Como a Globo se virava quando decidiu acabar com as novelas das seis

Nos dias de hoje, é praticamente impossível imaginar a grade da Rede Globo sem as novelas das seis, das sete e das nove – e com o Jornal Nacional no meio. No início da década de 1970, no entanto, não era assim. A emissora lançou a faixa das seis, que depois foi abortada por dois anos. Com isso, abriu espaço para diversas atrações, de séries a desenhos.

A primeira novela das seis, Meu Pedacinho de Chão, que ganhou remake em 2014, estreou em 6 de agosto de 1971. Depois de duas outras tramas (Bicho do Mato, refeita pela Record em 2006, e a infantojuvenil A Patota), a emissora deixou a iniciativa de lado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Dessa forma, durante dois anos, entre 1º de abril de 1973 e 3 de maio de 1975, o público podia acompanhar os mais variados tipos de atrações na faixa.

A primeira delas foi Shazan, Xerife & Cia. A série é um spin-off da novela O Primeiro Amor, de 1972, com os personagens que dão título ao produto, vividos por Paulo José e Flávio Migliaccio. Quando passou de semanal para diária, ocupando o horário das seis, ganhou um formato similar ao atual de Malhação, com histórias que duravam vários capítulos – algumas, mais de um mês. A produção ficou no ar nessa faixa de 1º de abril de 1973 a 1º de março de 1974, quando foi extinta.

Depois disso, a Globo resolveu colocar enlatados no ar. Foram exibidas séries norte-americanas que fizeram sucesso na época, uma por dia.

Às segundas, por exemplo, era a vez de Os Waltons, que mostrava as aventuras de John Boy e sua família, marcando uma geração de adolescentes por todo o mundo, inclusive no Brasil.

No dia seguinte, a sitcom Mary Tyler Moore mostrava a história de uma mulher de 30 anos, solteira e bem-sucedida, que trabalha como produtora de uma emissora de televisão.

Nas quintas, por exemplo, era a vez de A Garota com Algo Mais, que mostrava o dia a dia de um jovem casal, Sally (ninguém menos que Sally Field) e John Burton. Só que Sally conseguia adivinhar o pensamento das pessoas, muitas vezes de forma truncada, o que causava algumas confusões.

Aos sábados, a emissora exibida os mais variados filmes, séries e desenhos de Walt Disney dentro da faixa Disneylândia. No dia 5 de outubro de 1974, por exemplo, a emissora exibiu O Segredo da Estalagem dos Piratas – a cores. Posteriormente, o programa foi transferido para as tardes de domingo, onde marcou época nos anos 1980.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Outra série de grande sucesso, A Família Dó-Ré-Mi também foi exibida pela Globo neste horário e mostrava a vida de uma família que viajava por todo o país dentro de um ônibus, tocando e se divertindo.

Para completar, a faixa também mostrou desenhos animados. Um deles foi Os Super Amigos, produzido a partir de 1973 pela Hanna Barbera. Era baseado na Liga da Justiça da DC Comics, com o Super Homem, Mulher Maravilha, Batman, Robin, entre outros.

As novelas das seis voltaram ao ar em 5 de maio de 1975, com Helena, escrita por Gilberto Braga, baseada na obra homônima de Machado de Assis.



Leia também