Um personagem inesperado roubou a cena e gerou problemas nos bastidores de Tieta, grande sucesso da Globo que estreava há exatamente 33 anos, em 14 de agosto de 1989.

Tieta

Desbocado, sujo e maltrapilho, o mendigo Bafo de Bode, vivido pelo ator Bemvindo Sequeira, era um sujeito observador do cotidiano de Santana do Agreste, onde se passava a trama.

Apesar de já ser experiente, o ator estava em sua primeira novela, convidado pelo diretor Paulo Ubiratan.

Bemvindo Siqueira em tieta

Sempre mordaz, Bafo de Bode tecia críticas aos moradores da cidade e, com seu jeito debochado, conquistou o público. Em determinado momento, o andarilho chegou a fazer mais sucesso até do que a própria protagonista da trama.

Personagem quase morreu

Tieta

Em uma recente live em seu canal no YouTube, o ator comentou que o êxito de Bafo de Bode despertou a ira de muitos colegas de elenco e até mesmo do diretor da novela, que pediu que os autores Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares diminuíssem a importância do personagem no folhetim.

“O personagem tinha direito a um minuto por semana, tinha direito a nada. Tornou-se um sucesso gigantesco, praticamente tomou a novela. A tal ponto que depois de um mês em cartaz, o diretor Luiz Fernando Carvalho, um dos diretores da novela, veio me dizer, Bemvindo, você está incomodando muita gente, o pessoal está pedindo a morte do Bafo de Bode. Você está assumindo o protagonismo desta novela”, contou o veterano.

Ele também revelou que tentava se aproximar das estrelas do elenco, como Yoná Magalhães e Arlete Salles, mas era solenemente ignorado.

“Elas continuaram conversando como se eu não existisse”, enfatizou. “Eu estava lá pisando em cobras, escorpiões, serpentes, sem perceber o jogo desesperado de ganância por um lugar ao sol de cada um das pessoas em busca de glória. Todos queriam aproveitar ao máximo a novela, mas eu só queria fazer meu trabalho de ator”, completou.

Além disso, Bemvindo também revelou que recebeu orientações de um diretor para não incomodar Betty Faria durante algumas tomadas e que foi muito ajudado por Ary Fontoura na época, que se solidarizou com as situações constrangedoras vividas pelo ator.

“Não liga, não. Essa gente é assim mesmo. Todos têm o nariz pra cima”, disse o colega.

[anuncio_5]

Mudança de personalidade

Bemvindo Sequeira

A solução criada para a permanência do personagem na história foi sua conversão pelo pastor Hilário, charlatão interpretado por Jorge Dória.

O personagem largou a bebida, começou a se vestir bem, estava sempre de banho tomado e passou a se chamar Possidônio Antunes.

“Foi a forma que encontraram para acabar com o mito e o ícone que era o Bafo de Bode. Foi a forma de tirar a graça do personagem”, concluiu o ator.

Atualmente com 75 anos, o ator participa de novelas da Record desde 2006, tendo integrado o elenco de tramas como Cidadão Brasileiro, Poder Paralelo, Dona Xepa, Pecado Mortal, Os Dez Mandamentos, Belaventura e Topíssima, entre outras.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor