Colega não pode nem ver humorista da Escolinha: “Quero distância”
30/05/2023 às 10h16
A Escolinha do Professor Raimundo é um dos grandes clássicos do humor na TV brasileira. Ao lado de Chico Anysio (foto abaixo), grandes nomes da comédia fizeram parte da atração que bateu recordes de audiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentre tantos artistas que integraram o humorístico, Paulo Cintura é um dos poucos que continua na mídia. E Cininha de Paula, uma das diretoras do programa, quer distância dele.
Da academia para a TV
Em entrevista ao podcast Papagaio Falante, em maio deste ano, Cininha relatou que foi ela quem levou Paulo Cintura para participar da Escolinha. Na época, ele era personal trainer e já havia feito parte de um programa de TV no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ele era meu professor de ginástica e ele já tinha o bordão ‘saúde é o que interessa, o resto não tem pressa’. Eu falei com o Chico Anysio e dei a ideia dele participar do programa. Eu trouxe, eles conversaram e colocamos o Paulinho Cintura”, contou.
Fora do remake
Na nova versão da Escolinha, que entrou no ar em 2015, o personagem de Paulo não foi representado e a diretora explicou.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
“Dentre os personagens que a gente resolveu homenagear, a gente não colocou nem um terço dos personagens que não tinham na ‘Escolinha’. E a intenção não era fazer com os antigos, e sim uma homenagem com quem foi da ‘Escolinha’”, explicou.
“Escolinha dos traíras”
Cintura não entendeu o formato adotado pela direção para a nova versão do humorístico. Em entrevista ao mesmo podcast, em outubro de 2022, ele soltou o verbo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu chamo de ‘Escolinha dos Traíras’, porque essas pessoas fizeram os personagens, copiaram, clonaram [a atuação de] pessoas que que estavam passando fome, que morreram inclusive de depressão, porque não tinham condição financeira. Eu sei por que eu dava dinheiro para uma. Acho sacanagem usar um personagem pelo verdadeiro ator e não dar nada para eles”, desabafou.
“Eu quero distância de Paulo Cintura”
Cininha de Paula respondeu os ataques do antigo colega.
“Em toda a mídia ele falou mal da gente, e a troco de que? Poderíamos ter homenageado o personagem dele, se não fosse tão incisivo. É muita bobagem dele, uma atitude boba. E nós pagávamos para fazer alguns personagens. Já outros personagens foram criados por Chico Anysio. Eu quero distância de Paulo Cintura. Saúde é o que interessa e a distância tem pressa”, ironizou.
Não foi apenas com Cininha de Paula que Cintura trocou farpas: Bruno Mazzeo (foto acima), que foi intérprete do Professor Raimundo nessa nova versão, fez duras críticas ao antigo aluno.
“Meu pai fez muita coisa importante, muita coisa boa para a cultura, para a arte, para o entretenimento brasileiro, coisas que marcaram, coisas realmente importantes para a nossa cultura. Mas em compensação ele também lançou o Paulo Cintura”, escreveu em maio de 2020.