Com custos inviáveis, reinado de Bozo no SBT terminava há 30 anos

Criado nos Estados Unidos, Bozo desembarcou no Brasil em 1980. Silvio Santos trouxe o personagem para a TVS, do Rio de Janeiro, e a Record, da capital paulista, com estreia em 15 de setembro daquele ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de agosto de 1981, com a criação do SBT, o palhaço ganhou todo o Brasil e iniciou um reinado que durou praticamente 10 anos, terminando em 2 de março de 1991.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O personagem foi vivido por nomes como Wandeko Pipoca (1980 a 1982), Arlindo Barreto (1983 a 1986), Luis Ricardo (diversas vezes entre 1982 e 1990), Paulo Seyssel (1983), Décio Roberto (1984 a 1991), Luiz Leandro (1985 e 1986) e Marcos Pajé (1986 e 1987). Uma lenda diz que o próprio Silvio queria dar vida ao palhaço, mas foi demovido da ideia por diretores da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Além disso, ele tinha seus assistentes, como o Papai Papudo (Gibe), Vovó Mafalda (Valentino Guzzo), Kuki (Rony Cócegas), Salci Fufu (Pedro de Lara), Bozolinda (Flor) e Garoto Juca (Fernando Pavani), entre outros.

Muito popular entre as crianças, Bozo ficava no ar durante várias horas, ao vivo, chegando a ser exibido em dois períodos diariamente. As crianças ligavam para a atração e podiam participar de diversos jogos, que davam valiosos prêmios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além dos tradicionais desenhos, como Pica Pau, Popeye, Papa Léguas e Looney Nunes, por exemplo, foi dentro da faixa de Bozo que estrearam no Brasil os seriados mexicanos Chaves e Chapolin, em 1984.

No auge, em meados dos anos 1980, principalmente antes da chegada de Xuxa na Globo, Bozo chegou a alcançar picos de 40 pontos no Ibope na Grande São Paulo, algo impensável nos dias atuais, ainda mais para o período da manhã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Mesmo ainda sendo muito popular, Bozo terminou no Brasil por conta da dificuldade da renovação dos direitos da licença junto à empresa de Larry Harmon, que cuidava do licenciamento do personagem. O Brasil vivia mais uma crise financeira após o Plano Collor, com a moeda desvalorizada, inflação recorde e dólar cada vez mais alto.

Dessa forma, o SBT optou por uma solução caseira e colocou a Vovó Mafalda para assumir a Sessão Desenho.

Bozo voltou à tela do canal entre 16 de fevereiro de 2013 e 4 de maio de 2013, vivido por Jean Santos. Além de não chegar perto da repercussão das décadas anteriores, mais uma vez a alta do dólar não ajudou e o contrato com os detentores não foi renovado.

Mais recentemente, em 2017, foi lançado o filme Bingo: O Rei das Manhãs, baseado na vida de Arlindo Barreto.

Autor(a):

Sair da versão mobile