Depois da polêmica envolvendo Claudia Raia, que conseguiu, em janeiro, autorização para captar cerca de R$ 5 milhões para um espetáculo musical através da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, Regina Duarte se posicionou contra a decisão.

Regina Duarte

Em uma publicação em rede social, ainda no final daquele mês, a veterana reclamou do fato e fez insinuações de que apenas “grandes nomes” conseguem esse feito.

Regina, que passou em brancas nuvens pela Secretaria Especial de Cultura do governo Jair Bolsonaro, não pode falar muito, pois também tem um episódio polêmico envolvendo a mesma lei.

Reclamou na internet

Claudia Raia
Eduardo Martins / AgNews

A publicação foi feita em sua conta do Instagram, ao repostar a imagem de um perfil de extrema-direita que também criticava a notícia de Claudia Raia (foto acima). Acompanhado da foto, Regina Duarte soltou o verbo no texto de apoio.

“Eu digo sim a uma Lei Rouanet reformada e muito menos elitista. Nada mais de grandes empresas deixando de pagar impostos para usar essa grana em publicidade com ‘grandes nomes’. São espetáculos produzidos com dinheiro público. Abaixo a elitista Lei Rouanet, toda deturpada pela esquerda milionária”, escreveu.

Essa é só mais uma das polêmicas que a atriz comenta em suas redes sociais. Desde o fim das eleições, em outubro do ano passado, Regina compartilha publicações antidemocráticas – isso além de incentivar os ataques em Brasília no início de janeiro.

Em dívida com a lei

Lauro César Muniz
Reprodução / Facebook

Poucos devem saber, mas embora Regina seja crítica à lei, ela também já fez uso dela e ainda terá que devolver parte do dinheiro arrecadado.

Em julho do ano passado, a empresa A Vida é Sonho Produções Artísticas Ltda, da qual Regina é sócia-administrativa, foi condenada a devolver R$ 319,6 mil obtidos por meio do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Pronac), instituído pela Lei Rouanet.

Na época, a ex-Secretária Especial da Cultura entrou com um recurso, que foi negado e, assim, publicado pelo Diário Oficial da União.

Segundo a publicação de 2018, o recurso captado seria para a montagem e apresentações do espetáculo teatral Ana Jansen, de autoria de Lenita de Sá, com adaptação dramatúrgica de Lauro César Muniz (foto acima), na cidade de São Paulo.

Críticas não são de agora

E essa não é a primeira vez que a atriz se pronuncia contra a legislação que movimenta as pastas da economia e da cultura. Em 2019, quando participou do programa Conversa com Bial (foto acima), Regina Duarte criticou o modelo da lei.

“Com relação à Lei Rouanet, transparência é indispensável no uso do dinheiro público. Acho que o governo que usa o dinheiro da população deveria apoiar os que estão iniciando, a cultura regional, de acordo com uma legislação própria”, disparou.

Compartilhar.