Com o início da campanha para o segundo turno das Eleições 2022, os canais abertos terão que dedicar parte de sua grade de programação à veiculação da propaganda política obrigatória.

Jornal Hoje - César Tralli

A partir desta sexta-feira (7), o famigerado horário eleitoral está de volta, novamente nas faixas das 13h e das 20h30.

Grades diferentes em todo o Brasil

Jornal Nacional - William Bonner

Como haverá segundo turno para a eleição da Presidência da República, os candidatos Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terão cinco minutos de programa cada um, duas vezes ao dia.

Haverá também um bloco para os locais onde acontecerá o segundo turno para o Governo do Estado, também com cinco minutos para cada candidato, nas faixas das 13h10 e 20h40.

Por isso, as emissoras abertas voltarão a fazer mudanças em suas programações originais para acomodar os programas políticos.

Desta vez, as alterações incluem uma grade alternativa para os locais onde não haverá segundo turno para a eleição de governador.

Nova novela afetada por horário eleitoral

Travessia - Lucy Alves

Na Globo, o Jornal Hoje terá um bloco inicial de 10 minutos, a partir das 13h10, para os estados onde não haverá segundo turno.

À noite, o mesmo acontecerá com o Jornal Nacional, que irá começar às 20h40 para estados sem segundo turno e às 20h50 para o restante do país.

Com isso, a novela das nove será novamente empurrada, entrando no ar às 21h50. Ou seja, o último capítulo de Pantanal já será exibido neste horário.

Travessia, nova novela das nove, assinada por Gloria Perez, terá seus primeiros capítulos indo ao ar de acordo com essa agenda também.

Outros canais

Faustão na Band

As outras emissoras também seguirão estratégia semelhante. Na Band, Os Donos da Bola começará às 13h10 nas praças sem segundo turno e às 13h20 para o resto do país. À noite, o Jornal da Band terá um bloco de dez minutos, a partir das 20h40, para estados sem eleições para o governo. Faustão na Band entra em seguida, às 20h50.

Na Record, o horário político das 13h “interromperá” a programação local, que voltará ao normal em seguida. Já na faixa noturna, o Jornal da Record entra das 19h45 às 21h15, ou seja, a propaganda política “dividirá” o noticioso.

A única das principais redes abertas a não recorrer ao jornalismo para adequar a grade é a RedeTV!. A emissora atrasará a grade nacional em 20 minutos e, nos locais onde não haverá segundo turno, o canal exibirá “melhores momentos da programação” por 10 minutos.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor