Com desligamento analógico para duas semanas, Recife corre contra o tempo para chegar em meta
14/07/2017 às 14h30
A próxima cidade a desligar o sinal analógico e só ter digital será Recife, capital do Pernambuco. E a capital está correndo contra o tempo para chegar na meta de 90% dos lares, e cumprir a métrica mínima para o switch-off.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um total de 600 mil kits de conversor e antena para sintonizar o sinal digital de televisão deve ser entregue no Recife e em 13 cidades vizinhas. Os kits são distribuídos gratuitamente para famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, entregou ontem (30) o kit de número 400 no bairro de Pina, no Recife. Na região, 44% dos domicílios ainda possuem aparelho de televisão de tubo e, portanto, sintonizam apenas o sinal analógico. Uma portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações estabelece que é necessário que 90% dos domicílios contem com o sinal digital para que ocorra o desligamento da TV analógica.
Além do Recife, o sistema analógico será desligado em julho em Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Moreno, Olinda, Paulista, e São Lourenço da Mata.
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
A estimativa inicial era que 608.259 kits com antena digital, conversor e controle remoto fossem distribuídos até a data prevista para o desligamento do sinal analógico, mas até o dia 9 de julho, 157.420 faltavam ser entregues.
Para que o sinal analógico seja desligado, 90% dos lares da região devem estar aptos a receber o sinal digital de TV aberta. Segundo informações do Kantar Ibope, em 10 de julho, esse número alcançava 86,1%. Distribuir os 26% restantes dos conversores, e, principalmente, instalá-los, é o maior desafio para as emissoras de TV e para a Seja Digital, empresa responsável pelo desligamento em todo o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Seja Digital está realizando com frequência Feirões Digitais para que a população possa solicitar e adquirir os kits conversores. Nos dias 15 e 22 de julho, o Feirão acontecerá no Shopping Boa Vista, no Recife, de 9h às 21h.
Além disso, a equipe da Patrulha Digital está visitando as casas para ajudar os moradores a adequar a TV ao novo sinal. Ao todo, 18 mil alunos do Senai e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) foram treinados para integrar a equipe.