Apesar de ter passado pela TV Globo entre 2005 e 2015, foi na GloboNews que Christiane Pelajo construiu sua carreira na televisão. A jornalista pertencia aos quadros do canal de notícias desde sua inauguração, em 1996. Por isso, causou estranheza quando ela anunciou sua saída, no final do ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para substituí-la à frente do Conexão GloboNews, o canal do Grupo Globo finalmente resolveu valorizar outra “prata da casa”. Elisabete Pacheco, profissional que também está na emissora desde o seu lançamento, foi efetivada como titular do noticiário matinal.
Das “antigas”
Elisabete Pacheco, ou simplesmente Bete Pacheco, é praticamente “cria” da Globo. Ela iniciou sua carreira como repórter na TV Tribuna, afiliada da emissora em Santos (SP), logo após se formar em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo. Em 1996, ela foi contratada pela GloboNews e está no canal de notícias desde então.
Na GloboNews, Bete atuou, principalmente, como repórter e comentarista nas editorias de Cultura e Educação na cidade de São Paulo. Na função, Bete cobriu importantes acontecimentos, como o incêndio do Museu da Língua Portuguesa. Ela também marcou presença em manifestações populares e políticas, desfiles da Parada LGBTQIA+ e coberturas de Carnaval.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Em 2010, com o lançamento do jornal Em Pauta, Bete passou a bater ponto diariamente na atração como comentarista de Cultura. A jornalista também atuava como âncora substituta em diversos jornais, além de apresentar noticiários aos finais de semana.
Valorização
Apesar de estar na GloboNews desde sua inauguração, Bete Pacheco nunca havia sido titular de um telejornal no canal. Sua efetivação no Conexão GloboNews, portanto, soa como um reconhecimento à profissional por todos estes anos de bons serviços prestados.
Bete passou a comandar o Conexão GloboNews interinamente desde a saída de Christiane Pelajo, que anunciou seu desligamento do canal em novembro de 2022. Agora, ela se torna a titular no posto.
De acordo com o portal Notícias da TV, a direção da GloboNews não fez nenhum grande anúncio de sua efetivação; o canal apenas comunicou a equipe que Bete Pacheco seguirá no comando do noticioso. O site também informou que ela já tirou fotos de divulgação como âncora.
Troca-troca
A efetivação de Elisabete Pacheco no Conexão GloboNews também resolve um problema no telejornal matinal. Afinal, o programa enfrenta um intenso “troca-troca” de apresentadores desde sua estreia, em julho de 2021.
O Conexão foi criado para substituir o Edição das 10h e aproveitar âncoras veteranos da GloboNews que estavam afastados do canal por conta da pandemia da Covid-19. Leilane Neubarth e José Roberto Burnier, que pertenciam ao grupo de risco, tiveram que deixar o comando de seus respectivos telejornais, o Edição das 18h e o Em Ponto. Eles ficaram mais de um ano afastados da redação do canal.
Assim, para promover o retorno dos apresentadores, a GloboNews criou o novo matinal, com a proposta de reunir três âncoras em três localidades diferentes: além de Burnier em São Paulo e Leilane no Rio, o jornal também trouxe Camila Bonfim de Brasília.
Mas a formação original durou pouco. Meses após a estreia do Conexão, José Roberto Burnier foi escolhido para substituir Carlos Tramontina no SP2, na TV Globo, e deixou a atração. Em seu lugar, entrou Christiane Pelajo, que também ficou pouco tempo ali. Assim, com a efetivação de Bete Pacheco, a GloboNews espera que não haja novas mudanças tão cedo no noticioso.