A busca pela identidade. A aceitação pelo outro. A necessidade de mascarar comportamentos e emoções e criar uma outra realidade para ser aceito na sociedade. Essas são algumas das características comuns aos jovens de uma geração sedenta por ser tudo ao mesmo tempo e que absorve uma enxurrada de informações a cada minuto. E esse jovem necessita ser ouvido para então revelar seus mistérios. Em Malhação – Vidas Brasileiras, uma figura importante vai mergulhar fundo no universo dos alunos do ensino médio da escola Sapiência: a professora Gabriela Fortes (Camila Morgado).

Funcionária do colégio localizado no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, Gabriela vai além da sala de aula. Atenta e dedicada a todos os alunos, ela deixa de lado sua própria vida para descobrir o que tem por trás de cada rosto em sua sala de aula. E essa atitude provoca conflitos com sua família, embates com os alunos, dúvidas sobre o seu futuro na escola e o reencontro com seu antigo amor, Rafael (Carmo Dalla Vecchia).

Gabriela é casada com Paulo (Felipe Rocha) e mãe de três filhos, Mel (Maria Rita) e os gêmeos, Flora (Jeniffer Oliveira) e Alex (Daniel Rangel), mas na adolescência viveu um romance com Rafael que terminou mal resolvido. Apesar de terem a mesma ideologia e preocupações na vida, as escolhas feitas por ambos no passado foram determinantes para a separação. Mas um novo projeto do colégio com a ONG Percurso vai unir o casal novamente e desestabilizar Gabriela.

Para a autora Patrícia Moretzsohn, o interessante dessa temporada de Malhação é a inovação no formato. “Vamos trazer, a cada quinzena, o drama pessoal de um aluno, investigado pela professora Gabriela. Ela é muito forte e vai querer dar conta de cuidar da família, do trabalho, dos alunos e da família desses alunos. Vamos fundo no universo de cada um dos adolescentes representados na trama e eles ganharão um protagonismo. Quando a gente fala de histórias de vida brasileiras, temos que falar sobre os arcos que vão se cruzar com os da professora e dos seus filhos, ressalta ela.

Natalia Grimberg, que estreia como diretora-artística, chama a atenção para a mudança dos jovens na sociedade e que vemos retratados em Malhação, desde sua estreia. “O jovem de hoje é muito diferente de décadas atrás. Ele é conectado, tem mais acesso ao conhecimento, não quer ser uma coisa só. Não tem esse interesse. Na minha época a gente escrevia em agenda e ai de quem lesse. Hoje em dia, o jovem posta um texto ou uma foto na rede social para dizer como ele quer que os outros o vejam. E na nossa história vamos mostrar o jovem como ele se vê, como os outros o veem e como ele verdadeiramente é, através do olhar de Gabriela. Nossa história vai ter esse foco. A busca do humano, do íntimo, do privado, da leveza. O público pode esperar uma trama instigante, comovente, uma trama brasileira, aberta ao novo e acolhedora“, destaca a diretora.

Escrita por Patrícia Moretzsohn, com supervisão de Daniel Ortiz e direção artística de Natalia Grimberg, as gravações de Malhação: Vidas Brasileiras começaram nesta segunda-feira, dia 8, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A nova temporada, baseada na produção canadense 30 Vies, vai levantar questões sobre machismo, desemprego, questões familiares, preconceitos, idealização do corpo, entre outros assuntos. A previsão de estreia é para março deste ano.

Também estão no elenco Guta Stresser, Ana Beatriz Nogueira, Luis Gustavo, Felipe Rocha, Bukassa Kabengele, Arlindo Lopes, Mariana Armellini, André Luiz Miranda, além dos alunos da escola Sapiência: Alice Milagres, André Luiz Frambach, Dhonata Augusto, Gabriel Contente, Gabriel Fuentes, Guilhermina Libanio, Joana Borges, Leonardo Bittencourt, Luellem de Castro, Pally Siqueira, Pedro Maya, Pedro Vinicius, Rayssa Bratillieri, Tom Karabachian e Yara Charry.

Para a seleção deste grupo de 17 alunos da escola, foram entrevistados cerca de 600 jovens de várias regiões do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Manaus, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba.


Compartilhar.
Avatar photo

Apaixonado por novelas desde que Ruth (Gloria Pires) assumiu o lugar de Raquel (também Gloria) na segunda versão de Mulheres de Areia. E escrevendo sobre desde quando Thales (Armando Babaioff) assumiu o amor por Julinho (André Arteche) no remake de Tititi. Passei pelo blog Agora é Que São Eles, pelo site do Canal VIVA e pelo portal RD1. Agora, volto a colaborar com o TV História.