DECISÃO

Como assim? Força de Mulher pode ajudar SBT a sair do buraco

Bahar (Özge Özpirinçci) em Força de Mulher

Bahar (Özge Özpirinçci) em Força de Mulher

Maior fenômeno da televisão brasileira em 2024, Força de Mulher tem muito a ensinar ao SBT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O canal do eterno Silvio Santos vem sofrendo com a perda de audiência em diversas faixas e recentemente fez uma demissão em massa para evitar fechar o ano com um prejuízo milionário.

Mas uma simples decisão poderia melhorar a situação da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já deu

A partir de 2012, o SBT conquistou bons índices produzindo e exibindo novelas infantis no horário noturno, como Carrossel, Chiquititas e Cúmplices de um Resgate.

No entanto, a cada dia que passa, a faixa dá sinais de saturação. A atual novela, A Caverna Encantada, sofre para marcar quatro pontos no Ibope.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Contudo, a audiência já não vai bem desde Poliana Moça, exibida entre março de 2022 e maio de 2023, ficando ainda pior com A Infância de Romeu e Julieta, entre maio de 2023 e agosto de 2024.

Solução

Natália (Susana González) em Minha Fortuna é Te Amar

E onde entra Força de Mulher nessa história? É simples: assim como as novelas turcas que a Record pode exibir, o SBT conta com as produções mexicanas de sua eterna parceira Televisa.

Rotineiramente, novelas mexicanas exibidas na faixa da tarde, mesmo com mudanças na programação e horários ingratos, acabam conquistando audiência maior que as novelas infantis inéditas do período noturno.

Se fosse exibida no período noturno, é provável que Minha Fortuna é te Amar, que foi bem à tarde, beliscaria uns bons pontos para o SBT e atrapalharia a estratégia da Record. O mesmo vale para a recém-exibida Contigo Sim.

Dessa forma, o exemplo da novela turca pode, sem querer, virar uma solução para sua histórica rival.

Por que não?

Mesmo antes da morte de Silvio Santos, o SBT já não tinha mais o hábito de manter a grade voadora que virou marca do canal nos anos 1990 e 2000.

No entanto, recentemente, a emissora decidiu realizar algumas mudanças na grade, que foram posteriormente canceladas.

Rumores dão conta de que existe a vontade de exibir novelas mexicanas inéditas no período noturno, mas a ideia seria barrada por Íris Abravanel, que escreve as tramas infantojuvenis.

Enquanto isso, o SBT deixa de fazer uma medida simples, que poderia ser inicialmente um teste, e provavelmente ajudaria a tirar a emissora do buraco em que está.

Sair da versão mobile