Confira as campanhas veiculadas pelo SBT entre os anos 80 e 90 que foram aclamadas pelo público
19/07/2017 às 11h00
Quando o SBT entrou no ar, em 1981, o telespectador já reparava que o canal seria diferente dos outros. A emissora, que veio de um programa de auditório, foi conquistando seu espaço e crescendo na audiência, conquistando a vice-liderança com sua programação popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O SBT criou sua própria identidade, buscando ser uma emissora nova e diferente das outras. E essa identidade se firmou com as campanhas publicitárias que foram criadas ao longo da década de 1980 e 1990.
A agência de publicidade W/GGK (esse era o nome da W/Brasil), comandada por Washington Olivetto, criou campanhas memoráveis, nas quais a própria emissora debochava de si mesma e provocava sutilmente a concorrência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Globo tinha uma liderança enorme ante as suas rivais e todos sabiam a dificuldade em bater a vênus platinada.
Foi nessa época que o SBT criou uma campanha criativa e ousada, com um slogan que caiu na boca do povo: “SBT: líder absoluto da vice-liderança”.
LEIA TAMBÉM:
● SBT volta ao passado, tira novela do ar e bota Chaves no horário nobre
● Fim da linha: 6 programas da Globo que não voltam mais ao ar
● Em estado terminal, astro pediu para fazer as pazes com Carlos Alberto de Nóbrega
Naquele momento se abria a disputa pela vice-liderança no Ibope e o SBT se mantinha com certa folga diante de suas antigas rivais, Manchete e Bandeirantes.
Eis algumas campanhas veiculadas nos jornais e revistas da época:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vice-líder e vice-campeões
Bem-humorado, o SBT se compara aos times que foram vice-campeões naquele ano de 1987.
Jô Soares X Guerra nas Estrelas
No dia em que Jô Soares estreou no SBT, a Globo contra-atacou colocando o filme Retorno de Jedi na estreia da Tela Quente. O filme de Darth Vader ganhou e o SBT riu da própria derrota.
Collor x Lula
No dia em que as emissoras se juntaram para transmitir o último debate das eleições de 1989, o SBT soltou este anúncio evocando sua vice-liderança.
O verdadeiro pai do Domingão
Faustão foi contratado para barrar as vitórias do Programa Silvio Santos, grande dor de cabeça da Globo.
E a tática deu certo: Faustão liderava a audiência. Mas, no anúncio em questão, o SBT mostra que a Globo simplesmente “copiou” a fórmula dominical de Silvio Santos.
Golias e Professor Raimundo
Uma das táticas de Silvio em promover sua própria programação é mostrar a programação das concorrentes. Nos anúncios isso não foi diferente.
Para falar da Escolinha do Golias, SBT fala da Escolinha do Professor Raimundo.
Itamar Franco: vice que virou líder
Um dia depois de Itamar Franco assumir a presidência após Fernando Collor cair graças ao impeachment, o SBT, de forma bem-humorada, solta um anúncio mostrando sua esperança na liderança.
Foram inúmeras publicidades, destacando vários programas e fatos que ajudaram a criar uma identidade única e criativa ao Sistema Brasileiro de Televisão.
Para ver esses e outros anúncios, o site SBTpedia (http://www.sbtpedia.com.br/) tem uma sessão especial sobre este assunto: Cartas e Cartazes. Vale a visita!