Com moral, artista ganha privilégio cada vez mais raro na Globo
03/03/2023 às 8h48
A Globo, em sua nova política de contratos por obra certa, não tem segurado mais ninguém, certo? Não é bem assim… Alguns artistas já podem se considerar privilegiados ao serem chamados para um acordo de longo prazo com o canal carioca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Irandhir Santos está nesta seleta lista. Destaque em Pantanal (2022) e dono de outros trabalhos marcantes no canal, o artista acaba de assinar seu primeiro compromisso fixo com a emissora.
O intérprete de Joventino e José Lucas de Nada, inclusive, é bastante cotado para Renascer, mais um remake da obra de Benedito Ruy Barbosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Exclusivo da casa
Mesmo já tendo feito vários trabalhos na Globo, Irandhir Santos não era exclusivo da emissora, que o contratou por obra certa em todas as ocasiões anteriores. Mas, depois do sucesso de Pantanal, o canal decidiu segurá-lo. De acordo com Patrícia Kogut, colunista de O Globo, o artista assinou seu primeiro vínculo longo com a emissora.
Santos foi bastante elogiado por sua participação em Pantanal, trama na qual deu vida a dois personagens. Na primeira fase, ele era Joventino Leôncio, o pai de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira). Já na segunda fase, ele ressurge como José Lucas de Nada, primogênito de José Leôncio e a “cara do avô”, que se transformou no Velho do Rio (Osmar Prado).
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
Com isso, Irandhir garantiu sua permanência na Globo e está cotado para vários novos trabalhos. Segundo Kogut, ele pode ser chamado para duas novelas e duas séries, daí a opção por segurá-lo com um contrato de longa duração. Seu destino deve ser definido em breve.
Remake de Renascer
Uma das próximas novelas da Globo que podem contar com a presença de Irandhir Santos é o remake de Renascer, provável substituta de Terra e Paixão, a sucessora de Travessia. A clássica trama de Benedito Ruy Barbosa ganhará uma atualização pelas mãos de seu neto, Bruno Luperi, assim como Pantanal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Santos é um nome bastante possível para o elenco da nova versão da trama de 1993, já que é um ator que conta com bastante prestígio junto ao “clã Barbosa”. Afinal, atuou nas três últimas obras de Benedito: além de Pantanal, ele esteve em Meu Pedacinho de Chão (2014) e Velho Chico (2016).
Assim, Irandhir é forte candidato a assumir um dos personagens principais do enredo, que é centrado na família de José Inocêncio (Antonio Fagundes, na primeira versão). O protagonista tem quatro filhos: João Pedro (Marcos Palmeira), Zé Bento (Tarcísio Filho), Zé Augusto (Marco Ricca) e Zé Venâncio (Taumaturgo Ferreira). Quem sabe Irandhir Santos não revive um deles ou o próprio protagonista?
Trajetória na telinha
Natural de Pernambuco, Irandhir Santos chegou à Globo pelas mãos de Luiz Fernando Carvalho e seu Projeto Quadrante, que consistia na produção de microsséries baseadas em clássicos da literatura brasileira. A proposta era produzir as tramas nas regiões onde se passavam as histórias, com mão de obra local.
Foi assim que Santos conquistou o papel de Quaderna, o protagonista de A Pedra do Reino (2007), baseada na obra de Ariano Suassuna. O trabalho fez com que o ator repetisse a parceria com Carvalho em outros projetos, como Meu Pedacinho de Chão, Velho Chico e Dois Irmãos (2017).
Irandhir também atuou em Amores Roubados (2014) e Onde Nascem os Fortes (2018), produções escritas por George Moura e Sergio Goldenberg e dirigidas por José Luiz Villamarim. Com Villamarim, fez também Amor de Mãe (2019), de Manuela Dias, trama na qual conquistou o sucesso como o vilão Álvaro.