Com Silvio Santos e até Sérgio Chapelin, SBT exibia Miss Brasil e Miss Universo nos anos 80 - TV História

Com Silvio Santos e até Sérgio Chapelin, SBT exibia Miss Brasil e Miss Universo nos anos 80

Whatsapp

Neste domingo (16), aconteceu mais uma edição do concurso Miss Universo – a brasileira Julia Gama ficou com o segundo lugar. Os mais velhos vão se lembrar que, após alguns anos em baixa, os concursos de Miss Brasil e Miss Universo voltaram com tudo na televisão brasileira nos anos 1980. O responsável por isso foi Silvio Santos, que reviveu a tradição nos primeiros anos do SBT.

O animador comandou o Miss Brasil em sua emissora entre 1981 e 1989. As exceções aconteceram em 1983, quando passou o bastão para Sérgio Chapelin, contratado junto à Globo para ser animador de auditório – em 1984, no entanto, ele já estava de volta ao Fantástico; e em 1988, quando foi substituído por Murilo Nery ao passar pelo problema de cordas vocais que quase abreviou sua carreira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No SBT, o concurso de Miss Brasil era promovido no Centro de Convenções do Anhembi, na capital paulista, com a participação de convidados famosos, que iam desde as ex-misses Marta Rocha e Adalgisa Colombo ao rei Pelé. Além disso, cada miss contava com um padrinho famoso, que entrava no palco junto com a beldade.

“Desde que começou o trabalho de resgate do concurso, em 1981, a TVS tem feito o maior esforço para transformá-lo num rico espetáculo televisivo. Desfilam as candidatas, cantam os cantores, bailam os dançarinos diante de um júri que já teve suas cadeiras ocupadas por ex-misses como Marta Rocha e Adalgisa Colombo, Pele, Miam e representantes da intelectualidade nacional”, destacou o Jornal do Brasil de 17 de maio de 1986.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Para a festa de hoje à noite está previsto um número de valsa: as misses mostrarão sua graça nos braços dos cadetes da Força Aérea de Pirassununga. Elas, em longos, eles envergando o uniforme de gala. Para animar os shows musicais foram convidados Wando, Wanderléia, Ronnie Von, o ex-Menudo Ray e Zizi Possi”, concluiu a reportagem.

E os programas iam bem na audiência: em 1983, o SBT conquistou 35 pontos; em 1984 e 1985, 42. Segundo o canal, em 1985 foi visto por 13,5 milhões de pessoas em todo o Brasil. As imagens do certame foram exibidas até no exterior.

Posteriormente, o SBT também mostrava o Miss Universo, aí sem a presença do “patrão”. Em 1988, por exemplo, o narrador foi Emerson Camargo.

A partir de 1990, o canal desistiu de promover o concurso, que voltou à mídia somente nos anos 2000, na Band.

Whatsapp


Leia também