Um dos maiores sucessos da faixa das sete da Globo, Vamp (1990) marcou toda uma geração. A novela é muito lembrada pelo seu elenco jovem, de onde surgiram revelações como Fernanda Rodrigues, Pedro Vasconcelos e André Gonçalves.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma das jovens estrelas projetadas em Vamp foi Aleph Del Moral, que vivia o personagem Rubinho. O rapaz fez muito sucesso na época, mas sua carreira promissora acabou interrompida por conta da esquizofrenia. Ele chegou a sumir de casa e foi encontrado em estado de indigência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jovem promissor
Aleph del Moral estreou na Globo aos 13 anos, participando de um episódio da série Tele Tema. Com o nome de Contato Imediato, o episódio foi protagonizado por Daniel Dantas e Andrea Beltrão e exibido em janeiro de 1990.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O talento do garoto não passou despercebido e, dali, ele já engatou um novo personagem na emissora. Em Araponga (1990), tentativa da Globo de “ressuscitar” a novela das dez, Aleph viveu o garoto de rua Simas.
Mal terminou a trama escrita por Dias Gomes, Lauro César Muniz e Ferreira Gullar, e Aleph Del Moral conquistou outro trabalho em Vamp. Ele era Rubinho, filho de Carmem Maura (Joana Fomm), uma das protagonistas da novela. O sucesso na trama de Antonio Calmon veio forte, mas a ascensão do garoto na emissora foi interrompido depois disso.
[anuncio_2]
Esquizofrenia
Depois de Vamp, Aleph Del Moral seguiu na carreira artística, atuando em produções teatrais. Porém, os primeiros sintomas da esquizofrenia começaram a aparecer ainda na adolescência, obrigando o jovem a deixar os palcos.
Ele ainda tentou voltar à TV em 1999, ao fazer um teste para Malhação. No entanto, ele não conseguiu o trabalho.
“Na época fiquei muito feliz de vê-lo testando, mas não rolou, e aí não trabalhamos mais juntos”, revelou o diretor Pedro Vasconcelos, que contracenou com Aleph em Vamp.
Ainda assim, Aleph conseguiu trabalhos como operador de som em dois curtas-metragens. A volta à atuação aconteceu em 2007, no filme Memórias de um Bairro: Jardim São Paulo, dirigido por Luiz Adelmo Manzano. Em 2009, ele passou a trabalhar como estagiário na Secretaria Municipal de Assis.
Desaparecimento
Em 2016, o ator Alef Del Moral voltou à mídia, mas por motivos tristes. A imprensa destacou que a família buscava desesperadamente pelo paradeiro do artista. Após o registro do desaparecimento, o ator chegou a ser visto em vários locais do Rio de Janeiro, mas acabava sumindo novamente.
Isso aconteceu até que policiais militares o encontraram entre as Ruas Mena Barreto e Paulo Barreto, no Rio de Janeiro. Ele estava em estado de indigência, sentado num muro e lendo uma revista.
“Ele está muito assustado com a situação, mas me reconheceu chamando de tia. Segundo os policiais, três pessoas o reconheceram na rua e chamaram. Agora, estamos esperando irmã dele chegar de Macaé para dar uma assistência melhor para o Alef”, disse Graça, tia do ator, ao UOL.
Não foi a primeira vez
Antes disso, Aleph já havia sumido outras duas vezes, como explicou a irmã do ator.
“Ele logo novo apresentou sinais de esquizofrenia, que foi se agravando com o tempo. Ele saiu de casa normalmente, como sempre sai, para dar uma volta, mas não retornou. Meu irmão já sumiu várias vezes, mas o problema é que da última vez ele ficou sete meses fora de casa e foi encontrado em São Paulo. Ele tinha todos os hábitos de quem vive nas ruas quando foi achado. Por isso, estamos muito preocupados porque é muito difícil encontrar alguém nesse país tão grande”, explicou ao jornal Extra Durga Del Moral.
Atualmente, Aleph del Moral está com 46 anos e vive com a mãe em Sana, distrito de Macaé (RJ).