Quando o SBT entrou no ar, em 1981, o telespectador já reparava que o canal seria diferente dos outros. A emissora, que veio de um programa de auditório, foi conquistando seu espaço e crescendo na audiência, conquistando a vice-liderança com sua programação popular.

O SBT criou sua própria identidade, buscando ser uma emissora nova e diferente das outras. E essa identidade se firmou com as campanhas publicitárias que foram criadas ao longo da década de 1980 e 1990.

A agência de publicidade W/GGK (esse era o nome da W/Brasil), comandada por Washington Olivetto, criou campanhas memoráveis, nas quais a própria emissora debochava de si mesma e provocava sutilmente a concorrência.

A Globo tinha uma liderança enorme ante as suas rivais e todos sabiam a dificuldade em bater a vênus platinada.

Foi nessa época que o SBT criou uma campanha criativa e ousada, com um slogan que caiu na boca do povo: “SBT: líder absoluto da vice-liderança”.

Naquele momento se abria a disputa pela vice-liderança no Ibope e o SBT se mantinha com certa folga diante de suas antigas rivais, Manchete e Bandeirantes.

Eis algumas campanhas veiculadas nos jornais e revistas da época:

Vice-líder e vice-campeões

Bem-humorado, o SBT se compara aos times que foram vice-campeões naquele ano de 1987.

Jô Soares X Guerra nas Estrelas

No dia em que Jô Soares estreou no SBT, a Globo contra-atacou colocando o filme Retorno de Jedi na estreia da Tela Quente. O filme de Darth Vader ganhou e o SBT riu da própria derrota.

Collor x Lula

No dia em que as emissoras se juntaram para transmitir o último debate das eleições de 1989, o SBT soltou este anúncio evocando sua vice-liderança.

O verdadeiro pai do Domingão

Faustão foi contratado para barrar as vitórias do Programa Silvio Santos, grande dor de cabeça da Globo.

E a tática deu certo: Faustão liderava a audiência. Mas, no anúncio em questão, o SBT mostra que a Globo simplesmente “copiou” a fórmula dominical de Silvio Santos.

Golias e Professor Raimundo

Uma das táticas de Silvio em promover sua própria programação é mostrar a programação das concorrentes. Nos anúncios isso não foi diferente.

Para falar da Escolinha do Golias, SBT fala da Escolinha do Professor Raimundo.

Itamar Franco: vice que virou líder

Um dia depois de Itamar Franco assumir a presidência após Fernando Collor cair graças ao impeachment, o SBT, de forma bem-humorada, solta um anúncio mostrando sua esperança na liderança.

Foram inúmeras publicidades, destacando vários programas e fatos que ajudaram a criar uma identidade única e criativa ao Sistema Brasileiro de Televisão.

Para ver esses e outros anúncios, o site SBTpedia (http://www.sbtpedia.com.br/) tem uma sessão especial sobre este assunto: Cartas e Cartazes. Vale a visita!


Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor