Atual novela das sete da Globo, Fuzuê ainda não disse a que veio. A trama de Gustavo Reiz vem derrapando com audiência oscilante, fraca repercussão e muitas críticas. O público tem se incomodado com o excesso de mistérios, que deixa a história engessada.

Juliana Paiva como Luna em Salve-se Quem Puder
Juliana Paiva como Luna em Salve-se Quem Puder (reprodução/Globo)

Ao mesmo tempo, o canal já se movimenta nos bastidores e avança a pré-produção de A Vovó Sumiu, novela de Daniel Ortiz que substituirá o atual cartaz do horário. A trama, inclusive, está com a escalação de elenco adiantada, garantindo nomes como Juliana Paiva, que será uma das protagonistas. Tamanha antecipação chama a atenção, já que produções anteriores, como a própria Fuzuê, demoraram para fechar o time de estrelas.

Será que a Globo já está se preparando para um possível encurtamento da novela atual?

[anuncio_1]

Vovó escalada

Além da Ilusão - Arlete Salles
Arlete Salles em Além da Ilusão (Reprodução / Globo)

Atual “rei das sete” da Globo, já que só escreveu sucessos na faixa, o autor Daniel Ortiz prepara seu novo folhetim para o horário. Após emplacar Alto Astral (2014), Haja Coração (2016) e Salve-se Quem Puder (2020), o novelista agora assina A Vovó Sumiu, substituta de Fuzuê.

A trama gira em torno de cinco irmãos que nunca conviveram, já que eles são filhos de mães diferentes. No entanto, eles precisam se unir quando a avó deles desaparece misteriosamente. Este encontro desencadeia uma série de novas situações.

Com direção de Fred Mayrink, A Vovó Sumiu já tem protagonista escalada. Arlete Salles está confirmada como Frida, a avó do título, que desaparece após um cruzeiro. No entanto, a veterana terá ainda uma segunda personagem, Catarina, irmã gêmea má de Frida.

[anuncio_2]

Mocinhas preferidas

Escrito nas Estrelas - Nathalia Dill
Nathalia Dill em Escrito nas Estrelas (Alex Carvalho / Globo)

Além da avó, outras personagens de A Vovó Sumiu já têm intérpretes. Juliana Paiva e Nathalia Dill devem viver duas das irmãs que buscam pela avó desaparecida. Ana Hiraki e Daphne Bozaski, estrelas de As Five, também estão no elenco, que pode contar ainda com Marcos Pitombo e Raphael Logan.

A personagem de Nathalia será a neta mais velha e mais próxima da avó Frida. Ela foi criada pela idosa e, por isso, é ela quem lidera os irmãos na busca pelo paradeiro da avó.

Com a escalação, Daniel Ortiz volta a trabalhar com duas de suas mocinhas de outras tramas. Nathalia Dill protagonizou Alto Astral, primeira novela do autor. Enquanto isso, Juliana Paiva foi uma das três estrelas principais de Salve-se Quem Puder, mais recente incursão do novelista na faixa das sete.

[anuncio_3]

Pressa

Fuzuê - Giovana Cordeiro
Giovana Cordeiro como Luna em Fuzuê (Manoella Mello / Globo)

Chama a atenção o fato de a Globo estar bastante antecipada com a definição dos atores principais de A Vovó Sumiu. Isso porque, desde que passou a priorizar acordos por obra, a emissora tem demonstrado dificuldades em fechar o elenco de suas novelas, que é definido em cima do laço.

Fuzuê, por exemplo, demorou a definir a intérprete da mocinha, que foi entregue a Giovana Cordeiro. Já Maria Navalha passou pelas mãos de Gloria Pires e Isabel Teixeira até a direção fechar com Olívia Araújo. Terra e Paixão e Amor Perfeito também passaram por problemas semelhantes.

A produção avançada até levanta suspeitas de que o canal pode adiantar a próxima novela das sete, caso Fuzuê não engrene. Hipótese pouco provável, já que a Globo tem evitado encurtar suas novelas, mesmo quando se trata de fracassos – Cara e Coragem (2022), por exemplo, teve quase 200 capítulos, mesmo sem ter emplacado.

Oficialmente, Fuzuê fica no ar até o início de março do ano que vem. A previsão é que a trama tenha 173 capítulos.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor