Como foi a morte de José Venâncio na primeira versão de Renascer

22/04/2024 às 17h17

Por: Vitor Peccoli
Imagem PreCarregada
Taumaturgo Ferreira como José Venâncio em Renascer

A morte de José Venâncio (Rodrigo Simas) vai manter o destino que o personagem teve na primeira versão de Renascer, quando era interpretado por Taumaturgo Ferreira. No entanto, a sequência da tragédia sofreu mudança no remake, com alterações feitas pelo autor Bruno Luperi, que adiou o acontecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Taumaturgo Ferreira como José Venâncio em Renascer

Taumaturgo Ferreira como José Venâncio em Renascer

Na releitura do folhetim, o publicitário ainda será morto por engano após Egídio (Vladimir Brichta) se vingar de José Inocêncio (Marcos Palmeira) tentando matar João Pedro (Juan Paiva) em uma emboscada.

Mas a sequência terá uma mudança bastante significativa, com o envolvimento do patriarca, algo que diferenciará da primeira versão, quando Inocêncio não participou da cena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como José Venâncio morreu na primeira versão de Renascer?

Na trama de 1993, a morte de José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) aconteceu no capítulo 59, quando ele foi atingido por um tiro em uma emboscada armada por Teodoro (Herson Capri) – renomeado para Egídio no remake – para atingir José Inocêncio (Antonio Fagundes).

Originalmente, João Pedro (Marcos Palmeira) foi encontrar o irmão no aeroporto e os dois estavam indo para a fazenda Jequitibá-Rei. No caminho, o carro em que eles estavam foi alvejado por vários tiros.

LEIA TAMBÉM:

Um dos disparos atingiu o pneu do veículo, fazendo com que João perdesse o controle e saísse da estrada. Um dos tiros, porém, acertou Venâncio, que morreu ali mesmo nos braços do irmão.

Briga nos bastidores

Marcos Palmeira e Taumaturgo Ferreira em Renascer

Marcos Palmeira e Taumaturgo Ferreira em Renascer

Na época, a morte de José Venâncio não estava prevista originalmente na sinopse e aconteceu por conta de um desentendimento nos bastidores de Renascer. Intérprete do personagem, Taumaturgo Ferreira acabou protagonizando uma confusão com a equipe da trama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo foi causado por uma diferença em seu personagem. Enquanto o restante do elenco tinha sotaque baiano, o ator havia combinado com o diretor Luiz Fernando Carvalho para que Venâncio falasse de um jeito “sofisticado”, sem sotaque.

Mas a decisão de Ferreira não caiu nada bem nos bastidores e se criou a maior confusão. O autor Benedito Ruy Barbosa, então, resolveu tirar o personagem da história e o matou.

“Eu tinha combinado uma coisa e segui fazendo aquilo. Talvez eu tenha sido mal-interpretado, acharam que eu fui arrogante. O fato é que, quando me tiraram, eu não assisti mais e não dei um pio”, declarou o ator em entrevista ao jornal O Globo anos atrás.

Mudança no remake

Apesar de seguir a versão original ao matar José Venâncio, o remake de Renascer terá mudanças importantes na sequência que vai ao ar no capítulo 79, nesta segunda-feira (22).

O publicitário estará indo embora de Ilhéus após desistir de revelar para o pai a farsa sobre a gravidez de Buba (Gabriela Medeiros). Na fazenda, José Inocêncio terá um pressentimento enquanto o filho corre perigo.

Depois de ser atingido pelo tiro, Venâncio será levado por João Pedro até a casa de Morena (Ana Cecília Costa) e Deocleciano (Jackson Antunes). Quase desmaiado, ele vai delirar e chamará pela falecida mãe, Maria Santa (Duda Santos). Somente depois ele morrerá, se despedindo da novela.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.