O desfecho de Mulheres de Areia obedece a cartilha das novelas. Os bonzinhos conquistam o final feliz, enquanto os malvados são punidos com a morte ou com a cadeia.
A trama de Ivani Ribeiro está em reprise nas tardes da Globo e o último capítulo deve ser exibido apenas no primeiro trimestre de 2024; Ruth (Gloria Pires) e Marcos (Guilherme Fontes), claro, ficarão juntos.
[anuncio_1]
A morte de Raquel
Desaparecida após um acidente de barco, Raquel (também Gloria) retorna para castigar os seus desafetos. Ela usa o revólver de Marcos para atirar em Wanderley (Paulo Betti). Ruth, que adotou a identidade da irmã, assume o crime para impedir que o amado vá para a cadeia.
No julgamento, porém, a gêmea boa revela a verdade. Tempos depois, Raquel reaparece, reivindicando o posto de esposa do empresário e atazanando a vida dele e as de Ruth, Tonho da Lua (Marcos Frota) e César (Henri Pagnoncelli).
O caminho fica livre para Ruth e Marcos após a morte, então “definitiva”, de Raquel. A vilã conta para Zé Luís (Irving São Paulo) que César abandonou Ruth grávida e que a mocinha quase morreu no parto; a criança não resistiu. Irado por ter sido desmascarado diante do irmão, o advogado persegue Raquel em uma estrada, até jogar o veículo dela em uma ribanceira.
A partida da filha preferida deixa Isaura (Laura Cardoso) em depressão profunda. Aliás, ela e Floriano (Sebastião Vasconcelos) se afastam no momento em que Raquel, enfim, realiza o sonho da mãe e a presenteia com a “casa azul”.
O ataque de Virgílio
Quem também morre é Virgílio Assunção (Raul Cortez). Ele toma a prefeitura de Breno (Daniel Dantas) através de chantagem, ameaçando divulgar um cartaz dos tempos em que Vera (Isadora Ribeiro) era stripper. Na última semana de Mulheres de Areia, acometido por uma doença terminal e perseguido pelo espantalho que criou para caçoar do cunhado, Virgílio acaba infartando.
Tônia (Andréa Beltrão), então, admite que era ela quem se fantasiava de espantalho para amedrontar o bandido. A dona do bazar buscava vingança pela morte do irmão Reginho (Fabrício Bittar), vítima das águas poluídas de Pontal D’Areia.
Vera, por sua vez, prega o cartaz, encontrado por Clarita (Susana Vieira), na porta da igreja. Livre dos fantasmas do passado, ela vive feliz ao lado de Breno, que, apesar de não reassumir a prefeitura, batalha para melhorar a qualidade das praias.
[anuncio_3]
A despedida de Da Lua
Outro que se dá mal é Donato (Paulo Goulart), preso pelos crimes contra os pescadores. Tonho da Lua (Marcos Frota), apesar do apego às esculturas de areia, deixa a cidade para trabalhar com o circo.
Alzira (Giovanna Gold), sempre apaixonada pelo patrão, decide acompanhá-lo, enquanto Glorinha (Gabriela Alves) desfruta do casamento com Tito (Eduardo Moscovis).
Clarita e Alemão (Jonas Bloch) terminam juntos, assim como Malu (Vivianne Pasmanter) e Alaor (Humberto Martins). Juju (Nicette Bruno), separada de Sampaio (Adriano Reys), consegue manter a boa vida após se unir a um fazendeiro. O ex da perua é fisgado por Arlete (Thaís de Campos).