No ar desde janeiro de 2024, o remake de Renascer já está na reta final. A Globo marcou para o dia 6 de setembro a exibição do último capítulo da novela criada por Benedito Ruy Barbosa e atualizada por Bruno Luperi.

Marcos Palmeira em Renascer
Marcos Palmeira em Renascer

No entanto, a emissora se vê com um problema nas mãos em razão da data marcada para o desfecho da saga de José Inocêncio (Marcos Palmeira). Isso porque a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) marcou uma partida da seleção brasileira masculina contra o Equador no mesmo dia e horário.

Ou seja, a emissora terá que dar um jeito de acomodar o jogo e o desfecho da novela das nove. Situação, aliás, que a Globo também viveu em 1993, no último capítulo da primeira versão de Renascer. A história se repete.

Quando Renascer chega ao fim na Globo?

De acordo com o planejamento da Globo, o último capítulo de Renascer vai ar ar em 6 de setembro, com reprise no dia seguinte. Porém, a Conmebol marcou um jogo da seleção brasileira para o mesmo dia e horário, o que complicou a agenda da emissora.

A partida de Brasil e Equador está marcada para 6 de setembro, a partir das 21h45. Isso obrigaria a Globo a exibir Renascer mais cedo e com o capítulo mais curto, como acontece normalmente às quartas-feiras.

O problema é que o último capítulo de uma novela, tradicionalmente, é mais longo do que o habitual. A Globo não gostaria de encerrar seu principal produto de entretenimento às pressas, como se fosse mais um dia. O fim de uma novela é sempre um evento, que a emissora costuma valorizar, até por razões comerciais.

Negociação

De acordo com o site F5, da Folha de S. Paulo, a direção da Globo vem se movimentando nos bastidores para que isso não aconteça. A emissora tenta negociar uma mudança na data da partida. Porém, ainda de acordo com a publicação, a Conmebol vem se mostrando pouco flexível à mudança.

Caso a Globo não consiga mudar o dia do jogo, ela é quem terá que mudar seus planos. O canal pode reeditar o último capítulo de Renascer, deixando-o mais curto, ou trocar o dia da exibição do último capítulo.

A solução mais óbvia seria exibir o final da novela no sábado, dia 7, cancelando a tradicional reprise do último capítulo. No entanto, sábado é um dia de audiência mais baixa, o que não seria tão interessante para a Globo. De acordo com o F5, outras possibilidades seriam antecipar o final para a quinta-feira, dia 5, ou adiá-lo para segunda-feira, dia 9.

A história se repete

Curiosamente, o remake de Renascer passa pela mesma situação da novela original. A novela chegou ao fim na sexta-feira, 12 de novembro de 1993, mas, no mesmo dia, a Globo exibiu a partida entre Internacional e São Paulo pelo Campeonato Brasileiro.

Por isso, o episódio final de Renascer foi exibido em duas partes, na sexta-feira e no sábado, dia 13. O último capítulo ainda ganhou uma reprise na íntegra no domingo, dia 14, logo depois do Fantástico.

Vale lembrar que Fera Ferida (1994), substituta de Renascer, também terminou de maneira atípica. Seu último capítulo foi exibido num sábado, com reprise no domingo, depois do Fantástico.

A reexibição, inclusive, foi ao ar no mesmo dia em que a seleção brasileira conquistou o tetracampeonato na Copa do Mundo de 1994.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor