Ao longo de sua trajetória, Silvio Santos conquistou o público com os seus programas de auditório, e como empresário, criou um verdadeiro império. Segundo a Forbes, em setembro de 2022, o animador tem uma fortuna em torno de R$ 2 bilhões, sendo o 198º brasileiro mais rico do país.

Como o “patrão” não dá ponto sem nó, ele já deixou tudo preparado quando ele se for, num detalhado plano envolvendo sua esposa e suas seis filhas, como Patrícia e Rebeca Abravanel (foto acima).

“Preparei as meninas, desde cedo”

Iris Abravanel

Em entrevista à Revista Claudia, em 22 de outubro de 2016, Iris Abravanel falou sobre a a herança e a conversa que teve com as filhas sobre isso.

“Preparei as meninas, desde cedo, para sobreviverem sem mim. Mostrei ao Silvio a necessidade disso, e ele tem visão de futuro. Não somos só nós e as filhas. A nossa morte vai envolver coisas grandes no Grupo Silvio Santos, afetar milhares de famílias dos que trabalham lá – elas precisam se ver seguras. Não gostávamos de tocar no assunto. Silvio, com habilidade, foi falando. As meninas choravam, demoraram a aceitar a realidade. Apesar da clareza das leis, seria inconsequência não deixar tudo acertado. Até a padaria tem de pensar em continuidade”, contou.

Segundo ela, a caçula da família é que vai conduzir os negócios quando o casal não estiver mais por aqui.

“A caçula, Renata, a menorzinha, um Golias. Já está sendo preparada pelo pai, porque gosta. A luz da sala dela é a última que se apaga. Silvio percebeu que seria Renata quando fomos visitá-la na universidade, nos Estados Unidos. Para ganhar um dinheirinho, ela administrava dois andares da moradia estudantil. Levava tudo aquilo na ponta do lápis, com técnica, mão de ferro e não perdeu a amizade das colegas”, revelou Iris.

“Se eu morrer, morro sozinho”

Segundo o jornal Extra, Silvio Santos sempre teve uma preocupação com a sua herança. Em matéria publicada no dia 2 de dezembro de 2014, um leitor que trabalhou na Varig, revelou que ele sempre viaja sozinho.

“Se eu morrer, morro sozinho, e a herança fica para toda a família”, teria dito Silvio ao funcionário da extinta companhia aérea.

A divisão da fortuna

Silvio Santos

Segundo o programa Melhor da Tarde, em 27 de agosto de 2021, Silvio já deixou toda sua fortuna dividida entre suas filhas e esposa.

Pela lei brasileira, Iris teria direito a 50% do valor, que seria o equivalente a cerca de 1 bilhão de reais. As seis filhas vão dividir a outra metade, o que daria pouco mais de 100 milhões de reais para cada.

Em fevereiro de 2017, o então presidente Michel Temer publicou um decreto que autorizava Silvio Santos a passar a concessão do SBT para suas filhas. Ele teve que distribuir entre elas, em porcentagem, os direitos das emissoras próprias da rede – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande de Sul e Pará.

Essa decisão mostra que o empresário já pensava em sua sucessão nos negócios do grupo, incluindo sua menina dos olhos, o SBT.

Fundado em 1959, o Grupo Silvio Santos engloba várias empresas de vários setores, como o SBT, a Liderança Capitalização, que emite a Tele Sena, a Jequiti Cosméticos, o Hotel Jequitimar, e a Perícia Corretora de Seguros, entre outros negócios.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor