Provavelmente será este, abaixo, o logotipo de Malhação – Vidas Brasileiras, próxima temporada da novela das 17h30. Tal imagem vem sendo utilizada pela Globo no site destinado aos profissionais de imprensa. ‘Vidas’, com estreia prevista para março, será escrita por Patrícia Moretzsohn, com supervisão de Daniel Ortiz, e direção artística de Natalia Grimberg. A trama é centrada em Gabriela Fortes (Camila Morgado) é uma professora absolutamente apaixonada pela profissão.

Sua vocação vai além do ofício, está estampada na alma. Corajosa, traz consigo a jovem idealista do passado, que esperava mudar o mundo através do seu trabalho em sala de aula. Há anos ensina Português e Literatura no Colégio Sapiência, escola particular de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Apesar de muito envolvida com seus alunos, a cada dia fica mais evidente sua necessidade de se dedicar a um sonho antigo: contribuir com a educação de adolescentes carentes, fazer a diferença na vida destes jovens, dando a eles uma possibilidade de um futuro diferente.

É através deste olhar atento de Gabriela que serão costuradas as histórias vividas pelos jovens do Colégio Sapiência. “Vamos trazer, a cada quinzena, o drama pessoal de um aluno, investigado pela professora Gabriela. Gabriela é uma professora muito comprometida com a educação, se envolve demais, fica preocupada com cada sinal que o aluno dá. É uma figura muito forte. Dá conta de muita coisa. Tem que cuidar da família e do trabalho“, ressalta a autora Patrícia Moretzsohn.

E é exatamente por ter muita coisa para lidar que, por vezes, deixa de lado sua própria vida para estar mais próxima dos seus alunos. Casada com Paulo (Felipe Rocha) e mãe de três filhos – os gêmeos Flora (Jeniffer Oliveira) e Alex (Daniel Rangel) e a pequena Mel (Maria Rita) -, Gabriela se tornou uma mulher mais pragmática. E sua família se ressente da sua ausência, cobrando a presença dela em casa.

Gabriela quer formar jovens pensantes. O grande sonho da vida dela é levar educação de qualidade para as pessoas que não têm oportunidade. É uma personagem encantadora, que vem com ideais de uma boa educação para todo mundo. É louca pelo trabalho que exerce e gosta de ser educadora. A vida dela é trabalhar com educação, mas também é a sua família e por isso vai viver esse dilema“, conta a atriz Camila Morgado.

O clima em casa piora quando Gabriela é surpreendida com uma notícia inesperada. Empolgada em liderar uma parceria entre o Colégio Sapiência e a ONG Percurso, que leva jovens de baixa renda para estudar em escolas particulares de alto rendimento, Gabriela descobre que o diretor da organização é um grande amor do passado. Rafael (Carmo Dalla Vecchia) foi uma paixão mal resolvida da adolescência, com quem dividia os mesmos ideais. O reencontro provoca um rebuliço na vida de Gabriela e desestabiliza ainda mais o casamento, já que Paulo não conterá seu ciúme ao ver a esposa mergulhada na missão de fazer os novos alunos se destacarem na escola.


Compartilhar.
Avatar photo

Apaixonado por novelas desde que Ruth (Gloria Pires) assumiu o lugar de Raquel (também Gloria) na segunda versão de Mulheres de Areia. E escrevendo sobre desde quando Thales (Armando Babaioff) assumiu o amor por Julinho (André Arteche) no remake de Tititi. Passei pelo blog Agora é Que São Eles, pelo site do Canal VIVA e pelo portal RD1. Agora, volto a colaborar com o TV História.