Como era o Brasil, o mundo e a TV quando Mulheres Apaixonadas estreou na Globo - TV História

Como era o Brasil, o mundo e a TV quando Mulheres Apaixonadas estreou na Globo

Whatsapp

Exibida entre 17 de fevereiro e 11 de outubro de 2003, “Mulheres Apaixonadas” foi a quinta e última parceria do autor Manoel Carlos com o diretor Ricardo Waddington na condução de suas tramas. A primeira foi “História de Amor”, em 1995, seguida de “Por Amor” (1997), “Laços de Família” (2000) e a minissérie “Presença de Anita”, em 2001.

“Mulheres Apaixonadas” foi um grande sucesso do horário das oito naquele ano, reerguendo a audiência, que estava comprometida após o desempenho da novela anterior do horário – “Esperança” – e conseguiu reunir o país em torno de mais uma história envolvente, com sabor de crônicas do cotidiano da classe média do Rio de Janeiro, mais precisamente do bairro do Leblon.

Reprisada na faixa “Vale a Pena Ver de Novo” de setembro de 2008 a fevereiro de 2009, a novela retornou na telinha do canal Viva no dia 24 de agosto, substituindo “O Clone”. Por esse motivo, eu farei uma retrospectiva dos principais eventos do ano em que “Mulheres Apaixonadas” foi exibida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Luis Inácio Lula da Silva era o Presidente da República, assumindo oficialmente o cargo no dia 1º de janeiro. O salário mínimo naquele ano era de 240 reais.

Mauro Mateus dos Santos, o rapper Sabotage, foi assassinado depois de deixar a esposa, Maria Dalva da Rocha Viana, no trabalho, que ficava no Bosque da Saúde, na Zona Sul de São Paulo. Ele, que foi atingido por quatro tiros de pistola, ficou conhecido por compor parte das músicas que foram usadas no filme “O Invasor”.

A Gaviões da Fiel foi campeã do carnaval paulistano, conquistando o quarto título da história da escola. No Rio de Janeiro, a Beija-Flor de Nilópolis foi a campeã, conquistando o sétimo título.

O diplomata Sérgio Vieira de Melo foi enviado para o Iraque como Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas, onde permaneceria durante quatro meses. No entanto, em 19 de agosto, o hotel onde ele estava hospedado sofreu um ataque provocado por um caminhão bomba. Além dele, foram vitimadas 22 pessoas e outras 150 ficaram feridas com o ataque suicida. A Al Qaeda assumiu a responsabilidade sobre o atentado.

No dia 22 de agosto, três dias antes da data prevista para o lançamento, o foguete VLS – 1 V03 sofreu uma ignição prematura, provocando uma explosão na base de Alcântara, no Maranhão, vitimando 21 técnicos que estavam na plataforma de lançamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O assassinato do casal Liana Friedenbach e Felipe Caffé causou comoção no país. O crime aconteceu em Embu-Guaçu, na Grande São Paulo. Os assassinos foram presos alguns dias depois dos crimes: quatro homens e, na época, o adolescente Roberto Aparecido Alves Cardoso, o “Champinha”. Esse trágico acontecimento reacendeu o debate a respeito da maioridade penal no Brasil.

O ônibus espacial Columbia se desintegrou no dia 1º de fevereiro durante o regresso da 28ª missão. Um pedaço de espuma se soltou durante a decolagem, danificando a proteção de carbono da asa esquerda e provocando um buraco. Apesar de o problema ter sido detectado por câmeras e notado por engenheiros durante a decolagem, a NASA considerou o fato como uma ocorrência normal: entrar na atmosfera terrestre fez com que a nave atingisse uma temperatura de mais 1400 graus Celsius, o que destruiu todos os sensores eletrônicos e causou a desintegração do veículo no ar, com mais de 80 mil fragmentos caindo sobre os Estados do Texas e Louisiana. Todos os sete astronautas que faziam parte da tripulação morreram.

No dia 20 de março, o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, determinou a invasão do Iraque, alegando que o então presidente iraniano Saddam Hussein estaria envolvido com o grupo Al-Qaeda e que o Iraque teria armas de destruição em massa.

Os primeiros ataques foram exibidos ao vivo pelas emissoras de TV de todo o mundo. Pouco tempo depois, os EUA tomaram controle de Bagdá, dominando controles de outras cidades, até chegar em Tikriti, cidade natal de Hussein, onde foi capturado em dezembro e condenado à morte, sendo enforcado em 2006.

Em abril, o Projeto Genoma Humano (PGH), que havia sido iniciado em 1989, foi finalizado com 99% do DNA sequenciado a uma precisão de 99,99. O projeto consistiu num esforço internacional do mapeamento do genoma humano e a identificação de todos os nucleotídeos que o compõem. Foram sequenciados um a um os genes que codificam as proteínas do corpo humano e as sequências de DNA, que não são genes.

Arnold Schwarzenegger substituiu Gray Davis como governador da Califórnia, que estava com a popularidade baixa. Parte da baixa popularidade de Davis foi devido às constantes quedas de energia que ocorreram durante o primeiro mandato. Com isso, foi feito um recall e a maioria dos eleitores votaram pelo afastamento e a eleição do astro de Hollywood.

Michael Jackson foi detido na Califórnia sob a acusação de conduta irregular com menores. O Concorde voou pela última vez no dia 26 de novembro. Foi o fim de um dos capítulos mais gloriosos da história da aviação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


2003 na televisão

Na TV, algumas novidades, começando pela terceira edição do reality “Big Brother Brasil”, que consagrou como campeão da temporada o assessor parlamentar Dhomini Ferreira, que levou o prêmio de meio milhão de reais, com 51% dos votos. Ainda no terreno dos realities, a primeira fase do “Show do Milhão”, que havia estreado em 1999, teve sua última exibição em outubro.

Outros dois realities foram lançados em 2003.Na Globo, tivemos “O Jogo” que, apresentado por Zeca Camargo, misturava ficção e mistério. A intenção era descobrir quem havia assassinado o empresário Wagner Klein. No SBT, Celso Portiolli apresentou “O Conquistador do Fim do Mundo”. O reality era uma competição entre cinco países, representados por uma equipe de 14 pessoas e que tinha como objetivo conquistar a cidade de Ushuaia, conhecida como a terra do fim do mundo, percorrendo toda a região da Patagônia.

Depois de se consagrar no rádio, o programa “Pânico” chega à RedeTV! em setembro, e a série de sucesso “Os Normais”, encerra sua trajetória em outubro, após três temporadas de muito humor no texto audacioso e inteligente da dupla Fernanda Young e Alexandre Machado e com o carisma de Luís Fernando Guimarães e Fernanda Torres, como o casal Rui e Vani.

Em agosto, o dominical “Fantástico” comemorou 30 anos de exibição. Em 27 de setembro, a Rede Record completou 50 anos de existência e se tornou, assim, a emissora mais antiga em atividade no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Nas novelas, foi um ano repleto de surpresas. No horário das seis, “Sabor da Paixão” se despedia sem deixar saudades em 21 de março e foi substituída por “Agora É que São Elas”, de Ricardo Linhares. Mesclando humor e realismo fantástico, características presentes na obra do autor, a novela elevou os índices de audiência do horário, mesmo se valendo da inusitada trama e do improvável par romântico formado por Miguel Falabella e Vera Fischer.

A novela ficou no ar até 6 de setembro, quando foi sucedida por “Chocolate com Pimenta”, no dia 8, um grande sucesso de Walcyr Carrasco protagonizado por Mariana Ximenes e Murilo Benício, que atualmente está em cartaz no canal Viva.

No horário das sete, “O Beijo do Vampiro” era a tentativa de replicar o sucesso de “Vamp”, escrita pelo mesmo autor, Antonio Calmon. A novela não deu muito certo e saiu do ar no dia 3 de maio. “Kubanacan”, novela de Carlos Lombardi, estreou no dia 5 repleta de elementos característicos do autor, como humor anárquico, homens descamisados e paixões arrebatadoras, numa trama de época inspirada em “Que Rei Sou Eu?”, de Cassiano Gabus Mendes, que satirizava o Brasil, fazendo uma crítica aos problemas sociais enfrentados no país.

No horário nobre, “Esperança”, novela escrita inicialmente por Benedito Ruy Barbosa e concluída por Walcyr Carrasco quando o autor titular teve que se afastar por problemas de saúde, encerrou o ciclo no dia 15 de fevereiro. “Mulheres Apaixonadas” estreou no dia 17 e ficou no ar até 11 de outubro, quando cedeu o espaço para “Celebridade”, retorno de Gilberto Braga ao horário nobre após cinco anos de ausência, que estreou no dia 13 do mesmo mês.

“A Casa das Sete Mulheres” foi a minissérie daquele ano. Escrita por Maria Adelaide Amaral e Walther Negrão, alcançou grandes índices de audiência no horário, ficando no ar entre 7 de janeiro e 8 de abril. E, no dia 28 de abril, estreava a décima temporada da “Malhação”.

No SBT, vale destacar duas adaptações de textos mexicanos que foram produzidas pelo canal. “Jamais te Esquecerei” que ficou no ar entre 14 de abril e 26 de setembro, e “Canavial de Paixões” que assumiu o lugar no dia 13 de outubro, conquistando índices que a substituta não alcançou.



Leia também