A televisão brasileira tem uma lista de autores incríveis, que escreveram novelas antológicas que fizeram sucesso aqui e no exterior. Muitos escritores trabalharam juntos, mas outros nunca formaram uma parceria. É o caso de Gilberto Braga e Walcyr Carrasco.

Braga foi responsável por novelas clássicas, como Escrava Isaura (1976), Dancin’ Days (1978), Água Viva (1980), Vale Tudo (1988), Celebridade (2003), Paraíso Tropical (2007), entre outras.

Já Carrasco escreveu tramas como Xica da Silva (1996), O Cravo e a Rosa (2000), Chocolate com Pimenta (2003), O Profeta (2006), Amor à Vida (2013), Verdades Secretas (2015), entre outros trabalhos.

Os dois autores nunca trabalharam juntos e tudo indica que também não se davam bem.

Uma simples homenagem

Gilberto sofria do Mal de Alzheimer e já estava afastado da televisão por conta dos efeitos da doença. Ele morreu no dia 26 de outubro de 2021, aos 75 anos, vítima de uma infecção sistêmica decorrente de uma perfuração no esôfago.

Artistas, amigos, escritores e jornalistas fizeram inúmeras homenagens ao autor, que muitas vezes fez o Brasil parar na frente da TV.

Em suas redes sociais, Carrasco (foto acima) fez uma homenagem simples – publicou uma foto do autor e escreveu “Adeus, Gilberto Braga”. Um seguidor chamado Gabriel Filippe Dos Santos Faria questionou a forma que ele homenageou seu colega.

“Vocês não era chegado [sic]? Apenas adeus? Foi muito direto e seco isso… poderia ter feito uma homenagem para ele! Tadinho”, escreveu.

“Adeus nunca”

Gilberto Braga

Edgar Moura Brasil, viúvo de Gilberto (foto acima), foi até a postagem de Walcyr e respondeu, indiretamente, a pergunta do seguidor.

“Adeus nunca. Para quem foi o melhor, teve o melhor diálogo e sabia português, psicologia dos personagens e sempre será lembrado, não existe essa palavra. Em compensação…”, cutucou Edgar.

Para completar, o viúvo postou em seu Instagram a mensagem que escreveu a Walcyr e publicou um “Sem comentários, para bom entendedor…”.

“Partir para xingamentos é intolerável”

Dias depois, Walcyr Carrasco publicou uma imagem com a frase “Opinião não pode ser agressão” e fez um pequeno texto.

“Vejo muita gente raivosa na internet, já me chamaram de tantas coisas nos últimos meses que até me fez mal. Você pode não gostar de algo, de um trabalho ou até mesmo de mim, mas partir para xingamentos é intolerável”, disse.

Elizabeth Savalla, que esteve presente em novelas de Walcyr, como Chocolate com Pimenta (foto acima), concordou com o autor.

“O nome disso mesmo é falta de respeito! Opinião cada qual tem a sua, mas sair do bueiro e mostrar sua verdadeira identidade, seus preconceitos, sua malignidade e ter orgulho disso? É falta de respeito! E outras ‘cositas’ mais, que nem sei nominar”, opinou.

Após esse fato, nada mais foi falado. O que fica de importante para o telespectador é a vasta obra de Braga e os projetos futuros de Walcyr.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor