Novela exibida na faixa das seis entre 28 de março e 7 de outubro de 1983, Pão Pão Beijo Beijo não figura na lista das principais tramas da história da televisão brasileira. Mas, com ajuda a norte-americana Apple, a produção acabou marcando época por um motivo singular.

A obra de Walther Negrão foi a primeira novela brasileira escrita com o auxílio de um computador. Uma máquina da Apple, de acordo com reportagem da revista Veja de 30 de março daquele ano.

Longe de ser uma das empresas mais valiosas do mundo, como nos dias atuais, a Apple foi fundada em 1976, na Califórnia, nos Estados Unidos, por Steve Wozniak, Steve Jobs (foto abaixo) e Ronald Wayne.

O modelo utilizado pela Globo em 1983 não foi especificado, mas, na época, a empresa já havia lançado máquinas como o Apple II, o fracassado Apple III e o Apple Lisa, primeiro computador da marca a usar interface gráfica e mouse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Em 26 de junho daquele ano, o autor, em entrevista ao Jornal do Brasil, brincou que, até aquele momento, a TV não tinha lhe proporcionado nem mesmo uma casa própria, mas essa glória ele conquistou.

Naquela época, os autores escreviam as novelas usando a boa e velha máquina de escrever. A partir daí, os barulhentos equipamentos foram sendo substituídos pelos terminais cada vez mais modernos.

Um icônico autor, por exemplo, não aceitou a mudança: até o fim de sua vida, em 1993, Cassiano Gabus Mendes continuou usando a máquina de escrever, inclusive para fazer sua última novela, O Mapa da Mina.

De acordo com o JB, em novembro de 1982, num hotel do Rio de Janeiro (RJ), foi realizado um seminário interno para autores, produtores e diretores sobre o futuro da telenovela, no qual o principal assunto foi o uso do computador, encarado friamente por técnicos, mas rejeitados por autores e produtores.

A emissora se dispôs a colocar terminais na casa dos autores e somente Negrão se interessou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


“Ele utilizou muito o Apple no início de Pão Pão, Beijo Beijo, mas agora suspendeu a sua ajuda porque “o tempo é muito curto”. Deverá voltar a utilizá-lo mais adiante, quando tiver que escolher os rumos finais da novela”, informou a matéria, mostrando que a máquina de escrever ainda não havia sido esquecida.

Ainda matéria do JB, Negrão explicou como o computador o ajudava. “Alimentando-o de informações para depois compor os tipos ou usando-o como memória de textos que serão reaproveitados no futuro, Walter tomou mais leve a sua tarefa”, destacou a reportagem.

Pão Pão Beijo Beijo teve 165 capítulos e contou com nomes como Cláudio Marzo, Elizabeth Savalla, Maria Cláudia, Edwin Luisi, Lélia Abramo, Arnauld Rodrigues e Laura Cardoso, entre outros. A novela foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo em 1990.

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor