da morte de Paulo. No ministério público, Betânia pede a Henrique que a tire daquele lugar, pois ela não tem nada a ver com a morte de Paulo. Horácio visita Almerinda para perguntar se ela estaria disposta a pagar pela morte de Ramiro, ela responde que sim. Damião dá a notícia à mãe que Elisa não se casou com Gael. Almerinda fica furiosa. Malu pede a Damião que não descuide muito do seu trabalho, pois já estão tendo problemas para pagar os funcionários. Ramiro visita Almerinda para propor ser sócio da processadora, ele diz estar disposto a fazer Elisa sofrer caso Almerinda o aceite como sócio, eles planejam levar Elisa a falência.

Capítulo 108
Ramiro pede a Vicente que se aproxime de Bráulio, para poder ter livre acesso à processadora e pede ao garoto que dê um jeito de destruir a maquinaria. Guadalupe diz a Almerinda que encontrou o testamento original de Rogério e a pressiona a dispor imediatamente da parte que corresponde a Gael. Dolores chega à casa de Lucio e diz a Elisa que já é mulher de Bráulio, e está muito feliz, ela ainda aconselha Elisa a não renunciar ao amor, e lutar por Damião. Damião fala com Bráulio e Lucio, e pede que o ajude a convencer Elisa para que compre ações de sua processadora, pois assim sua mãe não teria outra opção senão a de deixá-los se casar. Guadalupe está no cemitério esperando Elisa para contar a ela toda a verdade sobre sua tia quando Carmem surge e tenta seduzi-lo. Ele se nega a ceder aos encantos de Carmem, furiosa, ela esfaqueia Guadalupe, para evitar que ele fale com Elisa. No cemitério, Horácio vê quando Carmem mata Guadalupe. Ramiro chega ao cemitério e ao ver que Carmem matou Guadalupe, a tira do local para evitar que alguém presencie a cena. Horácio se aproxima de Guadalupe e tenta salvá-lo, mas já é tarde demais. Damião e Elisa vão ao cemitério, já que foram chamados pelo Padre Guadalupe e o encontram agonizando. Ele só tem tempo de dizer aos dois que só o amor poderá salvá-los, e morre. Elisa chora desconsolada ao lado de Dolores, esta comenta com Elisa que um dia ouviu o padre dizer que Carmem foi quem matou Augusto. Horácio diz a Almerinda que o Padre Guadalupe está morto e acusa Carmem e Ramiro pelo assassinato. Damião liga para Gael e pede para voltar ao povoado, pois Guadalupe está morto.

Capítulo 109
Um agente do ministério público diz a Elisa que encontrou impressões digitais de Horácio na faca que tirou a vida de Guadalupe, Carmem se aproveita disso para espalhar o rumor de que Horácio é o assassino, e não ela e Ramiro como alguns disseram. Betânia decide ir embora do povoado, e escreve uma carta para Henrique explicando os seus motivos, já que não suporta estar na boca de todo povoado. Almerinda está arrasada com a morte de seu irmão. Gael chega à igreja e pede permissão a Almerinda para se despedir à sós de Guadalupe, já que ele era como seu pai, Almerinda se retira e Gael começa a se lembrar de todos os momentos felizes que passaram juntos. Desconsolado, Gael abraça Elisa, que o consola. Damião diz a Gael que ele não está sozinho, pois são irmãos. Padre Guadalupe visita um sonho de Ramona e pede que termine com a missão de desmascarar Carmem, já que a viagem dele é sem volta. Horácio aparece na casa de Lucio e avisa Dolores que não foi ele quem matou Guadalupe. Na casa de Lúcio, Horácio dá uma bofetada em Dolores porque ela tenta chamar a polícia, Bráulio e Lucio chegam e se deparam com ela estirada no chão. Dolores recobra os sentidos, diz que Horácio esteve ali, e é uma pessoa má que não merece nada de bom, mas ainda assim não acredita que ele tenha sido capaz de matar o padre Lupe. Ramiro convence Carmem a investir o dinheiro da venda de sua parte na fazenda, na compra de ações da processadora Arango. Ramiro diz a Almerinda que já tem o dinheiro para a compra das ações. Na processadora várias maquinas começam a apresentar problemas, sem que os técnicos saibam o motivo, isso gera uma grande perda de dinheiro. Elisa diz a Damião que aceita ser acionista da processadora Arango, mas com a condição que entre eles só haja contatos profissionais. Elisa e Damião estão em um restaurante quando chegam Gael e Paloma.

Capítulo 110
Horácio está escondido na casa azul, lamentando o que fez a Dolores, enquanto no povoado, o procuram desesperadamente. Dolores fica assustada, pois teme que Horácio volte a procurá-la. Paloma pede ao Dr. Edmundo que a readmita. Florência pergunta a Paloma como foi sua lua de mel, ela triste responde que Gael não foi capaz de esquecer Elisa. Almerinda diz a Damião que logo entrará em caixa o dinheiro que eles precisam para reerguer a processadora Arango, Damião pede para a mãe não se meter nos assuntos e problemas da processadora, que ele os solucionará. Ramona visita a neta em sua casa e pede que volte a viver em sua cabana, mas Paloma se nega. Gael segue Elisa e Damião até um restaurante. Elisa percebe e beija Damião, para que Gael pense que eles são namorados.

Capítulo 111
Paloma está desiludida com Gael, mas Florência a aconselha a seguir lutando por seu amor. Carmem segue com os tramites para venda de suas terras a uma pessoa que ela nem imagina, está a mando de Elisa. Carmem recebe o cheque, e Elisa fica feliz por ter recuperado a casa de seus pais. Paloma pede a Elisa que volte com Damião, e que se casem, pois só assim, talvez ela possa ser feliz ao lado de Gael. Bráulio comenta com Damião que Horácio é um assassino e está envolvido na morte de Branca. Carmem vai viver com Ramiro na “casa azul”, eles estão festejando quando aparece Horácio com uma arma, eles discutem, e Horácio foge. Antônia se assusta quando Horácio entra pedindo para falar com Almerinda, já que não tem dinheiro para fugir do povoado, e deseja fazê-lo levando Dolores consigo. Antônia promete ajudá-lo.

Capítulo 112
Antonia aconselha Horácio a não falar com Almerinda, pois ela imediatamente o denunciaria a polícia. Ramiro pretende fazer mal a Dolores. Carmem encontra Damião e o beija apaixonadamente, ele a despreza e diz que ela só lhe causa pena. Ramiro informa Carmem que ao perseguir Dolores, descobriu que quem comprou a fazenda foi Elisa. Carmem fica furiosa e vai atrás da sobrinha. Horácio volta a procurar Almerinda e pede que o ajude. Almerinda se nega, o acusa deter assassinado seu irmão e ameaça chamar a polícia. Horácio afirma que Carmem é a assassina de seu irmão. Damião procura Elisa para dizer que já estão prontos os papeis para compra das ações da processadora Arango. Henrique pede a Florência que se dêem uma oportunidade. Carmem chega à fazenda e exige que Dolores diga onde está Elisa. Dolores diz que ela nadar no lago. Damião está nadando no lago à espera de Elisa quando, sem que ele perceba, alguém chega e começa a beijá-lo, essa pessoa é Carmem.

Capítulo 113
Ao se dar conta que não é Elisa, Damião exige novamente que Carmem o deixe em paz, e lembra que a única coisa que desperta nele é pena. Carmem furiosa diz que jamais permitirá que ele seja feliz com Elisa. Na fazenda, Ramiro agride Dolores, mas Horácio aparece e a defende, Ramiro ameaça matar Dolores caso Horácio diga algo sobre o assassinato de Guadalupe. Horácio tenta levar Dolores com ele, mas ela resiste. Bráulio pede que a deixe em paz, já que Dolores não o ama e o acusa de ter matado Branca. Horácio insiste em levar Dolores, mas ela resiste e grita, dizendo amar Bráulio. Almerinda pede a Lucio que a ajude a se vingar de Ramiro. Lucio a aconselha a pensar melhor, pois ela sabe que esteve errada quanto a Estefânia e Elisa, e também por isso não quer se aliar a ela. Elisa enfrenta Carmem deixando claro que ela não deve voltar a se meter com Damião. Almerinda lembra que as últimas palavras de Guadalupe foram para uma união entre Elisa e Damião, então decide procurar Elisa e pede que se case com seu filho. Gael pede a Elisa que não se associe a Damião, já que eles lutaram juntos para levantar a processadora, e não é justo que Damião chegue apenas para mandar, Elisa diz que essa decisão não é dele.

Capítulo 114
Bráulio pede permissão a Elisa para ficar e dormir na fazenda por uns dias, a fim de protegê-las de Horácio. Gael implora a Elisa para que volte com ele, pois a ama e pensa em deixar Paloma. Elisa lembra Gael que Paloma espera um filho dele e não pode abandoná-la, Ramiro entrega um cheque a Almerinda para que firmem seu contrato de sociedade, mas ela diz que jamais será seu sócio. Carmem flagra Ramiro no momento em que ele pensa em tirar a própria vida, e evita o suicídio. Ramiro diz a Carmem que eles estão na mais absoluta miséria. Elisa e Damião assinam a sociedade, e pensam em se casar. Damião convida Gael e Paloma para o jantar de compromisso entre ele e Elisa. Gael zangado afirma que Damião não se casará com Elisa. Horácio agradece Antonia pela ajuda, e deixa a fazenda Arango.

Capítulo 115
Vicente leva calmantes para Ramiro e, quando ele adormece, rouba sua arma, vai até a cabana e ameaça matar Paloma se Ramona não fizer um remédio para salvar a vida de Ramiro. Paloma, desesperada, pede à avó que faça o remédio. À base de armações e intrigas, Carmem tenta fazer com que Gael esteja cada vez mais irritado para que impeça o casamento entre Elisa e Damião. Dolores diz a Lucio que está muito preocupada, pois Elisa não sai de seu quarto há cerca de três dias. Elisa na verdade está confusa e nervosa, pois não sabe se realmente deve se casar com Damião. Lucio aconselha Elisa a se casar ,pois tem certeza que será muito feliz ao lado de Damião. Carmem vive atormentada pelos “fantasmas” das pessoas que matou e mandou matar, e chora desesperada por não conseguir tirá-los de sua mente. Elisa recebe a caixa do vestido de noiva de sua mãe e junto um bilhete de sua tia Carmem, marcando um encontro para que possa lhe entregar o vestido. Elisa vai à casa de Carmem e ela a tranca no quarto.

Capítulo 116
Carmem tranca Elisa em sua casa, e diz que não permitirá que ela se case com Damião, que jamais será feliz, como ela também nunca pode ser. Elisa grita desesperada, Gael chega e faz Carmem acreditar que fugirá com Elisa, e a levará com ele nem que seja pela força. Elisa chora e pede que ele não o faça, já que ela ama Damião, e ele está casado com sua melhor amiga. Gael afirma que se está segura de seu amor por Damião, não fará nada para impedir a união entre eles. Gael e Elisa chegam à igreja, Florência e Paloma tratam dos detalhes do casamento. A cerimônia começa, Damião e Elisa se beijam com paixão e são declarados marido e mulher. No jardim da fazenda Arango, Carmem aparece e insulta Elisa por haver se casado com Damião, Ramona pede atenção de todos e revela que Carmem é que era amante de Rogério, esse e outros segredos de Carmem vem à tona. Edmundo revela que Carmem já estava grávida quando se casou com Augusto.

Capítulo 117
Carmem, enfurecida por ter sido desmascarada, sai em disparada e começa a delirar, lembrando-se de todas as pessoas que matou, ela entra em sua casa assustada. Ramiro diz que matará Elisa. Gael é informado que tem direito à metade da fortuna dos Arango. Antônia pede ajuda a Bráulio para encontrar Vicente. Ramona descobre que Ramiro andou roubando suas ervas do remédio para sua dor de cabeça. Carmem ameaça Ramona por tê-la desmascarado em praça pública. Ramiro segue Elisa e Damião até a cabana que alugaram para passar a lua de mel e deixa uma serpente escondida no local. Elisa é picada pela serpente e começa a se sentir muito mal.

Capítulo 118
Bráulio pede a Vicente que volte para casa porque sua mãe está muito preocupada. Ramiro impõe como condição a Vicente para aceitá-lo como filho e viver sempre com ele, que lhe consiga mais do remédio de Ramona. No cemitério, Ramos encontra Horácio e o leva até Almerinda. Carmem adverte Ramiro que se ele não se desfizer de Vicente, não irá mais viver com ele. Ramiro diz que só está usando o garoto para ter mais do remédio, mas que logo o expulsará. Paloma flagra Gael beijando e pede a ele que não a procure mais. Vicente pede a Paloma que o ensine a prepara o remédio que Ramiro precisa. Paloma vai com Vicente até a casa de Carmem, lá chegando eles se escondem ao verem chegar Ramiro e Carmem. Eles ouvem quando os dois confessam todos os crimes que cometeram. Carmem sai para matar Horácio. Ramiro descobre Paloma e Vicente e discute com o garoto, Paloma tenta defendê-lo, Ramiro, furioso, revela a Paloma que é seu pai. Elisa está muito mal, e os médicos já não podem fazer nada por ela, Damião decide leva-la para a fazenda, e Almerinda pede a Ramona que faça um antídoto para Elisa. Ramona não acredita que possa ajudar, mas faz o remédio e pede ajuda a Estefânia. Elisa toma o remédio e dá um sinal de melhora.

Capítulo 119
Paloma e Vicente fogem de Ramiro, mas ele vai atrás e os alcança. Ramiro ameaça matá-los caso não lhe deem seu remédio. Bráulio se aproxima sem ser visto e consegue tirar a arma de Ramiro, que foge rapidamente em sua caminhonete. Horácio golpeia Santos na cabeça, Lucio chega e tenta impedir que Horácio fuja, mas tropeça e cai, ao ver Lucio em perigo, Dolores decide ir com Horácio, para que ele não faça mal a mais ninguém. Dolores diz a Horácio que se a ama precisa se entregar a polícia, ele concorda. Paloma pergunta a Ramona se Ramiro é seu pai e ela confirma. Vicente pede perdão a Antônia e Bráulio e diz que os ama muito. Bráulio pede ao filho que deponha contra Ramiro, para que ele pague por todos seus crimes. Elisa pede a Damião que leve suas malas para a caminhonete enquanto ela arruma alguns papéis, ao entrar para pegar os papéis encontra Carmem. Carmem diz a Elisa que lhe tirará Damião, para que jamais possa ser feliz, depois agride a sobrinha e vai atrás de Damião. Carmem ameaça matá-lo caso não fuja com ela. Almerinda procura Carmem na “casa azul”, mas Ramiro diz que não sabe onde ela está. Prevendo que Ramiro pode fazer algo contra ela, Almerinda o atinge na cabeça para escapar.

Capítulo 120
No ministério público, Horácio dá sua declaração contra Carmem e Ramiro. Carmem tem Damião amarrado, confessa que Rogério era seu amante. Ao aproximar-se para beijá-lo, Damião acerta Carmem e tenta fugir, mas Ramiro chega e o detém. Carmem e Ramiro sobem na caminhonete e fogem. Carmem liga para Almerinda, e pede dinheiro em troca de Damião, mas exige que Elisa venha lhe entregar o dinheiro. Gael procura Paloma na cabana de Ramona, mas ela pede que se retire. Elisa e Gael se encontram na “casa azul”, quando chega a polícia chega e informa que ali está escondido o cadáver de Ingrid, e as passagens de avião em nome de Carmem e Rogério. Almerinda pede a Gael que leve o dinheiro até o cemitério. Carmem e Ramiro tentam escapar e Ramona os vê, eles se assustam e a caminhonete bate contra um rochedo. Carmem fica atordoada com o acidente, e Ramiro mesmo ferido tenta de fugir com o dinheiro. Gael consegue pegá-lo. Levam Carmem para o hospital e Ramiro para a cadeia. Malu descobre Damião amarrado a explosivos, e chama a polícia para que os desativem. Elisa chega desesperada e beija Damião.

Capítulo 121
Sinopse não disponível.


Compartilhar.