Virou professora: saiba como está Cláudia Ohana, de sucessos como Tieta e Vamp - TV História

Virou professora: saiba como está Cláudia Ohana, de sucessos como Tieta e Vamp

Whatsapp

Cláudia Ohana é o nome artístico de Maria Cláudia Silva Carneiro, nascida em 6 de fevereiro de 1963, no Rio de Janeiro (RJ). Atriz e cantora, iniciou sua carreira artística no cinema, em 1979. Na televisão, fez uma figuração em Dancin’ Days.

Atuou em episódios das séries Obrigado, Doutor e Amizade Colorida, em 1981, e depois ganhou seu primeiro papel em novelas, em Amor com Amor se Paga, em 1984 (foto acima).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Voltou ao vídeo em 1989, na primeira fase de Tieta, quando viveu a protagonista na juventude. Com o sucesso alcançado, apesar da curta participação, ganhou um papel de destaque em Rainha da Sucata, interpretando Paula.

Em 1991, foi a protagonista de Vamp, um dos maiores êxitos de sua carreira, na pele da vampira roqueira Natasha.

Depois de atuar em Fera Ferida (1993), fez outro papel importante em A Próxima Vítima, como a vilã Isabela Ferreto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda esteve em Zazá (1997), A Muralha (2000), Estrela-Guia (2001) e As Filhas da Mãe (2001).

Em 2003, teve uma rápida passagem pelo SBT, onde fez Canavial de Paixões. Em 2004, já estava de volta à Globo, para Da Cor do Pecado (2004), Malhação (2006), A Favorita (2008), Morde & Assopra (2011) e Cordel Encantado (2011).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois, a atriz participou novamente de Malhação (2012), Guerra dos Sexos (2012), Joia Rara (2013), Sol Nascente (2016) e Verão 90 (2019), sua última novela até o momento.

Além disso, esteve em programas da Globo, competindo em quadros como Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão, em 2012, no Super Chef Celebridades, do Mais Você, em 2017, e da terceira temporada do Popstar, em 2019.

Recentemente, em 2021, participou da Super Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão, mas foi precocemente eliminada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vida pessoal

Cláudia foi casada com o cineasta Ruy Guerra entre 1981 e 1984, com quem teve uma filha, Dandara, nascida em 1983. Ela já é avô, tendo dois netos – Martim e Arto, filhos de Dandara com o ator Álamo Facó.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muita gente não sabe, mas a atriz é meia-irmã de João Emanuel Carneiro, autor de novelas como A Favorita, Avenida Brasil e Segundo Sol, entre outras.

Cláudia não se deixou abater pela pandemia causada pelo novo coronavírus, dando aulas de interpretação para alunos de todo o país pela internet.

“Foi uma alternativa para continuar a atuar, para ter algum sustento financeiro. Eu aprendo muito dando aula, alunos viram meus amigos. São pessoas de 7 a 70 anos. Anos atrás, eu já tinha dado oficinas de atuação presencialmente. Mas é muito diferente dar aulas on-line. De qualquer jeito, eu divido esse conhecimento de anos de carreira e dou um direcionamento de acordo com o que o aluno mais gosta de explorar. Exercícios teatrais são a base, mas também há alguns de dança, por exemplo. A agenda está cheia, mas tenho conseguido tirar folgas de sexta a domingo”, explicou ao jornal O Globo.

“Está rolando muito pouca coisa. Tudo isso foi muito chocante para todo mundo. Tive contrato longo muitos anos atrás. Na maioria das vezes, era contratada por trabalho. Por ora, tem havido poucas oportunidades, mas quando essa fase passar creio que as coisas melhorem. Além de atuar, pretendo focar também na direção, no trabalho por trás das câmeras. Como minha mãe era montadora de cinema, durante minha vida inteira levei paralelamente essa minha carreira também”, concluiu.

Aos 58 anos, ela falou sobre a idade no Instagram. “Como é que eu estou me sentindo? Assim! E não venha me dizer que eu estou ficando velha, estou apenas seguindo o fluxo da vida”, escreveu.



Leia também