Foi para o Retiro dos Artistas: como está Solange Couto, a Dona Jura de O Clone

Foi para o Retiro dos Artistas: como está Solange Couto, a Dona Jura de O Clone

Whatsapp

Atualmente com 65 anos, Solange Couto, uma das famosas “mulatas do Sargentelli”, iniciou sua carreira de atriz na novela Os Imigrantes (1981), na Bandeirantes. Depois vieram Sinhá Moça (1986), na Globo, e Kananga do Japão (1989), na Manchete.

Seu casamento com Sidney Magal durou de 1974 até 1980. Logo após a separação, teve outros namorados, entre eles o ator Roberto Bonfim. Em 1991, nasceu Morena Mariah Couto, sua segunda filha, de um namoro com um escritor de fora do meio artístico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sua consagração na televisão veio com Dona Jura, personagem criada por Glória Perez, para o sucesso O Clone, atualmente em reprise no Vale a Pena Ver de Novo.

Solange tinha 45 anos quando a interpretou e lançou o inesquecível bordão “Não é brinquedo, não!”. Na trama, Dona Jura é viúva, campeã de sinuca e dona de um bar muito badalado. Ela é mãe de criação de Xande (Marcello Novaes).

Solange passou pela RedeTV!, entre 2002 e 2003, sendo demitida devido a conflitos com a emissora. Ainda em 2002, participou da propaganda eleitoral de José Serra, do PSDB.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois disso, esteve em tramas como Da Cor do Pecado, atualmente em exibição no Viva, Começar de Novo e América; em 2007, Solange foi a última Cuca do Sítio do Picapau Amarelo, personagem que a fez chorar de saudade quando soube que ela não iria mais continuar.

Casamento e gravidez tardia

Em 2009, a atriz começou a namorar o engenheiro Jamerson Andrade, 30 anos mais jovem, se casando com ele no final do mesmo ano. Em 2011, foi surpreendida pela gravidez tardia de seu terceiro filho, Benjamim Couto Andrade.

Em dezembro de 2009, a atriz sofreu uma isquemia cerebral, permanecendo dois meses em repouso. Logo em 2015, teve que passar por uma angioplastia após um infarto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2010, Solange foi contratada pela Record, integrando o elenco de Ribeirão do Tempo e Balacobaco, interpretando a charlatã Cremilda, que lhe rendeu a primeira indicação ao Prêmio Contigo.

Depois disso, ainda esteve em Pecado Mortal, Malhação: Seu Lugar no Mundo e O Tempo Não Para, além de participar de programas e séries.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Temporada no Retiro dos Artistas

Em 2020, a atriz surpreendeu o público ao anunciar que se mudaria para o Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro (RJ), já que queria passar mais tempo ao lado de sua mãe, que mora no local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Minha mãe vive no Retiro há um ano e meio. Isso é uma instituição não de caridade, é uma instituição bem-mantida, bem organizada. O Stepan (Nercessian, presidente da casa) é brilhante. A administração que a Cida (Cabral) e o Robson (de Souza) fazem aqui é maravilhosa (…) Aqui não é como as pessoas pensam, um depósito de gente. Eu tenho um trabalho que começa agora a leitura e em janeiro estarei gravando, para o Multishow. Não vi minha mãe por oito meses porque o Retiro resguarda os seus”, contou em live no YouTube.

“Eu tenho casa em Pernambuco, casa minha; tenho meu marido, continuo casada com meu marido, aquele um que é 30 anos mais novo que eu; meu filho de nove anos está em Pernambuco porque quis ir para perto dos avós; meu filho mais velho mora aqui perto… Estar no Retiro dos Artistas não quer dizer estar abandonada, falida, lascada, desempregada, nada disso”, concluiu.

Há pouco tempo, a atriz reatou seu casamento com Jamerson após uma breve separação e voltou a morar com ele na capital pernambucana.



Leia também